Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano Tourney para cicloturismo, vale a pena?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano Tourney para cicloturismo, vale a pena?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Shimano Tourney para cicloturismo, vale a pena?
    Postado: 05 Jun 2011 as 17:04
Olá amigos, a um tempo atrás, eu estava interessado em um Kit Alívio, porém vi que estava totalmente fora do meu orçamento rsrs, daí me interessei por um Kit Acera, mas vi que até eu chegar lá (financeiramente) ainda ia ter que esperar, tenho problemas com dinheiro pois tenho 16 anos, o que não é desculpa, mas estou no terceiro ano e os estudos para vestibular etc estão me tomando o tempo, portanto não dá para arrumar um "bico" rsrs
Daí como quero pedalar distâncias maiores, gostaria de saber se é tão ruim assim um grupo shimano tourney, até porque minha bicicleta tem câmbios Yamada, e um pedivela de 18 reais, ou seja não dá pra confiar.

E então, será que vale a pena, ou é certo de que eu vá ficar na mão?

Abraços a todos, boas pedaladas.
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2011 as 17:24
Se os seus percussos forem curtos,até dá para usar tranquilo,o problema é que nos percussos longos,"exigem"mais dos componentes,principalmente o câmbio traseiroWink
Vale a pena sim,pois estes Yamada não são nada Bons.
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2011 as 17:50

Na minha opinião, se você não tá tendo a grana pra comprar o Acera e não aguenta esperar juntar o suficiente para tê-lo, então vai de Tourney mesmo.

 
Em termos de confiabilidade, não vai ter problemas. Se o intuito é pedalar em asfalto, dificilmente o Tourney vai te deixar na mão a curto e médio prazo, só seria meio complicado se fosse usar ele em trilha porque daí a bateção ia fazer ele se desregular constantemente e apresentar folgas com o uso, o que deixaria ele cada vez mais impreciso.
Só precisa ser atento nas mudanças de marcha, procurar antecipar as mudanças de marcha numa subida de modo que não precise passá-la fazendo força no pedal e assim evitando forçar excessivamente o Tourney. O ideal é que dê uma pedalada mais forte antes de mudar a marcha, para que durante a mudança de fato você possa apenas "acompanhar" a catraca numa pedalada leve, o que facilita muito a vida do câmbio.
Fazendo isso, seu Tourney vai durar muito e lhe atender bem durante um longo tempo.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2011 as 17:59
Carlos sp:
Os percursos não serão tão curtos, porém vai ser quase tudo no asfalto.

W0LVER1NE_MG:
Muito obrigado pela ajuda.

Abraços e boas pedaladas.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2011 as 18:30
Olha, os câmbios Tourney bem reguladinhos são ótimos!

Em 2008, quando comecei a fazer cicloturismo eu usava Shimano TZ 30, tanto dianteiro quanto trazeiro e nunca tive problemas de quebra ou coisa que o valha.
Mesmo quando mudei o câmbio traseiro para Alívio mantive o TZ dianteiro por um bom tempo!

No caso das trocas no câmbio dianteiro, você deve aliviar bem a pedalada nas trocas, para descer ou subir as coroas
Apenas, como disse o Wolver1ne_Mg, se fizer estradas de terra com muitas costelas de vaca, eles se desregulam com mais facilidade.

Vai de Tourney tranquilo, até as condições financeiras te permitam trocar por algo melhor. Fique também de olho nos classificados, pois sempre pinta alguém vendendo um Alívio usado, em bom estado e com preço bem acessível. Wink

Boas pedaladas!

Abraços

Waldson



Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2011 as 18:38
Obrigado Waldson.
Grande abraço, boas pedaladas.
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 02:13
Se não quiser ouvir uns "tlec tlec" assustadores nas mudanças de marchas, não mude as marchas nas subidas nem em alta velocidade.

Nas subidas o Tourney TX é bem fraquinho.

No mais, acredito que um kit novo para rodar somente no asfalto resolva perfeitamente e seguramente é melhor do que os originais Caloi ou Yamada.

