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Fabricar a própria bike

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Charles: Já conhecia esse fórum aí, mas alguns link desses eu nao tinha visto ainda.

Aquele primeiro video é incrivel. Os caras usam Cnc e tudo mais. A bike final deve ser ridiculamente cara. Não conhecia essa bike de ferro com fibra de carbono...

Não consegui ver as fotos do gabarito. Vou fazer um usuario pra esse site.

danielscalabrin: acho que 1020 mesmo. Aliás, vou começar com uns quadros de caloi 10 velhos que um amigo meu tem. Eles tão tortos e vai ser uma boa praticar neles. Tu sabes se 1020 tem muita diferença pro 1040?

Cromoly tá fora do meu orçamento e capacidade, por enquanto. Aluminio não é o objetivo.

Danielbns: Mas aí ia ficar muito gambiarra... Ainda mais, com uma furadeira de bancada boa eu consigo fazer as gancheiras também.

Pode até ser essa de soldar. Mas era só por curiosidade mesmo.
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danielscalabrin Ver Drop Down
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fpolis-sc
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Colega, a diferenca entre 1020 e 1040 está na ductilidade e resistencia do aco.

O aco 1020 tem um alogamento total de 15% em tracao até a fratura. O 1040 tem de 12%. 

A resistencia ao escoamento é de 350 MPa pro 1020 e 490 MPa pro 1040.

Para ter uma ideia, em um 4130 (Chromoly) a resistencia ao escoamento é de 1000 MPa. Elongamento total de 12.5%.

A resistencia a corrosao nos chromoly é bem maior que nos 10xx. 

Se fosse pra escolher entre 1020 e 1040 eu ia de 1040.

Os dados dos acos ai sao de tubos extrudados a frio pros 1020 e 1040. E pro 4130, que é um aco normalmente tratado termicamente, temperado a 540°C. As propriedades sao totalmente dependentes do historico termico/mecanico do aco.

Espero ter sido claro. Teclado alemao aqui fica foda por cedilha, tio e etc. Abs!


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bikerbsb Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerbsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2011 as 22:01
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pessoal, tenho interesse em, pelo menos um dia, fazer a minha própria bike. Alguém tem alguma noção ou dica de como se fazer isso? A idéia é fazer por recreação mesmo, com medidas específicas pra mim. Pode ser algo de ferro, não precisa ser alumínio nem nada mais exótico.

R: Alumínio, só com soldador TIG-AC (corrente alternada) e MUITA prática. Esqueça.

Tenho noções de soldagem, mas falta prática e equipamento. A máquina de soldar (TIG é a melhor pra essa aplicação?) eu compraria no futuro. Sei que é algo caro, mas meu pai também usaria na fazenda dele, então eu não vou estar só jogando dinheiro fora.

R: soldador de oxi-acetileno (R$ 1200-2000), ou então aquelas "pistolas" de MAPP (R$ 300-400). Com MAPP, só conseguirá soldo-brazagem em prata.

As minhas pirncipais dúvidas são:

Onde arranjar tubos? Sei da reynolds, mas acho que eles nem importam pro brasil, e deve ser caro ainda por cima. Não me importo tanto com a qualidade do material (pode ser aço 1020 mesmo?).

R: www.ceeway.com (columbus)
www.henryjames.com (true temper)

Como fixar os tubos para a soldagem? Posso fazer uma gambiarragem mesmo, com pregos e madeira, mas não sei se ficaria muito bom. Alguma sugestão?

R: gabarito de madeira e perfis de alumínio estrutural. Procure no google por "Talbot framebuilding jig"

Como fazer gancheira e partes mais específicas? Acho que vou precisar de um torno e uma fresadora, algo realmente fora do meu orçamento. Talvez eu possa ver em alguma empresa ou tornearia pra fazerem essa parte pra mim.

R: Não se fazem, compram-se nos sites referidos acima. 

Quanto será que sai um projeto desses?

R: Material - US$ 200-500 (recomendo comprar o mais barato, porque você certamente irá detonar muitos tubos, cortar errado, etc).
Ferramentaria: de R$ 1000,00 (incluso uma tocha-maçarico de MAPP) até US$ 1 milhão. Depende de sua tara

Qualquer opinião é bem vinda, ainda estou recém formulando essa idéia.

