Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Por que o hidráulico???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Por que o hidráulico???

 Responder Página  <1 5678>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2015 as 15:22
Uma outra dúvida que tenho é de como regular à altura das pastilhas , às vezes elas ficam pegando no disco e fazem um barulho estranho .
Voltar ao Topo
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2015 as 15:23
Quando vi meu mecanico regular ele só abria as pastilhas com um espátula de ferro , achei bem estranho , é assim mesmo ??
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2015 as 15:30
    As vezes o pistão de acionamento fecha desigual, é necessário afastar as pastilhas para iniciar o acionamento uniforme, o barulho pode ser varias coisas, roda mal colocada, disco torto, a própria pastilha funcionando desigual. 
    Geralmente existe ar no sistema ou alguma contaminação que provoca o mal funcionamento em um dos lados.
    Também confesso que o sistema de freio hidráulico não tem um reservatório entre as pistas das pastilhas, isso contribui muito para a falta de precisão na pressão de ambos os lados porque a quantidade de pressão envolvida é prejudicada.


Voltar ao Topo
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2015 as 23:09
Então a regulagem é feita com a afastamento das pastilhas mesmo ?
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 09:04
Originalmente postado por pedromunhoz pedromunhoz escreveu:

Então a regulagem é feita com a afastamento das pastilhas mesmo ?

   Não.  A regulagem não é feita pelas pinças, acontece que as pinças quando fechadas sem a pastilha elas não conseguem retornar e travam. Para afastar você tem que usar uma chave de fenda. A mola de retorno é projetada para uma certa distância do acionamento do freio, pois não se consegue colocar uma mola mais eficiente num pequeno sistema que vai sofrer com uma série de agressões como barro, temperatura entre outras coisas.
   Os dois lados da pinça funcionam simultaneamente por pressão do óleo, tecnicamente, os dois lados tem que trabalhar por igual, porem, se houver algum resíduo contaminante, bolhas de ar ou algo obstruindo o caminho de um dos lados, o freio vai funcionar desigual.
   O serviço de sangria é muito delicado, porque qualquer curva no sistema por onde corre o óleo, pode reter pequenas bolhas de ar que vão causar esse efeito também. 
   O que alguns fazem, é compensar o lado mais fraco com um calço para atingir o acionamento ideal, mas as pastilhas terão que ficar mais afastadas ou muito próximas do disco. 


   
   
Voltar ao Topo
Marcelo.Ap.Santos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo.Ap.Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 09:06
   Com relação ao barulho, pode ser também, qualidade das pastilhas, disco engordurado e sujo. As vezes, mudando o composto da pastilha, resolve esse problema.


Voltar ao Topo
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 11:53
Então , os dois lados estão a mesma distância do disco , só que às vezes a pastilha pega no disco , e fica fazendo um barulho chato , as pastilhas são originalíssima freio e os discos são o g2, acho que são de boa qualidade .
Voltar ao Topo
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 11:56
E os discos estão aparentemente limpos , limpei com álcool , e é só as vezes que esse barulho acontece , não e sempre , e quando acontece , principalmente no traseiro faz um barulho muito alto e vibra toda a bicicleta .
Voltar ao Topo
Mutley Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Niteroi-RJ
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mutley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 12:16
Predro,
uma coisa que acontece com meus freios é que quando superaquecem, pequenos pedaços da pastilha grudam no disco e depois provocam vibrações nas frenagens. Quando isso acontece pego uma faca e raspo esses pedaços da pastilha do disco.
Veja bem, esses pedaços são bem pequenos, e as vezes é difícil de ver eles nos discos, mas passando a mão dá pra sentir e é só raspar com a faca que sai, mas tem que ser com cuidado pra não riscar o disco.
Isso só acontece no meu freio traseiro, acredito que por eu manter o traseiro acionado por mais tempo em descidas longas.
Abraços
Voltar ao Topo
pedromunhoz Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Out 2013
jacarezinho
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromunhoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2015 as 15:11
O meu é justamente ao contrário , os barulhos só acontecem quando o sistema todo está frio , em alguns segundos de frEnagem eles aquecem a o barulho some , mas passo alguns minutos e ele volta
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2016 as 15:38
os freios a disco hidraulico e mecanico possuem a mesma eficiencia de frenagem, a diferença esta na força aplicada nos manetes de freio, meu freio disco mecanico e extremamente eficiente pois coloquei as pinças shimano que fazem com que as pastilhas de freios ttrabalhem juntas, isso faz com que a frenagem seja igual ao hidraulico...

