Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - segurança : guidao carbono vs aluminio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


segurança : guidao carbono vs aluminio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: segurança : guidao carbono vs aluminio
    Postado: 23 Fev 2012 as 15:02
oi galera , o que vcs me falao sobre guidao em relaçao a segurança (quebra , rigidez etc .) passem suas experiencias , ou informaçoes ,vcs uzariam aluminio por que ?, carbono por que ?.
spex
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 15:06
Cara, esse é um dos únicos pontos nos quais alumínio e carbono são completamente equivalentes: segurança!

Você pode escolher A ou B por diversos motivos, dentre os quais preço, peso, design, etc, mas em relação a segurança em si, no sentido de falhar em uso, diria que ambos te atenderão, sem quaisquer problemas! Se sua preocupação for só essa, pode desencanar!
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 18:00
excelente pergunta, postem ai pessoal.....
" Sofrimento e passageiro, desistir e para sempre"
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 20:31
Não vejo muito sentido em usar guidão de carbono. Custa muito caro, não é mais leve que um bom guidão de alumínio, duvido que seja mais rígido também, tem que ter muito cuidado com o aperto dos parafusos (mesa e manetes) e quebra. Não tem como não dizer que não quebra, é só procurar que encontra quem já quebrou guidão de carbono, xing ling ou FSA, Deda em uso normal.

As características que ao meu ver são superiores no carbono seriam o conforto, embora tenha lugares melhores para se ganhar nisso; aerodinâmica, no caso de contra relógio; e estética (principalmente no caso dos integrados com a mesa), mas aí eu prefiro escolher pelo custo e segurança.

Pode procurar nas fotos do Pro Tour que vai encontrar quem usa guidão de alumínio, mesmo tendo a disposição um guidão de carbono. Claro, tem muitos que usam o de carbono, mas sempre é bom lembrar que existe imposição de patrocinadores.

Eu dei preferência por um conjunto de mesa e guidão top de alumínio, leve, rígido e que custou menos que só o guidão de carbono.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 21:41
Sprinter não usa carbono em guidom nem avanço.
Você cai, alumínio ainda pode empenar e sobreviver para ir para casa. Carbono quebra.
Não há ganho de peso se comparado aos guidons pro de alu.

Mas é mais bonitinho, e símbolo de status - entendendo status como tudo aquilo que você não precisa, mas compra com dinheiro que não tem, para mostrar para gente de quem você não gosta..  Smile
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 22:34
Apenas para complementar, existem uns guidões de pista que são de carbono integrados com a mesa. Esses sim devem ser muito rígidos (tem que ser, se não o Chris Hoy não usaria), porém é bem perceptível que a seção desses guidões são bem maiores que o de estrada. Não sabemos a espessura, que deve ser maior também. Com certeza devem pesar mais que o de estrada, já que na pista isso não importa muito.



De qualquer forma, o bom e velho aço não foi abandonado.

Voltar ao Topo
rafaqs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Vitória - ES
Offline
Mensagens:924
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaqs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 23:43
Acho pode depender muito da qualidade, já vi martelarem um anel de carbono Easton90 e nada acontecer. Já o alumínio virou uma moeda!
Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 08:15
Eu uso guidao de carbono desde 2006. Como tenho feito pedais mais longos, acima de 200km, queria melhorar o conforto na bike.
 
Estou muito satisfeito com o guidao PRO Vibe. Ainda tenho outras bikes com guidao de aluminio (Ritchey PRO, 3ttt Forma e Pro PLT) que uso para deslocametos menores, mas a diferenca é nítida aos meus olhos.
 
Minha opiniao sobre seguranca é que nao depende apenas dos guidao mas do uso, instalacao e manutencao corretos. Independente do material:
 
- Sempre use torquimetro para a instalacao. Limite de torque e montagem adequada sao items críticos para qualquer material, mas fibra de carbono é mais sensível.
 
- Troque a fita periodicamente e sempre verifique o estado do guidao sob a mesma e na área de contato com o suporte de guidao, que deve estar livre de corrosao, marcas ou riscos profundos.
 
- Em caso de acidente, pare de usar a peca. Se nao for possível avaliar o dano com técnica adequada, descarte.
 
