Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transportando bike no ônibus - Paraná
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transportando bike no ônibus - Paraná

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transportando bike no ônibus - Paraná
    Postado: 22 Mai 2013 as 01:00
Galera, sei que o assunto é recorrente, e tem alguns tópicos aqui no Pedal sobre o assunto (inclusive me embasei em diversos dele), mas gostaria de saber as experiências da galera aqui do Paraná com as empresas de ônibus do estado.

Eis a meu caso:

Sou de Ponta Grossa, e a partir de agora, minha namorada está morando no litoral em Caiobá, e começarei a ir com uma certa frequência para lá, e lógico, com um baita cenário lindo como a Serra do Mar e a Graciosa, já me cocei todo para unir o útil ao agradável, ir visitar a patroa e também fazer uns pedalzinhos.....

A ideia é ir de ônibus até Curitiba, e na rodoviária mesmo prender os alforges e vestir o traje de super herói (ou que nos faz se sentir um) e ir pedalando feliz e contente rumo as praias....
No caso, posso até retirar as rodas para melhor acondicionamento no ônibus, mas fica complicado arrumar uma mala-bike apenas para esse transporte, pois vou tirar ela do ônibus e sair pedalando.

E depois o retorno Matinhos-Curitiba, Curitiba-Ponta Grossa, novamente de ônibus com a bike no bagageiro...

Eis que hoje estava em Matinhos e fui questionar a política de transporte da Viação Graciosa, para evitar surpresas desagradáveis, pois pretendo colocar em prática esses pedais a partir do feriado do dia 31. E a resposta que recebi da funcionária sobre o tema não foi nada animadora: 

- A taxa cobrada é de 15 reais (sendo que a passagem custa 26,45, mais de 50% do valor)
- Quando questionei sobre a legislação, e se receberia uma nota por este "valor a mais" para recorrer, fez pouco caso e falou, "pode ir atrás dos seus direitos".

Queria saber do pessoal, alguém já fez esse transporte com a Graciosa, como procederam ? E com a Princesa dos Campos (pois irei retornar até Ponta Grossa, e irei me informar, mas ouvi comentários que o valor é de 10 reais), como foi a experiência.

Parece pouco o valor, mas somados os trechos, é um valor considerável:
10 reais PG/Ctba +15 reais Matinhos/Ctba +10 Ctba/PG = 35 reais

Para finalizar, fiz o questionamento via e-mail na Viação Graciosa agora a noite, e assim que obtiver a resposta, irei compartilhar com o pessoal, segue o que enviei:

Olá, tudo bem?
Me chamo Marcus Vinicius, e estive na data de hoje (21 de maio), realizando uma viagem entre Matinhos - Curitiba, percurso este que começarei a realizar com uma certa frequência.
Estive consultando junto à funcionária da empresa no guichê da rodoviária sobre a política da empresa quanto ao transporte de bicicletas no bagageiro e fui informado do seguinte pelas palavras da funcionária:
 
- "A bicicleta é uma encomenda à parte, e não uma bagagem, e será cobrado o valor de 15 reais”.
 
Primeiramente, qual a definição da empresa na diferenciação entre "encomenda" e "bagagem"? Em meu ponto de vista, "encomenda" é algo enviado, sem a presença de um passageiro, e "bagagem" é o volume pessoal transportado pelo passageiro.
 
O segundo aspecto a ser destacado, a cobrança no valor de 15 reais. Quais são os parâmetros utilizados para estipular tal valor?
De acordo com a legislação vigente, (Resolução Nº 1432 de 26/04/2006 da ANTT) diz o seguinte:
 
“Art. 3º As permissionárias e as autorizatárias são obrigadas, a título de franquia, a efetuar o transporte gratuito de bagagem no bagageiro e de volume no porta-embrulhos dos passageiros embarcados, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:
 
I - no bagageiro, 30 (trinta) quilos de peso total e volume máximo de 300 (trezentos) decímetros cúbicos, limitada a maior dimensão de qualquer volume a um metro;
§ 1º Excedida a franquia fixada nos incisos I e II deste artigo, o passageiro pagará até 0,5% (meio por cento) do preço da passagem correspondente ao serviço convencional com sanitário, em piso pavimentado, pelo transporte de cada quilograma de excesso.”
 
