Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Conjuntos Shimano (Acera, Alivio e Altus)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Conjuntos Shimano (Acera, Alivio e Altus)

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cassionandi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2010
Tubarão/SC
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassionandi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Conjuntos Shimano (Acera, Alivio e Altus)
    Postado: 06 Set 2010 as 19:35
Fala galera!

Venho novamente aqui para pedir que os amigos bikeiros ajudem a dismistificar um dúvida minha (e de muitos que conheço).

Desde sempre fala-se da diferença entre os cambios e passadores da Shimano, porque um é melhor que o outro e tal etc etc etc
O fato é que eu NUNCA vi nenhuma justificativa técnica do tipo "O parafuso que acompanha o rolamento interno tem o dobro de resistência em ambiente rochosos" ou algo assim. A maior das opiniões é baseada na experiência de quem anda (o que também é bom), os comentários são subjetivos como "quem andou em um Alivio sabe do que eu falo!".
Sinto falta da opinião técnica, até porque eu precisojustificar o fato de eu comprar um Soul SL300 no lugar de um SL200 por exemplo =D

Então chegou a hora, alguém se arrisca?
www.jahsoft.com.br/jahcaixa - Seu gerenciador financeiro pessoal
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 19:41
Boa tardeTongue
Bom,o grupo Alívio é para uso recreacional (no site de shimano deixa isto bem claro).
Para trilhas leves,estradas de terra batida,etc.
Para uso em trilhas mais "pesadas"barrentas,tem de ser Deore pra cima.
P.S.Eu utilizo Algumas peças Alívio como Rapid-fire,Câmbio tras. (para ciclotur).
 
 
 
Abs


Editado por Carlos sp - 06 Set 2010 as 19:43
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 20:49
olhe os techdocs shimano, lá dá pra ver, peça a peça, quais são as mesmas de grupos maiores
Por exemplo: câmbio dianteiro slx é a mesma coisa que o xt, só muda a peça onde está escrito "xt" em baixo relevo
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2010 as 23:33
Os grupos Acera e Alívio são para uso urbano (longe de terra).

O Deore para iniciante entrilhas.

O SLX para All Mountain mais pode ser usado em XC.

O XT é para trilhas mais sérias (XC Semiprofissional - Profissional).

O XTR é para uso em trilhas sérias e uso Profissional (XC, Enduro etc...).

O Saint é para DH.

Os materiais empregados nas diversas gamas são diferenciados sim.

 Exemplo: Em linhas como o Deore as selagens dos cubos são inferiores as encontradas no SLX e assim sucessivamente.

As diferentes tecnologias e materiais empregados garantes durabilidade, resistência, precisão, peso e em alguns casos funcionamento diferenciado entre os grupos.   

Se sua dúvida é se um Deore e similar a um XT  ou mesmo um SLX (Por exemplo) a resposta é sim pois funcionam de forma semelhante e não pois possuem materiais e tecnologias diferenciadas.

Um exemplo básico é que em grupos tops XT e XTR o rapid fire é mais forte pois as molas dos cambios são mais fortes e os botões giram sobre rolamentos de esfera e não sobre buchas como o Deore, Acera ou mesmo Alívio.

Em grupos tops partes do grupo são em titânio e o aço das correntes são diferenciados em função de obter uma rolagem mais suave entre as partes de aço e TI.

Dependendo do propósito fim dos grupos estes são pensados e fabricados de forma diferenciada.
 

OK


Editado por dts - 06 Set 2010 as 23:35
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 00:36
sou bem cético em relação a mudanças de grupos, muita gente pensa que o alívio é um mundo de diferença para um altus, mas não é. Para uso recreacional, qualquer câmbio shimano vai dar conta, todos trocam bem, uns alguns milisegundos mais rápidos, outros alguns gramas mais leves, mas até mesmo o tourney dá conta, não vai te impedir de fazer algo. Digo isso depois de ter andado em várias bikes, de sram a campagnolo. As diferenças existem, mas são bem sutis e custam bem caro para serem perceptíveis.

Muita gente fica muito presa a esses nomes comerciais, à pecinha nova, à mola que é 10% mais forte, mas se fizer um teste cego (pedalar sem ver que grupo é a peça), muita gente vai ser incapaz de distinguir um grupo de outro. Se cronometrar o tempo do ponto A até o B, fica pior ainda, a diferença é quase nula.