ja usei os 3 freios, em relaçao aos a disco, a diferença e a força que se faz no manete, somente.. pois sabendo regular e usando equipamentos eficientes, a frenagem e identica...


a questao e que o hidraulico, para competiçao, onde milesimos de segundo fazem a diferença.. o freio hidraulico dar uma maior agilidade, pois vc nao precisa apertar com força...a sensibilidade no manete e maior...

so isso, mas o freio e o mesmo...
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 11:03
Freios hidráulicos se diferem em 2 aspectos em relação aos mecânicos.
Modulação: Superior no hidráulico, usa-se menos força para se ter o mesmo efeito (parar) mas se consegue maior grau de graduação por conta do menor esforço por parte do usuário.
Potência: O Hidráulico é incomparavelmente superior uma vez que a força necessária é menor para se parar dentro de uma determinada distância imagina isto se aplicado a força máxima do usuário no freio a cabo e no freio hidráulico. Fica obvio que os hidráulicos são mais potentes e por tanto mais eficientes. 
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 11:20
Tenho o hidráulico alivio e é uma diferença incrível!
M.CROESY
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 21:57
Afirmo com toda certeza que o hidraulico nao e mais potente nem amis eficiente que o mecanico, apenas tem uma modulaçao das manetes de freio menor, menos força para mais eficiencia... porem se a pessoa souber regular o freio mecanico, se usa pouca força e tem uma eficiencia igual.. meu freio e mecanico, e freio apertando com uma força normal, e o freio e extremamente eficiente...


o pneu para instantaneamente, e nao tem ladeira que faca ele se movimentar... so que, logico, se fosse hidraulico, era a mesma frenagem, porem com menos força no manete, pq freio e fazer o pneu travar, nao tem mais freio do que isso...ou tem??.. tem algum freio que seja mais eficiente que travar as rodas?? nao existe, e fisicamente impossivel...o freio travando a roda, presume-se que e eficiente.. porem, usa-se mais força na mao para alcancar esse objetivo...


hidraulico menos força na mao e frenagem total -  mecanico mais força na mao e tbm frenagem total...



Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 23:43
Originalmente postado por M.CROESY M.CROESY escreveu:


Tenho o hidráulico alivio e é uma diferença incrível!

x2
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2016 as 23:50
fala se dosto... pra mim frear não eh simplesmente travar as rodas, frear eh parar ou reduzir a velocidade da bike... se travar vc aumenta a distancia para parar e piora o controle ao reduzir... portanto é ai que a modulação traz mais eficiência ao sistema hidráulico IMHO
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 01:50
meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 08:15
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....

Hidráulico:
Menor esforço = parar em distancia X 

X

Mecânico:
Maior esforço = parar em distância X

Ou seja se aplicar o mesmo esforço no hidráulico terá mais potência.
É simplesmente inquestionável.

Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 09:45
masi é isso que eu falo que é a sensibilidade do manete...


o hidraulico vc trisca ele para.... no mecanico vc tem que ter mao de aço..kkkkkkk  mais para tbm...do mesmo jeito.. so que se uma prova de 100 km com trilha, subida, etc.. o cara vai de hidraulico e outro de mecanico.. vao ter a mesma frenagem, so que o mecanico vai chegar com a mao dormente..kkkkkkkkkkkkk  e o hidraulico nao...
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 09:56
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

meu quirido, o freio so é hidraulico, nao é ABS..kkkkkkkkk

a unica diferença dos sistemas de freio, é o preço, e que o hidraulico tem o manete de freio mais sensivel, fora isso, eu posso ter um v-break, disco mecanico e hidraulico, com a mesma CAPACIDADE  de frenagem... so que o hidraulico se coloca menos força no manete... 

SOMENTEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....


Sou bruto, xucro e prático. Quando estava usando os freios da bike d eminha esposa (hidráulicos) não me adaptei com eles. Por duas vezes quase cai.
Retornei aos freios mecânico (tourney) pois o sistema mecãnico você sente a pegada e sente quando o atrito das rodas com o chão esta no limite ou não.
Prático e eficaz. Já minha esposa por sua vez não se adaptou com freios mecânicos. Vai ver que eu sou extremamente free ride kkkkkkk
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 11:36
Conclusão , hidráulico pra quem tem pouca força na mão , mecanico pra sujeito homi.

Editado por misera - 19 Fev 2016 as 11:36
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 11:53
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Conclusão , hidráulico pra quem tem pouca força na mão , mecanico pra sujeito homi.


SEHUESHUHESSHUESHEUSHEUHSUHESU
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 13:56
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

masi é isso que eu falo que é a sensibilidade do manete...


o hidráulico vc trisca ele para.... no mecânico vc tem que ter mao de aço..kkkkkkk  mais para tbm...do mesmo jeito.. so que se uma prova de 100 km com trilha, subida, etc.. o cara vai de hidraulico e outro de mecânico.. vao ter a mesma frenagem, so que o mecânico vai chegar com a mão dormente..kkkkkkkkkkkkk  e o hidráulico nao...

Não amigo, sensibilidade esta na aplicação e graduação da força do inicio da frenagem até a parada da bike.
No mecânico no fim estaria fazendo mais força para ter o mesmo resultado.
Sendo assim se pressionar o hidráulico com a mesma força final que aplicou no mecânico vc para antes (ou até capota). 
Sistemas hidráulicos tem por característica a amplitude da força aplicada inicialmente. 
O de mecânico mais se assimila ao sistema hidráulico era o sistema servo-wave que a shimano usava nos v-brakes XT e XTR.
Este sistema ainda é usado nos sistemas hidráulicos dos freios (SLX não sei), XT e XTR hidráulicos daí a potência absurda.

Voltar ao Topo
GabrielZanella Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2016
Taubate
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielZanella Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 01:18
Freio a disco hidráulico tem 2 pastilhas móveis ou seja uma na frente da outra e o disco entre elas, enquanto o mecânico tem apenas uma pastilha movel e a outra estática, diminuindo o poder de frenagem e também aumentando as vezes que se tem que fazer o ajuste nos freios. Mas em comparação com o v-brake o freio a disco mecânico/hidráulico não são tão sensíveis e tem um curso maior até travar por completo dando assim mais controle e segurança ao ciclista.
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 15:15
Troquei de bike e peguei uma com freio hidráulico Deore... que diferença!!

A manete é muito pequena, feita para frear com 1 dedo só. Dá muito mais segurança, vou mais rápido também pq sei que posso frear mais próximo da curva/buraco/descida, etc...

Voltar ao Topo
sulmatogrossense Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2017
Campo Grande
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sulmatogrossense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 10:45
Comprei meu primeiro freio Hidráulico, assim que trocar os rapidfire estarei instalando na minha bike.

Andei em algumas com freio hidráulico e realmente é diferente.
Voltar ao Topo
mezabarbabh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mezabarbabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 21:01
Entrando de forma um pouco tardia no assunto:

Uso a bike principalmente para deslocamento urbano, um bocado de estrada e um pouco de trilhas.
Para tal mantenho duas bicicletas: uma antiga de cromoly, um pouco modernizada usando v-brakes - cujo foco é o uso urbano e também estradas asfaltadas e uma MTB mais recente, com freios a disco hidráulicos, a qual tem maior foco em andar na terra, mas também atende ao deslocamento urbano.

