Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ferramentas: Torquimetro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ferramentas: Torquimetro

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2010 as 01:45
opa, agora posso falar como profissional, sou da área de metrologia (calibração)

sobre a medição dos torquímetros, não têm erro muito acima do fabricante, o que ocorre é que normalmente quando está se operando, pode ocorrer erro de paralax no ajuste, o que seria esse erro, seria você mexer na escala dele e não está olhando em linha reta, fazendo com que acabe ajustando errado..

outra coisa que pode ocorrer é o valor de divisão dele, para bikes, torquímetros de 25 a 30Nm já estão até acima do especificados pras peças, pois no máximo que via até hoje foi de torque igual a 17Nm, então torquímetros de grande porte não teriam necessidades, ou seja, diminuiria a escala e aumentaria a precisão
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2010 as 01:55
Sobre minha pergunta, eu descobri o "problema". Na verdade em torques baixos (2~6Nm) a chave não faz um clique (alto como no de 20Nm). Ela simplesmente dá uma "jogada" na cabeça. Que é quando sabemos que chegou ao torque escolhido.

Ou seja minha chave está perfeita. Mas como na ânsia de arrumar logo a bike acabei comprando outro Tramontina.

Então vou vender esse meu da Cyclo Tools.

Inclusive se alguém tiver interesse....



Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2010 as 02:00
o clique será mais baixo mesmo, pois a pressão é menor
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
fabiotux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2008
Cotia/SP
Offline
Mensagens:1291
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2011 as 19:38
Senhoras & Senhores:

Tento eu recentemente adquirido uma frameset/componentes full carbon, estou preocupado, pois normalmente eu mesmo faço a manutenção da bike e não quero perder meu precioso dinheirinho fazendo bobagem!

Estou à caça de torquímetros, mas percebo que os modelos "gringos" citados ao longo desse tópico estão muito acima da minha expectativa de preço.

Procurando no ML, encontrei esse modelo: 

Torquímetro De Estalo - 1/4´´ 2,4 Kg (2,3~23 Nm) .


Minha pergunta é: Posso confiar nesse equipamento?

Conforme citado, o torque máximo para parafusos na bike não passa de 17nm e o mínimo fica na casa dos 3nm, ou seja, em tese a ferramenta está dentro do limite max/min.

Alguma outra sugestão?

Valews pela ajuda.

Abraço.

See ya!
Powered by:
Trigon RQC-927 - Carmen - 2010
Miyamura - Só no Girinho - 2011
Mob Stamina 29er - Yavanna - 2012
Miyamura - Lúthien - 2014
GoEasy Nano - Belladona Tux - 2015
www.sonogirinho.com.br
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2011 as 03:37
Eu tinha um da CCR
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396

É similar a esse que você mostrou. É muito bom.

Acabei vendendo e hoje tenho um da tramontina. Mas está na faixa dos R$ 270,00


Voltar ao Topo
supericepower Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Mai 2009
Bauru SP
Offline
Mensagens:600
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar supericepower Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2011 as 00:21
Eu estou interessado em comprar um torquimetro, porem gostaria de alguma indicação com um bom custo x benefício.

Abraços e obrigado.

Clap
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2011 as 00:51
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396
Voltar ao Topo
109eh Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2012
Piaui
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 109eh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 05:25
Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 12:19
Originalmente postado por 109eh 109eh escreveu:

Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?


X2
Em qual lugar seria possível a aferição dou calibração e um torquimetro?
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 13:54
Eu sei que no caso da tramontina vc pode mandar direto pra eles pra calibrar.

Agora posso estar falando besteira, mas se vocês adquirirem um calibrador, ele também não teria que ser calibrado periodicamente?
Voltar ao Topo
Mayler Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mar 2008
Bambuí - MG
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mayler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2012 as 16:57
Recentemente fiz uma extensa pesquisa sobre os torquímetros encontrados no Brasil e no exterior.

Meu problema é que minha Santa Cruz tem parafusos que precisam de torque desde 3,8 N.m até 22 N.m, e é difícil encontrar torquímetro que atenda a esta faixa de torque.
Os de marcas mais conhecidas, ou começam já de 5 N.m ou então vão só até 17 N.m de torque, o que não atende a todas as bikes.

Existe um torquímetro da Gedore que é perfeito, que vai de 2 N.m até 25 N.m. Esse torquímetro é uma "joia preciosa", mas o preço é bem alto, custa mais de R$1.300,00.