Procure comprar os livros que existem sobre framebuilding (sorry, only in English, but hey! If you don´t speak, why bother with it?): 
Talbot: Designing and building your frameset (raro, custa mais de US$ 150,00)
The Paterek manual (tem uma versão free, mais antiga)

R: 
Valeu!



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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Já deram uma olhada nesse site? Não cheguei a mexer, mas parece que tem uma versão paga e outra gratuita. Mas, para quem tem interesse em montar uma, creio que será muito bem útil.

http://www.bikecad.ca/

Sou eu quem traduziu o bikecad do bicycle cad para o português.

Divirtam-se com a versão gratuita.

A diferença maior é que a paga permite imprimir e exportar os arquivos em CAD.

Imprimi o quadro que estou eternamente fazendo em tamanho real: sopa no mel para cortar os tubos e fazer o alinhamento em cima do desenho em escala real. Colei o papel em cima de uma chapa de compensado de madeira e fiz os cortes para os pontos de solda. O único problema é que tem cinco anos e nunca corri atrás de conseguir uma máquina de oxi-acetileno...

Um dia eu concluo meu quadro!
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Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Nuno: não fiz o croqui :/

Mas andei pesquisando e cheguei a conclusao que preciso de mais ou menos o seguinte, antes de tudo:

-Aparelho de solda oxi acetileno: 1500 a 200 reais, o kit completo(sem combustivel)

-Furadeira de bancada: 200 a 500 reais?

-Jogo de serra copo: 20 pila cada, mais ou menos.

-Uma morsa, pelo menos(não sei o preço ainda)

-Gabarito pra fixar os tubos: não tem preço, nem com mastercard.

Por enquanto é isso, o resto eu tenho ou posso usar emprestado da fazenda do meu pai.

Não sei como fazer as roscas ainda... Que equipamento se usa?

E alguém sabe como entortar tubos, sem uma dobradeira? Pq dobradeiras são realmente caras. Já vi quem faz um molde com madeira, e depois pressiona o tubo nela, mas acho que tem que ser o hulk pra conseguir fazer isso.

É isso, por enquanto agradeço.

PS: descobri que tudo que eu preciso existe na Ferramentas Gerais, inclusive os tubos: http://www.fg.com.br/media/catalogometais.pdf


Nada disso: para o primeiro quadro você precisa apenas de:

Serra de metal (segueta)
Lima meia-cana de 12 ou 14"
Lima redonda de 8"
Furadeira (qualquer uma de mão)
Brocas 3/8" e 6mm
Chapa de compensado de madeira grande para fazer de gabarito (vide: Talbot framebuilding jig)
Pequenos pedaços de chapas de alumínio de 1/8" e 1/16"
Grampos C (sargentos) pequenos
Algum tipo de soldador para a brazagem (torcha MAPP)

Com apenas isso, dá para fazer um quadro. Claro que mais ferramentas facilitarão (e muito!) seu trabalho.

Mãos à obra! Opa! É melhor dizer: olhos à tela! Recomendo que se leia TUDO sobre técnicas de framebuilding antes de querer fazer qualquer coisa!

E quando encomendar os tubos, compre logo duas ou três tubulações completas, pois você VAI fazer cagada e cortar pelo menos um tubo no lugar errado (eu fiz isso, apesar de alertado dezenas de vezes no livro do Paterek).

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Daniel: foi de muita ajuda sim. Mas o 1040 vai influenciar muito na dureza da bike? Com o 1020, tenho certeza que a bike vai ficar meio 'molenga'. Me pergunto se o 1040 vai melhorar isso, ou vai ser só na resistência mesmo.


bikerbsb: não conhecia essa MAPP, mas vou ficar com a oxiacetileno mesmo, até pq não vai ser só bicicletas que vou fazer com ela. Sobre os tudbos, não queria ter que importar nada, pq isso vai ser uma complicação, além de caro.

Gostei muito dessa ideia de gabarito do talbot. Vale a pena. Sobre o livro, já tem de graça na internet, como toda informação deveria ser: http://bhovey.com/Masi/Scans/Talbot/index.htm

Vou ler ele com certeza.

Sobre o material que tu disseste: não vou usar cachimbos nem peças prontas, talvez só a gancheira de uma outra bicicleta, então acho que vou precisar de mais umas coisas, além dessas que tu listou. Não entendi pra que as limas. E de qualqer maneira, elas poderiam ser substituidas por um esmeril, não? Esse eu já tenho.