Levando em conta, que uma bicicleta esportiva pesa 12 kg, e com suas rodas retiradas e acondicionadas em sua lateral não excede a medida de 1 metro e muito menos a medida de 300 decímetros cúbicos, tornando-se assim ilegal esta cobrança de 15 reais e sendo passível de questionamento.
 
Gostaria de saber como devo proceder futuramente, para evitar problemas ou até conflitos ou discussões no momento do embarque.
Pois pretendo utilizar com frequência o serviço da empresa a partir do início do mês que vem, mas estarei sempre retornando com minha bicicleta.
 
Grato pela atenção

Marcus Vinicius Adamowicz Filho

www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
ivoleo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2013
Brusque-SC
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivoleo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2013 as 10:52
A Viação Catarinense no inicio deste ano regulamentou o transporte de até 2 bicicletas por trecho nos ônibus que não sejam  de 2 andares sem cobrança de taxas adicionais. No próprio site da empresa ou então no site da Revista Bicicleta é possível ver referência sobre este tema. Aconselho você tentar utilizar este material como apoio na tentativa de convencer a empresa.

Uma boa opção é realizar uma massa crítica abrindo reclamações junto ao SAC desta empresa reclamando das taxas cobradas e limitações exigidas, utilizando inclusive como exemplo o caso anterior e tentar ganhar no cansaço.
Voltar ao Topo
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2013 as 12:31
Recebi a resposta da Viação Graciosa referente ao e-mail que enviei, foram bem "diretos", para não dizer "ríspidos" como foi o que presenciei quando questionei a funcionária na rodoviária de Matinhos.

No caso, rebateram apenas o meu posicionamento com relação a legislação federal, mas não responderam meus questionamentos sobre qual como estipularam tal valor.
 

Segue a resposta da Viação Graciosa:

Bom dia,

 

se sua bicicleta estiver desmontada e acondicionada devidamente, consideramos bagagem, embora não seja, e fazemos o transporte gratuito.

Se estiver  montada, somente é embarcada mediante despacho como encomenda, com o custo de R$ 15,00

A linha em questão não é regida pelas normas da ANTT e sim do DER-PR , QUE NO  Decreto 1821 de 28/02/2000 que regulamenta o transporte de passageiros no Estado do Paraná, diz em seu artigo 31:

“Ao passageiro é assegurado o transporte de uma mala de mão até o limite de 30 quilogramas no bagageiro, e de outra que se adapte perfeitamente no porta-embrulhos interno do veículo, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.”

Então, respondendo a seu questionamento de como proceder, se a bicicleta vier embalada, consideraremos como uma mala de mão, apesar de não ser, e se vier montada, somente será embarcada com o pagamento do frete.

 

Atenciosamente

 

Viação Graciosa Ltda


Eu estou bem afim de começar a fazer este pedal, mas sinceramente, todos estes empecilhos, somados aos inúmeros relatos de assalto no trecho entre Curitiba e o pedágio de São José dos Pinhais, bate um desanimo....

 


www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
Shiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2012
Santa Catarina
Offline
Mensagens:209
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2013 as 15:44
Isso é sempre um problema aqui na America Latina, já me incomodei um monte. Eu agora uso uma mochila bice da ARESTA, que pesa em torno de 1 kg, bem mais leve que uma  mala bike. Levo ela presa no guidão da bice, super prático. É claro que para uma viagem mais longa, aí não vale a pena, mas uma trip de cinco a sete dias é bem de boa. 
Voltar ao Topo
comby Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mai 2011
Paraná
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar comby Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2013 as 08:54
Voltar ao Topo
PedroCazzi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroCazzi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2013 as 13:41
Olá

Quando desci para o Litoral (Paranaguá e Matinhos) tivemos (eu e mais 3 colegas) a ideia de voltarmos para Curitiba de Trem (em Morretes). O valor das passagens eu não me lembro, mas cobravam uma taxa de 15 reais por bicicleta.
Decidimos então voltar de ônibus em Paranaguá.

Não houve cobrança de taxa nenhuma e pelo que eu me lembre a passagem de ônibus era mais barata que a de trem. A única restrição que nos foi imposta foi o fato de que só poderiam levar 2 bicicletas por ônibus. Como estávamos em 4 pessoas, fomos em duplas, em ônibus separados. Nós não tivemos de desmontar elas, foram inteiras no bagageiro. A empresa era a Graciosa. Isso foi em 2010. 