- Em linhas gerais, Aluminio tem limite de vida em fadiga menor que fibra de carbono ou aco, mas isto é muito difícil de avaliar. O único meio de se precaver é trocar após uso intensivo (duas temporadas em competicao?). Alguns fabricantes determinam o tempo de vida. Mas um guidao nao é igual a outro. Há fabricantes que até usam tratamentos especiais como shot peening para melhorar a vida em fadiga do aluminio. Fadiga nao é um problema crítico em fibra de carbono.


Editado por corredor_x - 24 Fev 2012 as 10:00
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 10:56
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Eu dei preferência por um conjunto de mesa e guidão top de alumínio, leve, rígido e que custou menos que só o guidão de carbono.

2X

Esta foi minha linha de pensamento também.

Eu uso mesa e guidão Deda, tudo alumínio, minha mesa por exemplo pesa 130 gramas. Ficou um conjunto leve e resistente, nunca tive problemas com conforto na bike. Penso o garfo trabalhar mais neste quesito que o guidão diretamente.
Voltar ao Topo
brunogurgel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2010
Goiania-GO
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunogurgel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 11:21
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Eu dei preferência por um conjunto de mesa e guidão top de alumínio, leve, rígido e que custou menos que só o guidão de carbono.


E qual seria a mesa e guidão de aluminio mais recomendada levando em consideração peso e segurança?

Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 12:19
Originalmente postado por brunogurgel brunogurgel escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Eu dei preferência por um conjunto de mesa e guidão top de alumínio, leve, rígido e que custou menos que só o guidão de carbono.


E qual seria a mesa e guidão de aluminio mais recomendada levando em consideração peso e segurança?

Eu, particularmente, confio nos bons e velhos Ritchey WCS.
Infelizmente, por não termos equipamentos apropriados para testes, o jeito é confiar nas marcas e tomando isso como base, na MINHA PERCEPÇÃO (E ESTATÍSTICA FEITA POR MIM MESMO), o índice de quebras da citada marca são menores.
Claro que eu já vi quebrados, mas bem menos do que os FSA, por exemplo....independente da causa da quebra (mau uso, instalação incorreta, fadiga de material, etc...)
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
mathamba_bsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2012
brasilia
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mathamba_bsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 13:35
Eu uso guidon integrado com mesa specialized s-works e até hoje não tive nenhum problema....
Voltar ao Topo
Pantani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2008
Nova Friburgo
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 17:37

Quebrei este aí em um tombo, depois disso fiquei com medo das pontas que ficam , se pega no corpo machuca Dead .Agora só aluminio Clap.




URL=http://imageshack.us/photo/my-images/822/guidon2i.jpg/][/URL]

Cannondale CAD9 SRAM RED 10V
EASTON EC90 AERO - peso total 6.820 Kg - com pedais
Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 17:46
Unhappy nossa !, nunca vi isso  ...é de se pensar
spex
Voltar ao Topo
papiba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 18:05
agora fico imaginando , um sprinter "pro" no final de uma etapa , trincando os dentes , fazendo a bike torcer para chegar em peimeiro tem que ter muuiitta confiança em seu material !, ai fico pensado no velho e bom aluminio .....mas é isso galera sao as experiencias que vcs tem a nos passar que nos ajuda ! valeu e continuem mandando seus post , esta sendo muito intereçante principalmente quem passou por situaçoes criticas , vale como experiencia para nos "novatos" 
spex
Voltar ao Topo
l_santista Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l_santista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 19:04
eu entendo o ponto sobre carbono ser status.. de fato nao eh tao grande a vantagem dele no peso e o preco eh bem maior (tao maior quanto maior a vantagem de peso).. ja vi discussao semelhante sobre trilhos de selim, e ai sim os ganhos em peso sao bem ridiculos.

mas penso um pouco diferente, de novo, quando levo em consideracao o conforto. alem do garfo, a unica peca q usei de carbono foi um canote. senti tanto a diferenca de conforto (a de peso era "grande", umas 120 gramas, mas eu sinto se tirarem o dobro disso de agua da minha garrafinha, entao o q eu sentia de melhora era o conforto mesmo).