Pra que a furadeira também?(também tenho, mas uma vagabundinha) A serra, que chamam de serra arco por aqui, também tenho.

Vou ter que treinar mesmo, antes de fazer qualquer coisa séria. Já me deram a dica antes de usar bikes velhas, e calois 10 inúteis não faltam por aqui.


Valeu todo mundo pelas dicas. Por enquanto vou lendo os manuais que achar. Próximo passo vai ser comprar a solda e praticar bastante. O resto é depois.


Editado por FPavão - 10 Set 2011 as 00:15
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danielscalabrin Ver Drop Down
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FPavão,
o modulo elástico de todos os acos (1020, 1040 e 4130) é o mesmo. Entao a rididez da bike vai depender da geometria do quadro e nao do aco. Para todos os acos, o modulo é praticamente o mesmo. A bike nao vai ficar mais molenga se vc usar um 1020 ou 1040.

A diferenca vai ser mesmo em quanto esforco o aco vai poder suportar, e também na resistencia a fadiga.

Estou acompanhando o seu progresso.

Um abs
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FPavão Ver Drop Down
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Entendi daniel, bem esclarecido.

E que aço as calois 10 e monarks 10 da vida usavam? Apesar de velhos, são quadros bem usáveis ainda.
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danielscalabrin Ver Drop Down
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Ñ tenho idéia de que aço eram feitas. Essas bikes são mais velhas que eu! haha
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apoloesminteu Ver Drop Down
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Pavão,

Sei q vc não quer trabalhar com cromoly mas não tem como não babar ao ver esses tubinhos, rs:
http://www.benscycle.net/index.php?main_page=index&cPath=2082_228

Um text bem legal sobre bike feita a mão em aço, do jeito q vc quer.
http://pscycle.wordpress.com/2011/09/13/uma-fixa-feita-pelo-miyamura/#comments
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charles247 Ver Drop Down
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Sei que nao é a ideia, mas vale a pena ler as 12 paginas deste cara.....

http://fairwheelbikes.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=7602&start=1

O cara tem 18 anos e construiu uma bike todad e fibra de carbono em casa...  e olha a bike.....
COmo eu queria ter essas habilidades.....  e principalmente estradas para andar com uma speed...... (coitadinha da minha que esta enconstada)

charles

ps.   essa descoberta nao foi minha, apenas copiei do post http://www.pedal.com.br/forum/bikes-caseiras_topic40212.html, aqui mesmo do pedal, do usuario fetajiri.....  creditos a ele.




Editado por charles247 - 23 Set 2011 as 15:06
Em paz com minhas bikes.....
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nunogontijo Ver Drop Down
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Pavão, se vc por um a caso vir em SP me dá um toque... vai ter a bike show, e acho q pode rolar alguma coisa q possa te ajudar a contruir a bike...
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Cadastrado em: 23 Ago 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerbsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2011 as 18:24
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

bikerbsb: não conhecia essa MAPP, mas vou ficar com a oxiacetileno mesmo, até pq não vai ser só bicicletas que vou fazer com ela. Sobre os tudbos, não queria ter que importar nada, pq isso vai ser uma complicação, além de caro.
R: oxiacetileno é mais potente, consegue aquecer peças grandes com facilidade. O MAPP é limitado e para soldar o cachimbo da caixa de centro podem ser necessários duas tochas. Só que oxiacetileno é INSTÁVEL E PERIGOSO. Aprenda todas as precauções antes de usá/manuseá-lo. 

Gostei muito dessa ideia de gabarito do talbot. Vale a pena. Sobre o livro, já tem de graça na internet, como toda informação deveria ser: http://bhovey.com/Masi/Scans/Talbot/index.htm
R: é facílimo de fazer! Vale a pena

Vou ler ele com certeza.

Sobre o material que tu disseste: não vou usar cachimbos nem peças prontas, talvez só a gancheira de uma outra bicicleta, então acho que vou precisar de mais umas coisas, além dessas que tu listou. 
R: usar peças prontas é certeza de que vai ser mais fácil e ficará bom e barato. Fabricar peças próprias pode custar caro, a não ser que você queira retirar pedaços de quadros quebrados/batidos/sucateados. 