De qualquer forma, minha bronca é desmontar bicicleta. Muito trabalhoso, chato e tudo de ruim que quiser colocar aqui. Eu pagaria uma taxa se fosse preciso pra leva-la montada.

Voltar ao Topo
Helinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2012
Nó do Cordão-SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2013 as 15:19
Dá a tirar a roda dianteira e embrulhar tudo num Plástico Bolha...já fiz isso, deu certo... Abs...HA...HA
"De Vinho em Vinho , Vamos Aprendendo um Pouquinho."
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2013 as 16:01
Já levei a minha de bonde varias vezes..... somente em uma tentaram embaçar (rodoviária de PGO), mas não paguei nada mesmo assim!
O lance é o seguinte:
1-conseguir um papelão ou plástico
2- tirar as duas rodas da bike e acondicioná-las uma em cada lado do quadro.
3- embrulhar a bike com o papelão ou plástico que conseguiu, tendo cuidado com pedivela e câmbio traseiro, que é o que suja as outras malas.
4- Entrar no bonde e seguir viagem
Voltar ao Topo
madamowicz Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 10 Jun 2011
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar madamowicz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 01:00
Descobri que existe outra empresa que faz o mesmo trecho, a Expresso Maringá faz  a linha Guaratuba - Curitiba e por um valor um pouco menor do que o preço da Graciosa entre Matinhos - Curitiba. 

Entrei em contato com eles via e-mail para ver como é o sistema deles para o transporte de bike...

Uma das questões que pegam mesmo é financeira, pois tenho em mente em fazer estas viagens 2 vezes ao mês. Se eu seguir a risca o que as empresas querem cobrar, dá 70 reais por mês, é uma grana boa...

Quanto a embalar a bike, com papelão e plástico bolha está descartada, pois irei praticamente descer do ônibus, instalar os alforges, trocar de roupa e sair pedalando....

Pensei em tirar os pedais e a roda dianteira, enrolar um papel na corrente para proteger as malas alheias e deixar a traseira pela questão de segurança do câmbio mesmo.

Até pensei na ideia de comprar um mala bike, mas fico naquela, é mais um peso extra para ser carregado....

Outra opção, conversando com um amigo meu mecânico de uma loja, é a carteirinha da Federação Paranaense. O investimento é de 50 reais para cicloturista e 100 reais para atleta. Como só corro as provas locais e o Metropolitano, fico com a primeira opção.

A carteirinha tem a legislação impressa, e dá aquela questão de status mesmo junto a empresa, pois percebem que estarei ciente dos meus direitos, e que não estão conversando com qualquer Zé Mané e vão levar na lábia. Este conhecido meu, falou que uma vez encresparam com ele aqui na rodoviária de Ponta Grossa, quando ele estava indo para uma competição em Minas Gerais. 

Ele impediu a saída do ônibus, e ligou para a polícia, que ai fizeram ele embarcar sem taxa alguma...
www.bikepg.com - O seu portal sobre o ciclismo de Ponta Grossa e região.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 07:34
A legislação prevê a obrigatoriedade do transporte da bike, ou a gratuidade do mesmo?

Porque a meu ver, o pior é NÃO DEIXAREM embarcar a bike. As outras considerações são razoáveis (bike pode sujar ou rasgar malas dos demais passageiros, ocupa mais espaço, etc). Afinal a bike até pode ir amarrada mas o resto das bagagens não vão.

De qualquer forma não deixa de ser um empecilho a mais.

Eu e alguns amigos vimos isso em Paraty, tentando sair da cidade no começo deste ano. Muita burocracia e para completar, excesso de pessoas querendo viajar... Aí os carar apertam o cerco MESMO.
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 08:07
Se tiver que pagar peça um bloco inteiro só seu ... kkk
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
SBBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SBBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 08:31

A questao das bagagens, franquia e gratuidade sempre desperta paixões. No transporte aéreo é também uma questão espinhosa. A matemática é relativamente simples: o avião é uma ferramenta para fazer receita, portanto (em tese) deve ter sua utilidade maximizada. Todo o espaço ocioso (seja em assentos vazios ou em espaço no porão) é investimento não-remunerado. Por outro lado, todos os passageiros têm uma franquia de bagagem de 23kg. Ou seja, o custo de transportar toda essa bagagem (23kg x 150 passageiros = 3.450 kg que aumentam o consumo de querosene) é rateado igualmente pelos passageiros e está embutido no preço do bilhete de passagem. Um passageiro que viaja sem bagagem, ou só com bagagem de bordo, está indiretamente pagando por um serviço que não esta utilizando. Daí o argumento para flexibilizar a sistemática da franquia da bagagem e sua cobrança. A flexibilização acarreta reduções nos preços das tarifas em mercados onde haja competição, e isso verifica-se por exemplo na Europa.

