Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Outros > Instruções para usar o Fórum
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Classificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoClassificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal

 Responder Página  12>
Pergunta: Devemos ter regras ainda mais rígidas em prol da comunidade ?
Alternativa Votos Estatísticas
65 [89,04%]
8 [10,96%]
Este tópico está fechado, novos votos não são aceitos

Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Link direto para este Post Tópico: Classificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal
    Postado: 11 Mar 2013 as 15:29
Pergunta:
Devemos ter regras rígidas sobre a ação de revendedores profissionais e usuários que somente querem anunciar e usar os classificados ? Levando em conta que o objetivo principal do site não é ser um site de classificados, mas sim de discussão sobre bicicletas e ciclistas.

---------

Pessoal,

Estou levantando essa votação por causa de questões bem chatas que andam acontecendo nos classificados

Como todo usuário antigo sabe, sempre buscamos ter uma comunidade saudável. Muitos membros se conhecem pessoalmente, já tivemos ações offline legais e tudo mais. Os próprios classificados, em primeiro lugar, foram criados para que USUÁRIOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE de vender e comprar peças dentro desse ambiente legal de comunidade que é o Pedal.

Mas estamos falando de mais de 10 anos atrás e muitas coisas mudaram.

O próprio ciclismo, como esporte e lazer, cresceu muito e aí começou a aparecer gente que tem o intuito somente de vender... alguns que nem pedalam!

Além disso não se encaixar no conceito inicial da Comunidade Pedal, também não é honesto com membros que querem vender suas peças que realmente usaram e até com anunciantes do site que ajudam a manter tudo isso funcionando.

E não é só isso... achamos gente que comprovamos ser REVENDEDOR PROFISSIONAL ou realmente age de MÁ FÉ. Vimos gente anunciando produtos novos como usados para burlar as regras, mais alguns com contas duplicadas e até casos COMPROVADOS de contrabando!

Nos últimos tempos, tomamos várias medidas para coibir esses usuários. Criamos um formulário nos classificados evitando o "esquecimento" de dados obrigatórios, maiores restrições para usuários novatos (para evitar recadastramento duplicado) e ate bloqueamos temporariamente o anuncio de peças novas.

Mesmo assim... notamos usuários tentando burlar novas regras e se aproveitando de brechas. Já fizemos uma votação perguntando a opinião de usuários para ter punições mais severas e tivemos um resultado a favor disso.

Eu realmente não vejo outra solução senão enrijecer ainda mais as regras dos classificados. E a única solução pra isso é dar aos moderadores a possibilidade de restringir usuários a usar classificados e MP, segundo critérios, julgamentos e análises internas - sem qualquer justificativa. Mesmo que para isso, uma porcentagem mínima de usuários honestos sejam "confundidos" em um primeiro momento. 

Vejam bem... isso já está nas nossas regras há muito tempo. Só que com uma moderação mais ativa, começaram a chover reclamações. São muitos casos de "mas eu não sabia", "eu sou usuário antigo, não dá pra abrir uma exceção ?", etc.

Com esse volume, realmente fica impossível agir em questões que são muito mais legais para quem está no Pedal para o propósito inicial, que é DISCUTIR SOBRE BICICLETA, e não ser um site destinado a vendedores profissionais!

Quem conhece a maneira como é levado o Pedal, sabe que somos bastante razoáveis e flexíveis. Estamos sempre pensando em soluções - e realmente já existem algumas em mente - para evitar esse tipo de decisão mais drástica. Ao mesmo tempo, a coisa chegou a um ponto que também foi levantado acabar de vez com os classificados. 

Lembrando, mais uma vez, que estar Restrito não impede de usar o fórum. Apenas impede de usar os classificados e mensagens privadas. AINDA ASSIM, os anúncios são públicos e podem ser vistos por usuários que nem mesmo são cadastrados no site. Sendo assim, não existe nenhum prejuízo para quem usa o fórum para o real propósito para o qual foi criado.

Gostaria que vocês não só participassem da votação, mas também ficassem mais uma vez cientes dos problemas que enfrentamos e da nossa posição em tentar manter o bem estar da comunidade.