em 2o lugar, apesar da foto acima assustar mesmo, eh mto dificil imaginar algo assim acontecer a nao ser q vc caia a uma velocidade respeitavel. eu ja cai (com uma bike q tava aprendendo) nada menos q 7 vezes, todas em velos mto baixas, e imagino q se cair em velo alta, a menor das preocupacoes sera ter um guidao quebrado (sim , os rachos pontiagudos assustam e podem cortar, mas eh mto dificil imaginar eles batendo em alguma parte vital). o meu ponto aqui nao eh discutir casos extremos, mas que quedas a velocidades mais altas nao acontecem toda semana, e ja q estou montando uma bike cujo quadro e garfo sao todos de carbono, pq nao pegar o guidao tb assim? vc escolhe seus componentes qdo monta uma bike top pensando q vai cair feio? nao.. isso pode acontecer? sim! mas nesse caso, mtas vezes uma bike toda rigida e pesada pode te dar serios problemas tb..

p.s., meio off topic, afinal nao eh guidao mais canote.. alguem ja viu um desses?
http://www.6kcycles.com/products/super-alloy-seatpost-27-2-mm

canote de aluminio mais leve q de carbono! vi no ebay esses dias, relativamente precinho em conta..
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 19:13
Originalmente postado por l_santista l_santista escreveu:

eu entendo o ponto sobre carbono ser status.. de fato nao eh tao grande a vantagem dele no peso e o preco eh bem maior (tao maior quanto maior a vantagem de peso).. ja vi discussao semelhante sobre trilhos de selim, e ai sim os ganhos em peso sao bem ridiculos.

mas penso um pouco diferente, de novo, quando levo em consideracao o conforto. alem do garfo, a unica peca q usei de carbono foi um canote. senti tanto a diferenca de conforto (a de peso era "grande", umas 120 gramas, mas eu sinto se tirarem o dobro disso de agua da minha garrafinha, entao o q eu sentia de melhora era o conforto mesmo).

em 2o lugar, apesar da foto acima assustar mesmo, eh mto dificil imaginar algo assim acontecer a nao ser q vc caia a uma velocidade respeitavel. eu ja cai (com uma bike q tava aprendendo) nada menos q 7 vezes, todas em velos mto baixas, e imagino q se cair em velo alta, a menor das preocupacoes sera ter um guidao quebrado (sim , os rachos pontiagudos assustam e podem cortar, mas eh mto dificil imaginar eles batendo em alguma parte vital). o meu ponto aqui nao eh discutir casos extremos, mas que quedas a velocidades mais altas nao acontecem toda semana, e ja q estou montando uma bike cujo quadro e garfo sao todos de carbono, pq nao pegar o guidao tb assim? vc escolhe seus componentes qdo monta uma bike top pensando q vai cair feio? nao.. isso pode acontecer? sim! mas nesse caso, mtas vezes uma bike toda rigida e pesada pode te dar serios problemas tb..

p.s., meio off topic, afinal nao eh guidao mais canote.. alguem ja viu um desses?
http://www.6kcycles.com/products/super-alloy-seatpost-27-2-mm

canote de aluminio mais leve q de carbono! vi no ebay esses dias, relativamente precinho em conta..
Alumínio mais leve que carbono =  KCNC.... fácil de encontrar....
 
Cara... sabe o que prova que o alumínio é REALMENTE mais resistente do que o carbono?
As bikes usadas nas etapas que envolvem "cobbles" (paralelepípedos) lá pros lados da "zoropa"......
Fiz questão de reparar ano passado quando elas iam passar nos famosos "cobbles". Todo mundo com mesa, guidão e canote de alumínio! Simples assim.....


Editado por Psylo - 24 Fev 2012 as 19:28
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 19:17
Olha I_santista, não precisa estar muito rápido não viu. Colega meu de de mtb caiu devagar (18 km/h aprox.) e quebrou um guidão de alumínio. Tá certo que era um KCNC, mas quebrou entre o rpid fire e a manopla. Acho que vai muito do jeito que cai e da qualidade da peça.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 19:30
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Tá certo que era um KCNC, mas quebrou entre o rpid fire e a manopla. Acho que vai muito do jeito que cai e da qualidade da peça.


