Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Acima de 120 rpm
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Acima de 120 rpm

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 23:16
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:


No rolo solto voce faz isto quando consegue manter um giro alto no pedivela e produzindo um movimento e torque constante na roda, o que é percebido no ruido que o rolo faz: deve ser um zumbido constante. Galopar no selim é falta de souplesse.


Eu treino a semana inteira no rolo e vou às estradas no fim de semana. Uma vantagem do rolo fixo é que você fica despreocupado com o equilíbrio e, por isso, você pode se observar melhor (pedalada, posições, etc), principalmente se vc praticar em frente a um espelho. Quando comecei a usar o rolo, intuitivamente eu fui "brincando" com o ruido até que comecei a estabelecer um padrão sonoro resultante de uma pedalada - "digamos" - perfeita (ou próxima disso). Acredito já estar colhendo bons resultados com essa brincadeira. Domingo passado eu fiz 50 K-zinhos. Fui até o Hopi-Hari e voltei. Na volta, dá-le subida na Bandeirantes! rsrs... Tem uma lá que é cumpriiiiiida e bem inclinadinha, mas não chega a ser rampa não, longe disso. Olhei para ela e pensei "vou embalar e tentar manter um bom giro até onde eu aguentar". rsrs... Girei bem até quase a metade do subidão (80 a 90 rpm; pra mim, iniciante, é bastante numa subida) usando uma relação leve, mas nem tanto pq eu queria velocidade tbm. E depois o rendimento foi caindo. Consegui manter a velocidade inicial de 23 km/h durante um bom trecho e depois foi caindo até que mantive legal em 20 km/h e depois não teve jeito..Deadrsrs.. Foi caiiindo mesmo...rs.. Haja perna! O coração chegou a 199 bpm e quase saiu pela boca procurando a caramanhola. rsrsrs... Haja coração! rs... Mas com isso eu consegui "abocanhar" um bom trajeto em pouco tempo. Eu sou magro e minha musculatura não é volumosa. Então o jeito é apelar para um alto giro. Vou começar a priorizar esse tipo de treino e começar a encarar muitas subidas para desenvolver musculatura e força.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 12:14
Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Eu treino a semana inteira no rolo e vou às estradas no fim de semana. Uma vantagem do rolo fixo é que você fica despreocupado com o equilíbrio e, por isso, você pode se observar melhor (pedalada, posições, etc), principalmente se vc praticar em frente a um espelho. Quando comecei a usar o rolo, intuitivamente eu fui "brincando" com o ruido até que comecei a estabelecer um padrão sonoro resultante de uma pedalada - "digamos" - perfeita (ou próxima disso). Acredito já estar colhendo bons resultados com essa brincadeira. Domingo passado eu fiz 50 K-zinhos. Fui até o Hopi-Hari e voltei. Na volta, dá-le subida na Bandeirantes! rsrs... Tem uma lá que é cumpriiiiiida e bem inclinadinha, mas não chega a ser rampa não, longe disso. Olhei para ela e pensei "vou embalar e tentar manter um bom giro até onde eu aguentar". rsrs... Girei bem até quase a metade do subidão (80 a 90 rpm; pra mim, iniciante, é bastante numa subida) usando uma relação leve, mas nem tanto pq eu queria velocidade tbm. E depois o rendimento foi caindo. Consegui manter a velocidade inicial de 23 km/h durante um bom trecho e depois foi caindo até que mantive legal em 20 km/h e depois não teve jeito..Deadrsrs.. Foi caiiindo mesmo...rs.. Haja perna! O coração chegou a 199 bpm e quase saiu pela boca procurando a caramanhola. rsrsrs... Haja coração! rs... Mas com isso eu consegui "abocanhar" um bom trajeto em pouco tempo. Eu sou magro e minha musculatura não é volumosa. Então o jeito é apelar para um alto giro. Vou começar a priorizar esse tipo de treino e começar a encarar muitas subidas para desenvolver musculatura e força.



Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:15
Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:17
Isso sempre vai ser uma discussão interminável. Não há uma regra rígida do que é correto ou não. Cada organismo trabalha menor de uma maneira, embora, é óbvio que cadências muito baixas com marchas pesadas sejam prejudiciais à musculatura. No entanto, quando se trata de padrões, digamos, normais, não há como dizer que um cara que escala a 100, 110 rpm está fazendo mais correto do que outro que escala a 90, 95 rpm, mas com uma marcha mais pesada. A musculatura e a geração de potência na pedalada influenciam muito de indivíduo para indivíduo.
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:18
Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?