Diferenças? Sim, existem! Mas consegui minimiza-las escolhendo bem as manetes para o v-brake (Uma Deore LX com ajuste de potencia - BL-M571) e também com boas sapatas de freio.

Porém o ponto que quero abordar foram alguns problemas que tive, na cidade e em dias de chuva usando a bike com freios a disco:
Num dia que peguei minha MTB para realizar um deslocamento urbano, acabei pego pela chuva, e junto a água sobre o asfalto, as famigeradas manchas coloridas de óleo (Em dias chuvosos vejo muitas delas!), certamente passei em cima de alguma poça contaminada e certamente atingiu os freios, contaminando as pastilhas e tirando toda a eficiência do sistema e comprometendo a minha própria segurança - nessa tive que mudar minha forma de conduzir a bike e ao chegar em casa, troquei as pastilhas e fiz uma boa limpeza nos discos de freio.

Com o v-brake, não chego a ter esses problemas (apenas uma ligeira perda de eficiência, sem comprometer o funcionamento dos freios) e como mencionei, uso sapatas de freios de boa qualidade - resistem a chuva sem "desmanchar" como sapatas genéricas e tem pouca perda de eficiencia com a chuva. 
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 23:04
Existe uma outra variável aí.

V-Brake é mais sensível à água do que o freio a disco. O que parece ser uma desvantagem pode na verdade ser uma vantagem.
É que na chuva os pneus também perdem eficiência na aderência com o solo. Quando chove, o risco de travar um pneu e levar um tombo é maior no freio a disco do que no V-Brake.

No caso do uso urbano, precisa tomar muito cuidado com as faixas brancas e amarelas, como as usadas nas faixas de pedestre. Molhadas, ficam muito escorregadias.
As ciclofaixas também ficam do lado dos canteiros centrais das avenidas. Ali, além dos costumeiros empoçamentos de água, costumam juntar poeira e resíduos de folhas e outros materiais orgânicos, que deteriorados na água ficam muito escorregadios. Um freio muito potente derruba o ciclista muito facilmente nesta situação.
Voltar ao Topo
_Baiano_ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2016
Brasilia-DF
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 09:27
É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...
Venzo 29er
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 09:35
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Existe uma outra variável aí.

V-Brake é mais sensível à água do que o freio a disco. O que parece ser uma desvantagem pode na verdade ser uma vantagem.
É que na chuva os pneus também perdem eficiência na aderência com o solo. Quando chove, o risco de travar um pneu e levar um tombo é maior no freio a disco do que no V-Brake.

No caso do uso urbano, precisa tomar muito cuidado com as faixas brancas e amarelas, como as usadas nas faixas de pedestre. Molhadas, ficam muito escorregadias.
As ciclofaixas também ficam do lado dos canteiros centrais das avenidas. Ali, além dos costumeiros empoçamentos de água, costumam juntar poeira e resíduos de folhas e outros materiais orgânicos, que deteriorados na água ficam muito escorregadios. Um freio muito potente derruba o ciclista muito facilmente nesta situação.

Nossa, anos atrás eu escrevi exatamente isso. Todo mundo dizia que hidráulico mantinha a potência de frenagem mesmo nas chuva e eu dizia que na chuva eu não queria que a potência fosse mantida, pois teria menos aderência dos pneus. Mas me convenci quando disseram que com um sistema com cabo eu teria 2 variáveis, a aderência dos pneus e a queda de potência no sistema a cabo e nos hidráulicos bastaria eu me atentar a 1 única variável que era a aderência dos pneus, que seria melhor do que conciliar as 2 variáveis do sistema a cabo. Na época eu falava sem nunca ter usado hidráulico. Meu primeiro hidráulico foi um Avid Exilir 1 da Caloi Elite 30. Uma decepção. Um v-brake tinha mais potência. Até um cantilever tinha. Hoje uso Shimano. Já me decepcionei com alguns hidráulicos e me surpreendi com outros baratos que esqueci o nome agora. Mas nunca tinha andado num disco mecânico. Esses dias andei num Bengal mecânica e me surpreendi positivamente. Não é o que eu lia por aí não. Muito melhor que um Avid hidráulico. 
Voltar ao Topo
_Baiano_ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2016
Brasilia-DF
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 12:09
Eu agora estou usando o Hidráulico de entrada da Shimano e pra mim é imensamente melhor que um v-brake... Uso em trilhas e uma descida longa com v-brake é muito pior. Ainda não passei por situação em que o v-brake tenha sido melhor que o Hidráulico, no máximo igual.
Meu uso é voltado para trilhas e por isso disse acima, depende de qual uso vai ter...