Abs


Editado por Pedro Cury - 11 Mar 2013 as 15:39
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Chris Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Abr 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:320
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 15:58
Pedro é uma questão muito delicada esta.
 Sou usuario do forum  ha alguns anos e faço otimo uso dele e dos classificados. Tendo vendedores profissionais ou nao.
Eu mesmo tive meu anuncio excluido hoje mesmo por 3 vezes. Desisti de anunciar o produto aqui. e olha que nunca vendi um produto novo e nao o estou fazendo agora apesar dele parecer novo.

.Podem verificar meus anuncios mais antigos, somente anuncios de peças usadas.
Mas não sou contra o anuncio de peça novas, muito pelo contrario.

Eu penso que devem existir regras sim. Excluir vendedores profissionais? como?
 e me digam,  Quem nunca comprou uma peça nova aqui e saiu feliz da vida?

Acho que isso tb faz parte do forum.

Abraço
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 16:05
Concordo com o Chris. Também votei que devem ter regras ainda mais severas... mas, pensando melhor agora... até que ponto vale a pena?

Eu acho que deve ser praticamente impossível inibir os vendedores profissionais. Eles podem muito bem solicitar autorização de venda de produto novo para vocês informando dados falsos.

E outro detalhe... até mesmo os vendedores profissionais, se não conseguem vender, são obrigados a baixar preço ou desistir de vender. E alguns são tão profissionais que conseguem trazer peças de fora por preços muito mais atraentes que lojas nacionais, o que seria até vantajoso para alguns compradores.

Então, será que não seria uma ideia parar de se estressar com isso e deixar que todos vendam o que quiserem? Afinal, se o preço for atraente e legal para ambos os lados, não vejo problema em negociar com um vendedor profissional. E cabe ao comprador analisar muito bem tudo sobre o vendedor, e decidir se quer comprar ou não (analisar reputação e tudo mais).

Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 16:08
Deveria ter um modo de LIMITAR a quantidade de classificados que a pessoa pode fazer, e não permitir fazer um anúncio com mil produtos de uma só vez. Anúncios de produtos individuais, e limite de anúncios, tipo 1 por mês. Se o cara é usuário de bike e está aqui no fórum para curtir a falar sobre BIKE, não vai achar ruim essa regra de anunciar apenas 1 produto por mês. Claro que tem excessões, tem o cara que quer desmontar a bike, mas infelizmente não dá pra agradar todo mundo, e existem outros meios de se anunciar seus produtos, se o cara quer fazer um comércio "maior". Essa é minha dica.
Voltar ao Topo
bercelino Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Jul 2010
rio preto - sp
Offline
Mensagens:1676
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 17:07
Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Deveria ter um modo de LIMITAR a quantidade de classificados que a pessoa pode fazer, e não permitir fazer um anúncio com mil produtos de uma só vez. Anúncios de produtos individuais, e limite de anúncios, tipo 1 por mês. Se o cara é usuário de bike e está aqui no fórum para curtir a falar sobre BIKE, não vai achar ruim essa regra de anunciar apenas 1 produto por mês. Claro que tem excessões, tem o cara que quer desmontar a bike, mas infelizmente não dá pra agradar todo mundo, e existem outros meios de se anunciar seus produtos, se o cara quer fazer um comércio "maior". Essa é minha dica.

Concordo com o Paulo acho deve-s limitar o numero de anuncios, se o cara quer usar o forum apenas para vendas que utilze então o Mercadolivre ou uros meios de venda.
Voltar ao Topo
Lincolnfd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
Offline
Mensagens:709
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 17:21
O que seriam "regras mais rígidas"? Se nao disser quais são estaremos votando no escuro (vc já tem uma carta branca pra fazer as alterações que entender necessárias, e as faz, sempre pensando no melhor para a comunidade, mas penso que nao deve buscar um aval antecipado para "regras mais rígidas" que ninguém sabe quais são.

Eu penso que um sistema automatizado, do tipo que cada usuário só pudesse anunciar 2 (3, 4 ou outro número a ser definido) produtos novos por ano poderia dispensar a prévia autorização da moderação e excluiria os vendedores profissionais (ninguém se mantém profissionalmente com 2 ou 3 vendas anuais).
Desta forma, o próprio sistema bloquearia novos anúncios, sem a intervenção de ninguém.
Assim, a única coisa que teria que ser fiscalizada manualmente é a prática de dizer que produtos novos são usados, mas penso que isso já tornaria o sistema mais funcional.