Particularmente, penso que bagagem de grandes dimensões deve ser cobrada (eu mesmo já paguei taxa extra algumas vezes para transportar a bici no avião) em qualquer forma de transporte. Mas as regras devem estar claras para não gerar dúvidas e transtornos como os relatados pelos colegas, em que o tratamento difere em função da localização (em Ponta Grossa não pode, em Pguá pode etc.).

Agora voltando ao caso concreto, e se vc arranjar uns 3m de lona (dessas de plástico preto) para embrulhar, não seria uma solução econômica? Essa lona dobrada ocupa pouco espaço no alforge e é reutilizável n vezes.

E finalmente, bicicleta é bagagem sim. Qualquer coisa que se leve consigo é bagagem. Até dinamite pode ser bagagem, neste caso bagagem proibida :) .

Abraço e bom pedal!

Voltar ao Topo
Christoffer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2005
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Christoffer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 12:22
Originalmente postado por madamowicz madamowicz escreveu:

Descobri que existe outra empresa que faz o mesmo trecho, a Expresso Maringá faz  a linha Guaratuba - Curitiba e por um valor um pouco menor do que o preço da Graciosa entre Matinhos - Curitiba. 

Entrei em contato com eles via e-mail para ver como é o sistema deles para o transporte de bike...

Uma das questões que pegam mesmo é financeira, pois tenho em mente em fazer estas viagens 2 vezes ao mês. Se eu seguir a risca o que as empresas querem cobrar, dá 70 reais por mês, é uma grana boa...

Quanto a embalar a bike, com papelão e plástico bolha está descartada, pois irei praticamente descer do ônibus, instalar os alforges, trocar de roupa e sair pedalando....

Pensei em tirar os pedais e a roda dianteira, enrolar um papel na corrente para proteger as malas alheias e deixar a traseira pela questão de segurança do câmbio mesmo.

Até pensei na ideia de comprar um mala bike, mas fico naquela, é mais um peso extra para ser carregado....

Outra opção, conversando com um amigo meu mecânico de uma loja, é a carteirinha da Federação Paranaense. O investimento é de 50 reais para cicloturista e 100 reais para atleta. Como só corro as provas locais e o Metropolitano, fico com a primeira opção.

A carteirinha tem a legislação impressa, e dá aquela questão de status mesmo junto a empresa, pois percebem que estarei ciente dos meus direitos, e que não estão conversando com qualquer Zé Mané e vão levar na lábia. Este conhecido meu, falou que uma vez encresparam com ele aqui na rodoviária de Ponta Grossa, quando ele estava indo para uma competição em Minas Gerais. 

Ele impediu a saída do ônibus, e ligou para a polícia, que ai fizeram ele embarcar sem taxa alguma...


Não seria interessante você partir para uma dobrável?
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:21
No fim das contas, o ônibus é da companhia e não nosso... As regras são deles, e a cobrança (ou não) também é opção deles...
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:51
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

No fim das contas, o ônibus é da companhia e não nosso... As regras são deles, e a cobrança (ou não) também é opção deles...

Sim ... mas deixar isto bem mais esclarecido facilitaria e muito ...
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:58
madamowicz

Faz o seguinte, va de bike até Curitiba, passa a noite num lugar e desce pra o litoral.
No retorno, pedala das praias até morretes (ou paranagua) e pega o trem até Curitiba. Passa mais uma noite em CWB e vasa para Ponta Grossa.Thumbs Up


Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
Nenzo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2012
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 20:50
rapaz  nao li todo seu post nem mesmo os outros comentarios

mais a mala do onibus eh gitante voce entra la dentro e geralmente sao 3

alguns motorirstas tentam nao deixar mesmo vai da sua firmerza tambem qualquer coisa da pra trocar  a passagem o segredo que eu faco eh pergunta antes ah quem vende se pode embarca

e o preco eles nao combram nada nao

bom so peguei onibus 2x mais sabe como eh brasil ne eh tudo variavel
o negocio eh pedala
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 23:02
Olá pessoal!