Acabei encontrando um torquimetro da marca Torkfort, de fabricação nacional (em Porto Alegre), de excelente qualidade (talvez melhor que Pedro's), que também vai de 2 N.m até 25 N.m, e que custa em torno de R$600,00. Esse atende a qualquer parafuso de bike.

O site dele é:
é esse da primeira foto:

e pode ser adquirido nesse site:
Se não tiver ele no catálogo do site, basta enviar um mail ou ligar para o pessoal da Araujo Ferramentas, que eles conseguem o torquímetro.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma das empresas citadas. Sou apenas um consumidor satisfeito que teve muita dificuldade de encontrar um torquímetro que me atenda e com custo acessível. Quero apenas deixar a dica...

Abraço a todos

Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2012 as 23:09
Dica interessante: o torquimetro Shimano PRO está sendo encontrado no comercio local (Brasil0 por aproximadamente R$ 320,00,  geralmente parcelado, é uma oportunidade para quem não tem e está disposto a comprar.
Nos EUA p preço do mesmo é de aproximadamente US120,00, + US$ 30,00 de frete, simulando uma compra na R&A Cycles o preço mesmo sem impostos fica bem proximo do praticado aqui, eu já tenho um Park Tool, então fica a dica.
Voltar ao Topo
Sapiranga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2012
Esteio
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Sapiranga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 14:36
Segue meu torquímetro DIY...
Torque = força x distância (tamanho alavanca).
Exemplo de aperto em 5N.m.
 
Segue meu exemplo.
 
5N.m = força x 0,2m (20cm)
força = 5N.m / 0,2m
força = 25N
 
força = massa x aceleração (para balança utilizar aceleração da gravidade)
 
Obs: balança mede massa.
 
25N = massa x 9,81m/s²
 
massa = 25 / 9,81
massa = 2,54 kg para ter o torque de aperto em 5N.m.
 
Resumindo a fórmula.
 
Valor da balança = (Torque solicitado de aperto)/(comprimento da alavanca x 9,81)
 
Paquei R$ 19,90 pela balança.
Vou fazer um torquímetro DIY utilizando a balança, e após posto foto.
 
[/URL]
 
 
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 16:32
Essa é uma ferramenta que já está na minha lista para comprar.

A pesquisa por marca e modelo continua
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 18:36
eu comprei aquele da CRC (http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396). Pro meu pouco uso atende bem, mas atenção à "pegadinha". Ele não vem com as ponteiras, e a medida dele é 1/4", o que não foi tão trivial assim de achar. Acabei tendo que comprar outro conjunto de chave de catraca/ponteiras, só por causa das ponteiras. Teria sido mais jogo comprar logo um que já venha com elas. 
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 13:37
Será que compensa comprar o torquimetro separado e as ponteiras que serão utilizadas, separadamente?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 14:30
Comprei o Torquímetro da Shimano PRO.

Muito show ele, funciona perfeitamente. Tenso que ele é caro, comprar aqui no Brasil mesmo paga 300 mangos.

Mas pra mim valeu cada centavo, gosto de deixar todas as peças da bike no aperto exato.
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 15:24
Ele é de estalo ou daquele que gira em falso?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 15:37
A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead




Editado por HAIRTONNETO - 03 Jun 2013 as 15:39
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 19:17
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:


A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, e<span style="line-height: 1.4;">u sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead</span>





Valeu pela explicação HAIRTON
Voltar ao Topo
peterrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar peterrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 15:14
http://www.jensonusa.com/!PLdgsZ44L02wY5BGbmoAvQ!/Pedros-Pro-Torque-Wrench


esse é show de bola
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 15:35
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead



Será que teria como você tirar uma foto dele e postar aqui?
Torque máximo de 16nm é da ferramenta?
Aqui em SP,região da Florêncio de Abreu,acha-se fácil essa ferramenta,mas são muito mais caras e ainda tem de várias medidas,o certo é comprar uma específica para bike igual a o que você fez.
Só que queria saber se é um único torquímetro para todos os parafusos da bike ou são dois mesmo.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 16:34
É esta daqui a ferramenta Carlos:


Este torquímetro pode ser regulado para apertar 99% dos parafusos das bikes, pois ele suporta desde 0.2NM até 15.8NM. Daí basta você ver no manual da peça que você vai instalar (ou na própria peça) quantos NM ela suporta, fazer a regulagem na ferramenta e pronto, só apertar até a chave estalar (ela parece que quebra).