Esse sistema de limitar o número de anúncios novos poderia ser utilizado também para anúncios de usados, se for o caso, de modo a evitar manobras abusivas. São apenas sugestões.

Pedro, por favor, nao leve a mal o primeiro parágrafo que escrevi. Sei que vc dedica um tempo realmente grande à administração desse forum, e o faz com muito equilíbrio, bom senso. É a impressão que sempre tive de vc.
Lincoln
Voltar ao Topo
FlavioFloripa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Florianopolis
Offline
Mensagens:124
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 17:36
Concordo com o recrudescimento das regras. Minha sugestão é que não só o número de posts, mas também a qualidade destes posts (analisada pelos moderadores segundo parâmetros de contribuição séria às discussões) e principalmente o tempo de inscrição do usuário (penso em 3 meses mínimos de inscrição) podem, de certa forma, inibir (acho que nunca se conseguirá erradicar) a atuação dos profissionais, que contam com outras ferramentas e páginas on line específicas para seu exercício comercial.
Flavio
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 17:37
Eu acho que o anúncio (quantidade) deveria ser permitido de acordo com o tempo de cadastro no site.

Isso já diminuiria consideravelmente aqueles que efetuam o cadastro só pra poder anunciar algo.
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 18:04
Voces estão ignorando o fato do Pedal ser um dos trabalhos do Pedro , para sustentar este projeto e poder se dedicar a ele , é fundamental que se vendam anúncios !!!!!

Como uma loja ou distribuidora vai fechar um contrato de publicidade se o próprio site é um " concorrente" através dos classificados ? se aceita anúncios de peças novas sem origem conhecida ?



Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 18:04
O Pedro é muito bonzinho e democrático, se fosse eu já tascava as regras que considero necessárias e pronto. Quem não concordasse, que fosse embora. Existem outros sites, fóruns e classificados por aí, não tem pq encher o saco ou ficar exigindo nada. É impossível agradar a todos e esse não é o objetivo. 

Os classificados são um serviço para a comunidade do site/fórum. Mas devido ao crescimento do site e ao movimento que ele atrai, acabam crescendo tb e ganhando volume e importância. Só que se deixar sem cuidado, muita gente vai se aproveitar dessa plataforma para fazer negócios sem investir um centavo. Afinal, é de graça (e mesmo assim tem gente que reclama... fala sério), é livre e dá retorno. Mas não é pra fazer comércio e sim transações pessoais.

Mas pessoal, entendam que ele é de graça pra quem usa, mas não pra quem faz. É justamente esse custo, seja em $, tempo ou dedicação, que poderia gerar receita de outras formas e fazer o site crescer e melhorar mais ainda. Ele não existe para fazer ninguém feliz ou ganhar dinheiro, esse não é o objetivo nem nunca foi. O fluxo é a entrada de quem busca informação e compartilhamento, e se integra ao site e à comunidade. Se a entrada for o comércio, perde o sentido e vira zona.

É difícil enfiar na cabeça das pessoas o conceito das coisas, e exige um esforço tremendo por parte de quem administra e auxilia (voluntariamente) na manutenção do PEDAL ficar controlando os aproveitadores. Esse esforço e tempo seriam muito mais bem aproveitados se fossem direcionados para novas propostas de melhora do site e fórum, mas é impossível pq sempre tem espertalhões tentando burlar as regras. Por isso elas exigem atualização constante e cada vez menos brechas. Se todo mundo respeitasse e entendesse, não seria necessário mas isso é utopia, cada vez tem mais malandro querendo tirar uma lasca do trabalho dos outros. É o lado ruim do sucesso do PEDAL, vamos colaborar pra não ficar pior.

Para os classificados continuarem de graça e servindo a quem quer fazer vender uma peça que não usa mais ou comprar algo que precisa sem ir nas lojas, transações ocasionais e em menor volume, é preciso ser BEM rígido no tratamento. O Pedro até que está sendo diplomático, o site é dele e ele é democrático (até demais na minha opinião rsss....) mas não vamos abusar. 

Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 18:29
Originalmente postado por Adriano Diniz Adriano Diniz escreveu:

Voces estão ignorando o fato do Pedal ser um dos trabalhos do Pedro , para sustentar este projeto e poder se dedicar a ele , é fundamental que se vendam anúncios !!!!!

