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Manut. da Proshock - elastômero de rolha de vinho

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erlacerda Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Abr 2011
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    Postado: 07 Set 2013 as 12:48
Olá Amigos. 
Já a algum tempo venho pensando em postar esta dica, porém fico meio envergonhadoEmbarrassed de postar alguma dica, já que aqui tem vários ciclistas experientes. Gostaria de pedir permissão de fazê-lo, pois achei interessante e queria compartilhar esta idéia.
Pois bem, como sou amante de vinhos, um dia destes abri um e vi que a rolha não era de cortiça comum em todas as garrafas de vinho. O material me parecia um elastômero, idêntico aos elastômeros que estou acostumados a comprar para fazer a manutenção da minha suspensão Proshock E60R.
Esperei os meu elastômeros ruírem, e como irei cicloviajar com o Waldson Antigão para a Região Sul, já fiz esta manutenção preventiva.
Segue o tutorial, espero que sirva para os amigos.

Minha suspensão estava bem baixa, resolvi desmontá-la

Primeiramente retirei a tampa rosqueável com uma chave inglesa

Removi as molas e os doi primeiros calços de acrilico, não esqueça que são 3 por canela

 Olhem o estado do primeiro elastômero "cremdeupai" tava tudo moído.


Rolha de elastômero da garrafa de vinho. Eu não sei dizer qual o vinho, mas esta marca tem muita rolha de Elastômero "Adega Carelli"


Veja a diferença da rolha de Elatômero com a rolha convencional de Cortiça

O de cortiça é o da direita

Na proshok E60R, vão 4 elastômeros, duas em cada canela. Vejam o estado dos elastômeros que tomam a primeira pancada nos buracos.

Como as rolhas são grandes, não dá para colocá-las inteiras, então cortei a que vai na parte superior até adaptá-la no tamanho correto que vou mostrar logo abaixo. 


Tem de limpar a parte interior da canela.

Na montagem, coloca-se o primeiro calço


Depois coloca-se o primeiro elastômero, o que não está cortado e reparem, deixei o furo causado pelo saca-rolhas voltado pra cima, Não sei se tem a ver, mas prefiro deixar a parte integra para tomar a primeira pancada na hora que pegarmos buracos.

Depois coloca-se o segundo elastômero, aquele que vc cortou para adaptação.

 
Coloca-se o 2°calço


Coloca-se a mola, com graxa. Nos elastômeros não recomendo passar graxa, pois a graxa deteriora os elastômeros.

Coloca-se o 3° calço
 
Esta é a altura desejável para colocação da tampa sem sacrifício.

A suspensão arrumadinha e pronta para descer a Graciosa com meu amigo Antigão até Floripa. Veja como ficou em pé.

Como estava antes da manutenção

Espero que essa dica ajudem à todos, pois no cicloturismo devemos ter criatividade para sairmos de alguns problemas. 
OBRIGADO À TODOS PELA LEITURA E UM FORTE ABRAÇOHug
Emerson R. Lacerda
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 19:20
Depois de descer a Graciosa vc abre e conta pra nós qual o estado da rolha...

Sério, parabéns pela iniciativa! Só vejo como possíveis problemas o coeficiente de elasticidade da rolha e a diferença no diâmetro (aparentemente é menor e fica alguma folga). Você fará algum teste antes dessa cicloviagem? Seria legal dar uma castigada pra sentir se deu certo antes de viajar.
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erlacerda Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar erlacerda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 16:49
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Depois de descer a Graciosa vc abre e conta pra nós qual o estado da rolha...

Sério, parabéns pela iniciativa! Só vejo como possíveis problemas o coeficiente de elasticidade da rolha e a diferença no diâmetro (aparentemente é menor e fica alguma folga). Você fará algum teste antes dessa cicloviagem? Seria legal dar uma castigada pra sentir se deu certo antes de viajar.

