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FPavão
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Charles: Já conhecia esse fórum aí, mas alguns link desses eu nao tinha visto ainda.
Aquele primeiro video é incrivel. Os caras usam Cnc e tudo mais. A bike final deve ser ridiculamente cara. Não conhecia essa bike de ferro com fibra de carbono... Não consegui ver as fotos do gabarito. Vou fazer um usuario pra esse site. danielscalabrin: acho que 1020 mesmo. Aliás, vou começar com uns quadros de caloi 10 velhos que um amigo meu tem. Eles tão tortos e vai ser uma boa praticar neles. Tu sabes se 1020 tem muita diferença pro 1040? Cromoly tá fora do meu orçamento e capacidade, por enquanto. Aluminio não é o objetivo. Danielbns: Mas aí ia ficar muito gambiarra... Ainda mais, com uma furadeira de bancada boa eu consigo fazer as gancheiras também. Pode até ser essa de soldar. Mas era só por curiosidade mesmo. |
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danielscalabrin
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Cadastrado em: 20 Mai 2011 fpolis-sc Offline Mensagens:111 |
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Colega, a diferenca entre 1020 e 1040 está na ductilidade e resistencia do aco.
O aco 1020 tem um alogamento total de 15% em tracao até a fratura. O 1040 tem de 12%. A resistencia ao escoamento é de 350 MPa pro 1020 e 490 MPa pro 1040. Para ter uma ideia, em um 4130 (Chromoly) a resistencia ao escoamento é de 1000 MPa. Elongamento total de 12.5%. A resistencia a corrosao nos chromoly é bem maior que nos 10xx. Se fosse pra escolher entre 1020 e 1040 eu ia de 1040. Os dados dos acos ai sao de tubos extrudados a frio pros 1020 e 1040. E pro 4130, que é um aco normalmente tratado termicamente, temperado a 540°C. As propriedades sao totalmente dependentes do historico termico/mecanico do aco. Espero ter sido claro. Teclado alemao aqui fica foda por cedilha, tio e etc. Abs! |
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bikerbsb
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bikerbsb
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Advertência Cadastrado em: 23 Ago 2011 x Offline Mensagens:253 |
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Sou eu quem traduziu o bikecad do bicycle cad para o português. Divirtam-se com a versão gratuita. A diferença maior é que a paga permite imprimir e exportar os arquivos em CAD. Imprimi o quadro que estou eternamente fazendo em tamanho real: sopa no mel para cortar os tubos e fazer o alinhamento em cima do desenho em escala real. Colei o papel em cima de uma chapa de compensado de madeira e fiz os cortes para os pontos de solda. O único problema é que tem cinco anos e nunca corri atrás de conseguir uma máquina de oxi-acetileno... Um dia eu concluo meu quadro!
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bikerbsb
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Advertência Cadastrado em: 23 Ago 2011 x Offline Mensagens:253 |
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Nada disso: para o primeiro quadro você precisa apenas de: Serra de metal (segueta) Lima meia-cana de 12 ou 14" Lima redonda de 8" Furadeira (qualquer uma de mão) Brocas 3/8" e 6mm Chapa de compensado de madeira grande para fazer de gabarito (vide: Talbot framebuilding jig) Pequenos pedaços de chapas de alumínio de 1/8" e 1/16" Grampos C (sargentos) pequenos Algum tipo de soldador para a brazagem (torcha MAPP) Com apenas isso, dá para fazer um quadro. Claro que mais ferramentas facilitarão (e muito!) seu trabalho. Mãos à obra! Opa! É melhor dizer: olhos à tela! Recomendo que se leia TUDO sobre técnicas de framebuilding antes de querer fazer qualquer coisa! E quando encomendar os tubos, compre logo duas ou três tubulações completas, pois você VAI fazer cagada e cortar pelo menos um tubo no lugar errado (eu fiz isso, apesar de alertado dezenas de vezes no livro do Paterek). |
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FPavão
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Daniel: foi de muita ajuda sim. Mas o 1040 vai influenciar muito na dureza da bike? Com o 1020, tenho certeza que a bike vai ficar meio 'molenga'. Me pergunto se o 1040 vai melhorar isso, ou vai ser só na resistência mesmo.
