Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Folga entre cassete e cubo: É normal?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Folga entre cassete e cubo: É normal?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Folga entre cassete e cubo: É normal?
    Postado: 25 Abr 2011 as 00:53
Pessoal, eu estava dando uma geral na minha Elite 2.7 após a trilha de hoje e ao limpar o cassete notei uma folga no sentido de flexão, como se ela fosse girar perpendicular ao eixo. Eu segurei ela pela catraca de maior números de dentes e movimentei, notando esta folga. Não sei se fui claro na explicação, mas eu gravei um video com o celular:



Bom, a minha dúvida é se esta folga está normal ou se a montagem tem que ser justa, sem nenhuma folga. Eu estou meio por fora deste esquema de montagem, pois a última vez que desmontei uma bike a catraca era rosqueada no cubo, então eu não tenho mais nenhum parâmetro do que é certo ou errado. Cry

Ah, outra informação: a chave para soltar as roldanas do cambio Deore Shadow é 3 mm mesmo? Porque meu jogo de chaves tem 2 mm e 4 mm e fiquei na mão com minhas ferramentas... OuchConfused
Confused
Valeu a força ae!! Thumbs Up


Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 01:09
Essa folga não é normal,


Caso o cassete esteja apertado corretamente é seu freehub que está com folga.... e neste caso é necessário levar em uma assistência.
Voltar ao Topo
LeoMTBiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mar 2008
Rondônia
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoMTBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 01:17
Parafuso de roldana geralmente é o 3mm, igual ao do pedal clipless.
Uma pequena folga é normal, mas sugiro que leva a sua bike para checar isso.

Verificou se o aperto do cassete está correto?


Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 01:33
Então, verifiquei o aperto e aparenta estar apertado, mas estou sem ferramentas ideais para ter um melhor sentimento. Notei que os 2 primeiros pinhões parecem que não estão totalmente apertados, eles são uma movimentadinha no sentido de giro. O video não ficou muito claro, a qualidade é bem meia-boca, mas a folga não é grande, move coisa de 3 mm a 4 mm.

O conjunto cassete/freehub não tem 300 km rodados e hoje eu dei a primeira geral na bike porque acumulou muita terra. Eu preciso levar a bike para chegar o alinhamento da roda trazeira, então vou aproveitar e pedir para dar uma verificada nisto também antes que seja tarde.

Obrigadão pelas respostas aí! Thumbs Up
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 04:41
Só atualizando, dei uma checada melhor agora a pouco e o freehub está ok. O problema está no cassete que está sambando. Parece realmente que é aperto, mas como dito acima, amanhã levarei no bikeshop para olhar.
Voltar ao Topo
hajoduk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2010
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hajoduk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 12:54
Olha esses dias notei a mesma coisa, mas acabei vendo isso por outro problema, estou com um barulho irritante na minha 2.7, sempre que passa em um mesmo ponto do cassete ele da um estalo, ja tirei a roda e notei que havia esse jogo nas catracas principalmente nas pequenas, na verdade queria saber se esses estalos são um problema que deve ser resolvido ou não pois, esta me atrapalhando somente pelo barulho, mas não sei se isso pode estragar.
Voltar ao Topo
Hugo_Linhares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugo_Linhares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 13:27
É normal o cassete ter uma certa folga. Ele não fica justo não.
http://twitter.com/hugo_linhares
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 14:20
po não sei o cassete de vocês mais os meus sempre ficaram travadinhos, nada de folga, e acho que essa folga não é normal. Até montei um pg-980 ontem na bike tá justissimo, 0 de folga.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 14:50
Nas minhas bikes sempre tiveram uma folguinha,porém mínima.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 15:43
Originalmente postado por hajoduk hajoduk escreveu:

Olha esses dias notei a mesma coisa, mas acabei vendo isso por outro problema, estou com um barulho irritante na minha 2.7, sempre que passa em um mesmo ponto do cassete ele da um estalo, ja tirei a roda e notei que havia esse jogo nas catracas principalmente nas pequenas, na verdade queria saber se esses estalos são um problema que deve ser resolvido ou não pois, esta me atrapalhando somente pelo barulho, mas não sei se isso pode estragar.
Eu notei na minha estes barulhos quando passava para os dois últimos pinhões menores. Não acho que é normal não, pois como eles tem uma folga acho que prejudica a troca de marchas, pois quando estala é forte, parece que você trocou de marcha com ela parada e depois pedalou para cair no pinhão.
Agora na hora do almoço vou levar minha roda no bikeshop para dar uma verificada e posto o resultado.
 