Campinas. Sábado vou descer a Anhaguera até Jundiai e voltar pela Band. Quiser marcar algo. Abs
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:24
Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Xis, você é de onde? Vou pegar a Band (sentido Jundiai/Campinas) no próximo sábado.

Dpinho, eu sou de Jundiaí. E você?

Campinas. Sábado vou descer a Anhaguera até Jundiai e voltar pela Band. Quiser marcar algo. Abs


Legal, Dpinho! Porém, vou pegar a estrada só no domingo. Sábado eu tenho compromisso. Eu moro próximo ao KM 50 da Anhanguera, logo alí onde a Anhanguera cruza com a Bandeirantes, próximo ao pesqueiro Lago dos Patos, próximo a Klabin. Eu comecei no ciclismo a pouco tempo, ainda sou pangaré! LOL Meu ritmo não é lá essas coisas, mas dá para brincar. Se isso não for nenhum encomodo para você, podemos pedalar. Se não rolar neste sábado, quem sabe podemos marcar algo para outro fim de semana.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:46
Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Legal, Dpinho! Porém, vou pegar a estrada só no domingo. Sábado eu tenho compromisso. Eu moro próximo ao KM 50 da Anhanguera, logo alí onde a Anhanguera cruza com a Bandeirantes, próximo ao pesqueiro Lago dos Patos, próximo a Klabin. Eu comecei no ciclismo a pouco tempo, ainda sou pangaré! LOL Meu ritmo não é lá essas coisas, mas dá para brincar. Se isso não for nenhum encomodo para você, podemos pedalar. Se não rolar neste sábado, quem sabe podemos marcar algo para outro fim de semana.


Bora, incomodo algum. Também não sou lá estas coisas no pedal e não ganho a vida com bike, logo meu foco é o lazer. Quando quiser é só marcar. Manda MP. Tem Strava?
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 13:54
Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:


Bora, incomodo algum. Também não sou lá estas coisas no pedal e não ganho a vida com bike, logo meu foco é o lazer. Quando quiser é só marcar. Manda MP. Tem Strava?


Meu foco tbm é lazer, saúde, prazer, etc... Com certeza vamos pedalar juntos qualquer dia. Eu ainda não aderi ao Strava. Por enquanto, estou no Garmin Connect. Como tenho treinado mais em rolo, não teria muito o que colocar lá no Strava. Mas em breve eu vou migrar para lá, porque falam muito bem dessa ótima ferramenta. Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:01
Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?

Promocode que obtive aqui no forum, mas vou pagar este mês (vai expirar o code). Usa ele que é top, podemos marcar o pedal por lá tb.
Voltar ao Topo
West Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2012
Cotia - S Paulo
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar West Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:03
Originalmente postado por MarcosAlonso MarcosAlonso escreveu:

Isso sempre vai ser uma discussão interminável. Não há uma regra rígida do que é correto ou não. Cada organismo trabalha menor de uma maneira, embora, é óbvio que cadências muito baixas com marchas pesadas sejam prejudiciais à musculatura. No entanto, quando se trata de padrões, digamos, normais, não há como dizer que um cara que escala a 100, 110 rpm está fazendo mais correto do que outro que escala a 90, 95 rpm, mas com uma marcha mais pesada. A musculatura e a geração de potência na pedalada influenciam muito de indivíduo para indivíduo.
Eu já lí um pouco a respeito, mas estou longe de ter uma opinião formada.
 
O que ví foi um número cabalístico de 60 rpm como limite inferior para a pedalada ficar "redonda". Abaixo disso, o pedal ficaria "quadrado", e aí sim, passaria a prejudicar as articulações.
A questão dos músculos seria que, com o pedal "quadrado" vira academia de musculação, e não esporte aeróbico. Com muitas repetições passaria a acumular ácido lático e deixar a musculatura rígida.
 
Entre 60rpm e 100-110rpm, seria mais uma questão de preferência ou aptidão do ciclista : girar x fazer força. A sugestão de cadência a ser adotada acaba sempre caindo na média : 90 rpm
 
Procede?
 
[]'s
 
 
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:05
Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Originalmente postado por Xis-biker Xis-biker escreveu:


Curiosidade: vc paga o Strava ou usa o plano free?

