Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - BIKE FIT VIRTUAL
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoBIKE FIT VIRTUAL

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2011 as 17:20
Mais um bikefit virtual aí pra galera testar, esse é o Biomechanical Cycling V8 feito pelo BEATNIK, que eu adaptei para português-BR, adequando algumas coisas (tipo a numeração, dos tamanhos europeus para o tamanho brasileiro).
Link:
 
É um arquivo do Excel, então obviamente precisa ter o Excel instalado para usar.
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 27 Jul 2012 as 20:07
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
erique79 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2010
RJ
Offline
Mensagens:87
Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2011 as 21:26
Muito boa sua iniciativa, valeu.....
Voltar ao Topo
linox Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 31 Mai 2011
Campo Grande MS
Offline
Mensagens:169
Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 01:40
Nossa, desculpem mas nem sabia que existia isso! Mas estou aprendendo e tentarei fazer sozinho... Valeu!
Voltar ao Topo
escalador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2009
s. j. rio preto
Offline
Mensagens:12
Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 14:59
valeu amigo ajudo bastante na escolhe das peças da minha nova bike.
Voltar ao Topo
dhanijlo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2011
Maceió, AL
Offline
Mensagens:11
Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 22:11
o link não funciona... nem tentando procurar direto no 4shared acho o arquivo.
Voltar ao Topo
dhanijlo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2011
Maceió, AL
Offline
Mensagens:11
Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 22:35
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Mais um bikefit virtual aí pra galera testar, esse é o Biomechanical Cycling V8 feito pelo BEATNIK, que eu adaptei para português-BR, adequando algumas coisas (tipo a numeração, dos tamanhos europeus para o tamanho brasileiro).
Link:
 
É um arquivo do Excel, então obviamente precisa ter o Excel instalado para usar.
 
Valeu

o link não funciona... nem tentando procurar direto no 4shared acho o arquivo.

--------------------

e parabéns a Caliman pela ótima iniciativa! Fiz o meu e confirmei o que eu já percebi: a mesa está muito distante do selim! Vou fazer o teste com outra.
Voltar ao Topo
calvinhobbes Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:387
Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 22:52
É o meu caso, tenho 1,82 mas o bike fit deu 18 - 19. Antigamente usava uma 20 e achava meio grande. Achava que a qualquer momento ao descer da bike ia acabar "contundindo" as jóias da família !!!

Hoje uso tamanho 18 e me sinto melhor, o meu cavalo é 82 cm. Tenho um tronco longo e pernas nem tanto.

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Tenho 1,86, mas acho que tenho o tronco grande e não as pernas.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 00:08
Originalmente postado por dhanijlo dhanijlo escreveu:

 

e parabéns a Caliman pela ótima iniciativa! Fiz o meu e confirmei o que eu já percebi: a mesa está muito distante do selim! Vou fazer o teste com outra.

Valeu cara, a intenção era deixar a coisa o mais simples possível, visando ajudar exatamente quem está começando. Quem já tem experiência se vira bem nos bikefits gringos, mas quem está começando fica meio perdido. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 11:56
Tem esse linki aqui funciona legal! http://www.nograu.com.br/?page_id=582
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
douglas_tome Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Brasil
Offline
Mensagens:17
Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 18:43
Vou ajustar aqui para ver se consigo alguma melhora. Tenho 1,69m e comprei uma Merida com quadro 16" mas estou tendo umas dores lombares, já dei uma levantada no canote.
E para que servem aquelas medidas no guidão?

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2011 as 07:45
Originalmente postado por dhanijlo dhanijlo escreveu:

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Mais um bikefit virtual aí pra galera testar, esse é o Biomechanical Cycling V8 feito pelo BEATNIK, que eu adaptei para português-BR, adequando algumas coisas (tipo a numeração, dos tamanhos europeus para o tamanho brasileiro).
Link:
 
É um arquivo do Excel, então obviamente precisa ter o Excel instalado para usar.
 