Como uma loja ou distribuidora vai fechar um contrato de publicidade se o próprio site é um " concorrente" através dos classificados ? se aceita anúncios de peças novas sem origem conhecida ?





O ponto que o Adriano levantou é importante e verdadeiro. Sou moderador de um forum de fotografia, justamente na área de classificados, e é a mesma ladainha. E nós perdemos um "patrocinador", que pagava por espaço diferenciado, justamente por causa de espertinhos que anunciavam produtos novos.

De qualquer forma, a história não muda. Sempre vão existir os flooders que querem conseguir os N posts para anunciar, sempre vão existir os vendedores profissionais disfarçados, ou os que querem vender produtos novos como usados "apenas uma vez", ou "só tirei da caixa pra olhar".

Isso não dá pra controlar, salvo se conseguir uma equipe dedicada, e ainda assim vão acontecer injustiças com gente de bem.

No forum que eu modero, já apertamos as regras, e descobrimos que isso só faz gerar mais trabalho para a moderação, pois as tentativas de burlar continuam e agora temos mais regras para verificar. De início eu costumava mandar MP para quem pisava na bola, avisava... Aí vi que não tinha condição e comecei a limar sem dó, deletava anúncio, na reincidência suspendia e depois bania. E dá-lhe aguentar gente se recadastrando e xingando por MP. É um trampo bastante ingrato, até porque normalmente é voluntário e pro bono, e nem dá pra esperar uma receptividade boa.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 18:38
Em tempo:

Pedro, não votei. Acho que minha posição é clara, mas em todo caso, se as regras mais duras forem possíveis de implementar sem causar uma sobrecarga para o forum, então sim, devem ser implementadas. Caso contrário vão se tornar uma encheção de saco e em pouco tempo precisarão ser revistas.

Aproveitando, já cogitou um sistema de referências comerciais? Temos um bem simples no BRfoto, apenas uma sub-sala com tópicos para cada usuário que compra/vende nos classificados. Inclusive o nome do tópico é o mesmo que o nickname do usuário. Nesse tópico as pessoas que já negociaram com ele podem deixar seus depoimentos.

Pra nós foi útil, e não dá muito trabalho para manter (apenas a criação dos tópicos, pois nessa sala os usuários não tem permissão para criar tópicos, apenas para postar neles).
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 19:23

Bom, acho que no caso específico dos classificados o grupo de usuários novos e não registrados não deveria visualizar o subforum, eu sei que isso tira um pouco da visibilidade do site por não indexar as buscas no google, mas... por outro lado elimina o problema e mais...

com as atuais regras de 50 posts para "mudar de categoria" e poder ser usuário comum o sujeito que perder o privilégio de anunciar pode ficar meses sem anunciar.

Das novas regras só não gostei muito da que exige um produto por página, acho que poderia ser um valor máximo em caso de miudezas...

Mas sei o trabalho que dá gerenciar tudo isso.

Aliás acho que o pedal tem pouco anúncio, Pedro já procurou uma agencia de marketing/propaganda para vender anúncios?

Enfim... acho que as regras tem de ser simples, vacilou 1x = advertência, vacilou segunda vez = suspensão, quis ser malandro = ban

um troll que vai ficar pentelhando pra dizer que ele não se encaixa na alínea x, y, z da regra sempre vai ter.

Voltar ao Topo
Saddam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1062
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 19:45
Senhores,

Acho que o os classificados são uma parte muito importante dos foruns, não importa qual seja o tema.

Frequenta o tópico quem quiser.
Minha rotina diária é ir para o de Ciclismo de Estrada e Classificados de Estrada, quem sabe não aparece uma boa barganha de um TT.

Acho que itens como um mecanismo de procura mais robusto e eficiente, limpeza dos classificados com mais de 30 dias sem atualização, tópicos repetidos e mesmo uma sala de chat para os foristas seriam mais importantes para todos que esta grande polemica de mensagens e anuncios.

[]´s

Saddam
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 20:04
De todas essas propostas, achei muito válido limitar a quantidade de venda por usuário. É lógico que vão ter uns elementos que terão vários cadastros para poder postar mais vendas.
Voltar ao Topo
ArthurSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2013
Campo Mourão-PR
Offline
Mensagens:123
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:00
concordo com o alessandro a questão que ele levantou é muito forte, e falaram da idéia de limitar o numero de tópicos dos classificados por membro, concordo.
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:22
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Concordo com o Chris. Também votei que devem ter regras ainda mais severas... mas, pensando melhor agora... até que ponto vale a pena?