Promocode que obtive aqui no forum, mas vou pagar este mês (vai expirar o code). Usa ele que é top, podemos marcar o pedal por lá tb.

Legal, Dpinho. Vou de promocode tbm para avaliar o serviço. Se for realmente bom como dizem (com certeza é) vou fechar um planinho lá. Obrigado!
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:17
Originalmente postado por West West escreveu:


Eu já lí um pouco a respeito, mas estou longe de ter uma opinião formada.
O que ví foi um número cabalístico de 60 rpm como limite inferior para a pedalada ficar "redonda". Abaixo disso, o pedal ficaria "quadrado", e aí sim, passaria a prejudicar as articulações.
A questão dos músculos seria que, com o pedal "quadrado" vira academia de musculação, e não esporte aeróbico. Com muitas repetições passaria a acumular ácido lático e deixar a musculatura rígida. Entre 60rpm e 100-110rpm, seria mais uma questão de preferência ou aptidão do ciclista : girar x fazer força. A sugestão de cadência a ser adotada acaba sempre caindo na média : 90 rpm
Procede? []'s
 


Hmmm... Parece fazer sentido sim. Inclusive, esse lance de fazer academia no período de "base" é interessante. Mas, mais interessante do que isso, é fazer academia na própria bicicleta (especifico), pedalando em subidas, vizando acumular fibra muscular branca, que é a tipo II, própria para atividades que requerem muita força e explosão muscular. Os ciclistas de pista, boa parte deles tem musculos bastante volumosos para aguentarem os sprints. Já os ciclistas de estrada (fundistas) são mais leves e não tão fortes, mas possuem excelente resistência física (muita fibra muscular vermelha, tipo I). O mesmo pode ser notado em corredores de rua e corredores de pista no atletismo. É lógico que existem variáveis, mas em termos gerais, podemos dizer que o ideial é construir um mix dessas duas fibras, vizando estar preparado para as várias situações de um circuito. Faço a mesma pergunta: Procede?!
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 16:46
Eu não sei Xis-biker, mas este lance de fibras não sei se você consegue construir, acho que é meio genético. Em um tópico que não me lembro o Clythio explicou algo que ele leu uma certa vez sobre isto.
Uma coisa que posso afirmar é que o biotipo influência muito, eu sou magro/leve e alto, ando razoavelmente forte em subidas, porém em planos sofro mais; já ao contrário de alguns colegas que andam forte no plano e quando a coisa empina sofrem mais.

O lance da cadência acaba ficando particular, porém se você conseguir imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada conseguirá ter um ganho no final de quem anda mais travado. Pelo menos eu andei constatando isto, em uns treinos que fiz.
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 17:20
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Eu não sei Xis-biker, mas este lance de fibras não sei se você consegue construir, acho que é meio genético. Em um tópico que não me lembro o Clythio explicou algo que ele leu uma certa vez sobre isto.
Uma coisa que posso afirmar é que o biotipo influência muito, eu sou magro/leve e alto, ando razoavelmente forte em subidas, porém em planos sofro mais; já ao contrário de alguns colegas que andam forte no plano e quando a coisa empina sofrem mais.

O lance da cadência acaba ficando particular, porém se você conseguir imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada conseguirá ter um ganho no final de quem anda mais travado. Pelo menos eu andei constatando isto, em uns treinos que fiz.


Concordo, Marcoleite. Certa vez, meu cunhado (ele é preparador físico em atletismo) disse que o biotipo é algo que influencia muito mesmo. Ele disse que é possível fazer um trabalho para ganhar tais fibras, porém não é possível fazer milagre. Chega uma hora que o corpo não produz mais ou os ganhos passam a ser imperceptíveis. Mas eu quis dizer nesse sentido mesmo, de conseguir construir essas fibras dentro dos limites do corpo do indivíduo. E sobre a cadência, tbm acabo achando que é algo bem particular e que essa relação de imprimir uma cadência maior em uma marcha mais pesada dá um up legal no pedal. O L. Armstrong tem esse estilo. Enfim, esse assunto é interessantíssimo e dá pano pra manga... LOL Vou procurar o que o Clythio disse a respeito. Obrigado.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
CoxasDeTrovao Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Mar 2012
ITU-SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 17:43
meu amigo pare de ler essas besteiras e vai treinar (RODAR) ... esquece essas ladainha de bike fit, fastpedal, potencia, etc e tal...