Revivendo o tópico de mais de um ano para contar que hoje, depois de algumas aventuras com minha Caloizinha aqui pelo Paraná sem qualquer empecilho nesse sentido, fui repreendido por um dos funcionários da empresa Princesa dos Campos quando do embarque em ônibus da linha Ponta Grossa - Foz do Iguaçu, onde eu pretendia desembarcar em Guarapuava, onde estou a trabalho.

Já tinha feito esse trecho algumas vezes durante esse ano sem problemas, mesmo sabendo que alguns motoristas e funcionários (não sei o cargo daquele sujeito que só acondiciona as bagagens) criam algum atrito na hora de embarcar bicicletas. Até hoje tudo tinha fluído muito bem, rolando até algumas perguntas sobre por onde eu pedalava e peças da bici. O rapaz que me abordou foi bastante cortês, devo admitir, e me perguntou se eu havia pago a taxa extra para embarcar a bicicleta. Eu respondi que não, que era bagagem e estava dentro do limite de peso segundo a legislação da empresa. Ele me explicou que bicicletas montadas não são consideradas bagagens e exceto se eu tivesse 'a carteirinha' teria que pagar. Nessa altura ele já tinha acondicionado a bike cuidadosamente no bagageiro e eu perguntei se ele ia atrasar a partida do ônibus para que eu voltasse ao guichê para pagar essa taxa (que ele disse ser de R$10). Ele então me deu uma 'colher de chá' (como ele mesmo disse) e deixou ir assim mesmo. Amanhã tomarei ônibus de volta no mesmo esquema, vamos ver no que vai dar.

Eu entendo perfeitamente o espaço que uma bicicleta ocupa e também entendo que seria mais prático, do ponto de vista de espaço ocupado e manejo da bagagem, se estivesse desmontada ou pelo menos sem as rodas, mas não consigo deixar de lembrar as várias vezes que vi gente com muita bagagem. Muita mesmo, em excesso. Lembro perfeitamente de um desembarque onde gastaram longos minutos desembarcando vários cestos e provisões de uma família indígena, ou mesmo as viagens para o oeste do Paraná onde várias caixas com cigarros e outros produtos de origem duvidosa são acondicionados nos bagageiros sem problemas.

E agora, o que resta pra nós? Pagar as taxas calados, desmontar as bicicletas? E sobre filiação para obtenção dessa 'carteirinha', alguém sabe me informar algo a respeito? Não sou atleta e estou começando a engatinhar nessa de cicloturismo, mas já quero me precaver para eventuais situações. 

Abraços e bom pedal para os irmãos ciclistas.
Voltar ao Topo
walescko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2012
Esteio/RS
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar walescko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2014 as 17:08
Lendo as postagens do tópico, percebo uma coisa que é a má vontade de algumas empresas a transportar bicicletas, noto que isso é mais quando as empresas possuem um serviço de encomendas.

Já tive que transportar algumas vezes uma de minhas bicicletas em ônibus, para viagens ou eventos, e a maior resistência foi em um evento que colocamos no bagageiro cinco bicicletas, mas a resistência foi apenas de um dos funcionários, já os outros dois que estavam no embarque das malas, foram camaradas e deixaram um bagageiro só para as magrelas, sem maiores problemas.
http://shack.com/f/ezS1iF3cj -

Adquiri tempos atrás um mala-bike, que em três anos foi usado somente duas vezes, uma fui eu e a outra um amigo, resultando é que ele hoje, em condições de uso, serve de uma bela cama para o gato. Não uso muito ele por ter que desmontar quase toda a magrela pra transportar. É resistente, não é qualquer arranhão que irá furar ele, tem proteção para as rodas, uma de cada lado e um amplo espaço interno, mas se não puder despachar ele ou ter um lugar para deixar ele ele irá incomodar muito devido ao volume, mesmo que dobrado.