Eu acho que deve ser praticamente impossível inibir os vendedores profissionais. Eles podem muito bem solicitar autorização de venda de produto novo para vocês informando dados falsos.

E outro detalhe... até mesmo os vendedores profissionais, se não conseguem vender, são obrigados a baixar preço ou desistir de vender. E alguns são tão profissionais que conseguem trazer peças de fora por preços muito mais atraentes que lojas nacionais, o que seria até vantajoso para alguns compradores.

Então, será que não seria uma ideia parar de se estressar com isso e deixar que todos vendam o que quiserem? Afinal, se o preço for atraente e legal para ambos os lados, não vejo problema em negociar com um vendedor profissional. E cabe ao comprador analisar muito bem tudo sobre o vendedor, e decidir se quer comprar ou não (analisar reputação e tudo mais).



Um problema que é grave e já foi citado pelo Pedro e até foi assunto de um outro tópico: e se começarem a vender produtos piratas/falsificados? Contrabando? Peças furtadas/roubadas? Pode dar uma puta de uma dor de cabeça pro responsável pelo site. É uma questão perigosa, se analisarmos sob esse aspecto...
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:26
Pedro, se me permite uma sugestão...

Participei de dois fóruns de fotografia que tinham duas áreas distintas para anunciantes. 
Os membros comuns e os anunciantes profissionais, revendedores e similares. 

Então era tudo bem separado e claro para um membro postar no fórum destinado a revendedores e similares era necessário autorização da moderação. 

Então fica a sugestão para a criação de um fórum de classificados para os profissionais. 
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:27
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Em tempo:

Pedro, não votei. Acho que minha posição é clara, mas em todo caso, se as regras mais duras forem possíveis de implementar sem causar uma sobrecarga para o forum, então sim, devem ser implementadas. Caso contrário vão se tornar uma encheção de saco e em pouco tempo precisarão ser revistas.

Aproveitando, já cogitou um sistema de referências comerciais? Temos um bem simples no BRfoto, apenas uma sub-sala com tópicos para cada usuário que compra/vende nos classificados. Inclusive o nome do tópico é o mesmo que o nickname do usuário. Nesse tópico as pessoas que já negociaram com ele podem deixar seus depoimentos.

Pra nós foi útil, e não dá muito trabalho para manter (apenas a criação dos tópicos, pois nessa sala os usuários não tem permissão para criar tópicos, apenas para postar neles).

Ale, acabei respondendo sem ler seu comentário...

Sabia que te conhecia de algum lugar ! Agora esta explicado ! Wink
Voltar ao Topo
ReinaldoBrisolla Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2012
PV - SP
Offline
Mensagens:541
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:36
Compartilho da opiniao do Pappilon usuarios novos deveriam ser impedidos de visualizar os classificados, assm acaba de vez com toda essa confusao...
 
Tem os contras de nao aparecer na pesquisa do google, mas ao menos a maior parte do trabalho da moderacao iria acabar e, se cadastrará somente quem quiser contribuir com o forum, ao menos em principio...
 
Vendedores profissionais acabariam por desistir de se manifestar por aqui e, aqueles que so querem anunciar, com o tempo de cadastro e obrigatoriedade de posts, acabarao ou por odiar o forum e sair fora, ou contribuindo e aprendendo...
 
Sds
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:49
Originalmente postado por ReinaldoBrisolla ReinaldoBrisolla escreveu:

Compartilho da opiniao do Pappilon usuarios novos deveriam ser impedidos de visualizar os classificados, assm acaba de vez com toda essa confusao...



 

Tem os contras de nao aparecer na pesquisa do google, mas ao menos a maior parte do trabalho da moderacao iria acabar e, se cadastrará somente quem quiser contribuir com o forum, ao menos em principio...

 

Vendedores profissionais acabariam por desistir de se manifestar por aqui e, aqueles que so querem anunciar, com o tempo de cadastro e obrigatoriedade de posts, acabarao ou por odiar o forum e sair fora, ou contribuindo e aprendendo...