Valeu

o link não funciona... nem tentando procurar direto no 4shared acho o arquivo.
O 4Shared que mudou a política deles de contas FREE e agora se eu não acessar lá todo mês, eles desabilitam o account... bom, perderam um usuário pra concorrência. Smile
 
Hospedei o arquivo no MegaUpload e corrigi o link. Pode testar que agora vai!
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 19:08
desenterrando o topico um pouco, to fazendo esse bikefit pois estou pensando em derrepente pegar uma bike de xc, acredito que tive uma impressão ruim com a bike antiga por estar com a bike no tamanho errado.

entao ta mais ou menos assim:

RESULTADOS - http://www.nograu.com.br

Suas medidas:
Cavalo:85 cm
Tronco (144-85):59 cm
Braço:64.5 cm

Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed:56.95 cm
Quadro de MTB:18.48"
A maioria dos fabricantes usam como referência para tamanho de quadro a distância entre a central e o topo do tubo do selim (seat tube). O número apresentado aqui é para servir como referência, podendo ter variações para menos ou para mais de acordo com o fabricante e/ou suas preferências. Em geral um quadro menor dá mais agilidade, enquanto um maior, mais conforto.

Altura do Selim:75.06 cm
Mede-se da central até o topo do selim, confome a foto. A altura pode variar entre 1 e 2 cm, para menos ou para mais, de acordo com a preferência do ciclista.

Top tube efetivo + mesa:65.75 cm
Aqui temos a distância desde o canote do selim até o guidão, ou seja, a soma do chamado top tube efetivo + a mesa. Essa medida é importante para evitar que o ciclista fique muito encolhido, ou muito esticado, em cima da bike, garantindo assim melhor performance e conforto, sem prejudicar sua saúde física.

* O top tube efetivo é tão ou mais importante na geometria de uma bike quanto o seat tube. Nunca deixe de levá-lo em consideração na hora da compra. A maioria dos fabricantes divulga a geometria de seus quadros.
* Este bike fit foi concebido de acordo com o método LeMond, e seguindo as especificações desse site.
* Mais informações sobre bike fit, como o tamanho do guidão e a posição dos taquinhos podem ser obtidas nesse site.

eu tenho 1,75 de altura, ta fazendo sentido?? algo absurdo?

a duvida que eu tenho sobre a distancia banco e guidão é que o toptube efetivo é horizontal ao chão, porém a mesa nao é, então por exemplo 100mm de mesa não dá 100mm na horizontal.

eu to usando como base tbm uma bike que eu andei e gostei muito que foi a ktm ultra sport, a geometria dela é assim:
usei o tamanho 19


ai no caso dessa bike ai que eu tinha gostado, usando o valor do bikefit ela teria que ter uma mesa de 65,5 provavelmente a que eu usei tinha uma mesa de 90mm, será que tem algo errado? confio mais na bike que achei confortavel ou no bikefit? será q com o bikefit certinho seria mais confortavel ainda?

Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 22:19
Olá Danielbns!!! Seu Bike Fit esta fazendo sentido sim... Pelo o que eu vi nas medidas que passou você tem que pegar uma Bike que tenha a soma da Mesa mais Top Tube + ou - 65,75 cm (657,5mm), em relação a geometria da KTM que vc gostou, eu acho que o melhor tamanho para vc seria a 17", pois a mesma tem um Top Tube de 575mm (item C) e tomando como base o seu Bike FIT, eu acho que com uma mesa de 80 mm ou 90 mm ficaria perfeita para vc... abraço

Editado por wagon - 27 Dez 2011 as 22:20
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 22:37
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Olá Danielbns!!! Seu Bike Fit esta fazendo sentido sim... Pelo o que eu vi nas medidas que passou você tem que pegar uma Bike que tenha a soma da Mesa mais Top Tube + ou - 65,75 cm (657,5mm), em relação a geometria da KTM que vc gostou, eu acho que o melhor tamanho para vc seria a 17", pois a mesma tem um Top Tube de 575mm (item C) e tomando como base o seu Bike FIT, eu acho que com uma mesa de 80 mm ou 90 mm ficaria perfeita para vc... abraço


o estranho é que a KTM que eu me senti confortavel era 19 com toptube 592mm, por isso fico na duvida se o tamanho da mesa conta o horizontal ou o tamanho real dela, pois pode ser essa a questão que me deixou mais confortavel na 19.

fazendo as contas aqui, imaginando que a mesa tenha 6 graus e 100mm o tamanho dela efetivo seria 90mm, dá uma diferença consideravel a angulação da bike e da mesa, pensando nisso acredito que a bike ktm que andei tinha uma mesa de 80-90mm e isso daria no efetivo 72-81mm somado com o 592 daria 664-673mm de toptube+mesa que é bem proximo dos 657,5mm que eu preciso, de qualquer forma parece que a 575 realmente ficaria melhor.