Ela aguenta até 15.8NM. Mas no MANUAL do torquímetro, ele pede pra quando você deixar a ferramenta sem uso, guardado e tals, que antes do próximo uso, você ache algum parafuso que possa sofrer um aperto de 15.8NM ou mais, que regule a ferramenta para 15.8NM (máximo) e aperte este parafuso até a ferramenta "quebrar/estalar" a cabeça dela (indicando que chegou em 15.8NM). Com isso você lubrifica toda a ferramenta. Eles pedem pra fazer isso umas 10 vezes para ela ficar bem lubrificada e apresente precisão TOTAL.

Fiquei impressionado com quantos parafusos estava errados em minha bike, o dos rotores estavam com quase 7nm quanto o máximo recomendado é 4nm... da mesa estavam em 3nm e suportavam até 5nm... o bar end estava em 4nm e suportava 7nm (eu tinha medo de apertar e danificar o guidão de carbono).

O do pedivela, estava super apertado, enquanto o máximo de aperto dele é míseros 3nm. Regulei para 3nm, ele ficou mais soltinho, porém sem ficar com folga, ele fica 100% ideal.

Mesma coisa caixa de direção, a tampa dele diz quantos NM é o correto, a direção fica macia e soltinha e sem jogo.

Enfim a bike fica toda perfeitinha, vale o investimento sim!

Falei 99% dos parafusos podem ser apertados com o torquímetro porque até agora teve apenas UM que eu não pude usar esta ferramenta, a tampa do K7. Ela deve ser apertada com 35nm. Daí pra esta rosca eu comprei uma bem simples de veículos mesmo, baratinha.


Editado por HAIRTONNETO - 04 Jun 2013 as 16:35
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2013 as 12:16
Acho que vou encomendar o meu hoje...
Voltar ao Topo
fabiosica Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 16:57
No EBAY tem vários tipos.
Escrevam: BIKE Torque wrench
No campo de buscas.
Depois cliquem Onde ta escrito SORT BEST MATCH e coloquem em PRICE + SHIPPING, LOWEST FIRST.
Assim listam os produtos com os preços mais baixos que aceitam enviar para o Brasil. ...

Tem giant, BBB, Venzo, Syntace, etc...
Até os mais baratos xing ling a partir de 55,00 obamas... (dólares)

Eu acho que vou comprar o VENZO.
74,00 dólares com envio. Vem da Califórnia (Nao é xing ling). Já vem com os bits. E tem faica de Torque de 2 a 24Nm...

O que acham??

Pelo que andei lendo, é bom regular sempre 10% abaixo do Torque especificado do parafuso.
Fazer o aperto 10 vezes no máximo do torquimetro de algum parafuso, sempre que for utilizar.
Usar a tal pasta para carbono, caso vá utilizar em componentes de carbono. Ajuda a fixar melhor o componente.

Valeu.
Voltar ao Topo
fabiosica Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 19:40
No EBAY tem inclusive torquimetro digital por 150 dólares, mas acho que para BIKE o ideal seja esse de estalo mesmo.
Voltar ao Topo
fabiosica Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiosica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 19:42
Esse mariposa ou butterfly tem por 200 dólares.
E o Pedro's, BBB, etc. Por pouco mais de 100 dólares, mas esses tem que comprar os bits separados, dai já aumenta o custo.

Valeu.
Voltar ao Topo
Skydiver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2013
Brasil
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skydiver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 19:53
Quem tem componentes de carbono precisa de um torquímetro, não pode só confiar na experiência.

Um guidão de carbono quebrado por conta de aperto excessivo na mesa pode custar mais do que 300 reais em muitos casos.

Mesmo para quem tem componentes de alumínio um torquímetro se faz necessário, não é nada agradável espanar rosca de canote de selim, já perdi canote por conta disto.

Depois de uma bomba de pé de qualidade, o torquímetro é essencial.

OBS: ainda não tenho um torquímetro, utilizo o da bike shop, mas pretendo me dar um de aniversário este ano e gostei deste PRO Shimano.
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2014 as 19:15

Torquímetro analógico Topeak TPS-SP07


está custando 90 reais - bem mais barato - será que é confiável?  alguém já usou?