O negocio é treinar e treinar.. que tu melhora... ler besteira demais só vai desviar tua atenção e fazer vc gastar muita grana sem precisão..

Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. 

Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 18:23
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é..

Meio nada a ver esse argumento hein.... enfim....
É lógico que treinar é fundamental. Mas, daí a dizer que conhecimento técnico científico é supérfluo é pura besteira.
Treinando se conseguem "coxas de trovão" ... hahahah
não resisti
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 19:18
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:


O negocio é treinar e treinar..


Discordo!

Jan Ullrich era mais forte que Lance e subia as montanhas em uma cadencia de 70/80. Lance o derrotou com com APENAS 110 rpm escalando no TFrance. Se ele só treinasse e treinasse...

Quer fazer força sem PENSAR? o CEASA está contratando!
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 20:24
Calma dpinho! O cara tem coxas de trovão! huahuahuahua

agora, falando sério: o cara define bike fit como "ladainha"..... falar o que?
Depois que fica com uma lesão séria por postura/regulagem incorreta ai vai ver a ladainha....


Editado por MarcosAlonso - 29 Mar 2012 as 20:26
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 20:46
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

meu amigo pare de ler essas besteiras e vai treinar (RODAR) ... esquece essas ladainha de bike fit, fastpedal, potencia, etc e tal...

O negocio é treinar e treinar.. que tu melhora... ler besteira demais só vai desviar tua atenção e fazer vc gastar muita grana sem precisão..

Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. 



Apesar de ter falado muita besteira, mas muita mesmo.... o lance de gastar muita grana sem precisão é mais ou menos certo. As vezes nos atemos demasiadamente a novidades tecnolõgicas, quando, na verdade, esquecemos que , há algum tempo atrás, os caras do pro-tour nem conheciam (modo de falar) carbono, potência, GPS com 1001 funções, etc. Hoje se o GPS n tá carregado, se o unico uniforme disponivel é o sem forro anti-higiênico vc fica até pensando se vai mesmo ou não...


Editado por FelipeSantos - 29 Mar 2012 as 20:47
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 21:01
Originalmente postado por FelipeSantos FelipeSantos escreveu:

Apesar de ter falado muita besteira, mas muita mesmo.... o lance de gastar muita grana sem precisão é mais ou menos certo. As vezes nos atemos demasiadamente a novidades tecnolõgicas, quando, na verdade, esquecemos que , há algum tempo atrás, os caras do pro-tour nem conheciam (modo de falar) carbono, potência, GPS com 1001 funções, etc. Hoje se o GPS n tá carregado, se o unico uniforme disponivel é o sem forro anti-higiênico vc fica até pensando se vai mesmo ou não...

Concordo com isso também. Somos meros mortais, não ciclistas profissionais. Nosso meio de vida não é o ciclismo. Não dá pra ficar gastando dinheiro a torto e a direito em tecnologia/suplementos/ equipamentos que supostamente melhoram desempenho e blá blá blá...
aí concordo em gênero e grau.

Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 21:04
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

meu amigo pare de ler essas besteiras e vai treinar (RODAR) ... esquece essas ladainha de bike fit, fastpedal, potencia, etc e tal...

O negocio é treinar e treinar.. que tu melhora... ler besteira demais só vai desviar tua atenção e fazer vc gastar muita grana sem precisão..

Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. 


Você deve ser um daqueles caras que anda forte, mais forte e mais forte ainda e não evolui nada. Esse seu post é totalmente inútil.

"Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. "

E também um daqueles que só treina terça, quinta e domingo sempre com os amigos e cria desse treino uma competição para ver quem sobra por último. Treinando como sobrar. E não para melhorar o desempenho. Repito a dizer: Totalmente inútil seu post.





Editado por Aristóbulo - 29 Mar 2012 as 21:05
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 21:26
Pelas barbas do profeta! Quando eu crescer, quero ter coxas de trovão, mas antes, preciso esquecer essa ladainha de bike fit (aí minha coluna!Ouch), esquecer fast pedal (vou andar em slow motion na subida fazendo força pra daná!Ouch), esquecer potência (vou deixá-la para os cavalosOuch), etc e tal...
Coxas de Trovão, fala sério. Você postou essa mensagem só para zuar, né? Se você queria chamar a atenção de todos, conseguiu. Clap Uma pessoa que quer ser levada a sério não faria isso que vc fez. Só pode ser brincadeira... Confused
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
CoxasDeTrovao Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Mar 2012
ITU-SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:17
Eita que povo sensivel meus deus... 