Não entendi pra que as limas. E de qualqer maneira, elas poderiam ser substituidas por um esmeril, não? Esse eu já tenho.
R: as limas são para fazer o encaixe dos tubos, que é um corte composto: um tubo cilíndrico, cortado em ângulo para se encaixar em outro tubo cilíndrico. O esmeril é para fazer o corte grosseiro, o fino é dado com lima meia-cana de 10 a 14 polegadas. Procure um programa chamado tubemiter.exe na internet para gerar moldes de papel que facilitam a vida para fazer o encaixe composto (miter).

Pra que a furadeira também?(também tenho, mas uma vagabundinha) A serra, que chamam de serra arco por aqui, também tenho.
R: para fazer os furos de expansão dos gases. Sempre que for soldar um tubo, o gás irá se expandir e precisará de um respiro. Caso contrário, durante a expansão/contração irá passar ar, arruinando a solda.

Vou ter que treinar mesmo, antes de fazer qualquer coisa séria. Já me deram a dica antes de usar bikes velhas, e calois 10 inúteis não faltam por aqui.
R: fonte barata para pratica! Corte os tubos, pratique fazer encaixes (miter) com menos de 0,1mm de imperfeição e no ângulo correto. Solde, tente separar as partes soldadas, corte-as para ver se obteve penetração completa da solda. E use sempre o fluxo correto para o tipo de solda que for usar (amarela ou prata 56% sem cádimo).

Valeu todo mundo pelas dicas. Por enquanto vou lendo os manuais que achar. Próximo passo vai ser comprar a solda e praticar bastante. O resto é depois.
R: procure o manual do Paterek. Lá tem todas informações necessárias. E tem os sites de alguns construtores caseiros, inclusive de uma mulher que fez uma bike que a chamou de little fish. Procure por o máximo de informação antes de gastar dinheiro (contrário do que eu fiz!).
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Rafael Lei Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Lei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2011 as 23:02
Boa noite,

No lugar de soldar já pensou em colar? Hoje se pode usar adesivos que tem a resistencia mecanica semelhante a da solda. Um exemplo é que o Lotus Elisa são colados e não soldados. Se quiser, posso sugerir algumas marcas e produtos.
Para dobrar os tubos voce pode tentar ir em empresas que fabricam escapamento de corrida. Provavelmente deve ter próximo a algum autodromo proximo de voce.
Muito legal este seu projeto!
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Restrito

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Alguém chegou a comentar da mesa de desempeno??? E ferramentas de alinhamenho e medição???
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FPavão Ver Drop Down
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Originalmente postado por apoloesminteu apoloesminteu escreveu:

Pavão,

Sei q vc não quer trabalhar com cromoly mas não tem como não babar ao ver esses tubinhos, rs:
http://www.benscycle.net/index.php?main_page=index&cPath=2082_228

Um text bem legal sobre bike feita a mão em aço, do jeito q vc quer.
http://pscycle.wordpress.com/2011/09/13/uma-fixa-feita-pelo-miyamura/#comments




Legal esse link. Mas dei uma pesquisada e a columbus não fabrica mais esses tubos aí. Não sei como tão à venda no site... Agora, seria legal fazer uma bike com tubos profi, reynolds ou qualquer outra coisa. Queria saber como o miyamura consegue os dele.

-------------------
Charles: vi esse tópico. Bem legal, mas o cara é muito tecnomaníaco. Afuder mesmo.

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Nuno: cara, não vou a são paulo em nenhum futuro próximo. Sou estudante e não tem como ficar viajando por aí...

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Bikerbsb: Boas dicas. To lendo o Talbot, consegui online(pra quem quiser olhar:http://www.zshare.net/download/94459366dbc31688/)

To no meio do livro e é bem interessante. Tem vários aspectos que não tinha me dado conta. A parte sobre a construção eu tô lendo ainda.

-------------------
Rafael Lei: não pensei nisso e nem sabia que era possível. Vou dar uma olhada, mas como a maioria das bikes de aço usam brasagem, tinha pensado em usar isso mesmo.

-------------------
e-debortoli: mesa de desempeno ninguém falou ainda. Não sei direito o que é.

-------------------
Bom, resumindo, o projeto tá engatinhando ainda. Tô recebendo só agora meu primeiro salário de freelancer e essa grana vai pro aparelho de solda. Ainda tenho que achar uma empresa que venda ou alugue acetileno e oxigênio aqui perto. Tô sondando no google, mas tá meio difícil.