O ideal neste kit Tourney é colocar um passador traseiro Acera e um V-Brake Altus, por exemplo. Vai ficar legal.

Opte pelo pedivela com relação 48/38/28 que é o Shimano Tourney FC-M151 convencional.



Editado por TubaraoLegal - 06 Jun 2011 as 02:14
Voltar ao Topo
h.pinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2010
Rio RJ
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar h.pinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 02:52
Lucrete, Shimano Tourney é muito bom, exato hoje eu troquei o meu grupo que estava numa Caloi 200,calculo a uns dez anos, é um Tourney, ele vai para uma Caloi 100 que estou montando para minha filha. Tem que saber usar corretamente, ou seja:dentro das limitaçoes de projeto, Tourney é um grupo para ciclotur urbano, pode confiar, só manter limpo e suficientemente regulado e lubrificado, tu vai longe,no mais, bons passeios.
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 02:55
Obrigado amigos, vou ficar atento!
Abraços e boas pedaladas.
Voltar ao Topo
DanielMesquita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2011
petrópolis
Offline
Mensagens:724
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DanielMesquita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 02:56
Cara, creio que para cicloturismo, que não exige muito do equipamento, o tourney servirá muito bem.
Mas esse pedivela que voce se referiu de dezoito reais, é aqueles monobloco? Se for, vc tem grandes chances de ter folga no movimento central pelo caminho. Nesse caso se informe sobre uma peça que serve para adaptar mov central selado na bike. Não me recordo o nome da peça mas é bem facil de achar. Boa sórte.
Voltar ao Topo
rsr010 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:512
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsr010 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 05:40
Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:

Se não quiser ouvir uns "tlec tlec" assustadores nas mudanças de marchas, não mude as marchas nas subidas nem em alta velocidade.

Nas subidas o Tourney TX é bem fraquinho.

No mais, acredito que um kit novo para rodar somente no asfalto resolva perfeitamente e seguramente é melhor do que os originais Caloi ou Yamada.

O ideal neste kit Tourney é colocar um passador traseiro Acera e um V-Brake Altus, por exemplo. Vai ficar legal.

Opte pelo pedivela com relação 48/38/28 que é o Shimano Tourney FC-M151 convencional.


Cara, pelo amor de Deus, para de falar merda.

O que raios a velocidade tem a ver com o cambio? Por acaso agora é preciso, além de aliviar o pé, DIMINUIR A VELOCIDADE para mudar de marcha?

ô saco!
Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 15:23
Originalmente postado por rsr010 rsr010 escreveu:


Originalmente postado por TubaraoLegal TubaraoLegal escreveu:

Se não quiser ouvir uns "tlec tlec" assustadores nas mudanças de marchas, não mude as marchas nas subidas nem em alta velocidade.

Nas subidas o Tourney TX é bem fraquinho.

No mais, acredito que um kit novo para rodar somente no asfalto resolva perfeitamente e seguramente é melhor do que os originais Caloi ou Yamada.

O ideal neste kit Tourney é colocar um passador traseiro Acera e um V-Brake Altus, por exemplo. Vai ficar legal.

Opte pelo pedivela com relação 48/38/28 que é o Shimano Tourney FC-M151 convencional.



Cara, pelo amor de Deus, para de falar merda.

O que raios a velocidade tem a ver com o cambio? Por acaso agora é preciso, além de aliviar o pé, DIMINUIR A VELOCIDADE para mudar de marcha?

ô saco!


Fala, gênio!

