Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 10 - Reforma
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 10 - Reforma

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 10 - Reforma
    Postado: 05 Out 2014 as 22:34
Bom Dia Galera, Finalmente após uma longa procura, encontrei minha caloi 10 para reformar! Tongue

Comprei uma Caloi 10 1979 (data aproximada pela marcação atrás das ferraduras e da mesa), a ideia com essa bike é manter diversos itens originais (câmbios, freios, trocadores, etc) e modernizar alguns (aros, cubos, pneus, selim, pedivela, etc).

Abaixo Foto dela de como peguei no sábado - 04/10/14


Após um bocado de removedor, espatula, lixa e suor ela ficou assim no domingo 05/10/14:



Aos poucos vou mostrando como esta ficando!

Agora vamos as Dúvidas:

Gostaria de manter ela com 5v, que cubo moderno posso colocar as catracas originais? (de preferencia um cubo que tenha opção em preto e se não for pedir muito, com cubagem - parte do projeto estetico)

Qual a medida do movimento central para eu substituir? vou trocar o movimento central, pedivela, então se alguem puder indicar o conjunto.

Os aros, vou usar 27, 36 furos. a medida do raio é 270mm ou varia de acordo com o cubo e aro?

por hora é isso.... desde já, agradeço a ajuda!
Voltar ao Topo
idilio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar idilio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2014 as 21:36
Indico o colega escolher primeiramente o pedivela, pois a medida do movt central será influenciada por ele. Recomendo usar um movt central selado shimano.
Voltar ao Topo
gtogo Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2012
Goiania
Offline
Mensagens:392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtogo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2014 as 21:39
raio de 270mm é para aro 26, os de caloi 10 sao 290 ou 295 e ate 300mm, mov. central vai depender do pedivela, o shimano usa um comprimento, ja o sugino usa um maior, o pedivela da shimano tem manual e vem dizendo o que serve, boa noite.
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2014 as 21:59
Obrigado pelo retorno pessoal, estou pensando neste pedivela PEDIVELA SPEED DUPLA SUNTOUR PRETO 172.5X39/53.
http://www.kfbikes.com.br/pedivela-speed-dupla-suntour-preto-172-5x39-5311670/p

Agradeço todo ajuda pois não entendo muita coisa!


Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 00:27
Boa noite.
Então... dei uma lida ai e ví que vai dar uma modernizada na coisa! Dito isto, darei minha modestíssima opinião!
Pra ficar "bão"... a coisa não é tão simples assim! Isso pq vc vai colocar peças novas num quadro antigo. Então, tem muita coisa pra pensar e medir antes de sair comprando peças por ai! Não adianta correria quando vai mexer com Movimento de Centro e pedivela.
 
Primeiro, eu acho que vc deveria montar as rodas! Isso pq, como vc vai trocar os cubos, conforme o cubo que vc colocar na roda traseira, isso pode influenciar no "chainline" (alinhamento correto da corrente na bicicleta)! Daí, na hora de colocar o pedivela novo, se o "chainline" não estiver bom, tipo... a corrente está trabalhando muito torcida, dá pra corrigir isso usando um movimento de centro mais curto ou mais comprido... saca (sempre é o mais comprido heheheheh)?!?!?
 
Segundo, aí sim eu compraria o pedivela! Uma coisa boa, é que parece que vc pretende manter 2 corroas (tem negu que já que meter 3, ai complica mais ainda)! Bem, pra quadro de Caloi 10 (antigo), ainda que com aros 700, o comprimento máximo do "braço" do pedivela deveria que ser 170mm (tamanho original)!!! Esse que vc postou o link ai tá com 172.5!!!
" -Mais Black Knight seu burro... oque são 2.5mm à mais caraio?!?!?" Pois é... se a C10 fosse minha, eu colocaria um pedivela de 165mm! Pq eu gosto de pedalar até nas curvas e é muito chato quando o braço pega no chão!!! Entendeu?!?!? Aí vai de vc...
 