Uma coisa legal, até pra treinar, que pensei em fazer, é algo tipo isso:
http://www.xtracycle.com/cargo-bicycles/freeradical-cargo-bicycle.html . Será que vale a pena?
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Pavão...

Se eu ver alguma coisa que te ajude na feira eu te aviso...

E a idéia da cola é excelente... ele deu o exemplo do Lótus Elise... mas tem pelo menos uns 15 carros nacionais já fabricados desta forma...

Se vc se interessar pela cola me avisa que eu vejo quanto eu consigo para vc...
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Então, a idéia de utilizar adesivo é para não usar solda. Sendo assim ficaria mais barato.
Conheço um pouco porque trabalho com este tipo de produto. A maior vantagem é que utilizando este processo não terá problemas de deformação por causa da temperatura.
Nuno, a adesão que falei nos Lotus são da parte estrutural. Sendo assim, chassi e gaiola de segurança. No Brasil não conheço nenhum veículo que tem este processo de adesão.
Mais uma coisa muito importante é saber selecionar o melhor tipo de adesivo afinal ninguem quer ter sua bicicleta desmontando em um rolê!
E-debortoli, não tenho certeza que precise de uma mesa de alinhamento. Se os guias de de tubo forem bem feitos como mostra nos vídeos, não ha a necessidade (pelo menos acredito).
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Fala Rafael, blz?

No Brasil a cola é utilizada em algumas partes estruturais do Novo Uno, futura família Palio, Cruze, Agile, Polo, Nissan March, Corolla e alguns outros que ainda vão ser lançados até o final do ano...

Pra vc ter idéia, a cola substituiu uma boa parte da solda nos carros com carroceria e monobloco de alumínio lá fora, justamente pela melhor resistência mecânica e térmica que ela tem...
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Não conheço direito essa cola. Qual o nome dela? E também não tem problema de descolar com o tempo? Sei que os carros fabricados agora não são feitos pra durar muito tempo, então tenho um pouco de medo disso. Mas parece uma boa mesmo.

Sobre a mesa de alinhamento, li no livro do Talbot que não é realmente necessário. Ele diz que o melhor é tentar unir os tubos o mais certo possível, e só em último caso se sair algo torto dá pra dar uma arrumada depois de pronto o quadro. Ele diz também que não é uma boa contar com a "sorte" na união dos tubos, pq provavelmente vai sair algo torto demais daí.
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Boa tarde,

Nuno, muito legal saber que a industria brasileira esta começando a utilizar este tipo de produto. Acreditava que só se fazia isto la fora.
Então acredito que o melhor tipo de cola que se pode utilizar são as da família epoxi. Estes adesivos são chamados estruturais pois tem uma alta resistência mecanica (impacto e outros tipos de esforços) e não tem problema com os raios UV. Muitos deles são feitos com cargas metálicas.
Um ponto importante é determinar qual a melhor viscosidade (líquido ou pastosa) e a carga de trabalho para tal aplicação.
Nuno, os adesivos aplicados nestes automóveis são epoxis ou algum outro tipo?

Abraço
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colega, colar tubos metálicos, só se não houver outra solução. Os mais antigos devem se lembrar das primeiras bikes de alumínio, da Vitus lá nos fins dos 80'. Eram exatamente fabricados como os quadros de aço com luvas / cachimbos. A diferença é aque os tubos eram colados, justamente porque havia uma incompatibilidade entre a capacidade dos tubos suportarem as temperaturas das soldas - não tem como "brasar" o alumínio, por isso geralmente as soldas são tig ou mig.

bom, o fato é que a vitus ficou muito famosa à época, pelos quadros leves, porém extrememente "moles" devido o sistema constutivo - ou seja, eram quadros com rigidez muito baixa. Então, a não ser no caso da fibra de carbono o outros composites, não use colas!!!

Abr



Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Não conheço direito essa cola. Qual o nome dela? E também não tem problema de descolar com o tempo? Sei que os carros fabricados agora não são feitos pra durar muito tempo, então tenho um pouco de medo disso. Mas parece uma boa mesmo.