Jah sei que se frequentassem minha turma não iriam ter nervos nem pra subir numa bike... kkk

O que quero dizer alguns entenderam acima.. somos meros praticantes do esporte.. isso é hobby.. só que tem nego que viaja que é profissional e quer fazer tudo que ve por ai... 

Graças a deus ando bem... e a maioria do povo que conheço que anda muito mais que eu... nao tem a minima ideia de metade dessa conversa ai... rsrs... sao brutos, principalmente quando se trata de pedalar. ;)

Qndo falo de bike fit, tou falando do cara gastar 300 conto.. quando basta umas ajustadas basicas e já resolve o problema... Mas nao, o cara quer ser profissional.. tem que fazer o ajuste milimetrico com ressonancia magnetica se nao nao serve..... rsrs

Não quis chamar a atenção de ninguem... sou nao tenho paciencia pra adular marmanjo... comigo o sistema é bruto. 


Voltar ao Topo
CoxasDeTrovao Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Mar 2012
ITU-SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:23
Originalmente postado por Aristóbulo Aristóbulo escreveu:

Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

meu amigo pare de ler essas besteiras e vai treinar (RODAR) ... esquece essas ladainha de bike fit, fastpedal, potencia, etc e tal...

O negocio é treinar e treinar.. que tu melhora... ler besteira demais só vai desviar tua atenção e fazer vc gastar muita grana sem precisão..

Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. 


Você deve ser um daqueles caras que anda forte, mais forte e mais forte ainda e não evolui nada. Esse seu post é totalmente inútil.

"Encontra um grupo rápido e segue atrás... quanto mais o cara fala dessas besteiras tecno-cientificas mais roda presa ele é.. "

E também um daqueles que só treina terça, quinta e domingo sempre com os amigos e cria desse treino uma competição para ver quem sobra por último. Treinando como sobrar. E não para melhorar o desempenho. Repito a dizer: Totalmente inútil seu post.




Terça, Quinta, Sabado e Domingo!! So na porrada mesmo.. rsrsrs. Anaerobico rox. O treino não é como sobrar, mas como fazer os outros sobrar...

Nem medidor de velocidade uso... quando quero saber se estou rapido.. basta olhar se tem alguem me acompanhando.. enquanto tiver.. quer dizer que tou devagar.. 



Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:30
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:


Terça, Quinta, Sabado e Domingo!! So na porrada mesmo.. rsrsrs. Anaerobico rox. O treino não é como sobrar, mas como fazer os outros sobrar...

Nem medidor de velocidade uso... quando quero saber se estou rapido.. basta olhar se tem alguem me acompanhando.. enquanto tiver.. quer dizer que tou devagar.. 


Pra saber o quão você é rápido é só dar o resultado do último brasileiro que você correu..Confused
Voltar ao Topo
CoxasDeTrovao Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Mar 2012
ITU-SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:35
Brasileiro?? Homem eu uso ciclismo pra me divertir.... brasileiro? essa é boa kkkkk
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:42
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

Brasileiro?? Homem eu uso ciclismo pra me divertir.... brasileiro? essa é boa kkkkk

Então não fale besteira pra quem quer levar o ciclismo a sério. E cuidado pros tiozinhos de barra forte não te passarem!!!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:56
Tubarão Legal trocou de nome. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
CoxasDeTrovao Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Mar 2012
ITU-SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CoxasDeTrovao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 23:08
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

Brasileiro?? Homem eu uso ciclismo pra me divertir.... brasileiro? essa é boa kkkkk

Então não fale besteira pra quem quer levar o ciclismo a sério. E cuidado pros tiozinhos de barra forte não te passarem!!!

Pra andar bem no ciclismo voce so precisa de uma coisa jovem, treinar muito. Qualquer um vai andar bem.  Isso a nivel amador. A nivel pro, ai é treinar muito e se dopar muito. Nao tem segredo. 

E se voce achar alguem que ta andando mais que voce.. nao eh porque ele seguiu toda essa baboseira que voce usa como verdade absoluta... ele so treinou mais que voce. Ou de outra forma, perdeu mais tempo que voce. 