Continue assim, entendendo o mundo conforme sua ótica esclarecida.     
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 17:04
Tourney traseiro bem regulado : muito bom pra asfalto, aguenta bem
Tourney dianteiro bem regulado: muito bom pra asfalto porém vai depender da pedivela que vc usa

eu uso tourney na minha outra bike, ele é index e a pedivela não é logo é praticamente impossivel regular ele,

da uma olhada na sua pedavela, se ela nao for index nao compensa trocar o cambio dianteiro.

eu tenho amigos que usam Yamada em trilhas (pesadas) ele da folga porém ele aguente bem...


outra, o Tourney costuma "quebrar", tocar nos raios, se ele estiver na coroa maior da catraca, o que pode fazer vc perder os raios, o cambio, a gancheira além de tomar um p... tombo, por isso sempre que for descer ou ir em lugares esburacados é bom passar pras coroas menores (marchas traseiras mais pesdas)

Os rapidfire yamada costumam montar um excelente conjunto com os cambios tourney, são bastante precisos...

uma boa escolha seria: cambios tourney: corrente e pedivela shimano(+coroa), e uma catraca megarange,  vc vai sentiru ma visível diferença no conforto,

como ja foi falado: nao é bom passar nas machas na subida (principalmente as dianteiras),

a ultima "dica" é que aprenda a regular sozinho o cambio, nao é muito dificil e vai ajudar muito...

ele aguenta grandes distancias (ja fiz 70 kms com um cambio tourney e uma bike ruim ruim ruim e ele aguentou de boa, nem emsmo desrregulou e tinha muita poeira no cambio), se tiver bem regulado e vc "cuidar" na hora das subidas e descidas

sempre que for pedalar tenha ctz q ele está realmente regulado, vc vai ter uma otima pedalada provavelmente sem problemas
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 18:03
Muito obrigado amigo.
Voltar ao Topo
caio001 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2011
Formiga
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caio001 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 18:09
Galera!
aproveitando o topico tenho uma mosso challenger com relação tourney e pé-de-vela shimano (não sei o modelo) sera que compensa investir na bike ?
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 19:41
Tubarão. A questão da aliviada no pedal ao trocar a marcha em uma subida é fácil de entender, mas a necessidade da redução da velocidade está difícil de engolir. Poderia esclarecer?
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 19:58
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Tubarão. A questão da aliviada no pedal ao trocar a marcha em uma subida é fácil de entender, mas a necessidade da redução da velocidade está difícil de engolir. Poderia esclarecer?


Quando estiver no pelotão a 50 por hora, Luciano, reduza para 20, troque a marcha e reacelere. É uma coisa óbvia de se fazer! Oras! Confused
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 20:13
sempre nas corridas vejo essa cena, vcs nunca repararam?
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 20:15
Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:

sempre nas corridas vejo essa cena, vcs nunca repararam?


E olha o que acontece quando não se faz do jeito certo!


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 20:47
Bah, agora tão pegando no pé do tubarão só de birra mesmo...

Acho que ele quis dizer pra dar uma aliviado no giro, e não na velocidade da bicicleta.

Ainda mais que o cara quer usar o tourney pra cicloturismo, e não pra ganhar do contador no giro d'italia.

Respondendo ao lucrete: dá pra usar sim. Não é uma maravilha, mas pra quem é estudante e pobre dá pro gasto.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 21:01
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Bah, agora tão pegando no pé do tubarão só de birra mesmo...
Acho que ele quis dizer pra dar uma aliviado no giro, e não na velocidade da bicicleta.
Ainda mais que o cara quer usar o tourney pra cicloturismo, e não pra ganhar do contador no giro d'italia.


Continua não fazendo sentido. Aliviar o peso da pedalada é a única ação que propicia melhores trocas e menor desgaste do equipamento. Reduzir o giro não tem nenhuma serventia prática, acho que acaba até prejudicando as trocas pois o sistema indexado depende da rotação para funcionar com eficiência.