Editado por danielbns - 27 Dez 2011 as 23:01
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 23:07
Confere o tamanho da mesa direitinho, pois bike 19" normalmente vem com mesa de 110 ou 120mm de fábrica nas bikes mais tops/race.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2011 as 00:01
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Confere o tamanho da mesa direitinho, pois bike 19" normalmente vem com mesa de 110 ou 120mm de fábrica nas bikes mais tops/race.


ela nao parece ter mais que 100mm nao, eu tava medindo aqui minhas outras bikes e a dahon com o banco na altura do bikefit dá 630mm de toptube+mesa, porém me sinto um pouco encolhido nela, na haro extreme x6 me sinto muito bem e ela ta com 670mm de tt+mesa.

nao sei se isso possa ser questão de elasticidade tbm, derrepente me sinto mais confortavel com uma bike um pouco maior.
Voltar ao Topo
Uruguaio_SP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2011
São Paulo - ZS
Offline
Mensagens:256
Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2011 as 02:32
Cara meu bike fit deu 18.7" ou seja um quadro 19"...mas me senti confortável num quadro 20" mantive todas as medidas resultantes do bike fit e pronto!!! primeiro regulei a altura do selim e depois troquei a mesa por uma mais curta para chegar na distancia "C" correta
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2011 as 11:10
Mas isto irá acontecer mesmo, bikes maiores sempre deixarão mais confortável se a numeração não for tão discrepantes.
Voltar ao Topo
sobaseiji Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2012
Offline
Mensagens:11
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 00:44
Valeu! Espero que ajude na escolha certa de uma bike!
Voltar ao Topo
tiagocamargo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 01:24
percebi que minha mesa é maior. Talvez devesse trocar po uma 80mm.
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 10:49
Originalmente postado por JLSF20 JLSF20 escreveu:

Mas isto irá acontecer mesmo, bikes maiores sempre deixarão mais confortável se a numeração não for tão discrepantes.

Não sei se concordo... um top tube menor lhe deixa numa posição mais confortável (menos agressiva), ao meu ver.

Além das medidas, pura e simplesmente, há que se considerar também os ângulos entre os tubos, que logicamente afetam a geometria, a performance e o conforto. Segundo os profissionais de Bike Fit, diferenças mínimas nas medidas e nos ângulos afetam consideravelmente o resultado. É meio lógico, realmente. Duas bikes podem ter o mesmo Overall Reach, mas uma com uma mesa muito curta e um top tube mais longo pode ter a dirigibilidade dificultada. A mesma coisa com um selim muito para a frente ou muito para trás, para compensar um top tube curto ou longo, o que pode causar desconforto ou dores nos joelhos e tornozelos.

De qualquer forma, existe um tamanho / geometria ideal... na dúvida o ideal é procurar um profissional de BF.



Editado por Paulo-Natal - 13 Mar 2012 as 10:55
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
SirAnj Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2012
Paracatu-MG
Offline
Mensagens:4
Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 14:19
Engraçado, eu nem sabia que existia isso.
Como eu ganhei minha bike, não posso reclamar muito.
Mas verifiquei que estavam surgindo algumas dores lombares.
Minha bike é quadro 16, e pelo teste FIT  que o dudu666 postou, meu quadro MTB seria 16,24".
Será se vou ter que mudar pro 17" ou é uma questão de ajustes (guidão, selim, etc)?
Foda pq nao confio no cara da unica loja da cidade onde moro rssss
Ele me parece meio/muito amador, tudo no achômetro...
 
Voltar ao Topo
Bruno_RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:78
Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 14:26
O tamanho do quadro esta bom... com certeza vai ser uma questao de ajustes e voce se acostumar com a pedalada... nao sei a quanto tempo estava parado... sempre quando voltamos a fazer algum tipo de atividade fisica o corpo reclama um pouquinho ate acostumar...
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 14:32
Originalmente postado por Bruno_RJ Bruno_RJ escreveu:

O tamanho do quadro esta bom... com certeza vai ser uma questao de ajustes e voce se acostumar com a pedalada... nao sei a quanto tempo estava parado... sempre quando voltamos a fazer algum tipo de atividade fisica o corpo reclama um pouquinho ate acostumar...

