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Pedivelas - 170/172.5/175mm. Diferenças na prática |
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edduds
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Cadastrado em: 05 Abr 2010 São Paulo Offline Mensagens:1133 |
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Postado: 22 Jul 2011 as 18:42 |
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Tentei evitar criar um post sobre um assunto que já foi discutido mas que não abordou uma dúvida que tenho, porém ao desenterrá-lo ele acabou não sendo dirigido para a dúvida específica. Estou repetindo abaixo a postagem: Tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela (redundância isso né? já que pedivela é justamente a alavanca). Qual é o mais comum? Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm. O cassete é 27x12, mas pretendo trocar por 28x11, vi em outro post que 50x11 é mais longo que 53x12, então só tem ganho (tá, tem perdas entre os "degraus" nas trocas). Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudica em que? Já que a amplitude do movimento da perna vai ser maior pode ser que acabe esticando e encolhendo demais a perna, inclusive com ajustes na altura do banco, não? Mais uma coisa (será que pode?). Estou buscando fora uma pedivela 50x34 + cassete 11x28 e corrente, tudo Ultegra, se alguém tiver para vender, por favor, mande uma mensagem ou coloque nos classificados. Obrigado.
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MTB_Bahia
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Banido Cadastrado em: 22 Jul 2011 BAHIA Offline Mensagens:130 |
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Cara, vou lhe dizer uma coisa, eu usava 172,5, fiz o Bike FIT, e fui orientado a trocar para 170, as dores nos joelhos passaram e até a lombar melhorou. |
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edduds
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Valeu MTB, acabei de ler uma resposta em um fórum sobre reclinadas que esclareceu bastante. Vou acabar escolhendo um 170mm mesmo.
Estou compartilhando o texto - é do recliforum, que não conheço, cheguei lá pesquisando o assunto. Sobre ficar mais leve com a alavanca maior eu já sabia, queria saber quais as implicações disso.
No que se refere à força aplicada nos pedais, sim. Com o braço da pedivela mais curto e mantendo-se a mesma marcha, fica mais pesado. É a famosa redução do braço da alavanca, tantas vezes enunciada como uma desvantagem das pedivelas curtas ou encurtadas (por quem não as experimentou, é claro...). Por isso faz sentido usar uma marcha proporcionalmente mais leve e uma cadência proporcionalmente mais alta (isso já acontece naturalmente, pois o que tende a se manter igual é a velocidade circunferencial). Leio sempre as experiências de outras pessoas com pedivelas encurtadas para comparar com as minhas impressões e daí vou tirando algumas conclusões. Sobre essa questão de reduzir as marchas proporcionalmente ou não, há quem diga que não é necessário reduzir coisa alguma. Como as pessoas raramente complementam seus comentários informando o tamanho de suas pernas, só posso imaginar que pessoas de baixa estatura (e pernas provavelmente curtas) vinham usando pedivelas muito grandes para seu tamanho e aplicando força efetivamente em um arco muito pequeno de toda a circunferência de giro dos pedais. Ao passar a usar a pedivela encurtada, o indivíduo passa a exercer força em um arco maior. Talvez essa diferença no arco ao longo do qual se aplica força seja a explicação para que algumas pessoas não sintam necessidade de marchas mais leves. Outro fator que deve ser levado em conta é o 'ankling', aquele movimento do calcanhar que muita gente faz, deixando o pé mais para cima/para trás/recolhido no início da pedalada e mais para baixo/para frente/estendido ao esticar a perna ao máximo. Há quem diga que esse 'ankling' é prejudicial aos tendões, mas não é essa a questão que quero abordar. O que eu vejo aí é que o 'ankling' pode ser uma maneira de poupar os joelhos, articulando-os menos e absorvendo um pouco desse movimento angular nos calcanhares. É como se o calcanhar percorresse uma circunferância menor que a bola do pé (abaixo da qual fica o eixo do pedal). Sou leigo nesses assuntos de biomecânica, mas a minha impressão é que, se a pessoa sente necessidade desse 'ankling', ela vai se beneficiar de uma pedivela encurtada. Pelo menos suficientemente mais curta para que ele não mais faça o 'ankling'. Certa vez li um comentário sobre as medidas estabelecidas de 170 mm e 175 mm para bicicletas convencionais serem um meio-termo para servirem tanto para giro em rápida cadência quanto para se subir nos pedais, com muita força e baixa cadência. As bicicletas de pista, por exemplo, tendem a usar pedivelas mais curtas (embora não tão curtas como as das reclinadas), que facilitam cadências mais altas. Mas... estou divagando. Pela minha experiência, sim, é interessante deixar as marchas mais leves, proporcionalmente ao encurtamento. Editado por edduds - 22 Jul 2011 as 20:44 |
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Altino
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PEDIVELA - IMPRESSÕES