A questão da durabilidade é bem controversa, pois alguns itens de grupos inferiores podem durar mais que de tops, que usam materiais que tem como objetivo serem mais leves, não durar mais. A coroa de aço de um pedivela altus, ao invés da coroa de alumínio do deore é um exemplo. Nunca vi nenhum teste objetivo que comprovasse em números que grupos superiores conseguem rodar mais do que grupos mais básicos.

Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 12:30
Tem diferença de durabilidade sim!
 
Tenho bikes com componentes Acera, Deore e XT. Quanto mais barato, mais frequente é a necessidade de manutenção e menor a durabilidade do componente.
 
Um belo exemplo são as correntes. Uma corrente simples de R$ 25,00 dura no meu uso cerca de 1000 km. Já uma corrente HG-93 de R$ 100,00 pode resistir até 10000 km. Façam as contas...
 
O que acontece é que nem sempre o sujeito tem (ou quer gastar) mais dinheiro na largada para ter um componente que vá durar 5 vezes mais. Multiplique-se isso pelo número de componentes e opções na bike e a conta pode ficar bem salgada.
 
O que a Shimano e outros fabricantes fazem é ter produtos diferentes para nichos diferentes de mercado. Cada nicho adquire produtos conforme sua conveniência (tamanho do bolso) e necessidade.
 
Ou então, como é o meu caso, tenho bike com componentes de entrada e bem baratos para um determinado uso, e outra com componentes de melhor qualidade para outro uso bem diferente. E é claro: a durabilidade e desempenho tem diferença sim.
 
Inclusive no preço.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 18:09
Marcos, entendo os seus pontos mas não acho que a diferença seja tão linear assim.

Além dos aspectos de performance, peso, durabilidade, etc, tem o marketing envolvido. Ter um grupo XTR é um objeto de desejo para muitos, pois ele representa mais do que aspectos quantitativos ou qualitativos das peças em si.

Em outras palavras, ter um XTR remete a um determinado tipo de pessoa, seja no desempenho, seja no poder aquisitivo.

Podemos até não admitir isto, mas pensamos assim, mesmo que inconscientemente. Claro que os departamentos de marketing sabem e cobram bem por isto.

Outra coisa, para produtos top, digamos que 15% a menos de peso pode custar 50% a mais. Para quem compete (semi-)profissionalmente, este custo/benefício pode ser interessante. Para quem quer se divertir em rolês ou provas ocasionais, pode ser um custo/benefício bem ruim.

Tenho duas bikes, uma com componentes XT e LX e outra com componentes Deore e Alivio. Não sinto grande diferença entre elas. Para provas, claro que me sinto "melhor" com a XT/LX.

A bike Deore/Alivio já rodou mais de 5.000 km e o conjunto continua bom. Não noto relação entre durabilidade ou confiabilidade entre os conjuntos de peças.

Tudo isto posto, não acho errado ter um XTR (tomado como exemplo paradigmático aqui), desde que esteja bem claro para você em termos de objetivos.


Editado por LuisD - 07 Set 2010 as 18:52
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 18:27
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Tem diferença de durabilidade sim!
 
Tenho bikes com componentes Acera, Deore e XT. Quanto mais barato, mais frequente é a necessidade de manutenção e menor a durabilidade do componente.
 
Um belo exemplo são as correntes. Uma corrente simples de R$ 25,00 dura no meu uso cerca de 1000 km. Já uma corrente HG-93 de R$ 100,00 pode resistir até 10000 km. Façam as contas...
 
O que acontece é que nem sempre o sujeito tem (ou quer gastar) mais dinheiro na largada para ter um componente que vá durar 5 vezes mais. Multiplique-se isso pelo número de componentes e opções na bike e a conta pode ficar bem salgada.
 
O que a Shimano e outros fabricantes fazem é ter produtos diferentes para nichos diferentes de mercado. Cada nicho adquire produtos conforme sua conveniência (tamanho do bolso) e necessidade.
 
Ou então, como é o meu caso, tenho bike com componentes de entrada e bem baratos para um determinado uso, e outra com componentes de melhor qualidade para outro uso bem diferente. E é claro: a durabilidade e desempenho tem diferença sim.
 
Inclusive no preço.
 