Só porque alguém vai fazer cicloturismo não quer dizer que tenha que se abter de ter uma pedalada eficiente. Se trocas rápidas e certeiras propiciam um melhor desempenho em subidas por exemplo, porque não usar?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 21:19
Além de aliviar o giro não fazer sentido, como o Voodoo já disse, o Tubarão falou claramente para reduzir a velocidade ao realizar troca de marchas. Apesar de falar asneiras inacreditáveis sobre ciclismo, me parece que o Tubarão tem boa capacidade de expressar o que está querendo dizer (zurrar?).
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
rsr010 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:512
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsr010 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 22:33
Acho que entendi. Deve ser um tipo novo de treinamento. Olha só, cria-se o seguinte paradoxo:

O cara está a 20. Acelera e chega a 30km/h. Ele tá girando muito, quer botar no coroão. Só que para colocar no coroão, precisa trocar de marcha e para trocar de marcha, ele precisa DIMINUIR. Catuque no freio, volta pra 20, mas agora tá sussa, não precisa de coroão, vamos acelerar!!!! Chega a 30, quer colocar na maior, não pode, freia, volta para 20...

Força - 30 - freio - 20 - força - 30 - freio - 20 .....

É treino puxado na certa!!!Wink
Rafael Rodrigues - Rio de Janeiro
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 01:35
Fala galera, obrigado a todos que responderam, só mais uma duvida:
Consegui um dinheiro e vou comprar um pedivela Acera junto com os câmbios shimano tourney, tem alguma incompatibilidade, ou posso comprar tranquilo?

Abraços


Editado por lucrete_09 - 07 Jun 2011 as 02:06
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 03:30
acho que a pedivela acera é mais cara... ñ compensa,

compra uma pedivela sis mesmo e junta a grana pra por um cambio traseiro melhor tipo um altus(que quebra menos que o tourney, apesar de tbm dar folga) ou um acera (bem melhor)
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 03:40
Vixi, agora já comprei rsrs, mas obrigado pela ajuda, quando arrumar uma grana eu vou trocar o câmbio.
Abraços, boas pedaladas.
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 04:24
se ja comprou então ta sussa,

agora não troca as peças sem necessidade nao, usa um pouco (vc nao vai conseguir vender as suas tão facil), então troca so mesmo quando eles "não aguentarem mais" ou quando vc tiver a grana pra fazer um up realmente significante (tipo um alívio),

vai usando elas até elas gastarem e junta a grana, pra quando for trocar colocar peças realmente boas (embora vc vai ver que o tourney vai dar muito bem pro gasto) uma sujestão de troca boa é uma catraca MegaRange (se vc tiver sentindo muito nas subidas), vai aliviar bastante...


Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
lucrete_09 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucrete_09 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 16:15
Ok amigo pode deixar, valeu pela ajuda.
Abraço, boas pedaladas.
Voltar ao Topo
lalexandregm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2011
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lalexandregm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 17:29
Acho que vou aproveitar o post pra perguntar...

Desculpa a invasão. Tô passando por uma bem chata e muito específica, não sei se os amigos do forum (agente fica meio intimo depois de ler um bocado de post mesmo sem participar deles) poderão me ajudar mais lá vai assim mesmo:

Tenho um piccola pinarello tt de 2000 quadro de cromo que já foi usada em competição de triatlon que adiquiri há uns meses e estou, paralelamente ao problema, adaptando para rodar na cidade. Pois bem, quando comprei a bicha, ela tava com um probleminha de folga no cubo traseiro. A relação é uma campagnollo record de 2001 com 8v. A questão é a seguinte:
Não estou conseguindo peças compatíveis. Comprei um cubo 8v campagnolo que ma afirmaram ser compatível com qq sistema 8v a 11v. Balela, qando recebi as catracas reccord 9v de 12-23, fiquei na mão.
Não sei mais o que fazer pra voltar a rodar com ela, alguém tem alguma solução (fora vender a bike).
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 21:55
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