Editado por _Baiano_ - 12 Abr 2018 as 12:12
Venzo 29er
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 12:37
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Nossa, anos atrás eu escrevi exatamente isso. Todo mundo dizia que hidráulico mantinha a potência de frenagem mesmo nas chuva e eu dizia que na chuva eu não queria que a potência fosse mantida, pois teria menos aderência dos pneus. Mas me convenci quando disseram que com um sistema com cabo eu teria 2 variáveis, a aderência dos pneus e a queda de potência no sistema a cabo e nos hidráulicos bastaria eu me atentar a 1 única variável que era a aderência dos pneus, que seria melhor do que conciliar as 2 variáveis do sistema a cabo. Na época eu falava sem nunca ter usado hidráulico. Meu primeiro hidráulico foi um Avid Exilir 1 da Caloi Elite 30. Uma decepção. Um v-brake tinha mais potência. Até um cantilever tinha. Hoje uso Shimano. Já me decepcionei com alguns hidráulicos e me surpreendi com outros baratos que esqueci o nome agora. Mas nunca tinha andado num disco mecânico. Esses dias andei num Bengal mecânica e me surpreendi positivamente. Não é o que eu lia por aí não. Muito melhor que um Avid hidráulico. 


Fabio, a boa sensação de frenagem ocorre em função de um bom casamento entre muitas partes, e não de uma peça só. O mesmo ocorre com outros componentes, como a suspensão.

Eu tenho duas bikes bem diferentes como o mesmo sistema de freios v-brake. A primeira é uma Schwinn Mountain e a outra é uma GT 95 com garfo rígido e rodas VZAN Extreme. Na Schwinn, os freios são progressivos e suaves. Na GT são agressivos ao ponto de derrubar se não tiver cuidado.
A Schwinn tem aros de folha simples e face de frenagem lisa, enquanto o aro da GT tem face de frenagem fresada. Mas não é só isso que faz a diferença. Com a suspensão, a geometria da bicicleta tem a frente mais elevada e a suspensão transfere peso para a dianteira de forma progressiva, dando tempo para o ciclista modular a frenagem. Já na GT a transferência de peso é imediata e seca, não dando tempo para modular se o ciclista perceber que exagerou na manete.

A questão do ajuste leva a uma outra variável. Uma bicicleta bem ajustada para frear no asfalto seco não necessariamente é bem ajustada para andar no asfalto molhado. Agora pense em duas bicicletas com mesmo poder de frenagem no asfalto seco, uma com V-Brake e outra com disco. No asfalto molhado, certamente o freio a disco vai oferecer um poder de frenagem acima da capacidade de aderência da bicicleta.
A incógnita é o V-Brake. Esse freio vai perder eficiênicia quando molhar. Mas quanto? Até certo ponto é benéfico porque equaliza com a perda de aderência do pneu no chão. Mas se for além, aí uma bicicleta que não freia também é ruim.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 12:50
Originalmente postado por _Baiano_ _Baiano_ escreveu:

É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...


Exato.

O problema é o pessoal que vai na onda do "mais é sempre melhor".
Uso urbano é muito menos exigente que uso em trilha, mas pra muita gente bicicleta só presta se tiver grupo Deore pra cima, suspensão XYZ para cima, quadro de carbono, freio a disco hidráulico... Aí complica.