Desculpe "desvirtuar" um pouco o tópico,mas a pergunta não quer calarLOL:
Ô Marcos,que raio de corrente é esta que (só)dura 1000 Km na sua mão,fala ai para ninguem comprarLOL (que não seja a Kmc Z91 nãoShocked).
Agora,no quesito cubos,eu concordo 100% com o Marcos.
Estava usando um cubo traseiro Alívio (série mc10/7V) apesar de usado,estava dando"conta"de alguns passeios,mas acabou pifando o núcleoDead,consegui outro idêntico,este semi-novo,e depois de um tempo também pifou o núcleoAngry (Nota:esta linha de cubos ainda era fabricada no japão).
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 19:17
Respondendo:
 
A corrente é a KMC das mais baratas. Tongue
 
Eu uso um indicador de desgaste. Quando o indicador mostra 0.75 eu já vou preparando a troca. Chegou em 1.0 e troco na hora. Isto prolonga a vida útil do pedevela e do cassete. Caso a corrente não for trocada, ela vai rodando sem problemas. Mas os componentes citados vão se desgastar muito mais rápido. Aí quando acorrente começar a pular, já não adianta mais trocar só a corrente; tem que trocar o cassete e talvez a coroa. Aí sai muito mais caro que trocar só a corrente.
 
Uma HG-73 chegou a durar uns 2500 km. A HG-93 tem que durar no mínimo 5 mil. Agora estou testando as SRAM. Vamos ver no que dá.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 23:28
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Respondendo:
 
A corrente é a KMC das mais baratas. Tongue
 
Eu uso um indicador de desgaste. Quando o indicador mostra 0.75 eu já vou preparando a troca. Chegou em 1.0 e troco na hora. Isto prolonga a vida útil do pedevela e do cassete. Caso a corrente não for trocada, ela vai rodando sem problemas. Mas os componentes citados vão se desgastar muito mais rápido. Aí quando acorrente começar a pular, já não adianta mais trocar só a corrente; tem que trocar o cassete e talvez a coroa. Aí sai muito mais caro que trocar só a corrente.
 
Uma HG-73 chegou a durar uns 2500 km. A HG-93 tem que durar no mínimo 5 mil. Agora estou testando as SRAM. Vamos ver no que dá.
 
Aproveitando sua explicação:
Uma dúvida:DIZEM que a corrente de 9/10V,por ser mais fina,é mais fraca,procede isto?
 
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2010 as 23:53
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

 
Aproveitando sua explicação:
Uma dúvida:DIZEM que a corrente de 9/10V,por ser mais fina,é mais fraca,procede isto?
 
Tchê,
 
Eu acho que isso não procede. Correntes dão problema por falha na manutenção, falta de limpeza ou montagem incorreta.
 
O que eu já fiz com as bikes com 9V, certamente não faria com a bike de 8V ou a de 7V (que já vendi). A corrente provavelmente não seria o problema. Mas o restante dos componentes sim.
 
Mas se a corrente tem durabilidade maior, obviamente ela não pode ser mais fraca. Certo?
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:14
Poneis faz o seguinte compra um XTR e se não achar que é incomparávelmente superios ao Altus ou mesmo SLX eu te dou um altus na base da troca e pago a diferença pro XTR.
Topa ?
Vamos falar sério vamos testar antes do achismo, depois falar.
 
OK
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:17
Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:


A bike Deore/Alivio já rodou mais de 5.000 km e o conjunto continua bom. Não noto relação entre durabilidade ou confiabilidade entre os conjuntos de peças.


5000 km é o básico de durabilidade, menos que isso é lixo. Você vai perceber o que é bom e o que é apenas razoável depois de 10, 15, 20 mil km.

Tenho câmbios e cubos 105 que têm cerca de 8000 km e já apresentam alguns problemas, como folga no pivô do câmbio, roldanas do câmbio e cones dos cubos com desgaste aparente e núcleo barulhento e com jogo. Comparativamente tenho cubos Dura Ace com 14000 km em estado de zero. Meu câmbio Dura Ace tem os mesmos 8000 km do 105 e está como novo, em todos os aspectos. Não dá para diferenciar de uma peça zero km.

Meus STI Tiagra têm operação muito mais rude que os 105, Ultegra e Dura Ace, só aí a diferença já vale. Se alguém não consegue ver vantagem em operação mais precisa e macia, é um grosso. rs

Ao meu ver optar por grupos superiores vale o investimento, mas tem que ser de níveis bem superiores. Acera e Alívio são equivalentes, Deore está pouco acima. Se for para ter diferença é em XT e XTR, se bem que o XT apresenta a melhor relação custo/benefício em se tratando de grupos top.

A diferença de peso dos grupos superiores reside nos materiais e técnicas de fabricação diferenciadas, daí a melhor durabilidade mesmo com peso menor. Se apenas pegassem uma peça de entrada e tirassem todo o material possível para deixar leve realmente a durabilidade seria igual ou até menor.