 

Sds


Pedro, é pra se considerar, hein? Minha sugestão é criar uma votação pra isso, acho que muita gente ia abraçar a idéia.
Voltar ao Topo
kingxc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
Cons.Lafaiete
Offline
Mensagens:43
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 08:34
Originalmente postado por ArthurSantos ArthurSantos escreveu:

concordo com o alessandro a questão que ele levantou é muito forte, e falaram da idéia de limitar o numero de tópicos dos classificados por membro, concordo.

Acho que é a ideia mais justa.
Muitas vezes fica complicado para a moderação julgar o que é certo ou não em vista daquilo que parece ser . Os ditos "vendedores profissionais" muitas vezes utilizam aqui como ultima opçao, diria eu como um refugo pra tentar se livrar das peças . E em muitos outros casos, os que voces chamam de vendedores profissionais podem não ser , independente do que voce classifica como.

Acho que deveria haver uma maior fiscalização quanto a venda dos produtos novos. E quando me refiro a isso, quero dizer a usuários que estão sempre vendendo peças novas. Ai sim eu acho errado. 


Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 08:47
O Alex falou tudo! Thumbs Up Também acho o Pedro bonzinho demais...

Concordo com o que o Papillon disse, restringir a visualização de novos usuários, isto já seria um bom filtro, pois quem não estiver cadastrado não visualizaria possíveis sub-áreas di fórum.

Tem usuário nos classificados que eu nunca vi uma postagem em outras áreas, o cara só tem post nos classificados. Se precisar ele vende até a mãe dele aqui!

Edit: Ah, outra coisa Pedro, tente tirar a contagem de posts na área de classificados, off-tópic e nestes tópicos de esclarecimentos como este. O que eu vi de neguinho postando ladainha nestes tópicos de discussão estes dias, é coisa de louco! Cara que nem sabe o que está acontecendo e fica falando abobrinha.Angry


Editado por marcoaleite - 12 Mar 2013 as 08:49
Voltar ao Topo
Fabiao Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Piracicaba/SP
Offline
Mensagens:2
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 10:28
Eh uma questão delicada
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 11:21
Originalmente postado por Fabiao Fabiao escreveu:

Eh uma questão delicada

Lincolnfd e demais...

É exatamente isso que to falando. A moderação me passou que esse usuário acima acabou de ser banido, junto com o outro Fabião_Pira. Usuários duplicados.  O primeiro teve a conta restrita e agora ele criou esse novo login pra fugir da punição e ainda está floodando com mensagens desse tipo.

Há muito tempo atrás, a gente avisaria e tentaria regularizar a situação. Há pouco tempo atrás, a gente esperaria ele fazer 20 mensagens, inundar o fórum com mensagens inúteis e ai sim, certificar que ele quer usar apenas os classificados, ter o trabalho de apagar as mensagens e aplicar a punição.

E a votação é apenas para mostrar / reforçar / avaliar a nossa nova conduta de já agir antes dos problemas acontecerem. Mesmo sabendo que eventualmente podemos errar. 

Mas o que me deixa puto é que cobram, especialmente usuários que são punidos, uma posição super ética, democrática e justa da moderação, mas não agem como tal. Pq nesse caso ai de cima, e dezenas de outros, o usuário que estava restrito não vem postar a opinião e tentar contornar a situação ??  Isso só reforça o sentimento de que a gente tá sendo otário em esperar o óbvio em mensagens desse tipo.  Até agora, em tópicos desse tipo, todos os usuários que reclamaram e foram contra já tinham sido no mínimo advertidos alguma vez. 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
kingxc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
Cons.Lafaiete
Offline
Mensagens:43
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 11:55
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Fabiao Fabiao escreveu:

Eh uma questão delicada

Lincolnfd e demais...

É exatamente isso que to falando. A moderação me passou que esse usuário acima acabou de ser banido, junto com o outro Fabião_Pira. Usuários duplicados.  O primeiro teve a conta restrita e agora ele criou esse novo login pra fugir da punição e ainda está floodando com mensagens desse tipo.

Há muito tempo atrás, a gente avisaria e tentaria regularizar a situação. Há pouco tempo atrás, a gente esperaria ele fazer 20 mensagens, inundar o fórum com mensagens inúteis e ai sim, certificar que ele quer usar apenas os classificados, ter o trabalho de apagar as mensagens e aplicar a punição.