Bem, existem diversos tópicos discutindo o mesmo assunto, mas achei o título deste mais abrangente... rs Sou novato no mundo do ciclismo e mais iniciante ainda nas bikes road, nossas queridas speeds. Apesar disso, vou dar meus pitacos como experiência sobre os tipos de pedivela. Já li em algum tópico que a diferença da circunferência entre os pedivelas (170, 172,5 e 175) é mínima e realmente é, são milímetros. Contudo, na prática, senti muita diferença. Primeiro, gostaria de lembrar que não sou muito sensitivo quanto a questões de tamanho de bike e etc, apenas consigo dizer: tem alguma coisa errada, mas não sei o que é. Porém, em relação ao tamanho do pedivela acho que consigo passar quais foram as minhas impressões. Eu já usei os três tamanhos de pedivela tanto compacto quanto tradicional. A primeira speed que eu usei foi uma com pedivela tradicional 53x39 e 172,5. Não tinha (e não tenho) muita experiência com esse tipo de bike, mas para mim, com 1,80m de altura, ele tinha um tamanho bom, mas parecia que faltava alguma coisa. Não sei se era questão de tamanho da bike, regulagem de alguma coisa, mas era um tamanho que servia para sprint e para giro. No meu caso não senti grande diferença entre o pedivela 175 da MTB. Em seguida, passei a usar um pedivela compacto 175mm. Este sim, excelente para sprint e tiros partindo do zero. A bike ficava um pouco mais pesada na hora de girar e nem sempre conseguia manter um giro legal. Acredito que isso era e é culpa de minha inexperiência. Ontem, mudei meu pedivela para um tradicional com 170mm. Andei 50km em terreno misto, mas principalmente plano. Conclusões: Pelo fato de ser tradicional (52x39), é um pouco mais pesado, mas achei excelente para manter o giro, até em subida. Agora o que tá faltando é perna para usar o 52x11 ---- no compacto e de 175mm conseguia colocar 50x11 sem maiores dificuldades, mas não por muito tempo... rsrs Um detalhe que notei quanto ao 170mm é que nele a alavanca para uma arrancada é um pouco menor, mas com o giro certo chega-se ao mesmo resultado. Conclusões pessoais, 1ª) o seu tamanho realmente influencia no tamanho do pedivela (óoooo); 2ª) se o seu jeito de pedalar é com baixa rotação, um pedivela menor poderá ajudar a aumentar o giro e vice-versa; 3ª) num pedivela 170mm tradicional nas mesmas proporções de marcha, faz-se tanta força quanto no pedivela 175mm compacto, mas com revoluções diferentes; 4ª) cada um tem que experimentar e achar o que fica mais adequado ao seu estipo de pilotagem. PS> desculpem pelos erros de português e se falei o óbvio, apenas pretendi passar as minhas impressões sobre o tema. Podem falar mal.... hehe Abs |
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Fred
Igual a um trator: pesado e lento! http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0 |
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Tchockozzo
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Quanto a tamanho do pedivela eu só usei 172,5 até hoje, portanto não posso opinar à respeito dos outros.
No que se à relação, realmente, se usares 50x11 terá mais metragem que 53x12. Mas para resolver seu problema mais fácil, pode usar 52x36, fica no meio termo. |
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luizbraz
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Eu estou pensando em trocar meu pedivela compacto 50/34 por um 52x38, porém hoje uso a relação 25x11 e penso em usar com o novo a relação 26x11. Eu teria algum ganho? No caso minha relação ficaria mais pesada para subidas, perderia giro?
Outra opção é pegar um pedivela compacto mesmo 50x34 porém com braço de 175mm, hoje utilizo 172,5. Eu teria alguma perda neste caso?
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"Não tenho medo de morrer. Tenho medo de chegar ao céu e não ter uma bike para pedalar."
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Nato
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Sempre tive essa dúvida então procurei no google...
Interessante esse link abaixo: http://www.cptips.com/crnklth.htm |
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luizbraz
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Valeu Renato, ajudou bastante estas informações. Agora só falta saber se 52x38 com 26x11 fica mais leve para subir que 50x34 com 25x11.
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"Não tenho medo de morrer. Tenho medo de chegar ao céu e não ter uma bike para pedalar."
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dmbenati
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Luiz, é só fazer as contas! Por exemplo: 50x34 com 25x11 você terá as seguintes relações: Mais pesada = 50/11 = 4,55 Mais leve = 34/25 = 1,36 52x38 com 26x11: Mais pesada = 52/11 = 4,73 Mais leve = 38/26 = 1,46 Deu pra ver que, por exemplo, 34x25 é mais leve que 38x26 (1,36 < 1,46)... Pega o range dos cassetes e vai casando as marchas com as coroas da pedivela que você descreve todas as relações de engrenamento e daí vai comparando! |
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FAB1000
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Luiz.. é só fazer a conta da relação coroa x pião.
34/25 = 1,36 38/26 = 1,46 Logo a relação compacta ainda é mais leve. Pra usar a coroa de 38 dentes e ter a mesma relação de deslocamento, é só dividir 38/1,36 = 27,9. Ou seja, se quiser manter a mesma faciclidade pra subir o cassete precisa ter o pião maior com 28 dentes. |
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dmbenati
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Tirei 10! Minhas contas bateram com as do Fabrício! |
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FAB1000
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Acho que estavamos fazendo a mesma prova, mas pelo jeito vc acabou antes. rsrsrs
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luizbraz
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Valeu pessoal,
foi muito útil realmente as informações de vocês, vou procurar um pedivela 50x34 com 172,5mm do Red mesmo, se alguém souber onde tem pode me falar hehe. |
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"Não tenho medo de morrer. Tenho medo de chegar ao céu e não ter uma bike para pedalar."
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dmbenati
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Verdade, mas eu confesso que trapaceei... usei o excel!
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Mordaz
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A título de curiosidade, pedivelas curtas (curtas mesmo, e não as tradicionais 170, 172.5, 175...) podem ajudar a conseguir uma posição mais aero na bike, como mostra este artigo.
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