bikerbsb: não conhecia essa MAPP, mas vou ficar com a oxiacetileno mesmo, até pq não vai ser só bicicletas que vou fazer com ela. Sobre os tudbos, não queria ter que importar nada, pq isso vai ser uma complicação, além de caro. Gostei muito dessa ideia de gabarito do talbot. Vale a pena. Sobre o livro, já tem de graça na internet, como toda informação deveria ser: http://bhovey.com/Masi/Scans/Talbot/index.htm Vou ler ele com certeza. Sobre o material que tu disseste: não vou usar cachimbos nem peças prontas, talvez só a gancheira de uma outra bicicleta, então acho que vou precisar de mais umas coisas, além dessas que tu listou. Não entendi pra que as limas. E de qualqer maneira, elas poderiam ser substituidas por um esmeril, não? Esse eu já tenho. Pra que a furadeira também?(também tenho, mas uma vagabundinha) A serra, que chamam de serra arco por aqui, também tenho. Vou ter que treinar mesmo, antes de fazer qualquer coisa séria. Já me deram a dica antes de usar bikes velhas, e calois 10 inúteis não faltam por aqui. Valeu todo mundo pelas dicas. Por enquanto vou lendo os manuais que achar. Próximo passo vai ser comprar a solda e praticar bastante. O resto é depois. Editado por FPavão - 10 Set 2011 as 00:15 |
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danielscalabrin
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Cadastrado em: 20 Mai 2011 fpolis-sc Offline Mensagens:111 |
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FPavão,
o modulo elástico de todos os acos (1020, 1040 e 4130) é o mesmo. Entao a rididez da bike vai depender da geometria do quadro e nao do aco. Para todos os acos, o modulo é praticamente o mesmo. A bike nao vai ficar mais molenga se vc usar um 1020 ou 1040. A diferenca vai ser mesmo em quanto esforco o aco vai poder suportar, e também na resistencia a fadiga. Estou acompanhando o seu progresso. Um abs
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FPavão
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Entendi daniel, bem esclarecido.
E que aço as calois 10 e monarks 10 da vida usavam? Apesar de velhos, são quadros bem usáveis ainda. |
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danielscalabrin
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Cadastrado em: 20 Mai 2011 fpolis-sc Offline Mensagens:111 |
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Ñ tenho idéia de que aço eram feitas. Essas bikes são mais velhas que eu! haha
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apoloesminteu
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Cadastrado em: 14 Mar 2010 centro - SP Offline Mensagens:1039 |
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Pavão,
Sei q vc não quer trabalhar com cromoly mas não tem como não babar ao ver esses tubinhos, rs: http://www.benscycle.net/index.php?main_page=index&cPath=2082_228 Um text bem legal sobre bike feita a mão em aço, do jeito q vc quer. http://pscycle.wordpress.com/2011/09/13/uma-fixa-feita-pelo-miyamura/#comments |
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charles247
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Cadastrado em: 02 Dez 2008 Nova Prata - RS Offline Mensagens:806 |
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Sei que nao é a ideia, mas vale a pena ler as 12 paginas deste cara.....
http://fairwheelbikes.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=7602&start=1 O cara tem 18 anos e construiu uma bike todad e fibra de carbono em casa... e olha a bike..... COmo eu queria ter essas habilidades..... e principalmente estradas para andar com uma speed...... (coitadinha da minha que esta enconstada) charles ps. essa descoberta nao foi minha, apenas copiei do post http://www.pedal.com.br/forum/bikes-caseiras_topic40212.html, aqui mesmo do pedal, do usuario fetajiri..... creditos a ele. Editado por charles247 - 23 Set 2011 as 15:06 |
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Em paz com minhas bikes.....
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nunogontijo
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Cadastrado em: 12 Ago 2011 São Paulo - SP Offline Mensagens:476 |
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Pavão, se vc por um a caso vir em SP me dá um toque... vai ter a bike show, e acho q pode rolar alguma coisa q possa te ajudar a contruir a bike...
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Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs |
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bikerbsb
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Advertência Cadastrado em: 23 Ago 2011 x Offline Mensagens:253 |
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Rafael Lei
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Boa noite,
No lugar de soldar já pensou em colar? Hoje se pode usar adesivos que tem a resistencia mecanica semelhante a da solda. Um exemplo é que o Lotus Elisa são colados e não soldados. Se quiser, posso sugerir algumas marcas e produtos. Para dobrar os tubos voce pode tentar ir em empresas que fabricam escapamento de corrida. Provavelmente deve ter próximo a algum autodromo proximo de voce. Muito legal este seu projeto! |
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e-debortoli
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Restrito Cadastrado em: 04 Dez 2009 Florianópolis Offline Mensagens:1184 |
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Alguém chegou a comentar da mesa de desempeno??? E ferramentas de alinhamenho e medição???
