Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Convertendo bike 26" para 27.5"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Convertendo bike 26" para 27.5"

 Responder Página  123 8>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Convertendo bike 26" para 27.5"
    Postado: 18 Fev 2013 as 16:00
 
Pessoal, não se trata de mais um tópico com assunto repetido. Pensei em fazer um espaço para que as pessoas relatem as suas impressões ao colocar uma roda 27.5" num quadro feito para 26".
 
Teorias dizem que ao colocar rodas maiores num quadro fabricado para um formato menor, eleva-se a distância do movimento central ao chão e dessa forma a bike perde muito a estabilidade e compromete a segurança.
 
O problema é que até agora só ouvi teorias e gostaria muito de ouvir na prática alguém que tenha feito a experiência e que relate suas impressões.
Voltar ao Topo
jpnsociety Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jpnsociety Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 16:32
Desculpe a curiosidade, mas a troco de que, fazer tamanha "gambiarra"?!
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 16:40
Originalmente postado por jpnsociety jpnsociety escreveu:

Desculpe a curiosidade, mas a troco de que, fazer tamanha "gambiarra"?!
 
Na verdade o assunto não é tão novo e nem tampouco foi eu que inventei...
 
Trata-se da possibilidade de fazer um "up" numa bike 26", amentando um pouco o tamanho das rodas sem ter que trocar o quadro e a suspensão (ou qualquer outra peça).
 
Dessa forma, acredita-se diminuir o ângulo de ataque e assim aproveitar uma boa parte das vantagens de uma roda maior a um baixo custo.
Voltar ao Topo
vitt Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 18 Out 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 17:10
Perda de estabilidade acredito que não seja problema, pois a bike aumenta a metade de 1,5". Particularmente acho que fica até melhor para quem tem mais de 1,70m...
O problema mesmo é achar quadro 26" que aceite as rodas 27,5", as quais, pelo menos por enquanto, não são nada baratas (Só pneu e câmara gasta-se uns R$ 400 ~ R$ 500).
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 17:12
São tão novas as peças (e extremamente caras) que fica tenso. Eu to guardando grana pra pular direto pra 29, ficar no 27.5 eu continuarei sentindo vontade das rodonas rsrsrsrs.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 10:18
Originalmente postado por vitt vitt escreveu:

O problema mesmo é achar quadro 26" que aceite as rodas 27,5", as quais, pelo menos por enquanto, não são nada baratas (Só pneu e câmara gasta-se uns R$ 400 ~ R$ 500).
 
Na verdade boa parte dos quadros aceita o formato 27.5", não é tão dificil. Quanto aos preços já estão caindo.
Voltar ao Topo
vitt Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 18 Out 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 12:27
só se for com pneus até 1.75 e olhe lá... mais do que isso são poucos quadros que aceitam.
Voltar ao Topo
vitt Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 18 Out 2008
Porto Alegre
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 12:28
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Originalmente postado por vitt vitt escreveu:

O problema mesmo é achar quadro 26" que aceite as rodas 27,5", as quais, pelo menos por enquanto, não são nada baratas (Só pneu e câmara gasta-se uns R$ 400 ~ R$ 500).
 
Na verdade boa parte dos quadros aceita o formato 27.5", não é tão dificil. Quanto aos preços já estão caindo.
 
só se for com pneus até 1.75 e olhe lá... mais do que isso são poucos quadros que aceitam
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsreis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 14:42
Acredito, como leigo, que algo que foi projetado para uso com determinado tamanho de roda não deva ser "adaptado" para outro tamanho. Existe todo um estudo de leis da Física para o projeto de uma máquina aparentemente simples, mas se a gente analisar sob esse aspecto, a bicicleta tem que aguentar muita pancada principalmente pra quem pratica MTB. Uma mudança de ângulo acarreta uma aplicação diferente de força, acho arriscado! Mesmo que a diferença de tamanho seja pequena...
Voltar ao Topo
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 19:36
Bom, não sei porque esta "febre" de rodas maiores...
 
Uma boa 26" sempre será boa, bem como 27,5" ou 29"...
 
O que manda é um bom bike fit, para qualquer tipo de pedalada.
 
JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 23:57
Originalmente postado por augusto carreira augusto carreira escreveu:

 
Teorias dizem que ao colocar rodas maiores num quadro fabricado para um formato menor, eleva-se a distância do movimento central ao chão e dessa forma a bike perde muito a estabilidade e compromete a segurança.
Augusto não creio que essa mudança possa alterar de forma substancial o centro de gravidade a ponto de comprometer a segurança. Na minha bike de all mountain (GT Force) o central já é mais elevado que a grande maioria e eu uso pneus de 2.60" (Ardent), Essa medida deve-se mais à altura que a largura, ou seja, ele tem perfil alto. Ao lado de um CST Caballero de 2.40" ele faz parecer que a bike tem aro 27,5 - se é que o perímetro não for o mesmo.

Como vc quer saber, na prática, não senti nenhuma diferença significativa na estabilidade ao contrário, senti mais segurança... não sei se devido ao desenho do Ardent (um puta pneu diga-se de passagem) ou porque com o aumento do diâmetro alguns obstáculos menores são transpostos mais facilmente, trepidando menos.

Não sei se ainda é o momento para trocar, nem pelo preço (também é claro) mas pela falta de opções. A gama de pneus 27,5 ofertada é muito limitada.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 08:44
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Augusto não creio que essa mudança possa alterar de forma substancial o centro de gravidade a ponto de comprometer a segurança. Na minha bike de all mountain (GT Force) o central já é mais elevado que a grande maioria e eu uso pneus de 2.60" (Ardent), Essa medida deve-se mais à altura que a largura, ou seja, ele tem perfil alto. Ao lado de um CST Caballero de 2.40" ele faz parecer que a bike tem aro 27,5 - se é que o perímetro não for o mesmo.

Como vc quer saber, na prática, não senti nenhuma diferença significativa na estabilidade ao contrário, senti mais segurança... não sei se devido ao desenho do Ardent (um puta pneu diga-se de passagem) ou porque com o aumento do diâmetro alguns obstáculos menores são transpostos mais facilmente, trepidando menos.

Não sei se ainda é o momento para trocar, nem pelo preço (também é claro) mas pela falta de opções. A gama de pneus 27,5 ofertada é muito limitada.
 
Obrigado pelo depoimento Mr.Sergius, a opção por colocar pneus com dimensões elevadas visando se aproximar do formato 27.5" acaba entrando outras variáveis na questão. Pneus muito largos acabam cedendo bastante com o peso do ciclista, o que aumenta muito a área de contato com o solo elevando a segurança mas também reduzindo consideravelmente a velocidade.
 
Por mais que eu procure informações na net sobre o tema da adaptação 26"p/27.5", é bastante difícil de achar alguma coisa. Acredito que muito em breve isso que alguns hoje chamam de "gambiarra" será um procedimento muito comum e usual.
 
Sempre ouvi bastante teorias sobre o assunto mas no fundo nunca fui convencido que 1 centimetro a mais ou a menos na altura do movimento central pudesse fazer grandes diferenças no comportamento da bike.
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Single Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Single Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2013 as 14:47
Caro amigo, acho que este site possui informações sólidas sobre a conversão que vc pretende
:

http://650b.webs.com/conversions.htm

 Pensei em fazer essa conversão na minha cannondale Caffeine 2007, mas vi que a fatty não aceita rodas 650b, apesar de o quadro aceitar. Como não estou disposto a trocar a fatty pela lefty só pra isso, penso que no meu caso não vale a pena.

 Vale ressaltar que a FOX divulgou uma nota oficial dizendo que a utilização de aros 650b em garfos de suspensão feitos para aro 26 pode colocar em risco a vida dos usuários, de modo que a empresa não recomenda tal uso. Por outro lado, há inúmeros relatos de pessoas que fizeram a conversão e não tiveram problemas.

 Acho que um dos problemas principais é que alguns quadros e garfos, apesar de suportarem o formato 650b, não deixam espaço suficiente entre o quadro/garfo e o pneu, o que pode causar problemas em caso de trilha com muita lama. Outra preocupação é com relação ao garfo dianteiro em saltos, pois há a deformação do pneu, que pode travar no garfo e ejetar o biker por cima do guidão. 