E a votação é apenas para mostrar / reforçar / avaliar a nossa nova conduta de já agir antes dos problemas acontecerem. Mesmo sabendo que eventualmente podemos errar. 

Mas o que me deixa puto é que cobram, especialmente usuários que são punidos, uma posição super ética, democrática e justa da moderação, mas não agem como tal. Pq nesse caso ai de cima, e dezenas de outros, o usuário que estava restrito não vem postar a opinião e tentar contornar a situação ??  Isso só reforça o sentimento de que a gente tá sendo otário em esperar o óbvio em mensagens desse tipo.  Até agora, em tópicos desse tipo, todos os usuários que reclamaram e foram contra já tinham sido no mínimo advertidos alguma vez. 


Sei que não é o certo mas muitas vezes passa pela cultura brasileira.
Quando o usuário se cadastra em um forum ele nao lê todas as regras, ou sequer lê alguma regra e acaba em um determinado momento infringindo algum quesito.
Como exemplo, cito o meu irmão que é cadastrado nesse forum e teve a conta restrita por tentar vender peças minhas e meu pedido. No caso não era revenda, e a moderação compreendeu como tal.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 12:00
Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 12:25
Coloca limite Pedro! Não deixa mais fazer classificados de várias peças em um anúncio só, permite que seja anunciado individualmente, e coloca um limite e um anúncio por mês, ou seja, uma peça por mês. Se o cara quer vender mais, vá para o mercadolivre, ou coloca uma área PAGA onde o usuário pode anunciar mais de uma peça por mês. Como se fosse um anunciante. Assim reverte em verba para manter o fórum!

Obs.: Se vc fizer isso, só vai se "magoar" com isso aqueles que fazem uso abusivo disso, os verdadeiros utilizadores do fórum, aqueles que querem falar de bike, um ou outro apenas que vão se morder com essa medida. Vamos reverter esse abuso em verba pro fórum, para poder fazer sorteios entre a galera que realmente participa, promoções, parcerias, etc.


Editado por paulolange - 12 Mar 2013 as 12:30
Voltar ao Topo
kingxc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
Cons.Lafaiete
Offline
Mensagens:43
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 12:34
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 12:42
Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up
Voltar ao Topo
kingxc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
Cons.Lafaiete
Offline
Mensagens:43
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 12:55
Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up

Entao que o forum passe a ter certas taxações financeiras, como por exemplo 2% a 5% do valor de qualquer venda.
Acho que a melhor forma da moderação ter condições de averiguar as vendas é a criação de um histórico de vendas do usuário.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:01
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Ale, acabei respondendo sem ler seu comentário...

Sabia que te conhecia de algum lugar ! Agora esta explicado ! Wink


Opa, meu disfarce foi comprometido!
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:07
concordo com o paulo,retorno financeiro pro site e premios pra negada!!!!!!!Handshake
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:18
Então.. tudo isso já foi pensado e discutido...  o problema é que nenhuma solução pode gerar mais trabalho e gerenciamento.

Se gerar trabalho, temos que ter alguém pra gerenciar. E ai, quando acumula, chegam emails de reclamação, o que aumenta o trabalho, e pior ainda, rolam fraudes mesmo assim e é preciso investigar.

Cobrar é uma solução, mas pra fazer isso, foge totalmente. Tem que gerenciar mil coisas, ter atendimento eficiente e ainda gera o problema abaixo...

Abrir totalmente poderia ser uma opção num país justo... mas se fizermos isso, vamos ter revendedores  e lojistas se aproveitando. A competição é desonesta... temos gente que vive apenas comprando coisas de fora, burlando impostos e concorrendo com quem faz a coisa certa. Mesmo cobrando deles... 

As soluções automáticas podem funcionar em um primeiro momento e são minhas preferidas, mas dão trabalho de desenvolver algumas vezes. Tenho feito isso (o formulário é um exemplo), mas ainda assim tem que lidar com as fraudes.

O que falaram de uma peça apenas por anúncio - Isso já se tornou obrigatório... mas ainda tem gente querendo fraudar - assumindo que basta por 30 peças e colocar o valor total, MESMO estando escrito claramente que é um produto por anúncio - E aí que vem um dos objetivos dessa votação...  as regras duras são para mostrar que vamos colocar esses usuários diretamente em modo restrito e nem avisar / responder... e sem essa de "Não sabia", "Não sei pq fui restrito". O que eu quero que vcs entendam é o volume disso... imagina então acumulando ?