KCNC eu não uso nem a pau, cansei de ver relatos de quebra desses componentes. E tem outro fator aí, indicado pelo local da quebra. Muitas vezes é utilizado torque excessivo no aperto de manetes, stis ou da própria mesa e o alumínio (ou outro material) acaba fragilizado.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 19:34
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

 
Cara... sabe o que prova que o alumínio é REALMENTE mais resistente do que o carbono?
As bikes usadas nas etapas que envolvem "cobbles" (paralelepípedos) lá pros lados da "zoropa"......
Fiz questão de reparar ano passado quando elas iam passar nos famosos "cobbles". Todo mundo com mesa, guidão e canote de alumínio! Simples assim.....


Nao serve como argumento desde que o Hincapie tomou aquele rola por conta do steerer de aluminio.

Aluminio nao é mais forte que carbono.
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 21:13
Originalmente postado por brunogurgel brunogurgel escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Eu dei preferência por um conjunto de mesa e guidão top de alumínio, leve, rígido e que custou menos que só o guidão de carbono.


E qual seria a mesa e guidão de aluminio mais recomendada levando em consideração peso e segurança?



Eu penso que a maioria das marcas de guidão de alumínio sejam confiáveis, imagino que seja muito mais fácil trabalhar com um material homogêneo como o alumínio do que com um compósito como o carbono. Excluiria a KCNC (por ter um apelo muito grande pelo baixo peso e isso demanda certos cuidados) e as marcas de procedência duvidosa. Eu confiaria em guidões bem baratos como Zoom e Aerotech.

Na questão do peso, de cabeça vem o Deda (Zero ou até mesmo o Newton) e o Ritchey WCS. O 3T Ergonova eu acho bacana, mas o peso declarado no site é meio alto. A FSA infelizmente não faz mais um guidão top de alumínio. A ITM anda meio caída, antigamente tinha um clássico que se chamava Millenium.

De modo geral, os guidões top em alumínio são feitos de liga da série 7000 e com tubos de tripla espessura.
Voltar ao Topo
l_santista Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l_santista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 21:45
nao descordo q via de regra aluminio eh realmebnte mais resistente.. mas o caso do teu amigo q quebrou o guidao de aluminio a so 18 or hora ilustra exatamente o q eu quis dizer: qdo vc escolhe os componentes, nao o faz esperando q va cair , e de q forma vai cair, e onde vai quebrar, e se vai apertar demais o parafuso ou nao etc.. vc compra esperando fazer tudo certo, e q de tudo certo..
so continuarei batendo na tecla que carbono nos componentes nao eh so estetica ou status quando minha experiencia (quase nula eh verdade) de um canote de carbono top no lugar de outro de aluminio mto bom tb provou q o conforto eh outro nivel tb.. eh nisso q to preocupado, e claro, no peso, apesar disso ser mto menos importante pra mim..
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 21:49
Um bom guidão de carbono é mais leve, absorve mais vibrações etc. O problema é que, depois dum tombo, vc nunca vai saber a real condição dele, a menos que tire a fita pra inspecionar.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 22:13
O problema é que o guidão de carbono não quebra só quando cai. Eu já vi alguns casos de quebra em uso. Não sei se por culpa do guidão ou da pessoa que não seguiu recomendações do tipo do que o Corredor X falou.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 22:15
Peso entre 86 e 90 kg, e sprinto a 1300w, umas 6 vezes a potencia que uso para rodar a 33 por hora no plano, ou para andar no pelote do Jockey de roda a 45 de média.
6 vezes a potencia de rolagem = umas 20 vezes a força que se faz sobre o guidom rodando em estrada - a coisa torce mesmo.

Uso componentes muito leves na frente, há uns 5 anos.
Avanço Deda Newton que tem magnério na liga, com parafusos de inox.
Guidom Deda Newton Pro Shallow 44 c-c (poucos pros, e quase nenhum sprinter, usam o tal "desanatômico" tão em moda), pesa pouco mais de 200g e é rígido, confiável, etc.

Uma coisa recomendável é usar canote e guidom da mesma marca/linha - as eventuais diferenças e tolerâncias de medidas, que podem resultar em tensões indesejáveis na conexão, seriam, dessa forma, menos prováveis, ou até mesmo evitadas, se os componentes tiverem qualidade.


Editado por Clythio - 24 Fev 2012 as 22:44
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2012 as 22:26
 Pelo o que sei, a maioria dos sprinters preferem guidon de alumínio. Deve ter alguma razão para isso, ou não?