Não me lembro em outras bikes minhas do cassete ter este jogo não. Penso que do jeito que está pode danificar a ponta dos entralhes do freehub.
Voltar ao Topo
rodasp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodasp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 16:49
Já tive esse problema algumas vezes, e sempre era o freehub que havia se desgastado na parte interna.
Peça a um mecânico pra retirar e medir no parquímetro, pq o desgaste na circunferência da bucha ou rolamento, dependendo do modelo do seu cubo, é mínima, mas causa uma folga considerável.

[]´s
Rods
SPZ Epic Expert

Scott Addict 2011

Single Speed



www.presuntosdocerrado.com.br
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 18:38
Quem me dera que a minha folga fosse só essa como está a sua....um pouco de folga,claro que varia de freehub para freehub,é normal...Com o tempo,começa a ganhar mais folga,não é normal mas tb não vale à pena trocar logo,só se tiver dando diferença nas marchas....O meu freehub tá com uma folga considerável mas não se nota nas marchas...
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 18:40
Tive um problema similar, quando forçava no pedal chegava a trocar sozinho de marcha. Um dos rolamentos do freehub estava estourado.

Editado por Hamud - 25 Abr 2011 as 18:40
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 19:32
Bom, retorno com novas. Realmente o cassete estava um pouco solto. O porque de estar solto não sei, creio que pelo uso não foi não, pois não sou de dar pau na bike. Talvez a Caloi não tenha dado o torque suficiente e com o esforço deu uma soltada.
O mexanico apertou e depois do trabalho vou passar lá para pegá-la e montar na bike. Aproveitei e pedi para dar uma centrada no aro porque estava tocando um pouco em uma das sapatas do v-brake.
Aquele barulho que as vezes aparecia na troca para os pinhões de 11 e 12 dentes creio que deva desaparecer agora. Ontem eu dei uma olhada sob a luz e o freehub não se mexia, somente o cassete. Por isso achei estranho, o conjunto não tem 300 km rodado.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 00:08
Fazendo o feedback final do assunto: Peguei a roda e o problema sanou. O cassete não estava apertado conforme deveria no freehub. Os pinhões 11 e 12 dentes que estavam soltos agora parecem que é parte fixa junto com o resto do cassete ficando fixo. A folga diminuiu consideravelmente, agora sim está com uma singela folga, diferente do pagode que estava rolando.

Hajoduk, leva sua roda (ou a bike toda) no bikeshop e pede para eles revisarem a montagem. Alguém da Caloi deve ter feito caca ou estão trabalhando com ferramenta descalibrada, pois não pode ficar com este jogo não. Vai acabar danificando cassete/corrente pelas marchas ficarem "encavalando" para encaixar.

Obrigado a todos que colaboraram! Thumbs Up


Editado por marcoaleite - 26 Abr 2011 as 00:09
Voltar ao Topo
Kingars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Ago 2012
Salvador-Bahia
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kingars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2012 as 19:06

E nesse caso? É normal essa "balançada" do cassete?

http://www.youtube.com/watch?feature=p_ded&v=t-9wuNQ0Mt0 - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t-9wuNQ0Mt0

{}!

Voltar ao Topo
labrbomfim Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2018
Ceará
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar labrbomfim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2018 as 21:13
Seu eixo está empenado. Acontece em cubos de catraca devido a distância de apoio do eixo na bike.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2019 as 10:08
Olha, em cubos da shimano é normal o freehub ter um folgas mínima, bem pequena. Já nos cubos da vzan, ficava bem firme, não tinha folga. Porem tenho a leve impressão que essa catraca tá sambando, acho que tá é empenado, pode ser a catraca mal rosqueada no cubo, melhor levar num mecânico e olhar isso de perto.
Voltar ao Topo
Choque Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2021
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Choque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 00:10
Fala pessoal
Boa noite

Meu k7 tá com uma pequena folga e com isso quando eu paro de pedalar, elee fica se mexendo sozinho

Isso é normal?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 07:37
O problema não tá bem descrito. O que é mexendo sozinho? É uma oscilação tipo um “rebolado”, ele engata na roda e gira junto com ele ou ele solta da roda totalmente e gira em falso pra frente? Fotos ou vídeos ajudam bastante tb.

Editado por dwsmartins - 14 Mai 2021 as 07:38
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2021 as 07:41
Confirma se o cassete não precisa de espacador pra usar o seu cubo, se o cubo suporta 11v, precisa de espacador pra usar 10v.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X