Editado por Voodoo - 08 Set 2010 as 00:20
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:20
LuizD pica um XTR peça a peça depois pica um XT peça a peça como já fiz em diversas versões depois vc fala se é igual mesmo.
Não é o mesmo material empregado, as bacias do XTR são em TI e não em aço, tudo que gira gira sobre rolamentos diferente do XT e é em média 2x mais durável.
Um XT com 4000Km começa a dar sinal de cansaço um XTR só dá pinta de cançado depois 8000Km e os cubos podem chegar a rodar 30000Km sem nunca ter que dar manutenção de tipo algum.
Se em grupos tão próximos existem diferenças gritantes quanto mais um Deore para um XT ou mesmo para um SLX. 
 
Um abraço.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:23
marcos_neto assino com vc em grupos tops (XT, XTR) corrente se troca sempre entre 1000 e 1500 Km.
Isto te fará economizar alguns K7s (2 ou 3 com sorte) e 1 ou 2 coroas.
Em grupos tops a teoria do utilizar até parar não rola, já em Alivio e Deore não tem problema pois quando a corrente começar a quebrar não irá compensar a troca pois o desgaste geral tambem será acentuado demais valendo mais a pena a troca do grupo todo pois é barato.
Até


Editado por dts - 08 Set 2010 as 00:26
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:35
Carlos sp eu tambem me pergunto isto e te responderia da seguinte forma.
Se o material empregado na de 9 for o mesmo que na de 10 então com toda certeza o desgaste é maior pois os pontos de contato são menores sobre a ação de uma força igual ou seja maior desgaste.  
Não tenho conhecimento de materiais diferenciados nestas correntes por exemplo: Não sabemos se o material empregado em uma Dura-Ace de 9v (XTR até 2010) é igual a uma XTR de 10v.
As fábricas não informam isto, mais o certo é que as antigas de 8 duravam mais que as atuais de 9 e acho que isto não mudará.
 
Até
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:41
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Poneis faz o seguinte compra um XTR e se não achar que é incomparávelmente superios ao Altus ou mesmo SLX eu te dou um altus na base da troca e pago a diferença pro XTR.
Topa ?
Vamos falar sério vamos testar antes do achismo, depois falar.
 
OK


acho que não sou eu quem está falando na base achismoWacko
o que é incomparavelmente superior para você? dura mais? troca mais rápido? você pode me dar um gráfico mostrando o tempo que cada câmbio leva para passar de um pinhão a outro? Simplesmente dizer que é bom ou superior aos outros não diz nada, a questão é se vale a diferença de R$300 para um câmbio comum, isso em uma bike que não é usada para competir. 

Quando era mais ligado em informática, sabia atráves dos testes por sites especializados que um processador X era 37% mais rápido para descomprimir arquivos, uma placa de vídeo X era 57% superior a uma placa Y e essas informações me ajudavam na hora da compra, pois tinha a certeza que estava levando o equipamento com o melhor custo-benefício. No mundo das bikes não há isso, é tudo na base das impressões pessoais.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:41
Ao colega dos cubos que abriram o bico por duas vezes é o seguinte Alívio e Acera são para uso urbano e não suportam contaminantes como água e lama (manual shimano).
Tenho um amigo (Rodou cerca de 3000Km) que usa um Alívio em trilhas mais evita andar em lama e até o momento os cubos resistiram pois ele é bem leve.
Mais o cambio vez ou outra dá problemas de regulagem e já quase deixou ele na mão algumas vezes.
 
Até
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 00:54
Bom vejamos:
 
Pedalo a 20 anos fui projetista e professor na área de mecânica (CAD, CAE, CAM) a pelo menos uns 12 anos.
 
Tive oficina e só trabalhava com agenda para preparo de bikes profissionais por uns 5 anos.
 
De todas as gerações de XTR tive 4 delas incluindo a primeira (antes usava DX e XT).
 
De bikes tive (Só as melhores):
 
GT Zascar LE, Cannondale Scalpel 2, Cannonfale F2000, Voodoo Bizango, Specialized FSR (2), Cannondale Super V Ravem, GT Lts team, Cannondale F2 XTR (atual), Sbike 940 (Suiça) dentre algumas outras, nestas usava DX ou XT ou XTR (Grupos sempre completos).
 
Agora só as básicas (Deore, LX):
 
GT Timberline e uma outra que não me lembro mais o nome, Cannondale F800, Caloi elite 2.4.
 