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 00:45
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

O problema é que o guidão de carbono não quebra só quando cai. Eu já vi alguns casos de quebra em uso. Não sei se por culpa do guidão ou da pessoa que não seguiu recomendações do tipo do que o Corredor X falou.

Esse é o meu maior medo... Imagina, cair de peito ou de queixo sobre a mesa da bike... PQP
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 12:58
Concordo plenamente com o I_santista que não tem que se comprar uma bike ou suas peças pensando em quedas! Muito menos ficar com previsões catastróficas de que se cair e uma peça ficar com pontas, ela possa perfurar alguma parte do corpo e por aí afora!
Outra questão é que não vais ter uma resposta definitiva do que é melhor, se um guidon de carbono ou de alumínio. Isso depende de quais os pontos são mais relevantes para ti (preço, conforto, resistência à fadiga, resistência a impactos, preço de revenda, estética, a opinião da tua namorada LOL,etc).
Eu particularmente gosto muito dos componentes de carbono, inclusive fabrico algumas coisinhas com o material. Mas se me perguntares que mesa e guidon uso na minha MTB, vou te dizer que são de titânio, assim como o canote. Já na minha speed, atualmente o guidon/mesa são de alumínio, mas minha intenção é pegar um guidon de carbono, uma mesa mista (as que dizem ser de carbono na sua maioria são carbono+alu) e integrá-las fazendo uma peça só.
Os pontos levantados pelo corredor_x são importantes. E complemento com o seguinte; as quebras por fadiga em alumínio não são previsíveis (ao menos a olho nu), é de uma hora pra outra! Guidons de carbono que apresentem trincas devem ser descartados, ou no máximo usados pra fabricar uma bonita luminária para a mesa de trabalho. Lembre-se, uma prótese dentária sai por volta de uns 3000R$.

Abraço.

Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 14:03
Originalmente postado por Ricardo B. Muhle Ricardo B. Muhle escreveu:

Concordo plenamente com o I_santista que não tem que se comprar uma bike ou suas peças pensando em quedas! Muito menos ficar com previsões catastróficas de que se cair e uma peça ficar com pontas, ela possa perfurar alguma parte do corpo e por aí afora!
Outra questão é que não vais ter uma resposta definitiva do que é melhor, se um guidon de carbono ou de alumínio. Isso depende de quais os pontos são mais relevantes para ti (preço, conforto, resistência à fadiga, resistência a impactos, preço de revenda, estética, a opinião da tua namorada LOL,etc).
Eu particularmente gosto muito dos componentes de carbono, inclusive fabrico algumas coisinhas com o material. Mas se me perguntares que mesa e guidon uso na minha MTB, vou te dizer que são de titânio, assim como o canote. Já na minha speed, atualmente o guidon/mesa são de alumínio, mas minha intenção é pegar um guidon de carbono, uma mesa mista (as que dizem ser de carbono na sua maioria são carbono+alu) e integrá-las fazendo uma peça só.
Os pontos levantados pelo corredor_x são importantes. E complemento com o seguinte; as quebras por fadiga em alumínio não são previsíveis (ao menos a olho nu), é de uma hora pra outra! Guidons de carbono que apresentem trincas devem ser descartados, ou no máximo usados pra fabricar uma bonita luminária para a mesa de trabalho. Lembre-se, uma prótese dentária sai por volta de uns 3000R$.

Abraço.


Dentista detected LOLLOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 19:19
Originalmente postado por Neilson Neilson escreveu:

Originalmente postado por Ricardo B. Muhle Ricardo B. Muhle escreveu:

Lembre-se, uma prótese dentária sai por volta de uns 3000R$.

Abraço.


Dentista detected LOLLOLLOLLOLLOL

Se ele tivesse dito que trabalha com convênios ou parcela em 5 chequinhos, vá lá. Tá mais pra "vítima de dentista detected".
Voltar ao Topo
Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 19:37
Hahahaha, uma vítima, no entanto nada causado por alguma peça de bicicleta quebrando!!
O bom é que o dentista não teve dúvida entre pinos de alumínio ou carbono, ele copiou o material do meu conjunto mesa/guidon da minha MTB!!!LOL

Sds.

Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
www.confinsaustrais.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X