outra, o Tourney costuma "quebrar", tocar nos raios, se ele estiver na coroa maior da catraca, o que pode fazer vc perder os raios, o cambio, a gancheira além de tomar um p... tombo, por isso sempre que for descer ou ir em lugares esburacados é bom passar pras coroas menores (marchas traseiras mais pesdas)
Isso é questão de regular o parafuso limitador do câmbio para não deixar ele ir além do pinhão maior. Tem mecânico que coloca o câmbio no lugar e regula apenas o cabo, mas esquece de regular esses parafusos limitadores (que são dois, um para não deixar o câmbio passar do pinhão maior e outro para não deixar ele puxar a corrente abaixo do pinhão menor, entre o pinhão e o quadro).
Regulados esses dois parafusos limitadores, pode puxar o cabo até arrebentar ou descer a escadaria de Santos que não vai conseguir fazer o câmbio tocar nos raios da roda, ele só vai enroscar lá se tomar uma pancada considerável e acabar entortando, ou se após muitos anos de uso ele der tanta folga que o parafuso limitador se desalinhe com o ponto de apoio.
 
Originalmente postado por lalexandregm lalexandregm escreveu:

Tenho um piccola pinarello tt de 2000 quadro de cromo que já foi usada em competição de triatlon que adiquiri há uns meses e estou, paralelamente ao problema, adaptando para rodar na cidade. Pois bem, quando comprei a bicha, ela tava com um probleminha de folga no cubo traseiro. A relação é uma campagnollo record de 2001 com 8v. A questão é a seguinte:
Não estou conseguindo peças compatíveis. Comprei um cubo 8v campagnolo que ma afirmaram ser compatível com qq sistema 8v a 11v. Balela, qando recebi as catracas reccord 9v de 12-23, fiquei na mão.
Não sei mais o que fazer pra voltar a rodar com ela, alguém tem alguma solução (fora vender a bike).
  
Mas que raça é o cubo original? Se é Campagnolo, provavelmente dá para tirar a folga regulando os cones e contra-porcas... aí resta saber se rodaram muito tempo com essa folga, a ponto de ter gasto torto os cones (e nesse caso não daria para regular de forma satisfatória a menos que trocasse os cones).
 
Valeu
 


Editado por W0LVER1NE_MG - 07 Jun 2011 as 21:59
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
TubaraoLegal Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TubaraoLegal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 22:18
Originalmente postado por lucrete_09 lucrete_09 escreveu:

Vixi, agora já comprei rsrs, mas obrigado pela ajuda, quando arrumar uma grana eu vou trocar o câmbio.
Abraços, boas pedaladas.




Pode ficar tranquilo, tenho 2 Tourney TX e funcionam normalmente no asfalto, novos e regulados não tem essa de entrar no meio dos raios.

Se for assim, Deore comum também entra no meio dos raios em trilhas pesadas, ele bate igual o Tourney, a não ser que for câmbio traseiro Shadow.

Portanto, para uso no asfalto e estradas de terra batida, o Tourney é muito bom.

OBS: aos humoristas de plantão, informo que quando eu mencionei diminuir a velocidade para trocar as marchas do câmbio Tourney, a intensão foi foi mesmo a de aliviar o pedal, não foi propriamente diminuir a velocidade em Km/h ou RPM.
Voltar ao Topo
lalexandregm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2011
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lalexandregm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 06:23
Originalmente Postado por lalexandregm

Tenho um piccola pinarello tt de 2000 quadro de cromo que já foi usada em competição de triatlon que adiquiri há uns meses e estou, paralelamente ao problema, adaptando para rodar na cidade. Pois bem, quando comprei a bicha, ela tava com um probleminha de folga no cubo traseiro. A relação é uma campagnollo record de 2001 com 8v. A questão é a seguinte:
Não estou conseguindo peças compatíveis. Comprei um cubo 8v campagnolo que ma afirmaram ser compatível com qq sistema 8v a 11v. Balela, qando recebi as catracas reccord 9v de 12-23, fiquei na mão.
Não sei mais o que fazer pra voltar a rodar com ela, alguém tem alguma solução (fora vender a bike).
  
Mas que raça é o cubo original? Se é Campagnolo, provavelmente dá para tirar a folga regulando os cones e contra-porcas... aí resta saber se rodaram muito tempo com essa folga, a ponto de ter gasto torto os cones (e nesse caso não daria para regular de forma satisfatória a menos que trocasse os cones).
 