Achismo ?, não falo por conhecimento, testei e testo por anos a fil antes de falar qualquer coisa não vou nesta de revistinhas que os caras pegam a bike na sexta e devolvem na segunda junto com a matéria escrita (peço desculpas os meus amigos que vivem disto) pois tanto eles como qualque outro do meio sabe que a impressão de uma bike assim como partes leva mezes (4 ou 5) para se ter, é disto que falo não vem com teorias.
Teorias são importantes mais devem servir apenas para nos guiar na direção da descoberta e não devem jamais serem ditas como verdades mesmo que as vezes pareçam ser verdade.      
 
OK  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:02
poneis, só uma observação a diferença de velocidade na troca de marchas não está baseada na qualidade do grupo se bem que no XTR isto é verdade devido ao instant-realease (mais isto é um truque do rapid fire e assunto para outra oportunidade).
Ela está relacionada na rotação do K7 e da coroa quanto maior a velocidade mais rápido será ciclo de engate da corrente daí a velocidade da troca.
Quando falamos de grupos o que é levado em conta é materiais empregados, peso, durabilidade e confiabilidade.
Vc arriscaria uma trilha de 100-150Km de DEORE ou mesmo Alívio ? certamente dirá que sim eu tambem arriscaria mais me sentiria melhor e mais confiante de XT ou XTR.
 
O que me diz ?   


Editado por dts - 08 Set 2010 as 01:04
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:07
Este assunto me fez recordar de uma coisa.
Vc sabia que no dura-ace Di e no convencional o tempo de mudança entre as marchas é o mesmo.
Mesmo um sendo eletrônico e o outro mecânico.
A diferença está na precisão da mudança que no eletônico é melhor pois não tem chance de erro.
 
OK 


Editado por dts - 08 Set 2010 as 01:12
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:19
Amigo Voodoo tô com tigo e não abro.
E disto que falo, pessoas que realmente tiveram o produto e testam.
 
Um abraço.
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:29
DTS, não acho que os grupos sejam iguais. Acho que existem diferenças, sim. Em muitos casos, enormes.

O que penso e escrevi no meu post é que dependo do uso, o custo/benefício não compensa a diferença no preço. Para muita gente aqui a diferença no uso entre um XT e XTR será imperceptível, já o preço do grupo não. Entendeu o meu ponto?

Caso a pessoa precise, goste ou tenha disponibilidade de grana, manda ver no melhor.
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:45
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Vc arriscaria uma trilha de 100-150Km de DEORE ou mesmo Alívio ? certamente dirá que sim eu tambem arriscaria mais me sentiria melhor e mais confiante de XT ou XTR.
 
O que me diz ?   


DTS, a pergunta não foi para mim mas vou respondê-la.

Já fiz trilha de quase 100km (terra) com a bike Deore/Alivio e beleza. Alias, nunca me deixou na mão.

Tem um amigo que acabou de fazer o Caminho da Fé (420km) com uma Elite 2.7 (Deore). O cara pesa mais de 80 kg e a bike estava com alforges. Coloque aí as montanhas da Mantiqueira e o conjunto todo é bastante exigido. Não teve problema algum com a bike.

Isto não quer dizer que os grupos sejam iguais (veja o meu post acima). Mas do jeito que vc escreveu parece que abaixo de XT são peças como de bike de supermercado, o que é evidentemente falso.

Sem dúvida as peças Shimano XTR/SRAM X0 são superiores em todos os quesitos. Por outro lado, são imensamente mais caras. E para a grande maioria das pessoas que pedala por diversão e um pouco de competição, dá para ser bem servido com peças entre Alivio/Deore/SLX.
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:49
All,

Estou acompanhando a discussão e avaliando as opiniões, muito me interessa essa questão de diferença entre grupos.

Mas, sem querer desvirtuar o foco, isso me ajudará no próximo upgrade de mtb.

Visto que o Deore, segundo alguns foristas, estão muito próximos de um Alívio por exemplo, a caloi elite 2.4 teria um custo/benefício mais interessante que a 2.7 ?

O restante da grana poderia ser usado para trocar outros componentes, como suspa, selins, etc

Valeu, e desculpa o "esgueio" na discussão.

 
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 01:52
Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:

DTS, não acho que os grupos sejam iguais. Acho que existem diferenças, sim. Em muitos casos, enormes.

O que penso e escrevi no meu post é que dependo do uso, o custo/benefício não compensa a diferença no preço. Para muita gente aqui a diferença no uso entre um XT e XTR será imperceptível, já o preço do grupo não. Entendeu o meu ponto?