A questao é, quanto tempo voce ta disposto a perder na sua vida pra ganhar uns "trofeuzinhos" que futuramente irão pro lixo.. rsrs... Ou vai dizer que ainda tem as medalhas que ganhou na escola?  

Quer andar bem... treine muito e participe do maximo de provas que conseguir. Claro.. pelo menos duas vezes na semana treine forte.. o resto mais leve... feito isso meu fi... eh so esperar que vai ficar forte... 


Eu mesmo tou fora dessa besteirada toda.. Treino pra me divertir e fazer os amigos sofrer, vez ou outra participo de uma prova.. mas claro.. na diversao... afinal tenho familia e profissao em primeiro lugar. 

Mas querer empurrar pra mim que toda essa besteirada é necessária pra levar o ciclismo a sério ou andar forte... ai é demais pra mim ô campeao! kkkk
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 23:27
Você gosta muito de rir e falar merda. Treinar em modo anaeróbico sempre? Você tá fazendo a mesma merda que eu tava fazendo até 3 semanas atrás. Quando criei um tópico falando sobre isso e a galera recomendou uns negócios aí e eu estou seguindo. O motivo não é querer ser o profissional e sim alcançar o desempenho máximo.

Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

[QUOTE=ARuzik] [QUOTE=CoxasDeTrovao]

Pra andar bem no ciclismo voce so precisa de uma coisa jovem, treinar muito. Qualquer um vai andar bem.  Isso a nivel amador. A nivel pro, ai é treinar muito e se dopar muito. Nao tem segredo. 

E se voce achar alguem que ta andando mais que voce.. nao eh porque ele seguiu toda essa baboseira que voce usa como verdade absoluta... ele so treinou mais que voce. Ou de outra forma, perdeu mais tempo que voce. 

A questao é, quanto tempo voce ta disposto a perder na sua vida pra ganhar uns "trofeuzinhos" que futuramente irão pro lixo.. rsrs... Ou vai dizer que ainda tem as medalhas que ganhou na escola?  

Quer andar bem... treine muito e participe do maximo de provas que conseguir. Claro.. pelo menos duas vezes na semana treine forte.. o resto mais leve... feito isso meu fi... eh so esperar que vai ficar forte... 

Eu mesmo tou fora dessa besteirada toda.. Treino pra me divertir e fazer os amigos sofrer, vez ou outra participo de uma prova.. mas claro.. na diversao... afinal tenho familia e profissao em primeiro lugar. 

Mas querer empurrar pra mim que toda essa besteirada é necessária pra levar o ciclismo a sério ou andar forte... ai é demais pra mim ô campeao! kkkk

Sobre o seu assunto de "ele perdeu  mais tempo que você", vou deixar uma frase do Clythio pra você: "...Treino é qualidade e intensidade não quantidade". Se você achar que é perda de tempo da vida os treinos, se fosse você parava de vez, você não gosta de ciclismo.

Do quê adianta treinar muito se está treinando de maneira errada? O corpo se adapta ao estresse mas você vai levar mais tempo pra isso.



Editado por Aristóbulo - 29 Mar 2012 as 23:35
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 01:00
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Tubarão Legal trocou de nome. 

Cebo é fod(a)....Tubarão voltou DeadDeadDeadDead.
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 01:15
Voltando ao tópico...
Minhas "coxas de garoa" já conseguem manter 115 sem "pipocar" no selim.
Não realizei nenhum ajuste na bike, pois acreditava ser falha mecânica.
Lógico que não está perfeita, mas já melhorou BEM.

Grato a todos pelas dicas! Vou continuar treinando esse lance de vórtice de vento no pedivela.
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 01:44
que coisa não?
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 02:08
Por favor, leiam o tópico inteiro. Tem muita informação lá.

Abs.

Pedro

Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 02:56
Tubarão legal voltou... Seja bem vindo outra vez...
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 02:58
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

Tubarão legal voltou... Seja bem vindo outra vez...

Esse é pior, da pau no amigos que andam de barra forte e ainda se acha o máximo.
Tomara que ele ande na contra mão...Evil Smile
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 05:53
Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

Originalmente postado por CoxasDeTrovao CoxasDeTrovao escreveu:

Brasileiro?? Homem eu uso ciclismo pra me divertir.... brasileiro? essa é boa kkkkk

Então não fale besteira pra quem quer levar o ciclismo a sério. E cuidado pros tiozinhos de barra forte não te passarem!!!

