Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Reclinadas / Recumbent Bikes / Trikes Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Velomobile
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Velomobile

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucasschneider Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2010
Ivoti/RS
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasschneider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Velomobile
    Postado: 23 Out 2014 as 10:29
Bom pessoal: como ficam as regras de transito brasileiras referentes aos velomobile? É encarado como bicicleta tmb?
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2014 as 12:32
É Lucas.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
usuario Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2016
Salvador
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2016 as 17:14
Sei que é meio grotesco resgatar um tópico de 2 anos atrás, mas como essa área não tem muito movimento e eu andei pesquisando um pouquinho a respeito dessas coisas, acho que vale deixar uma resposta mais precisa.

A estrito rigor, para o CTB isso não é uma bicicleta, mas sim um ciclo. O CTB (no Anexo I do mesmo) descreve ciclo como "veículo de pelo menos duas rodas a propulsão humana", enquanto que a bicicleta se restringe apenas à noção de "veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas". Tendo mais rodas do que isso não tem como ser bicicleta, mas se enquadra perfeitamente na descrição do ciclo. Ao meu ver essa definição de ciclo também cai perfeitamente para outros veículos de propulsão humana como patinetes, skates, e talvez até patins...

Na prática, não muda tanta coisa assim. Ele continua com regras de circulação semelhantes à da bicicleta, com condução pelo bordo da pista (artigo 247), e com circulação proibida em vias de trânsito rápido e rodovias, exceto onde houver acostamento (artigo 244, §1º, letra b).

E sendo considerado um ciclo, ele pode transitar em ciclovias e ciclofaixas, embora diferentemente da bicicleta, não me pareça que seja obrigado a utilizá-las caso estejam disponíveis.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X