Caso a pessoa precise, goste ou tenha disponibilidade de grana, manda ver no melhor.


Isso é fato, pra 95% dos bikers um grupo SLX é mais do que suficiente, sendo que desses, pode colocar aí 70% que não precisa mais do que um Alívio... acima disso é busca por conforto

Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

Vc arriscaria uma trilha de 100-150Km de DEORE ou mesmo Alívio ? certamente dirá que sim eu tambem arriscaria mais me sentiria melhor e mais confiante de XT ou XTR.
 
O que me diz ?   


DTS, a pergunta não foi para mim mas vou respondê-la.

Já fiz trilha de quase 100km (terra) com a bike Deore/Alivio e beleza. Alias, nunca me deixou na mão.

Tem um amigo que acabou de fazer o Caminho da Fé (420km) com uma Elite 2.7 (Deore). O cara pesa mais de 80 kg e a bike estava com alforges. Coloque aí as montanhas da Mantiqueira e o conjunto todo é bastante exigido. Não teve problema algum com a bike.

Isto não quer dizer que os grupos sejam iguais (veja o meu post acima). Mas do jeito que vc escreveu parece que abaixo de XT são peças como de bike de supermercado, o que é evidentemente falso.

Sem dúvida as peças Shimano XTR/SRAM X0 são superiores em todos os quesitos. Por outro lado, são imensamente mais caras. E para a grande maioria das pessoas que pedala por diversão e um pouco de competição, dá para ser bem servido com peças entre Alivio/Deore/SLX.


Que há diferença entre os grupos há, mas tenho muitos amigos que fazem trilha com no máximo um grupo Alívio, inclusive tem pessoal dos bikeshops (que acho que deveriam usar grupos bons, como "vitrine") que fazem trilha com a gente usando Alivio, suspa suntour e por aí vai
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 02:01
Originalmente postado por dagombb dagombb escreveu:

All,

Estou acompanhando a discussão e avaliando as opiniões, muito me interessa essa questão de diferença entre grupos.

Mas, sem querer desvirtuar o foco, isso me ajudará no próximo upgrade de mtb.

Visto que o Deore, segundo alguns foristas, estão muito próximos de um Alívio por exemplo, a caloi elite 2.4 teria um custo/benefício mais interessante que a 2.7 ?

O restante da grana poderia ser usado para trocar outros componentes, como suspa, selins, etc

Valeu, e desculpa o "esgueio" na discussão.

 

A 2.4 fará o mesmo que a 2.7, porém a 2.7 já vem com suspa melhor, câmbio traseiro shadow (que não bate no quadro), pedivela inegrado (bem mais leve e resistente)
Se a idéia é comprar a 2.4 pra depois upar suspa, câmbio, etc, vá de 2.7 sem medo
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 08:55
Originalmente postado por dts dts escreveu:


Quando falamos de grupos o que é levado em conta é materiais empregados, peso, durabilidade e confiabilidade.
Vc arriscaria uma trilha de 100-150Km de DEORE ou mesmo Alívio ? certamente dirá que sim eu tambem arriscaria mais me sentiria melhor e mais confiante de XT ou XTR.
 
O que me diz ?   


Sim, claro. "Arriscaria" até mesmo em um grupo menor, pois o que vai contar mais é a habilidade do ciclista e a manutenção em dia da bike. Já vi várias bikes com altus fazendo trilhas pesadas e ninguém ficou na mão devido a isso, aliás já vi muita gente fazendo o mesmo com bikes bem fuleiras. Um grupo superior é uma facilidade a mais, mas a falta dele não impede ninguém de fazer o que deseja na bike.

Normalmente grupos intermediários como o deore ou 105 já têm os principais recursos dos grupos mais tops, então já são mais do que o suficiente para a grande maioria dos usuários.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 12:10
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Ao colega dos cubos que abriram o bico por duas vezes é o seguinte Alívio e Acera são para uso urbano e não suportam contaminantes como água e lama (manual shimano).
Tenho um amigo (Rodou cerca de 3000Km) que usa um Alívio em trilhas mais evita andar em lama e até o momento os cubos resistiram pois ele é bem leve.
Mais o cambio vez ou outra dá problemas de regulagem e já quase deixou ele na mão algumas vezes.
 
Até
Ah,é comigoLOL
Seguinte dts,esses cubos NUNCA viram terra,pois o antigo dono e eu só utilizou os mesmos no asfalto (ciclotur).
Sobre fazer trilhas de 100/150km com grupo Alívio eu também faria,pois só o faria nos finais de semana,sendo assim,o grupo duraria um bom tempo,até mais de 3000 km.
É este o propósito do grupo AlívioWink
 
 
Abs.  