Valeu
 
Valeu as dicas Wolver1ne_MG,

Mas ainda ficam algumas dúvidas, Se eu tiver outro cubo do mesmo nipe mas com furaçoes de raios diferentes posso somente trocar as porcas e contra porcas? e quanto ao eixo do cassete, é possível cambiar também?

Gostaria de chegar ao meu mecânico com um vislumbre de solução, pois o cara é especializado em MTB. Apesar de ter me tirado de alguns bons sufocos com essa bike pois ela estava bastante surrada por conta do longo tempo de uso e de ser um velho parceiro de bicicletaria.

Mais uma vez desculpe pela invasão...
e obrigado pelas dicas
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2011 as 09:10
Se esse outro cubo for antigo, existe a possibilidade de dar certo. Há que se notar que os cubos antigos (e os Shimanos) é que usam isso de cones e esferas. Os mais recentes da Campagnolo pode ser que usem rolamentos selados, então é preciso ver qual o sistema do seu cubo antigo e qual o do cubo novo (ou o do cubo que você deseja usar para fazer essa troca).
 
Ainda existe a possibilidade de haver outra saída: verificar se o núcleo do cassete do cubo antigo é compatível com o corpo do cubo novo. Se for, você retira ele (em tempo: "núcleo do cassete" que eu me refiro é aquela "ponta" que tem no cubo traseiro que possui o mecanismo de catraca no interior e aonde vai encaixado o cassete - o nome no exterior é freehub) e coloca-o no cubo novo. Dessa forma, terá o cubo totalmente novo, mas com o núcleo antigo que serviam cassetes 8s.
 
Mas antes de mais nada, confira esse link:
http://branfordbike.com/page.cfm?pageID=60
Ele mostra os diversos tipos de encaixes dos núcleos de cassete, e nele menciona que dá para adaptar cassetes de 9 e 10s para virarem 8s, tipo usar um cassete de 9s "desmontável", retirar dele um dos pinhões (para ficar somente com 8) e colocar espaçadores Mfg Shift-8 (que devem ser os que estão no seu cassete atual 8s). Dessa forma, se você tiver como comprar um cassete 9s você vai conseguir usar o cubo novo sem modificação alguma nele, apenas modificando o cassete para torná-lo um 8s e assim ser compatível com os demais componentes (STI 8v, corrente 8v).
 
Mas o melhor a fazer, na minha opinião, é desmontar completamente os dois cubos que vc tem (o antigo e o novo) e colocá-los lado a lado na bancada, para ver o que serve pra um e pra outro e assim poder montar um cubo bom e que sirva o cassete 8s que já possui. A princípio verifique a compatibilidade do núcleo do cassete de 8s no cubo novo; se for compatível, problema resolvido. Se não for, então verifique a compatibilidade dos cones (ou rolamentos) do cubo novo no antigo; se forem compatíveis, também resolve seu problema. Se nada disso for compatível, resta a você procurar os cones (ou rolamentos) avulsos para o seu cubo Campagnolo antigo, isso não deve ser difícil de achar pela internet, e algumas lojas tradicionais especializadas em bikes speed (ex.: Eduardo Puertollano) podem lhe conseguir isso, mesmo sendo cubos de 2001.
 
P.S.: editei para colocar aqui o link de um tópico que acabei de achar aqui no fórum aonde uma questão semelhante a essa foi levantada, confira:
 
Valeu!


Editado por W0LVER1NE_MG - 09 Jun 2011 as 09:42
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2011 as 10:21
Rodei muito com Tourney. Minha opinião: Componentes baratos vão ter desempenho de componentes baratos.
 
Não esqueça disto.  Nada de ficar fazendo cambio cruzado ou tentar trocar de marcha socando o pedal. Aí é m&rd(a) na certa.
 