Também acho. A diferença é muito pequena, seu quadro está certo. Pode precisar ajustar tamanho de mesa e, mais provável, posição e ângulo do selim. Mas, como disse o Bruno, o que precisa MESMO é seu corpo se acostumar com a atividade, e isso leva tempo. às vezes um certo tempo, que diminui se você pedalar regularmente.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
tiagocamargo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:8
Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 14:58
Fiz o bike fit e me ajudou muito. Eu usei os resultados do bike fit juntamente com minhas preferências. Ficou legal. Conforto com uma certa agressividade.
Voltar ao Topo
Vinicius Bauru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2012
Bauru
Offline
Mensagens:20
Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 23:06
Olá Pessoal!!
O melhor bike fit é o teste!!
Se não for possível ir até uma loja boa de bike, e ir solicitando as peças ao seu gosto como por exemplo: uma mesa maior, um guidão reto, um quadro maior. 
Ou seja ir testando várias opções geométricas diferentes.E por que não o bike fit?
Ao meu ver, o bike fit, é para a pessoa que vai comprar a bike pronta, já montada, e não tem a opção de testar.

Não somos totalmente simétricos. As vezes o cavalo de uma pessoa pode ser do mesmo tamanho da outra, entretanto, o comprimento dos seus braços, do seu tronco, a largura do seu ombro, pode influenciar e muito a resultado final do conforto da bike. 

A solução perfeita para o bike fit é o teste!!
Pedalar por amor e saúde!!
Voltar ao Topo
ORODO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Offline
Mensagens:99
Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 21:44




Desconhecido de alguns, prioridade para outros, o Bike Fit consiste no perfeito ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista, onde o componente biológico (homem) e o componente mecânico (bicicleta) passam a atuar como uma peça única, funcionando em perfeita harmonia.Mas o que a maioria das pessoas fazem é justamente o contrário: tentam ajustar o corpo à bicicleta. Para adquirir o equipamento, baseiam-se em critérios como cor, modelo, conjunto de componentes, marca e, principalmente, valor da bicicleta, e ignoram critérios científicos, como medidas antropométricas e ângulos de posicionamento estático e dinâmico. Muitas vezes, um dos últimos critérios levados em consideração é o tamanho da bike. E mesmo sendo essa informação conhecida, geralmente o tamanho do quadro é escolhido de maneira subjetiva, onde se considera um valor médio. Mede-se o comprimento da altura do entre pernas (cavalo), a altura do ciclista, e multiplica-se por coeficientes padronizados. Essa técnica se torna tão subjetiva ao ponto de existirem dois ou três coeficientes diferentes circulando entre os ciclistas. O grande erro desses coeficientes e fórmulas é considerar que todas as pessoas que possuem, por exemplo, 1,75 metros de altura, apresentam o mesmo comprimento de braço, perna e tronco.Cada pessoa deve ser tratada na sua individualidade físico-anatômica, ajustando a bike para que ofereça o máximo de conforto, buscando sempre o posicionamento correto, a fim de evitar lesões. Outro ponto importante no Bike Fit é encontrar o posicionamento do atleta onde o máximo possível da energia aplicada no pedal seja transformada em deslocamento: uma pessoa pode ser forte, mas não conseguir render tudo que poderia.Assim, o Bike Fit não é apenas uma técnica, e sim uma profissão regulamentada pelos Conselhos Profissionais da área da saúde, onde o Fitter (profissional em Bike Fit), possui formação e conhecimento suficientes para cuidar da saúde do atleta, no que diz respeito ao seu posicionamento correto sobre a bike, e para isso precisa entender também de mecânica de bicicleta.Acontece que dentro de uma política americana de “faça você mesmo”, somos invadidos por um pensamento de que: “porque devemos pagar por um serviço, se nós mesmos podemos fazer?” Basta vermos a quantidade de casas sem projetos e planejamento, com estruturas comprometidas e paredes tortas, quando caminhamos pelas ruas da cidade; ou então a grande quantidade de carros com pinturas queimadas porque seus donos, para economizar com o valor da mão-de-obra, optam em comprar a cera e a enceradeira, e fazer o polimento do próprio carro, lixando a pintura em excesso ao ponto de danificá-la.Dentro desse pensamento, basta fazer uma rápida busca na internet para encontrar uma infinidade de opções de Bike Fit caseiro. São vários textos, fotos, vídeos explicando diferentes metodologias, passo a passo, para ajustar a bike ao corpo do ciclista. Dentro desse grande leque de opções, encontramos orientações mostrando que a distância do guidão ao selim é a mesma do tamanho do antebraço do atleta, ou que a altura do selim equivale ao tamanho completo do braço. O que precisa ficar entendido é que se houverem erros de, por exemplo, 1 mm, em cada um dos seguintes pontos: ajuste dos taquinhos, altura do selim, avanço do selim, distância do selim ao guidão, somados aos tamanhos errados de pedivela e avanço do guidão, a posição do ciclista estará inadequada. Um fato comum no dia a dia de um Fitter é receber abordagens onde o atleta lhe passa a altura e comprimento do cavalo, e pergunta qual quadro e componentes deve adquirir. Ou então o ciclista mostra sua bicicleta e pergunta: “essa bicicleta é a que realmente devo usar ou está errada?” Para se ter uma ideia, uma sessão de Bike Fit dura cerca de duas horas e meia, onde cada detalhe é levado em consideração. Os ajustes são feitos de acordo com o objetivo de cada ciclista, e contam com auxílio de ferramentas desenvolvidas para esse fim, bem como análise do posicionamento por meio de filmagens e análise em software para chegar aos ângulos ideais de posicionamento.