Editado por Carlos sp - 09 Set 2010 as 12:41
Voltar ao Topo
cassionandi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2010
Tubarão/SC
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassionandi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 13:41
Boa pessoal! Fiquei sem visitar o tópico no feriado e a coisa andou muito, to assustado ehhehehe

Vejo ai que alguns que falam do achismo e acabam também caindo no achismo. O nosso amigo que comparou componentes de computadores com bikes foi bem feliz. Afinal,  ta dificil de escolher o que é melhor simplesmente porque não há quantificação pra isso.
No caso da durabilidade, 9000 km de durabilidade deve ser uns 3  anos de pedalada minha, não parece muito relevante pra mim. Mas ainda nisso, posso dizer que um Alivio dura 9000km e um Deore dura 10000km, podemos afirmar que Deore é 10% mais durável certo?
E quanto aos outros atributos do componente além de durabilidade. Peso, e outras caracteristicas que eu nem imagino que existam? Como fica a relação?



www.jahsoft.com.br/jahcaixa - Seu gerenciador financeiro pessoal
Voltar ao Topo
israelbgf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Tubarão
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar israelbgf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 14:53
Pessoal, esse é meu primeiro post no fórum, e achei esse tópico bem interessante porque estou pensando em trocar de bike e não sei até que ponto vou ver a diferença numa bike de 700 reais pra uma de 1900.

O que acho que o Cássio está perguntando é algo bem simples do tipo:

Se hoje, vocês pegassem uma bike com tudo Alivio e uma tudo TX/Tourney e fossem fazer uma trilha básica (sem lodo, areia seca), na prática o que vocês iriam sentir de diferença?

- Iam sentir a bike notávelmente mais leve?
- As marchas iriam fazer uma troca notávelmente mais rápida?
- Provavelmente não iria fazer diferença se elas saissem 0km, mas daqui 1 mes a TX já estaria virando do avesso?

Frizo o notávelmente porque, acada grama a menos no competitivo vale a pena, mas para quem não está querendo bater recorde mundial 1 milisigundo no tempo pouco importa.

Ou é tudo questão de peso e durabilidade? O que exatamente está se ganhando por pagar 500 mangos a mais de um pra outro? Tenho uma hawk a cerca de 2 anos que uso para fazer trajetos de 30/50km algos trilhas com morros ingrímes, mas nada hardcore. Hoje sinto que as trocas de marchas deixam muito a desejar já, o câmbio traseiro que é indexada as vezes nem troca, e o frontal que é "analógico" por si só já deixa a desejar. Eu que almejo uma SL-300 que é tudo alivio o que iria sentir de diferença? Minhas marchas iriam passar na hora certa, da maneira certa e ia demorar mais tempo para desregular?

Vlw!
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 17:57

          Então... acho q abaixo da linha acera/ altus os cambios começam a ter vontade própria... tipo mudam de marcha quando querem, e não quando o ciclista quer...LOL
          Quanto à durabilidade de peças intermediárias, minha antiga GT Talera, ano 94, tem o grupo fechado Alivio, rodei c essa bike proximo de 20.000km, fica difícil dizer exatamente quanto pois a bateria do ciclocomp já acabou umas 3 vezes e tbm rodei bastante antes de instalá-lo. Nunca enfiei essa bici na lama, mas já fiz mta estrada de chão, com chuva inclusive, e eventuais trilhas casca grossa. Sempre fiz pessoalmente a manutenção, dái q até hoje troquei somente corrente e k7, recentemente abri o cubo traseiro p revisão pq travou o freehub, mas foi só limpar e engraxar q ficou tudo zerado... é claro q as mudanças já não são táo precisas, mas p quem não vai competir c a bike, essas peças ainda funcionam muito bem e parecem q ainda vão longe... dizem q componentes antigos duram mais, porém nesse caso eu posso dizer com certeza q bem cuidada, grupo intermediário dura muito!
Voltar ao Topo
israelbgf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Tubarão
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar israelbgf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 18:05
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:


          Então... acho q abaixo da linha acera/ altus os cambios começam a ter vontade própria... tipo mudam de marcha quando querem, e não quando o ciclista quer...LOL


Opa, era justamente esse tipo de observação que eu queria! O que eu sinto hoje que realmente me atrapalha é a inteligencia artificial não controlada dos meus cambios. Então já é um bom motivo pra fazer UP.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 23:08
Entendi o que quis dizer LuizD, é isto mesmo.
No ponto de vista do custo benefício concordo com vc.