Como disse, sempre pensamos em soluções... só não encontrei nenhuma até agora, que seja perfeita para todos.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:19
Originalmente postado por admurinelli admurinelli escreveu:

concordo com o paulo,retorno financeiro pro site e premios pra negada!!!!!!!Handshake

Prêmios pra negada é uma das coisas que está nos meus projetos e não consigo tirar da gaveta!  Rolou na Cycle Fair ano passado.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:33
Pedro, agradar a todos você não vai conseguir nunca. Então tem que ser tomada uma medida que seja boa para você e que não cause um impacto muito forte na maioria que utiliza o fórum para o que ele se propõe. A casa primeiramente é sua e quem quer participar deve dançar conforme a música.

Se restringir os classificados é um mal necessário, que seja feito! Pois enquanto você fica aqui perdendo tempo para resolver chororô de quem quer anunciar, este tempo poderia ser aproveitado para melhorias no site, inovações, ou melhor, com sua família. Então não se doa muito não, faça o que tiver que ser feito e deixe a roda girar.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:34
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

...
As soluções automáticas podem funcionar em um primeiro momento e são minhas preferidas, mas dão trabalho de desenvolver algumas vezes. Tenho feito isso (o formulário é um exemplo), mas ainda assim tem que lidar com as fraudes.

O que falaram de uma peça apenas por anúncio - Isso já se tornou obrigatório... mas ainda tem gente querendo fraudar - assumindo que basta por 30 peças e colocar o valor total, MESMO estando escrito claramente que é um produto por anúncio
...


Pedro, se o lance de cobrar está fora dos planos, vai no automático, mete bronca e coloca um esquema para permitir apenas um anúncio por mês por usuário. Deve ter algum modo/script de se fazer isso, e coloca no robots para excluir a sessão de classificados dos buscadores como o google. Isso vai inibir boa parte da galera que só usa os classificados no fórum, e vai reduzir o trabalho dos moderadores. E eu aumentaria o número de mensagens para umas 50, só pode postar depois disso. Vinte tá fácil demais, os caras respondem alguns tópicos e pronto, já saem anunciando.

E endurece nas regras, se já está um produto por anúncio, os usuários ajudam a monitorar isso e denunciar as fraudes. Depois vc coloca no automático também um esquema de limpeza de usuários que estão a mais de X dias sem se conectar, suspendendo eles ou algo do tipo.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:34
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Pedro, agradar a todos você não vai conseguir nunca. Então tem que ser tomada uma medida que seja boa para você e que não cause um impacto muito forte na maioria que utiliza o fórum para o que ele se propõe. A casa primeiramente é sua e quem quer participar deve dançar conforme a música.

Se restringir os classificados é um mal necessário, que seja feito! Pois enquanto você fica aqui perdendo tempo para resolver chororô de quem quer anunciar, este tempo poderia ser aproveitado para melhorias no site, inovações, ou melhor, com sua família. Então não se doa muito não, faça o que tiver que ser feito e deixe a roda girar.


2X Thumbs Up
Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:47
Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up

Entao que o forum passe a ter certas taxações financeiras, como por exemplo 2% a 5% do valor de qualquer venda.
Acho que a melhor forma da moderação ter condições de averiguar as vendas é a criação de um histórico de vendas do usuário.

Cury, Paulo, posso estar errado, mas se houver o alguma cobrança por parte do fórum este futuramente poderá ser responsabilizado.

Igual ao mercado livre que já respondeu e responde vários processos.

Entendo que se houver uma forma restringir um anuncio no classificado por mês, tempo de anuncio reduzido (quinze dias depois automaticamente se não houve a venda o anuncio é trancado, poderá diminuir estes problemas.

Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 14:06
Acho que os classificados devem servir como a cereja do bolo (desculpe o exemplo foi o melhor que achei).

Tudo que sei e aprendi (não sei muito) sobre Bike, pesquisei no fórum: bikefit, com ou sem cueca, com ou sem sapatilha, freios, suspensão, aulas sobre quadro e seu material, rigidez, muita informação uma enciclopédia sobre bikes.

Como citei anteriormente restringir será a melhor forma de melhorar o que já é muito bom.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X