As outras vezes que transportei uma magrela em ônibus, usei o plástico bolha com fita durex, sempre em viagem e com os alforges, segui uma dica que li na revista Bicicleta, onde o autor dava a dica de prender a roda dianteira junto com a traseira do lado do câmbio, assim já protege o câmbio e a magrela fica em pé sem maiores problemas.
- a primeira vez que fiz isso usei 5m de plástico bolha e 2 rolos de fita durex grossa, uma trabalheira para tirar depois.

http://shack.com/f/idBz4dlzj -

- a última vez que foram 1,5m de plástico bolha e nem meio rolo de fita durex grossa.
http://shack.com/f/f0t9yjV1j -


uma das empresa foi a Catarinense, peguei o ônibus em Florianópolis com destino a São Paulo, bem no final do feriadão de virada de ano, sairam 9 ônibus no horário para São Paulo lotados, e não tive problemas, pelo que percebi eles já estão acostumados a transportar bicicletas.

outra empresa que fui atendido bem foi a Itapemirim, voltando de São Paulo para Porto Alegre, nessa vez quando desembarquei fiz exatamente o que o autor do post pretende ou faz, montei a roda dianteira, prendi os alforges, já que estava com a roupa de super-herói e andei meus 25km até em casa.


Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2014 as 18:47
Como não existe legislação sobre o assunto, temos que dançar conforme a música. Que varia de empresa para empresa.

O Real Expresso, aqui do DF exige que a bike seja embalada em caixa de papelão - e ainda cobra por isso, dependendo do humor do funcionário, assim como a Princesa do Norte (utilizei daqui para Jaú-SP). A Cometa, exigiu pelo menos que fosse semidesmontada e com papelão protegendo. A Motta (Pres. Prudente), exige semiembalagem também. A Intersul (litoral sul de SP) leva montada sem criar caso, assim como a Pássaro Marrom (Vale do Paraíba, SP).

Depois dessas experiências cheguei a essa forma de embalar: desmonto somente a roda dianteira, o guidão, e os pedais. Prendo bem com enforca-gato e passo 3 caixas de papelão abertas, fáceis de encontrar em supermercado ou magazines de qualquer cidade. Amarro com corda de nylon que sempre carrego na bagagem, já os 4 pedaços na medida que necessitarei. Leva 15 minutos, no máximo, a operação desmontar ou montar. E convenhamos, a bike fica mais segura, protegida de pancadas leves, que sempre tem no bagageiro do ônibus.

Aqui a última versão desse meu empacotamento:


Quanto à legislação, existe um projeto aprovado no Senado, mas ainda falta a Câmara aaprovar e regulamentar a lei. Ainda vai tempo... de qualquer maneira, ele estabelece que a bike deve ser embalada, só garante a gratuidade.
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2014 as 20:35
Obrigado pelas respostas pessoal.

Essa foi a primeira vez que rolou perrengue por aqui, normalmente os caras são tranquilos e nem questionam.

Sobre a mala bike: acaba dando nisso, um investimento que vai para o ralo. Eu mesmo preferiria mil vezes investir a grana na minha bici do que numa mala pra ela (principalmente porquê não tenho essa grana).

CSRocha, eu já tinha visto esse seu esquema de embalagem no blog e sempre fico com essa ideia na cabeça, mas como minhas viagens não são pra cicloturismo propriamente dito (ainda), eu acabo quase sempre chegando ou saindo meio acelerado das rodoviárias e então fico relutando em embalar. No fim das contas, vou acabar cedendo até mesmo pelo fato de que deixa a bici um pouco mais protegida - mas quero chegar nesse nível de embalagem aí, haha.

Agora, e sobre essa 'carteirinha'? Alguém tem e usa? Eu dei uma olhada no site da Federação Paranaense de Ciclismo, mas queria a opinião dos amigos foristas.
Voltar ao Topo
Rodrigo_V_U Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2003
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:2608
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 20:19
Bom saber, precisamos levar duas bikes de Curitiba pra ponta Grossa semana q vem
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 22:05
Originalmente postado por Rodrigo_V_U Rodrigo_V_U escreveu:

Bom saber, precisamos levar duas bikes de Curitiba pra ponta Grossa semana q vem

TALVEZ eu vá pra CWB na semana q vem, provavelmente na sexta!

Posso trazer as bikes (e os sacos de ossos) e [melhor parte] mostrar algumas trilhas e locais daqui.....
Voltar ao Topo
Rodrigo_V_U Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2003
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:2608
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 22:23
valeu a oferta, mas PG será só de passagem pra nosso cicloturismo.

a idéia é pegar o busão das 6:30 da manhã da Princesa dos Campos, chegar em PG as 8:30 e dai ja'tomar o rumo direto pedalando pra Tibagi (pela estrada antiga, da balsa)
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rodrigo_V_U Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2003
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:2608
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2014 as 12:37
se interessar a alguém ainda, a Princesa dos Campos cobra R$ 10,00 por bike montada pra transportar.
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X