Um abraço a todos os amigos.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 23:14
israelbgf tudo bem ?
 
De imediato sentiria melhor desempenho, menor peso, melhor funcionamento, maior precisão nas trocas.

A médio prazo um ganho no aprimoramento técnico pois a eficiência mecânica garante que vc se preocupará menos com o equipamento e mais com os desafios da trilha.

A longo prazo economia pois se troca menos peças pois as mesmas duram bem mais.

LOL Mais o pior mesmo é o medo de ser roubado.

Acho que é isto.  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 23:17
Carlos sp então é isto, estes cubos são para uso urbano (Eventual para iniciantes) e não cicloturismo.
Para vcs o melhor seria o novo LX ou um misto de Deore e LX.

Um abraço.


Voltar ao Topo
RDF Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2010
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 00:02
As diferenças técnicas de performance, durabilidade, precisão, etc, entre os grupos somente podem ser apresentadas pelos fabricantes. Não temos ferramentas para fazermos estas avaliações.

A mesma coisa podemos afirmar sobre os comparativos SHIMANO X SRAM. Alguns comparativos apresentam o XTR como vencedor, outros apresentam o X0, da mesma forma, alguns ciclistas preferem rodar com o xtr ou xt, outros com o x0 ou x7. Neste caso vai do gosto.

O que não podemos e (falo em causa própria) não temos condições é de avaliar tecnicamente as diferenças entre um sistema XT e um alívio. Mas basta rodar em condições adversas com cada um para percebermos a diferença e reconhecermos que o investimento foi bem feito.

Se compararmos um alivio com um deore, talvez a diferença não seja tão grande, da mesma forma ao compararmos o acera com o alivio. Já comparando o acera com o deore, a diferença é enorme, demonstrando que existe sim uma evolução clara entre os diversos modelos de câmbio.

Mas estas comparações precisam ser feitas em condições adversas. Não adianta querer dar uma volta no quarteirão e achar que os câmbios são iguais.

Resumindo, por que gastar R$ 150,00, R$ 250,00 a mais para comprar um sistema mais top? Respondo: é para não termos que passar raiva ou não termos dor de cabeça quando exigirmos do nosso equipamento e ele deixar a desejar, ou começar a ter vida própria em uma subida mais forte, ou ainda começar a pular ou escapar marcha em uma descida mais acidentada.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 03:04
Originalmente postado por RDF RDF escreveu:

Resumindo, por que gastar R$ 150,00, R$ 250,00 a mais para comprar um sistema mais top? Respondo: é para não termos que passar raiva ou não termos dor de cabeça quando exigirmos do nosso equipamento e ele deixar a desejar, ou começar a ter vida própria em uma subida mais forte, ou ainda começar a pular ou escapar marcha em uma descida mais acidentada.


Isso só existe em câmbios desregulados. O que acontece é o câmbio dar pequenas batidas no quadro quando a descida é extremamente acidentada.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
RDF Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2010
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 14:06
Amigos,
Problema resolvido.
Vamos todos informar à SHIMANO que pare de fabricar os grupos ALÍVIO, DEORE, SLX e XT, da mesma forma à SRAM que pare de fabricar os grupos X4, X5, X7 e X9, pois os mesmos não apresentam valor agregado, são equivalentes aos grupos ACERA e X3..................
Também, quem tiver instalado estes grupos, vendam, apurem alguma grana e comprem os grupos básicos dos fabricantes, pois sabemos que naquelas subidas "infernais", cheias de cascalho, ou ainda nas descidas mais ingremes e acidentadas, se tivermos um grupo bem regulado, este fará o mesmo efeito dos grupos mais sofisticados.
Pensando assim, para que pagaremos R$ 1.000,00 ou até mais por uma bike mais leve????????? O que é 1 Kg em uma trilha de 50 km???????????? Vamos todos comprar as bikes mais pesadas e básicas......................

Paciência...................................ClapClapClap   DisapproveDisapprove
Voltar ao Topo
RDF Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2010
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2010 as 14:09
Se alguém se interessar em ver o que os desocupados da SRAM fizeram para a linha 2010, basta baixar o arquivo abaixo....
Afinal de contas, para que desenvolver produtos desnecessários?????

http://www.sram.com.br/downloads/Novidades%202010%20-%20MTB.pdf
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X