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FPavão
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Legal esse link. Mas dei uma pesquisada e a columbus não fabrica mais esses tubos aí. Não sei como tão à venda no site... Agora, seria legal fazer uma bike com tubos profi, reynolds ou qualquer outra coisa. Queria saber como o miyamura consegue os dele. ------------------- Charles: vi esse tópico. Bem legal, mas o cara é muito tecnomaníaco. Afuder mesmo. ------------------- Nuno: cara, não vou a são paulo em nenhum futuro próximo. Sou estudante e não tem como ficar viajando por aí... ------------------- Bikerbsb: Boas dicas. To lendo o Talbot, consegui online(pra quem quiser olhar:http://www.zshare.net/download/94459366dbc31688/) To no meio do livro e é bem interessante. Tem vários aspectos que não tinha me dado conta. A parte sobre a construção eu tô lendo ainda. ------------------- Rafael Lei: não pensei nisso e nem sabia que era possível. Vou dar uma olhada, mas como a maioria das bikes de aço usam brasagem, tinha pensado em usar isso mesmo. ------------------- e-debortoli: mesa de desempeno ninguém falou ainda. Não sei direito o que é. ------------------- Bom, resumindo, o projeto tá engatinhando ainda. Tô recebendo só agora meu primeiro salário de freelancer e essa grana vai pro aparelho de solda. Ainda tenho que achar uma empresa que venda ou alugue acetileno e oxigênio aqui perto. Tô sondando no google, mas tá meio difícil. Uma coisa legal, até pra treinar, que pensei em fazer, é algo tipo isso: http://www.xtracycle.com/cargo-bicycles/freeradical-cargo-bicycle.html . Será que vale a pena? |
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nunogontijo
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Pavão...
Se eu ver alguma coisa que te ajude na feira eu te aviso... E a idéia da cola é excelente... ele deu o exemplo do Lótus Elise... mas tem pelo menos uns 15 carros nacionais já fabricados desta forma... Se vc se interessar pela cola me avisa que eu vejo quanto eu consigo para vc...
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Rafael Lei
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Então, a idéia de utilizar adesivo é para não usar solda. Sendo assim ficaria mais barato.
Conheço um pouco porque trabalho com este tipo de produto. A maior vantagem é que utilizando este processo não terá problemas de deformação por causa da temperatura. Nuno, a adesão que falei nos Lotus são da parte estrutural. Sendo assim, chassi e gaiola de segurança. No Brasil não conheço nenhum veículo que tem este processo de adesão. Mais uma coisa muito importante é saber selecionar o melhor tipo de adesivo afinal ninguem quer ter sua bicicleta desmontando em um rolê! E-debortoli, não tenho certeza que precise de uma mesa de alinhamento. Se os guias de de tubo forem bem feitos como mostra nos vídeos, não ha a necessidade (pelo menos acredito). |
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nunogontijo
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Cadastrado em: 12 Ago 2011 São Paulo - SP Offline Mensagens:476 |
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Fala Rafael, blz?
No Brasil a cola é utilizada em algumas partes estruturais do Novo Uno, futura família Palio, Cruze, Agile, Polo, Nissan March, Corolla e alguns outros que ainda vão ser lançados até o final do ano... Pra vc ter idéia, a cola substituiu uma boa parte da solda nos carros com carroceria e monobloco de alumínio lá fora, justamente pela melhor resistência mecânica e térmica que ela tem...
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Não conheço direito essa cola. Qual o nome dela? E também não tem problema de descolar com o tempo? Sei que os carros fabricados agora não são feitos pra durar muito tempo, então tenho um pouco de medo disso. Mas parece uma boa mesmo.