Ainda bem que ando percebendo que já tem um pessoal que anda botando a mão na consciência e voltando muita MTB de uso urbano para garfo rígido.
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 14:13
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por _Baiano_ _Baiano_ escreveu:

É que na verdade tem que ver qual será o maior uso da bike, se é trilha, tem que ser disco e se for cidade, melhor o v-brake...


Exato.

O problema é o pessoal que vai na onda do "mais é sempre melhor".
Uso urbano é muito menos exigente que uso em trilha, mas pra muita gente bicicleta só presta se tiver grupo Deore pra cima, suspensão XYZ para cima, quadro de carbono, freio a disco hidráulico... Aí complica.

Ainda bem que ando percebendo que já tem um pessoal que anda botando a mão na consciência e voltando muita MTB de uso urbano para garfo rígido.


Com certeza....
Se ficar na neura de alguns vai gastar rios de dinheiro e não vai ter bike boa ainda....eu pedalo 120km por semana se verem a minha Bike....vão dar risada...onde o pessoal de Bike de R$5.000 vai eu também vou....

Aro 26
Quadro de Aço
Aros de Aluminio Simples
Freios Cantilever de Nylon
18 Marchas
Movimento Central de 3 Peças com Férias nem é mais Folga...kkkkk
Cambios Made In Taiwan
Rolamentos de Esfera
Corrente...Original de 10 anos atrás
Garfo Rigido Torto
Passadores Made in Taiwan por Fricção
Pneu Slick 26x1,95

Resumindo é uma Bike de **PEBA**  se quiser ver meu Strava tá lá..... http://www.strava.com/athletes/31922939 - http://www.strava.com/athletes/31922939 por onde vou ela está firme e forte sem frescura sem mi...mi...mi
Agora que vou montar uma Aro 29 vou me render alguns mimos mas essa 26 vai receber peças mais novas para continuar sua jornada porque vai me levar para o trabalho todos os dias...

Quanto aos freios hidráulicos só diferem por conta da força que você tem que fazer na hora da frenagem eu optei na minha Bike 29 que estou montando os mecânicos de Dupla Ação que são basicamente o mesmo sistema dos hidráulicos, ou seja mexem as duas pastilhas não tem pastilhas fixas.... Mas ainda sim preferi o mecânico pois na hora de alguma emergência acho que deve ser melhor para fazer algum conserto.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 16:23
A questão é desempenho rapaz! Onde tu vai com a sua, é capaz da bike de 5 mil estar voltando, enquanto tu nem subiu ainda... E sabe o que isso importa? NADA!

Existe uma questão cultural muito forte, um instinto competitivo, da nossa cultura, que não tem bem sentido... Se pegar europa, a galera tá mais preocupada em se divertir, do que em ser o KOM/QOM... Por isso que a maioria vai de full-suspension, apesar de mais pesada, é uma bike que vai bem em tudo... Dá para descer com mais tranquilidade, e subir com certa agilidade...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2018 as 15:43
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A questão é desempenho rapaz! Onde tu vai com a sua, é capaz da bike de 5 mil estar voltando, enquanto tu nem subiu ainda... E sabe o que isso importa? NADA!

Existe uma questão cultural muito forte, um instinto competitivo, da nossa cultura, que não tem bem sentido... Se pegar europa, a galera tá mais preocupada em se divertir, do que em ser o KOM/QOM... Por isso que a maioria vai de full-suspension, apesar de mais pesada, é uma bike que vai bem em tudo... Dá para descer com mais tranquilidade, e subir com certa agilidade...


Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000, e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito....é como você mesmo disse isso não importa em nada é só modinha mesmo.... aqui no Brasil tudo é estética...tem que estar bonito de Suspensão ProShock (Não que sejam Ruins) tem que estar de Quadro Cannondale, sapatilha Shimano, Uniforme....etc...etc...etc
Voltar ao Topo
bogs01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2017
Itajubá-MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bogs01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2018 as 23:42
Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000, e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito....é como você mesmo disse isso não importa em nada é só modinha mesmo.... aqui no Brasil tudo é estética...tem que estar bonito de Suspensão ProShock (Não que sejam Ruins) tem que estar de Quadro Cannondale, sapatilha Shimano, Uniforme....etc...etc...etc

Prezado Edson, sei exatamente o que você quer dizer, pois tenho uma aro 26 com v-brake e ando com uma galera que tem spz, cannondale, scott, alien, etc... e eu também vou nos mesmos lugares e também acho que nem tem tanta diferença assim, mas te digo uma coisa: as bikes modernas (top, como você disse) proporcionam um melhor aproveitamento do SEU condicionamento e isso se traduz em uma pedalada mais prazerosa, sem sofrimento, sem dor (sem muita dor, rsrsr) e ainda com a conseqüência de ser mais veloz e SEGURO. Tenta pegar uma bike boa, moderna (29, disco, suspensão da nasa, etc..) emprestada e faça uma trilha que você tem costume de fazer, pra poder realmente ter como comparar as bikes, depois diz o que acha...

abraços...
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2018 as 21:18
Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Concordo em partes.....
A questão do desempenho é relativo, minha sobrinha tem seus 26 anos e pratica treino de academia desde seus 18 ou menos...é modelo Fitness da academia onde frequenta e é Personal Trainer....puxa seus 250kg fácil nas pernas tem andado a anos de bicicleta, tem uma MTB e outra SPEED a MTB ela pagou cerca de R$2,500 e a SPEED cerca de R$3,000 são Bikes TOPs os percursos que ela faz eu também faço e diferem em cerca de 30 ou 40 minutos....não era pra ser uma diferença muito maior ?? ela anda de média a 20km/h enquanto eu vou a 14/16Km/h ela chega a máxima de 70km/h eu vou a 57km/h, não da tanta diferença assim...


Se é "___SÓ 30 ou 40 min___" mais lento, e a bike não é tão relevante, sendo tu diabos HOMEM, porque não tira essa diferença... Caracas, pra ganhar 5 min de vantagem, o investimento é BEM ALTO...

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Claro se quer competir com certeza cada Kilo faz muita diferença, mas ai estamos falando de Bikes de mais de R$20.000


SQN... A realidade do Brasil não é essa que tu te projeta... Quem corre com bike de 20 barões, é quem tem essa grana, ou quem tem um patrocínio bem generoso. A única excessão TALVEZ sejam os atletas do exército (a maioria dos ciclistas do profissional)...

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

e se não tiver perna e saber a tecnica vai ficar pra trás do mesmo jeito...


Evidentemente. Porém, se eu for 10% mais lento que tu, com uma bike que me deixe 10% mais rápido, as coisas mudam de figura... Mas muito difícil uma bike dar esses ganho, só se tu sair de algo totalmente inadequado.

Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Uniforme


Aqui é discutível. Se tu está de uniforme, naturalmente já chama um pouco a atenção. Isso, antes de desempenho, é questão de segurança. O mesmo eu coloco para a sapatilha.

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ciclista menegazzi Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2018
Ijuí RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ciclista menegazzi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 10:27
Olá, bom dia a todos!
Bom, eu achei uma mega evolução em trocar o vbrake por disco, porém o meu é mecânico. Este me atende bem pois uso pouco o freio, ando mais na cidade e asfalto, pouco chão e trilha. Acredito que para profissionais em montain bike, ou xco talvez mesmo o hidráulico seja mais eficiente.
Mas teria lógica usar hidráulico no cicloturismo por exemplo? Sei lá, a minha opinião!!!!!
Voltar ao Topo
sulmatogrossense Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2017
Campo Grande
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sulmatogrossense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 11:09
Olá, estou a 1 ano usando o freio mecânico na minha MTB aqui na minha região não deixou a desejar. Fazemos muito XCM e está me atendendo.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 5678>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X