Vou ver se faço uma trilha com a bicicleta antes, se caso não observar alteração no tamanho da canela vou sem desmontar para o sul. Quando chegar em Sampa desmonto a suspa e mostro as rolhas.
Em relação ao diametro, é muito parecido o tamanho, quase não dá para abservar. Só percebi que a rolha de elastômero do vinho é um pouco mais firme que o elastomero da proshock. Vamos ver o teste. Se durar 1000km tá bom, até lá tomo mais 4 garrafas de vinho LOL
Emerson R. Lacerda
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Carlos sp Ver Drop Down
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Essas suspensões da Proshock são muito boas,desde as mais simples,mas os elastômeros que usam são péssimos!
Tem gente que usa os kits da Rock Shox,que os elastômeros são muito mais resistentes,e igualmente mais carosDead.
Outra opção são os kit de molas da própria Proshock que são mais longas (tem 3 opções de resistencia),dispensando o uso desses elastômerosWink
Eu instalei um kit desse numa suspa antiga que tenho e está ótima,pois essas molas são para pessoas "levinhas" +- 100KgLOL
Eu gostei da idéia da rolha,só ficando uma resalva sobre o que está escrito nela "Argentina",vixeLOL
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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Orca Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Set 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 12:07
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Essas suspensões da Proshock são muito boas,desde as mais simples,mas os elastômeros que usam são péssimos!
Tem gente que usa os kits da Rock Shox,que os elastômeros são muito mais resistentes,e igualmente mais carosDead.
Outra opção são os kit de molas da própria Proshock que são mais longas (tem 3 opções de resistencia),dispensando o uso desses elastômerosWink
Eu instalei um kit desse numa suspa antiga que tenho e está ótima,pois essas molas são para pessoas "levinhas" +- 100KgLOL
Eu gostei da idéia da rolha,só ficando uma resalva sobre o que está escrito nela "Argentina",vixeLOL


Nas specs da E60R está escrito que não pode trocar as molas, somente nos modelos E80R ou E100R. Será que funciona trocar as molas e abandonar os elastômeros? Se bobear a rolha é mais resistente do que os elastômeros originais, que custam 5,00 reais cada.
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adrianomtb Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Out 2007
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2013 as 02:10
erlacerda, como está sua suspensão embriagada? As rolhas ainda estão inteiras? LOL

Eu não consigo entender o motivo pelo qual a Proshock usa essas porcarias nas suspensões. Deveria usar só mola e ponto final. Talvez seja pelo fato que molas duram a vida toda, daí a Proshock deixaria de ganhar uns trocados vendendo esses famigerados elastômeros.

 Ô pessoal da Proshock, estamos no século XXI, e vocês ainda usam um sistema de amortecimento que, além de ser uma droga na qualidade do amortecimento, esfarela? Vcs só podem estar de brincadeira.
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Carlos sp Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

erlacerda, como está sua suspensão embriagada? As rolhas ainda estão inteiras? LOL

Eu não consigo entender o motivo pelo qual a Proshock usa essas porcarias nas suspensões. Deveria usar só mola e ponto final. Talvez seja pelo fato que molas duram a vida toda, daí a Proshock deixaria de ganhar uns trocados vendendo esses famigerados elastômeros.

 Ô pessoal da Proshock, estamos no século XXI, e vocês ainda usam um sistema de amortecimento que, além de ser uma droga na qualidade do amortecimento, esfarela? Vcs só podem estar de brincadeira.


Cara,foi exatamente o que fiz numa E60R antiga,encostada aqui em casa...E ficou muito boa,agora aguenta meu peso sem afundar,como era originalmenteBig smile
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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FGC Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Ago 2013
Campinas
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Prezado, 
Notei que você coloca primeiro os elastômeros e por cima as molas.
O que detona os elastômeros (ainda mais) é justamente a graxa que acaba escorrendo das molas e desce até eles.
Já tive uma E60 e a dica que recebi e acabou por me ajudar muito na época, era de colocar primeiro a mola e os elastômeros por cima dela. Nisso acaba o problema de encharca-lo com a graxa e ele se detonar precocemente.
A ordem dos componentes não altera em nada o funcionamento da suspensão. 
Vale a pena você também testar. 

Att.


Editado por FGC - 13 Set 2013 as 10:57
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marcosaglima Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2019
Rio das Ostras
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Boa noite,

Alguem dizer, a suspensão da bike e Proshock E50, alguem saber informar quantos elastromero e de cada lado?

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