Pra andar bem no ciclismo voce so precisa de uma coisa jovem, treinar muito. Qualquer um vai andar bem.  Isso a nivel amador. A nivel pro, ai é treinar muito e se dopar muito. Nao tem segredo. 

E se voce achar alguem que ta andando mais que voce.. nao eh porque ele seguiu toda essa baboseira que voce usa como verdade absoluta... ele so treinou mais que voce. Ou de outra forma, perdeu mais tempo que voce. 

A questao é, quanto tempo voce ta disposto a perder na sua vida pra ganhar uns "trofeuzinhos" que futuramente irão pro lixo.. rsrs... Ou vai dizer que ainda tem as medalhas que ganhou na escola?  

Quer andar bem... treine muito e participe do maximo de provas que conseguir. Claro.. pelo menos duas vezes na semana treine forte.. o resto mais leve... feito isso meu fi... eh so esperar que vai ficar forte... 


Eu mesmo tou fora dessa besteirada toda.. Treino pra me divertir e fazer os amigos sofrer, vez ou outra participo de uma prova.. mas claro.. na diversao... afinal tenho familia e profissao em primeiro lugar. 

Mas querer empurrar pra mim que toda essa besteirada é necessária pra levar o ciclismo a sério ou andar forte... ai é demais pra mim ô campeao! kkkk


O que faz o ciclismo de estrada ser interessante é o fato de um cara teoricamente mais fraco derrotar um adversário teoricamente mais forte só na base da estratégia e de uma técnica superior. Se fosse só uma questão de força, era só pegar o cara mais bombado ou mais treinado que ele iria sempre ficar na frente. 

Talvez em um nível iniciante seja isso mesmo, pedalar mais e mais forte, mas depois de uma certa etapa, andando com caras que estão em um nível parecido com o seu, você começa a perceber que a técnica é muito importante, tanto para andar mais rápido como para terminar bem e não destruir o seu corpo.

Nesse último final de semana, aprendi mais uma lição. Em uma prova de longa distância de 200km cometi dois erros básicos. Dormi pouco e não prestei atenção no selim, que estava muito velho e ligeiramente mal posicionado. Aos 100km rodados, estava caindo de sono e com uma dor na bunda que não deixava eu pedalar direito. Sobrei feio e um amigo meu que pedala no mesmo nível que eu chegou quase 2 horas na minha frente.

Está cheio de gente que não consegue pedalar mais forte porque sente umas dores agudas no joelho por pedalar travado demais, que sofre lesão por não se aquecer direito, que sente dores insuportáveis na mão por 2 centímetros  na regulagem do guidão, além de não render como deveria por treinar demais e não dar dias de repouso suficientes. Se você quer andar forte e bem por muitos kms e por muito tempo, tem que saber essas coisas ou então sempre vai ser passado por pessoas que estão melhor preparados que vocêWink
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Fernando_BRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 12:21


Uploaded with ImageShack.us
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 13:15
Originalmente postado por PAF PAF escreveu:

Por favor, leiam o tópico inteiro. Tem muita informação lá.

Abs.

Pedro


Valeu, PAF.
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 13:20
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Nesse último final de semana, aprendi mais uma lição. Em uma prova de longa distância de 200km cometi dois erros básicos. Dormi pouco e não prestei atenção no selim, que estava muito velho e ligeiramente mal posicionado. Aos 100km rodados, estava caindo de sono e com uma dor na bunda que não deixava eu pedalar direito. Sobrei feio e um amigo meu que pedala no mesmo nível que eu chegou quase 2 horas na minha frente.

Está cheio de gente que não consegue pedalar mais forte porque sente umas dores agudas no joelho por pedalar travado demais, que sofre lesão por não se aquecer direito, que sente dores insuportáveis na mão por 2 centímetros  na regulagem do guidão, além de não render como deveria por treinar demais e não dar dias de repouso suficientes. Se você quer andar forte e bem por muitos kms e por muito tempo, tem que saber essas coisas ou então sempre vai ser passado por pessoas que estão melhor preparados que vocêWink


Poneis, eu lhe agradeço por dividir sua experiência. Indo assim, observando seus erros e acertos, você irá longe e com saúde! E vai, a médio-longo prazo, conseguir "verdadeiras" coxas de trovão. Muuuito bom, rapaz! Valeu a experiência! Clap
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X