Sobre a mesa de alinhamento, li no livro do Talbot que não é realmente necessário. Ele diz que o melhor é tentar unir os tubos o mais certo possível, e só em último caso se sair algo torto dá pra dar uma arrumada depois de pronto o quadro. Ele diz também que não é uma boa contar com a "sorte" na união dos tubos, pq provavelmente vai sair algo torto demais daí. |
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Rafael Lei
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Cadastrado em: 14 Set 2011 São Paulo Offline Mensagens:165 |
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Boa tarde,
Nuno, muito legal saber que a industria brasileira esta começando a utilizar este tipo de produto. Acreditava que só se fazia isto la fora. Então acredito que o melhor tipo de cola que se pode utilizar são as da família epoxi. Estes adesivos são chamados estruturais pois tem uma alta resistência mecanica (impacto e outros tipos de esforços) e não tem problema com os raios UV. Muitos deles são feitos com cargas metálicas. Um ponto importante é determinar qual a melhor viscosidade (líquido ou pastosa) e a carga de trabalho para tal aplicação. Nuno, os adesivos aplicados nestes automóveis são epoxis ou algum outro tipo? Abraço |
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30455
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Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
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colega, colar tubos metálicos, só se não houver outra solução. Os mais antigos devem se lembrar das primeiras bikes de alumínio, da Vitus lá nos fins dos 80'. Eram exatamente fabricados como os quadros de aço com luvas / cachimbos. A diferença é aque os tubos eram colados, justamente porque havia uma incompatibilidade entre a capacidade dos tubos suportarem as temperaturas das soldas - não tem como "brasar" o alumínio, por isso geralmente as soldas são tig ou mig. bom, o fato é que a vitus ficou muito famosa à época, pelos quadros leves, porém extrememente "moles" devido o sistema constutivo - ou seja, eram quadros com rigidez muito baixa. Então, a não ser no caso da fibra de carbono o outros composites, não use colas!!! Abr
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Revivendo o tópico...
Bom, ainda não desisti de construir a bike, mas ainda tenho problemas. O primeiro deles e mais importante é financeiro , já que vontade não falta. Ainda estou guardando dinheiro pra comprar um aparelho de solda (2000 reais com carga) e acho que consegui um cara que me ensina a fazer brasagem. No meio tempo estou lendo dois manuais, Talbot e Paterek, que consegui de graça na internet. Meu maior problema ainda é onde conseguir tubos de aço 1020 ou 1045 aqui no brasil, pra não ter que importar coisas mais caras dos states ou europa. Quem se interessar mais, aqui vão uns links interessantes: http://www.henryjames.com/ (vende jigs, tubos, caximbos, fluxos e tudo mais) www.icelord.net/bike/paterek.pdf (pdf do paterek) http://possidoniozenger.blogspot.com/ (site da oficina do zenger, aqui em porto alegre. O cara é tri gente fina e já me deu umas dicas) |
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Fernando Pavão
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joe
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Cadastrado em: 29 Nov 2011 Brasil Offline Mensagens:248 |
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Tubos vc encontra sob medida, com a espessura q vc quiser.Existem tubos mecanicos, que a espessura e maior, entao o peso final da bike tbm sera.De preferencia por tubos trefilados, ou mesmo de inoxidavel, pq vc pode reduzir a espessura. O processo de soldagem mais adequado realmente e o TIG mas vc pode utilizar O MIG/MAG tbm sem problema alguem,por ser um processo limpo. O ideal da uniao dos tubos é eles serem chanfrados de acordo com o angulo, e de acordo q, em partes como o movimento central e no jogo de direçao a face do tudo tenha o desenho arredondado para faciliar a solda. Com respeito a gancheira, so procurar um tecnico em usinagem ele resolve pra vc. a uns tempos atras eu confeccionei uma para uma alfameq bem antiga e mais recente para uma merida multivan e uma khs. o material foi aluminio naval, q e um pouco melhor que o 7075 ou o 6061 e tbm mais leve. boa sorte nos projetos ai.
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Valeu pela resposta joe, mas vou usar solda oxi-acetileno mesmo, pra fazer brasagem (isso quer dizer que não dá pra usar aços inoxidaveis). Tig seria legal mesmo, mas é caro e não tem tantos usos quanto o oxi-acetileno. Tô procurando tubos trefilados sem costura mesmo, mas não achei empresa que faça sob medida, nem nas medidas que eu precisaria. Pelo menos não achei na internet, já que não fui fisicamente em nenhuma empresa ainda. Valeu! |
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Fernando Pavão
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Revivendo o tópico mais uma vez...