Abraços.
SPZ Tarmac SL4 Expert Di2
Cervelo P5 Three
Kona Hei-Hei 2-9
Cannondale Caffeine f3
Caloi 10 Single Speed
Voltar ao Topo
PLamas Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Juiz de Fora MG
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PLamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2013 as 20:28
 Esse assunto de 26, 27.5 e 29 é muito mais complicado do que parece, impossível dizer um é melhor que o outro e etc..., ainda falta bastante tempo para poder ter uma opinião, para não se dizer que isso é "modismo",pessoalmente acredito que depende muito do uso que será feito, e qual modalidade será praticada, um estradão e pistas menos técnicas até acho que as 29 levem alguma vantagem, mais em  single tracks e XCO, algo bem técnico acho que as 26 serão imbatíveis.

 Uma coisa é certa para mim, não troco uma 26 bem ajustada por uma 29,  talvez no futuro, aumente variedade de peças, e pode ser que vá de 27.5, uma coisa é certa, a quantos anos e quantas conquistas e desempenhos já tiveram as 26.

26 nunca acabaram...
Voltar ao Topo
Hosken Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 08 Jul 2010
-
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hosken Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 22:21
ACho que o bike fit faz total diferença, mas por experiência tem diferença sim, para o tipo de prova que vai disputar em usar uma 26 ou 29 (pode fazer diferença).
Voltar ao Topo
Eric F Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2012
SP
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eric F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 22:52

  Com certeza o aumento no movimento central não é tão grande assim a ponto de causar problemas de estabilidade.

  Agora a diminuição do ângulo de ataque citado não ocorrerá a menos que use somente a roda dianteira maior.

  Sei que tem quadro e suspensões que aceitam melhor a adaptação mas se for pensar friamente um quadro 26" costuma aceitar um pneu de até 2.3 ou 2.35. Se tirar metade da diferença (27.5-26=1.5/2=0,75) o pneu maior seria de 2.35-.75=1.6. Ou seja vai ser necessário usar um quadro 26 que aceite pneus bem largos. O mesmo vale para suspensões.

  Outra ponto a considerar é o fato de atolar com facilidade na lama. Com um bom espaço entre pneu e quadro/suspensão já se atola imagine com o pneu raspando.
Vendo Fixa/Single C10.
Voltar ao Topo
Dnao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dnao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 10:01
Ai minha Scott Spark 10  26" conv p/ 27.5
Rodas Sram Rise 40 -  Pneus R. Ralph 2.25
Suspa Manitou R7 absolute

http://imageshack.us/photo/my-images/109/22555244235823917417313.jpg/
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 11:52
Originalmente postado por Dnao Dnao escreveu:

Ai minha Scott Spark 10  26" conv p/ 27.5
Rodas Sram Rise 40 -  Pneus R. Ralph 2.25
Suspa Manitou R7 absolute


Legal Dnao
Posta fotos pra gente ver como ficaram os espaços "pra lama" na suspensão dianteira e no triângulo traseiro.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
SdForte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2011
Florianópolis - SC
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SdForte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 12:03
Minha dúvida é a mesma de muitos o pneu pode até caber, mas e o barro como fica? como gosto de fazer algumas provas de audax e até andar na cidade pensei em montar um roda 27.5 como pneu fino slik (1.5 ou 1.75) ai sim começo a ver como uma boa dequação. O que acham
Voltar ao Topo
FredPM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2013
Itabira
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FredPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 15:34
 Fica muito perdo do movimento central essa roda hein?
Voltar ao Topo
shayne Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2012
Belo horizonte
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shayne Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2013 as 22:57
Pessoal montei as 27,5 na minha stumpjumper com fox 32 100 ficou perfeito o meu quadro e um 15,5 minha altura e 1,68 usei os pneus crossmax 2.1 fiz um teste e fez a diferença usei o Strava para analisar o meu desempenho na Perdidas uma das trilhas mais técnicas aqui em Belo Horizonte não tenho duvida conseguir nos dois dias que marquei abaixei todos os meus trechos muito satisfeito com o desempenho da magrela
Obs Olhei a referencia da distancia da Khs 27.5 na parte de tras ficou mais perto que a minha 


Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2013 as 09:49
Originalmente postado por shayne shayne escreveu:

Pessoal montei as 27,5 na minha stumpjumper com fox 32 100 ficou perfeito o meu quadro e um 15,5 minha altura e 1,68 usei os pneus crossmax 2.1 fiz um teste e fez a diferença usei o Strava para analisar o meu desempenho na Perdidas uma das trilhas mais técnicas aqui em Belo Horizonte não tenho duvida conseguir nos dois dias que marquei abaixei todos os meus trechos muito satisfeito com o desempenho da magrela
Obs Olhei a referencia da distancia da Khs 27.5 na parte de tras ficou mais perto que a minha 


Uploaded with ImageShack.us



Shayne,
Posta fotos pra gente ver como ficaram os espaços "pra lama" na suspensão dianteira e no triângulo traseiro.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
tiagofribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2013
Brasil
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagofribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 19:39
Caros,

Tenho pouca experiencia, contudo fiz o up com roda aro 27,5 a poucos dias. Já realizei duas trilhas, com esta modificação e até o momento tive algumas impressões:
1- Achei que as trilhas foram mais rápidas
2- Tenho a sensação que fiquei em uma posição mais alto na Bike.
3- Não senti diferença nas subidas
4- Muito mais rápido nas descidas (usei as mesmas rodas - vzan everest)
5- Não percebi diferença na aceleração
6- Consegui permanecer em uma velocidade media maior com mais facilidade depois da bike já em velocidade.

Minha conclusão - Gostei muito e ta valendo a pena.

http://shack.us/photo/my-s/203/1p3x.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
http://shack.us/photo/my-s/27/0t3d.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
http://shack.us/photo/my-s/35/gha8.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

Configuração:

Quadro: Specialized Stumpjumper M5 alumínio

Suspenção: ProShock Ultra XC

Rodas: Vzan Everest 27,5 XC

Cubos: Vzan

Freios: Disco Deore

Cambio dianteiro: Deore XT

Cambio Traseiro: Deore XT

Passadores: Deore XT

Pedivela: FSA

Voltar ao Topo
SdForte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2011
Florianópolis - SC
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar SdForte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 09:55
E ai tiagofribeiro, bela bike, mas vamos ao que interessa
se poder me responde duas coisas:
1- Qual modelo e tamanho do pneu?
2- Sabes a circuferência total da roda-pneu?

desde já agradeço
Caloi Vitus
GT Nomad 2.0
Voltar ao Topo
Lelog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2006
SJCampos-SP
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lelog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 10:31
Saudações Galera,

Eu to com  Mr.Sergius ele foi ao ponto! Há muito tempo que existem pneus 26x(xxxx), ou seja várias dimensões sejam para maior ou menor circunferência.

É só pegar a gama de pneus de Downhill que além da lagura muitos tem perfil alto o que modifica o diâmetro total da bike.

Não sei porque esse mistério todo, defesas de concepção de projeto, proibição de fabricante.

Do fabricante até entendo que ele não quer perder a fatia de mercado de vendas então ele vai criar obstáculos para inviabilizar algo tão lógico. 

Obvio que tem quadros e suspas 26" que realmente não comporta uma roda maior, porêm os que comportarem em nada mudará a resistência.

Por fim é bom lembrar também que os próprios ciclocomputadores disponibiliza uma gama de medidas diferentes de rodas/pneus o que demostra que há diferentes tamanhos de circunferências para uma mesma polegada de roda.


Voltar ao Topo
tiagofribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2013
Brasil
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagofribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 13:18
Originalmente postado por SdForte SdForte escreveu:

E ai tiagofribeiro, bela bike, mas vamos ao que interessa
se poder me responde duas coisas:
1- Qual modelo e tamanho do pneu?
2- Sabes a circuferência total da roda-pneu?

desde já agradeço

Caro colega. As repostas.
1- Pneu Maxxi 27,5 x 2.10
2- não sei responder.

Obrigado pelo elogio.

Cordialmente
Voltar ao Topo
ricrmasc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricrmasc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 14:48
Originalmente postado por Lelog Lelog escreveu:

Saudações Galera,

Eu to com  Mr.Sergius ele foi ao ponto! Há muito tempo que existem pneus 26x(xxxx), ou seja várias dimensões sejam para maior ou menor circunferência.