Em relação ao custo/ benefício eu já mencionei por aqui várias vezes. Esses componentes mais baratos custam mais do que os componentes de maior preço. Mas isso é assunto para outro tópico.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
lalexandregm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2011
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lalexandregm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2011 as 17:08
Se esse outro cubo for antigo, existe a possibilidade de dar certo. Há que se notar que os cubos antigos (e os Shimanos) é que usam isso de cones e esferas. Os mais recentes da Campagnolo pode ser que usem rolamentos selados, então é preciso ver qual o sistema do seu cubo antigo e qual o do cubo novo (ou o do cubo que você deseja usar para fazer essa troca).
 
Ainda existe a possibilidade de haver outra saída: verificar se o núcleo do cassete do cubo antigo é compatível com o corpo do cubo novo. Se for, você retira ele (em tempo: "núcleo do cassete" que eu me refiro é aquela "ponta" que tem no cubo traseiro que possui o mecanismo de catraca no interior e aonde vai encaixado o cassete - o nome no exterior é freehub) e coloca-o no cubo novo. Dessa forma, terá o cubo totalmente novo, mas com o núcleo antigo que serviam cassetes 8s.
 
Mas antes de mais nada, confira esse link:
http://branfordbike.com/page.cfm?pageID=60
Ele mostra os diversos tipos de encaixes dos núcleos de cassete, e nele menciona que dá para adaptar cassetes de 9 e 10s para virarem 8s, tipo usar um cassete de 9s "desmontável", retirar dele um dos pinhões (para ficar somente com 8) e colocar espaçadores Mfg Shift-8 (que devem ser os que estão no seu cassete atual 8s). Dessa forma, se você tiver como comprar um cassete 9s você vai conseguir usar o cubo novo sem modificação alguma nele, apenas modificando o cassete para torná-lo um 8s e assim ser compatível com os demais componentes (STI 8v, corrente 8v).
 
Mas o melhor a fazer, na minha opinião, é desmontar completamente os dois cubos que vc tem (o antigo e o novo) e colocá-los lado a lado na bancada, para ver o que serve pra um e pra outro e assim poder montar um cubo bom e que sirva o cassete 8s que já possui. A princípio verifique a compatibilidade do núcleo do cassete de 8s no cubo novo; se for compatível, problema resolvido. Se não for, então verifique a compatibilidade dos cones (ou rolamentos) do cubo novo no antigo; se forem compatíveis, também resolve seu problema. Se nada disso for compatível, resta a você procurar os cones (ou rolamentos) avulsos para o seu cubo Campagnolo antigo, isso não deve ser difícil de achar pela internet, e algumas lojas tradicionais especializadas em bikes speed (ex.: Eduardo Puertollano) podem lhe conseguir isso, mesmo sendo cubos de 2001.
 
P.S.: editei para colocar aqui o link de um tópico que acabei de achar aqui no fórum aonde uma questão semelhante a essa foi levantada, confira:
 
Valeu!


Wolver1ne_MG,

Mais uma vez obrigado,

Ontem acabei levando as peças que comprei ao meu mecânico de confiança. O dito fez exatamente o que vc disse. Com um porém, como não havia encontrado o link desse comparativo de cassetes da campagnolo acabei trocando umas peças com um camarada meu por um jogo de catracas de 9v Reccord na esperança de que fossem compatíveis. O barato da estória é que se não tivesse feito essa compra eu continuaria com o cubo antigo, com folga e tudo.
O cubo antigo era do tipo de eixo fixo sem rolamento, ou seja não tinha como trocar ou apertar as peças, o novo era de rolamento(muito melhor por sinal). No link dá pra ver a diferênça entre o Original e o extra drive, que foi o que comprei. Pois bem, a unica questão é que as tampas dos cassetes não eram compatíveis entre sí. O que eu fiz, peguei a tampa do casste das catracas de 9v Reccord (pois futuramente vou fazer o upgrade), e voilá! A parada encaixou como luva!
Agora à tarde vou pegar a bike finalmente ok.

Agradeço de novo ao espaço cedido.