Sobre a mesa de alinhamento, li no livro do Talbot que não é realmente necessário. Ele diz que o melhor é tentar unir os tubos o mais certo possível, e só em último caso se sair algo torto dá pra dar uma arrumada depois de pronto o quadro. Ele diz também que não é uma boa contar com a "sorte" na união dos tubos, pq provavelmente vai sair algo torto demais daí.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2011 as 18:50
Revivendo o tópico...

Bom, ainda não desisti de construir a bike, mas ainda tenho problemas. O primeiro deles e mais importante é financeiro , já que vontade não falta.

Ainda estou guardando dinheiro pra comprar um aparelho de solda (2000 reais com carga) e acho que consegui um cara que me ensina a fazer brasagem.

No meio tempo estou lendo dois manuais, Talbot e Paterek, que consegui de graça na internet.

Meu maior problema ainda é onde conseguir tubos de aço 1020 ou 1045 aqui no brasil, pra não ter que importar coisas mais caras dos states ou europa.

Quem se interessar mais, aqui vão uns links interessantes:

http://www.henryjames.com/ (vende jigs, tubos, caximbos, fluxos e tudo mais)

www.icelord.net/bike/paterek.pdf (pdf do paterek)

http://possidoniozenger.blogspot.com/ (site da oficina do zenger, aqui em porto alegre. O cara é tri gente fina e já me deu umas dicas)
Fernando Pavão
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2011 as 20:17
Tubos vc encontra sob medida, com a espessura q vc quiser.Existem tubos mecanicos, que a espessura e maior, entao o peso final da bike tbm sera.De preferencia por tubos trefilados, ou mesmo de inoxidavel, pq vc pode reduzir a espessura. O processo de soldagem mais adequado realmente e o TIG mas vc pode utilizar O MIG/MAG tbm sem problema alguem,por ser um processo limpo. O ideal da uniao dos tubos é eles serem chanfrados de acordo com o angulo, e de acordo q, em partes como o movimento central e no jogo de direçao a face do tudo tenha o desenho arredondado para faciliar a solda. Com respeito a gancheira, so procurar um tecnico em usinagem ele resolve pra vc. a uns tempos atras eu confeccionei uma para uma alfameq bem antiga e mais recente para uma merida multivan e uma khs. o material foi aluminio naval, q e um pouco melhor que o 7075 ou o 6061 e tbm mais leve. boa sorte nos projetos ai.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2011 as 20:34
Originalmente postado por joe joe escreveu:

Tubos vc encontra sob medida, com a espessura q vc quiser.Existem tubos mecanicos, que a espessura e maior, entao o peso final da bike tbm sera.De preferencia por tubos trefilados, ou mesmo de inoxidavel, pq vc pode reduzir a espessura. O processo de soldagem mais adequado realmente e o TIG mas vc pode utilizar O MIG/MAG tbm sem problema alguem,por ser um processo limpo. O ideal da uniao dos tubos é eles serem chanfrados de acordo com o angulo, e de acordo q, em partes como o movimento central e no jogo de direçao a face do tudo tenha o desenho arredondado para faciliar a solda. Com respeito a gancheira, so procurar um tecnico em usinagem ele resolve pra vc. a uns tempos atras eu confeccionei uma para uma alfameq bem antiga e mais recente para uma merida multivan e uma khs. o material foi aluminio naval, q e um pouco melhor que o 7075 ou o 6061 e tbm mais leve. boa sorte nos projetos ai.


Valeu pela resposta joe, mas vou usar solda oxi-acetileno mesmo, pra fazer brasagem (isso quer dizer que não dá pra usar aços inoxidaveis). Tig seria legal mesmo, mas é caro e não tem tantos usos quanto o oxi-acetileno.

Tô procurando tubos trefilados sem costura mesmo, mas não achei empresa que faça sob medida, nem nas medidas que eu precisaria. Pelo menos não achei na internet, já que não fui fisicamente em nenhuma empresa ainda.

Valeu!
Fernando Pavão
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 17:02
Revivendo o tópico mais uma vez...

Juntei o dinheiro pra solda e vou comprar, ainda essa semana, se possível. Vou comprar também equipamentos de segurança (óculos e máscara), fluxos e metais de adição. Tenho um quadro velho de aço em casa esperando pra ser cortado e diminuido (54cm de top tube vão virar 50cm). Falta o gabarito, que provavelmente vou ter que construir do zero...