É só pegar a gama de pneus de Downhill que além da lagura muitos tem perfil alto o que modifica o diâmetro total da bike.

....


Exatamente, Lelog!

Os pneus de Downhill altera de forma considerável o tamanho da circunferência da roda e ninguém fala que é perigoso, que altera a geometria e tudo mais.

Então não consigo entender estes argumentos que é perigoso, que altera a geometria, que pode quebrar o quadro(essa é demais!!), e por vai.

Para se ter uma idéia de quanto o pneu influencia no tamanho da circunferência, transformei a minha MTB em híbrida com rodas 29er e pneu de speed(28c). A circunferência ficou praticamente a mesma! Ainda sim um colega quando viu a minha bike falou que eu era maluco e tudo mais.

Só que a dele estava com um pneu 2.25 quando o original era 1.9...no final a mique dele ficou mais alta e a minha praticamente não alterou a altura.
Voltar ao Topo
ricrmasc Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricrmasc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 14:55
Originalmente postado por ricrmasc ricrmasc escreveu:

Originalmente postado por Lelog Lelog escreveu:

Saudações Galera,

Eu to com  Mr.Sergius ele foi ao ponto! Há muito tempo que existem pneus 26x(xxxx), ou seja várias dimensões sejam para maior ou menor circunferência.

É só pegar a gama de pneus de Downhill que além da lagura muitos tem perfil alto o que modifica o diâmetro total da bike.

....


Exatamente, Lelog!

Os pneus de Downhill altera de forma considerável o tamanho da circunferência da roda e ninguém fala que é perigoso, que altera a geometria e tudo mais.

Então não consigo entender estes argumentos que é perigoso, que altera a geometria, que pode quebrar o quadro(essa é demais!!), e por vai.

Para se ter uma idéia de quanto o pneu influencia no tamanho da circunferência, transformei a minha MTB em híbrida com rodas 29er e pneu de speed(28c). A circunferência ficou praticamente a mesma! Ainda sim um colega quando viu a minha bike falou que eu era maluco e tudo mais.

Só que a dele estava com um pneu 2.25 quando o original era 1.9...no final a bik dele ficou mais alta que era para original e a minha praticamente não alterou a altura com a mudança de 26er para 29er.
Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 16:26
Essa historia de nao converter para 27.5" porque é perigoso, altera a geometria, etc etc etc parece aquela historia de antigamente que os pais falavam para os filhos que video-game estragava a televisao LOL
Nao sou engenheiro mecanico para entender projetos mecanicos, mas se os fabricantes falarem que dá para converter sem problemas, ninguem mais vai comprar bikes 27.5

Estou querendo converter a minha, mas na suspa rockshox recon eu uso pneu schwalbe racing ralph 26x2.1, e ficam a pouco mais de 1cm de espaço entre o pneu e a suspa.  To pensando em fazer a conversao usando pneu 27.5x2 ou menor. O que voces recomendam?


Editado por laertejr - 27 Jun 2013 as 16:28
Laerte Jr
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 18:10
Vai perder um pouco em relação a uma 27.5'' pura, pois o centro de massa estará um pouco elevado, mas nada muito perceptível. Qual seria a distância livre necessária para converter um 26'' em uma 27.5''?
Voltar ao Topo
tiagofribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2013
Brasil
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagofribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 19:04
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Vai perder um pouco em relação a uma 27.5'' pura, pois o centro de massa estará um pouco elevado, mas nada muito perceptível. Qual seria a distância livre necessária para converter um 26'' em uma 27.5''?

Caro colega

Pelo o que eu li e conversei aki na minha cidade. Vai depender de cada quadro. Testar um por um.
Deveríamos abrir um fórum apenas para quem converteu colocar o quadro utilizado.