Por fim, o Movimento de Centro... aqui não tem segredo! Pra Caloi 10 antiga, o ideal é de 110mm!!! Daí, entra aquele lance do cubo traseiro.. lembra?!?! Se o de 110mm não estiver dando um "chainline" honesto, ou a coroa do pedivela estiver passando muito perto do quadro e tals... tu vai aumentando o comprimento do Movimento de centro... 113mm, 117mm, 122.5... e por ai vai!!!
 
Conclusão, pra ter menos dor-de-cabeça (acredite, vc vai ter!), monta a roda inteira, compra uma boa corrente, compra o pedivela que vc achar melhor (ponta quadrada), e leva numa bicicletaria (que tenha variedade de Movimento de Centro) pro cara colocar um que dê um bom "chainline"!
Espero não ter falado muita besteira... e ajudado! hehehehhehehe
Abraço... e boa sorte!
 
Beer  Handshake
 


Editado por Black Knight - 07 Out 2014 as 00:30
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 08:42
Obrigado pela ajuda Black Knight, aproveitando seu conhecimento e boa vontade, pretendo colocar aros 27, e gostaria de manter a bike com a catraca 5v, tem algum cubo que você recomenda? se eu colocar um cubo para 7v consigo adaptar as catracas originais? 
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 22:49
Boa Noite.
Então, cubo pra bicicleta speed é complicado! Ainda mais quando vc quer um cubo novo e de rosca! Nessa configuração, são pouquíssimas as opções! Ainda sim, os que vc vai encontrar, parece que são mais pra mountain bike (aqueles cubão grosso horrendo), e de marcas "questionáveis" (leia-se chinesas mesmo)! hauahuah Pra não me alongar muito... se eu fosse comprar um cubo barato, e que mantivesse +ou- o estilo retrô da Caloi 10... eu compraria esse:
 
Gastando um pouco mais, pra ficar mais parecido com o cubo Original, tu pode procurar um cubo "Flip Flop" daquelas bicicletas fixas! São praticamente uma cópia dos Originais. Só que vem com um pinhão (fixo) num lado do cubo, e no outro a rosca pra por a catraca! É só tirar o pinhão, e trocar o eixo por um mais comprido. Visto que eles vem com um eixo curto demais pra por catraca de 5 velocidades! Ai é montagem e ajuste!
 
Só um exemplo (tem muitos... esse é um Novatec):
 
Agora... eu (o Black Knight velho de guerra) compraria um bom par de cubos Sunshine no ML, e dava uma boa geral neles! Garanto que fica melhor que qualquer uma dessas tranqueiras!!! Nem vô fala dos Campagnolo!!! hauhauahuahuahu
A dica é ficar de olho no número de furos dos cubos, pra não comprar aro errado!
Abraço...
 
Beer
 
 
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2014 as 09:22
Mas uma vez, muito Obrigado Black Night, ajudou bastante!

Valeu!
Voltar ao Topo
denisedognini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2013
Sao paulo
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denisedognini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2014 as 10:22
Rebono, tem um colega de fórum doando um par de cubos Sunshine.
Eu tenho na minha C10. Bem limpos ficam uma beleza.

Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2014 as 10:41
Legal Denise, vou entrar em contato com ele, e ele mora razoavelmente próximo, dá para buscar com ele!

Obrigado pela Ajuda!
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2014 as 13:23
Boa Tarde Galera, só para manter atualizado, limpeza, pintura e peças faltantes concluída, esse final de semana parto para montagem. agradeço a todos pela força e assim que estiver montada posto o projeto finalizado.



Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2014 as 22:01
Boa Noite Galera, pra fechar o tópico, abaixo as fotos da Bike pronta (falta a fita de guidão e uma regulagem) mas dá para ter uma ideia de como ficou.

Obrigado a todos pela ajuda!! espero que gostem!






Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2014 as 13:25
Tá faltando alguma coisa nela que tá muito morta! meio apagada,talvez sem detalhes,mesmo assim parabéns pela iniciativa!Wink
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2014 as 15:58
Opa... boa tarde!!!
Parece que, no final, deu quase tudo certo!
Eu entendi a "proposta" da bicicleta! Graças à Deus tu recuou e tirou aquela tinta preta do guidom!!! Eu nunca tinha visto ninguém pintar um guidom de C10! heheheheh Vai ficar muito melhor com a fita.
Naquelas primeiras fotos, me deu a impressão de que a cor fosse um pouquinho mais "alegre"! Deve ser esse meu monitor de tubo de 14"!!! Wacko
(Modo PURISTA "ON") Nuke
Eu só mudaria uma coisa... essas sapatas do freio não neah!?!?! uhauahuahau
Enfim... bela bike... os passeios na lagoa do Taquaral estão garantidos!!! hehehehhe
 
Thumbs Up Beer Handshake
 
 
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2014 as 16:30
O tinta muda muito no sol e na sombra, no sol fica bem brilhante, a fita pro guidão e os adesivos já estão providenciados, as sapatas vou acertar, é que como eu terminei no domingo e queria dar uma testada busquei essas na Decathlon que era a unica loja aberta....

Mas foi legal de fazer, nunca tinha desmontado uma bike até o ultimo parafuso!

E no fim, ficou (para minha surpresa) muito gostosa de andar!!

Valeu!
Voltar ao Topo
Angelo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2015 as 13:29
Amigos
Reformei minha CALOI 15, acho eu de 1979, de forma as melhorar seu visual e as pedalas.
Claro que uma BIKE desta, toda original tem seu valor, mas como BIKE é veiculo mais democrático que existe, ou seja, você faz da sua BIKE o que quiser.
Me inspirei nas BIKES TT VINTAGE, ainda falta alguns detalhes, como mandar encurtar a parte traseira do quadro, fato que ainda não decidi.
Mas a informação importante que quero compartilhar é que na instalação das RODAS ARO 700 no lugar de RODAS ARO 27, os freios originais DIACOMP comportaram as RODAS 700, claro que sem folga na altura das sapatas e utilizando e borrachas de freio com curvatura usadas em freio tipo V BRAKE. Instalei pé de vela 03 coras com caixa blindada e pedal de encaixe,mas o que chama atenção são as tampas de roda tipo CONTRA RELÓGIO feitas ARTBIKES.
Esta modificações melhoram bem as pedalas por BH e região e me agrada muito o visual.
Voltar ao Topo
Rebono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Campinas
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rebono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2015 as 13:52
Parabéns pela reforma, ficou bem bacana, apesar que não consegui ver muito bem os detalhes pois as fotos estão pequenas, manda de novo as fotos maiores!

Quando fiz a reforma da minha, não me preocupei com desempenho, fiz a bike mais pensando na estética. As únicas peças não originas foram o selim e canote, pedivela e pedais e as rodas que teimei que queria com a raiação radial (que achei lindo por sinal).

Foi a primeira vez que desmontei uma bicicleta inteira e montei, e fiz absolutamente tudo em casa, inclusive a pintura.




Voltar ao Topo
Angelo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2015 as 15:42
Obrigado

Vou tirar novas fotos no tamanho que é anexada neste site.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2018 as 14:36
Boa tarde a todos. Vim voando aqui no fórum procurando algo sobre reforma de Caloi 10 e ainda bem que achei. Acabei de comprar uma Caloi 10 esbagaçada, paguei R$ 100,00, esta completa mas muito judiada, pelo pouco que observeui tem peças originais, DiaComp, e estou alucinado para começar a trabalhar nela. Já reformei uma bike que eu vendi mas essa realmente é um desafio por ser velha e estar bem ferrada. A ínica coisa pior nela é o garfo que esta torto e amassado e gostaria de começar perguntando, é possível eu recupera-lo? Gostaria de dicas de pintura tb, se devo usar base e quais tintas. Muito obrigado.
Segue uma foto de como ela esta agora que acabei de pegar.
Voltar ao Topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2020
Marabá
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EVSF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2021 as 15:51
Ficou linda!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X