Juntei o dinheiro pra solda e vou comprar, ainda essa semana, se possível. Vou comprar também equipamentos de segurança (óculos e máscara), fluxos e metais de adição. Tenho um quadro velho de aço em casa esperando pra ser cortado e diminuido (54cm de top tube vão virar 50cm). Falta o gabarito, que provavelmente vou ter que construir do zero... Os tubos acho que vou comprar da aço tubo, que tem em canoas, vizinha de porto alegre, trefilados sem costura. Alguma dica? (http://www.acotubo.com.br/br/index.php/produtos/trefilados-e-pecas/tubos-de-aco-trefilados-s-costura/especificacoes-tecnicas/. Será que tem problema os chain stays não serem de espessura variável? Quando aparecerem mais novidades, posto aqui. |
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Fernando Pavão
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leogodoy
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Cadastrado em: 28 Jun 2011 SP Offline Mensagens:1184 |
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Cara, seu sonho é o sonho de todo mundo aqui. Vou acompanhar a saga a partir de agora. Espero que com final feliz.
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Rapaz, depois que vi uns vídeos de fabricação de quadros na internet me empolguei também. Já dei uma pesquisada nos cachimbos e tubos e a coisa não parece um bicho de 7 cabeças.
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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nunogontijo
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Cadastrado em: 12 Ago 2011 São Paulo - SP Offline Mensagens:476 |
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Pessoal...
Salvo engano, os cachimbos e os tubos vc já compra na medida... não só lá fora como aqui... Se tiver o desenho dos tubos e conexões dá pra fazer sob medida...
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Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Isso mesmo. Aqui na PRO TORK os soldadores tem um gabarito cheio de ganchos e soldas e curvas onde se vem com o tubo e simplesmente se encaixa um no outro e por final aplica-se a solda em seus devidos lugares. É show de bola ver.
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BIRA
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FPavão. Acho que um bom Q.I. faz misérias. Isso lógico com equipamentos adequados e paciência. Se até essa mulekada braquiara faz GAMBITECH nas bikes. Sucesso no seu projeto, tem meu apoio moral.
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FPavão
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Nuno: cachimbos acho que só importados. Tubos sob medida onde aqui no brasil? Achei algumas coisas, mas tem muita empresa que nem responde e-mail. Além do mais, parece que só tem coisa de baixa qualidade, tipo pra essas mtbs de supermercado.
Sobre o gabarito, tem uns massa tipo isso: http://www.henryjames.com/ujig.html http://www.bikemachinery.it/bike/fr_products.html Mas o mais barato e acessível: Feito numa tábua, só tem que cuidar pra não colocar fogo em tudo. |
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Fernando Pavão
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joe
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Cara continuo dando a preferencia para tubos de aluminio. Nao to desconfiando da capacidade de ninguem, nem pensem isso, mas se o processo de brasagem nao for bem feito, acho q corre alguns riscos. Tenho um contato para tuhbos de aluminio e aço, se alguem interessar posto aki depois. o de aluminio se for preciso o cara manda ate uma amostra antes do pedido, ai da pra fazer um teste tranquilo.
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nunogontijo
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Vou ver se eu consigo com um amigo os tubos pra vc...
De qual material vc quer? PS: desculpe a ausência... tava viajando rs
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DrHide
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Pavão, obrigado pelo pdf do Paterek, já tinha desistido de procurar na net. abraço. |
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FPavão
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joe: é que alumínio seria uma bike totalmente diferente do que eu quero. Além do mais, alumínio não tem aquele mesmo charme. Mas se tu quiser passar o contato, agradeço.
Nuno: depende do material que ele tiver. Pode ser 1020 ou 1045, ou alguma outra liga. Ainda tenho que estudar as ligas que tem por aqui, tipo a 4340 (e outras parecidas em outras normas), pois não sei se são boas pra quadro de bicicleta. Drhide: de nada, mas eu preferi o Talbot, na verdade. |
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Fernando Pavão
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DrHide
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Cadastrado em: 09 Nov 2008 São Paulo Offline Mensagens:653 |
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Pois é, o Talbot eu já tinha e gostei bastante, mas acho q são complementares, como temos pouca informação qualquer referencia é bem vinda.
Se ainda não viu, no MTBR tem o forum de framebuiders, tem muita informação lá. Abraço. |
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nunogontijo
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Cadastrado em: 12 Ago 2011 São Paulo - SP Offline Mensagens:476 |
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FPavão, vou ver se eu consigo alguma informação e te falo...
Acho q o ideal seria a 4340... vou falar com um amigo...
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Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs |
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Nuno, por favor, fale com seu amigo então (:
Não sei direito se essa liga vai servir. 43XX é níquel-cromo-molibdenio e 41XX é o cromoly que todo mundo conhece e adora. Mas a maioria das empresas que pesquisei não trabalho com cromoly em tubos. |
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Fernando Pavão
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