Uploaded with ImageShack.us

se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2014 as 17:29
Eu paguei R$ 100 num de estalo da Lee Tools. Já fiz até uma calibração e o bicho funciona. Acho melhor do que angular
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2014 as 18:16
na loja onde faço revisão da bike e compras de equipamento o mecânico sugeriu que eu posiciona-se a chave allen na vertical e contasse as voltas para abrir a braçadeira do canote, assim poderia ajustar a altura do selim durante o treino e apertar corretamente , mas quando assim fiz fiquei receoso e  apertei a menos e o canote foi lentamente abaixando  pois se apertasse a mais existe  o risco de estragar o quadro da bike...não seria possível uma braçadeira autolimitante de torque, facilitaria muito para nós, acredito que não seria muito difícil uma peça assim, que opinem os técnicos e mais experientes...
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2014 as 09:38
Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

na loja onde faço revisão da bike e compras de equipamento o mecânico sugeriu que eu posiciona-se a chave allen na vertical e contasse as voltas para abrir a braçadeira do canote, assim poderia ajustar a altura do selim durante o treino e apertar corretamente , mas quando assim fiz fiquei receoso e  apertei a menos e o canote foi lentamente abaixando  pois se apertasse a mais existe  o risco de estragar o quadro da bike...não seria possível uma braçadeira autolimitante de torque, facilitaria muito para nós, acredito que não seria muito difícil uma peça assim, que opinem os técnicos e mais experientes...


Existem torquimetros com o torque pré definido e que custam bem menos do que os tradicionais Bontrager Preset por exemplo, porem servem apenas para parafusos com torque unico, o Topeak TPS-SP07 me parece ser interessante pode ser levado na mochila e a Topeak fabrica bons produtos.

http://www.bontrager.com/model/08370

http://www.topeak.com/products/Homeshop-Tools/combotorq_bit_set



Editado por zeca - 01 Abr 2014 as 09:43
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2014 as 09:40
MSG repetida.



Editado por zeca - 01 Abr 2014 as 09:42
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2014 as 15:05
Estou muito inclinado a comprar um torquímetro mas os preços no Brasil estão de arrepiar e importar também pode não valer a pena por causa do preço do dollar.

Alguém tem alguma indicação ou alternativa ao Shimano Pro que já teve um preço interessante e agora não encontro por menos de 500 pila?
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
raulfragoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2004
SP
Offline
Mensagens:178
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulfragoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2014 as 15:31
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Estou muito inclinado a comprar um torquímetro mas os preços no Brasil estão de arrepiar e importar também pode não valer a pena por causa do preço do dollar.

Alguém tem alguma indicação ou alternativa ao Shimano Pro que já teve um preço interessante e agora não encontro por menos de 500 pila?

Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2014 as 15:40
Originalmente postado por raulfragoso raulfragoso escreveu:


Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.


Preciso comprar um de qualquer jeito, apertar roda na Lefty sem torquímetro é complicado Confused e fico muito inseguro se apertei demais ou pouco.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
raulfragoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2004
SP
Offline
Mensagens:178
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulfragoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2014 as 15:59
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

 Preciso comprar um de qualquer jeito, apertar roda na Lefty sem torquímetro é complicado Confused e fico muito inseguro se apertei demais ou pouco.

Entendo, eu também só aperto as peças da minha com torquímetro na bike shop, mas enche o saco ter que ir lá toda vez que preciso ajustar alguma coisa.
Voltar ao Topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Offline
Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2014 as 15:21
Para quem possui equipamento mais caro um quadro de carbono por exemplo, um troquimetro é um bom investimento. Eu utilizo o mesmo apenas no seat post e no guidão/mesa que é um Syntace VRO, os torquimetros com faixa de aperto de 3 até 15 Newtons servem para a maioria dos parafusos.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2014 as 20:14
Originalmente postado por zeca zeca escreveu:

... os torquimetros com faixa de aperto de 3 até 15 Newtons servem para a maioria dos parafusos.

Essa faixa é que é interessante. 

Até hoje nunca danifiquei nada por excesso ou falta de torque em qualquer componente, mas sempre fica a dúvida se está correto (até porque sem torquímetro é quase impossível saber) ou não o torque.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsreis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2014 as 13:47
Originalmente postado por raulfragoso raulfragoso escreveu:



Aqui no Brasil é muito caro mesmo. Eu acabei de comprar esse torquímetro na Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/B00C5ZL2EG

Os reviews são excelentes, e a qualidade parece ser bem melhor do que os genéricos chineses.

Assim que chegar posto um review aqui.


Raul, simulei uma compra dese torquímetro e chegou perto dos 100 Obamas com impostos e taxas... confere?! Você mandou direto pro BR ou mandou via shipito ou similar? Apesar da qualidade que parece ter, achei meio salgado no final... fico no aguardo do review!

Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X