Abraços
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2011 as 01:09
lucrete,
a pouco tempo conheci o Rodolfo...ele passou aqui por Campo Grande/MS, vindo da Venezuela e indo para casa, em SP...
ele já viajou por muitos países e já está na estrada a mais de 12 anos, somando mais de 200.000km Confused...
conversando ele mostrou o shimano tourney que estava usando a 3 anos e elogiou muito, dizendo que é muito resistente, basta tomar os cuidados já mencionados...
conheça um pouco do cara procurando no google por "Rodolfo reportagem"...

dois vídeos dele:




mais experiência que ele, tá difícil encontrar...
certamente se ele tivesse dinheiro, usaria os top Thumbs Up




Editado por elton40 - 10 Jun 2011 as 01:10
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2011 as 07:06
Pois é, essa galera aqui no Brasil que adota o cicloturismo quase que como um meio de vida não costuma ter bike ou peças muito avançadas, não... seja pelos riscos de assalto ou pelo custo, mesmo.
 
O Antonio Olinto, que escreveu diversos livros sobre o assunto, também costumava andar com bikes que eu classificaria até como precárias! Tudo peças simples e a "transmissão" (corrente, cassete, coroas) estava "no osso" certa vez que encontrei ele na estrada aqui no sul de Minas.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2011 as 11:33
Interessante...
 
Um cara que decide adotar o cicloturismo com "estilo de vida" pode se dar ao luxo de ficar 3 dias parado no meio do nada com a bike quebrada, esperando uma peça chegar pelo correio ou então que o ferreiro local transforme uma ferradura de cavalo num eixo para a roda...Big smile Afinal, os 3 dias parados não significam nada, pois ele só precisa volta para casa em 3 anos, pois é quando a sua volta ao mundo está programada para passar perto da cidade onde ele mora.
 
Mas eu e maioria dos cicloturistas que estão por aqui, são devotos de "São Pega", que exige que o discípulo esteja no local de trabalho segunda-feira pela manhã bem cedo; senão tá no olho da rua... Então eu não posso me dar ao luxo de quebrar a bike em viagem no sábado e voltar para casa na quarta-feira.... É por isso que uso componentes melhores nas minhas bikes de viagem; para minimizar as chances de usar sapato de cavalo na configuração da magrela... LOL 
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2011 as 11:43
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Interessante...
 

Um cara que decide adotar o cicloturismo com "estilo de vida" pode se dar ao luxo de ficar 3 dias parado no meio do nada com a bike quebrada, esperando uma peça chegar pelo correio ou então que o ferreiro local transforme uma ferradura de cavalo num eixo para a roda...Big smile Afinal, os 3 dias parados não significam nada, pois ele só precisa volta para casa em 3 anos, pois é quando a sua volta ao mundo está programada para passar perto da cidade onde ele mora.

 

Mas eu e maioria dos cicloturistas que estão por aqui, são devotos de "São Pega", que exige que o discípulo esteja no local de trabalho segunda-feira pela manhã bem cedo; senão tá no olho da rua... Então eu não posso me dar ao luxo de quebrar a bike em viagem no sábado e voltar para casa na quarta-feira.... É por isso que uso componentes melhores nas minhas bikes de viagem; para minimizar as chances de usar sapato de cavalo na configuração da magrela... LOL 

 

 






Última mensagem; Hoje as 09:33 por marcos_netto
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2011 as 11:49
Marcos, é porque nem você e nem eu sofremos dos problemas que eu citei ali:
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

... seja pelos riscos de assalto ou pelo custo, mesmo.
 A gente costuma só fazer viagens escolhidas a dedo, então dificilmente pedalamos por locais perigosos com alto índice de assaltos... e não dependemos de doações para conseguir nossas peças, como parece ser o caso rapaz ali do vídeo, ou daquele outro que tava atravessando o Brasil de norte a sul, que dependem de ajuda das pessoas que encontram pelo caminho para poderem se alimentar, se hospedar e manterem suas bikes. 
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X