Os tubos acho que vou comprar da aço tubo, que tem em canoas, vizinha de porto alegre, trefilados sem costura. Alguma dica? (http://www.acotubo.com.br/br/index.php/produtos/trefilados-e-pecas/tubos-de-aco-trefilados-s-costura/especificacoes-tecnicas/.

Será que tem problema os chain stays não serem de espessura variável?

Quando aparecerem mais novidades, posto aqui.
Fernando Pavão
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leogodoy Ver Drop Down
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Cara, seu sonho é o sonho de todo mundo aqui. Vou acompanhar a saga a partir de agora. Espero que com final feliz.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 18:23
Rapaz, depois que vi uns vídeos de fabricação de quadros na internet me empolguei também. Já dei uma pesquisada nos cachimbos e tubos e a coisa não parece um bicho de 7 cabeças.
PauloR2

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nunogontijo Ver Drop Down
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Pessoal...

Salvo engano, os cachimbos e os tubos vc já compra na medida... não só lá fora como aqui...

Se tiver o desenho dos tubos e conexões dá pra fazer sob medida...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
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PauloR2

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BIRA Ver Drop Down
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Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

vc tem q descobrir como fará o gabarito, pros angulos e posições dos tubos, não é só soldar, os tubos tem q se encaixar.

 Isso mesmo. Aqui na PRO TORK os soldadores tem um gabarito cheio de ganchos e soldas e curvas onde se vem com o tubo e simplesmente se encaixa um no outro e por final aplica-se a solda em seus devidos lugares. É show de bola ver.
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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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FPavão. Acho que um bom Q.I. faz misérias. Isso lógico com equipamentos adequados e paciência. Se até essa mulekada braquiara faz GAMBITECH nas bikes. Sucesso no seu projeto, tem meu apoio moral.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 21:28
Nuno: cachimbos acho que só importados. Tubos sob medida onde aqui no brasil? Achei algumas coisas, mas tem muita empresa que nem responde e-mail. Além do mais, parece que só tem coisa de baixa qualidade, tipo pra essas mtbs de supermercado.

Sobre o gabarito, tem uns massa tipo isso: http://www.henryjames.com/ujig.html

http://www.bikemachinery.it/bike/fr_products.html

Mas o mais barato e acessível:



Feito numa tábua, só tem que cuidar pra não colocar fogo em tudo.
Fernando Pavão
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Cara continuo dando a preferencia para tubos de aluminio. Nao to desconfiando da capacidade de ninguem, nem pensem isso, mas se o processo de brasagem nao for bem feito, acho q corre alguns riscos. Tenho um contato para tuhbos de aluminio e aço, se alguem interessar posto aki depois. o de aluminio se  for preciso o cara manda ate uma amostra antes do pedido, ai da pra fazer um teste tranquilo.
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nunogontijo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 10:11
Vou ver se eu consigo com um amigo os tubos pra vc...

De qual material vc quer?

PS: desculpe a ausência... tava viajando rs 
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     Pavão, obrigado pelo pdf do Paterek, já tinha desistido de procurar na net.
     abraço.
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joe: é que alumínio seria uma bike totalmente diferente do que eu quero. Além do mais, alumínio não tem aquele mesmo charme. Mas se tu quiser passar o contato, agradeço.

Nuno: depende do material que ele tiver. Pode ser 1020 ou 1045, ou alguma outra liga. Ainda tenho que estudar as ligas que tem por aqui, tipo a 4340 (e outras parecidas em outras normas), pois não sei se são boas pra quadro de bicicleta.

Drhide: de nada, mas eu preferi o Talbot, na verdade.
Fernando Pavão
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DrHide Ver Drop Down
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     Pois é, o Talbot eu já tinha e gostei bastante, mas acho q são complementares, como temos pouca informação qualquer referencia é bem vinda.
     Se ainda não viu, no MTBR tem o forum de framebuiders, tem muita informação lá.
     Abraço.
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nunogontijo Ver Drop Down
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FPavão, vou ver se eu consigo alguma informação e te falo...

Acho q o ideal seria a 4340... vou falar com um amigo...
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Nuno, por favor, fale com seu amigo então (:

Não sei direito se essa liga vai servir. 43XX é níquel-cromo-molibdenio e 41XX é o cromoly que todo mundo conhece e adora. Mas a maioria das empresas que pesquisei não trabalho com cromoly em tubos.
Fernando Pavão
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