Cordialmente.
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2013 as 19:16
estou vendendo um quadro BMC elite team 26 porem é a melhor proposta de quadro para usar rodas 27.5 e ainda sobra espaço pacas ali no triangulo trazeiro, show mesmo, se quiser visite os classificados aqui do forum ok

Editado por JordaozinhoMTB - 27 Jun 2013 as 19:17
Voltar ao Topo
JMTB Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2013
DF
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 01:48
É pessoal, só pra esquentar a conversa, vejam aí a minha bike. 
As primeiras rodas eram GTK + pneus 2.25, depois coloquei as rodas ZTR. Estou usando uma suspensão FOX 100mm, a distância do quadro e suspensão é a mesma ou até maior, que a do Focus Raven 27.5". Tudo bem que a geometria é outra, as medidas feitas pelos engenheiros são outras. Porém, quanto ao lance de não ser aconselhável usar essas rodas num quadro 26", porque pode quebrar, blá blá blá... o BB é alterado... Então, por que existem peças com medidas diferentes, como: mesa; guidão; pneus com várias medidas; pedivela 170, 175, 180? Tudo isso não altera o projeto original da bike? Com a palavra os fabricantes!
Enfim. Por que coloquei as rodas 27.5"? Testei uma 29", via a diferença entre uma 26", quis testar rodas maiores, e também porque eu não ia entregar a minha bike a "preço de banana" pra pegar uma 29", e é isso o que os fabricantes e lojistas querem, desvalorizar as históricas 26", daí experimentei as rodas 27.5", e vi que a bike rendeu mais, que a 26", e não perdi em nada pra os caras que andam de 29". Contudo, ah se eu pudesse, sim teria uma de cada, 26", 27.5" e 29".
Acho que cada macaco no seu galho tem uma função, todas as rodas têm suas vantagens e desvantagens, 26", 27.5" e 29". 
Sou contra gatos, adaptações perigosas, colocar calços, arruelas... ou o quadro serve pra 27." ou não serve, e a suspensão precisa ter pelo menos 2,5 cm, como é o caso da FOX. 
Até agora, só benefícios, participei de uma corrida pesadíssima, pedreira, enfrento trilhas pesadas, e tudo vai bem.

Temos de ter cuidado com as modas, com as imposições dos fabricantes e lojistas, a maioria deles querem enterrar as históricas 26", querem sangrar a gente, nosso bolso. As 27.5" pra mim são ótimas. As 29" experimentei também, e gostei. Então o jeito é tentar ficar rico pra ter as 3! rsrsrsrs

Espero ter contribuído!
Voltar ao Topo
JMTB Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2013
DF
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 01:53
Voltar ao Topo
JMTB Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2013
DF
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 02:09
Como faço pra excluir os posts? Como as imagens não ficaram boas, queria excluí-las e depois postar novamente, só que dessa vez, maiores. Alguém pode ajudar?
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 11:41
Muito interessante...estou acompanhando...pois tenho estas mesmas duvidas....minha bike atual é uma mosso challenger, suspa RST gila, e estou cogitando pensar nisso....
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 11:55
Originalmente postado por JMTB JMTB escreveu:





Pelas fotos me pareceu uma bike com geometria bastante equilibrada e armoniosa. Depoimentos como esse me fazem acreditar cada vez mais nas reais vantagens da adaptação sobretudo no aproveitamento dos quadros de aro 26" que estão cada dia que passa infelizmente caindo em desuso
Voltar ao Topo
tiagofribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2013
Brasil
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagofribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 12:00
Originalmente postado por JMTB JMTB escreveu:


Caro colega, 
Ficou muito boa a sua bike. 
O que achou dela na trilha? Fiz uma conversão e não me arrependo.
A unica coisa que não gostei, quando vc pega um "bolo" muito grande de lama, o pneu trava. 

Cordialmente
Voltar ao Topo
hugomedeiros Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
Offline
Mensagens:1717
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 13:51
Alguém já colocou rodas 27.5 numa Rock Shox SID RLT 26? Sei que meu quadro comporta rodas 27.5, porém tenho duvidas quanto a suspensão.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 13:54
Originalmente postado por tiagofribeiro tiagofribeiro escreveu:


A unica coisa que não gostei, quando vc pega um "bolo" muito grande de lama, o pneu trava. 



É Tiago, esse pneu não ajuda, eu já usei ele no tamanho 26 e também empapuçava tudo, como eu usava com V-brake, tinha que parar a bike e tirar o excesso de lama para poder continuar a pedalar.

Sugiro que quando for trocar os pneus experimente o Schwalbe rocket ron 27,5 2.1. Acho que vai juntar menos lama.

Teu problema é pior na suspensão ou no triângulo traseiro?
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 8>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X