Não faz sentido investir algumas centenas ou milhares de reais na compra de uma bike, e economizar algumas centenas de reais não realizando seu Bike Fit com um profissional especializado. Recentemente recebi a ligação de um atleta que me informou sua altura, tamanho do cavalo, e queria saber se o quadro tamanho 56 ficaria bom pra ele, pois estava comprando uma bike nova e só encontrou esse tamanho de quadro no modelo desejado. Nesse momento expliquei a ele que o Bike Fit vai muito além de "chutar" o tamanho de um quadro levando em consideração sua altura e o entre pernas. Por meio de uma analogia, expliquei que seria o mesmo que ele me dizer sua altura e peso, e eu "advinhar" qual a numeração da calça e camisa dele, bem como o tamanho dos sapatos. Na sequência ele me disse: "mas atualmente uso uma tamanho 54, então o 56 dá para ajustar no selim e mesa?" Num golpe de reflexo respondi: "Mas quem disse que seu quadro 54 está certo para você?" Depois de alguns segundos de silêncio ele respondeu que iria comprar a bike 56 e em seguida agendar o FIT. Mais uma vez orientei a fazer o Bike Fit de sua bike atual, e descobrir se o quadro 54 está adequado e se o quadro 56 ficará ajustado ao seu corpo. O primeiro passo é descobrir qual tamanho de quadro e componentes devem ser comprados, e em seguida fazer o Bike Fit do novo equipamento. A princípio pode parecer um gasto desnecessário, mas a simples troca de um avanço de guidão em tamanho errado já será mais oneroso que o Bike Fit.

Bicicletas e equipamentos de ciclismo de boa qualidade apresentam valores razoáveis no mercado, por isso não vale a pena contar com a sorte, e pelo falso pensamento de estar economizando, acabar gastando muito mais para reparar o erro de ter comprado uma bike inadequada a sua antropometria.

Talvez discorrer sobre esse ponto de vista equivale a “dar murro em ponta de faca”, já que no Brasil, as pessoas têm o hábito de recorrer diretamente às farmácias quando apresentam o menor problema relacionado à saúde, e até decidirem ir ao médico, já gastaram o valor de uma consulta em medicamentos que nada adiantaram. Com o advento da internet, jogam os sintomas em sites de busca e correm atrás do remédio lá indicado. Mesmo assim, precisamos cumprir nosso papel e explicar que não existe receita ou fórmula pronta para o ajuste de uma bike. Se fosse assim, as bicicletas já sairiam de fábrica com uma etiqueta pregada no quadro: “indicado para x de altura e y de entre pernas”.

Ao longo de sua vida, várias bicicletas passarão por você, mas o seu corpo é um só; portanto, cuide do que é permanente.


Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/bikefit3.php

Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 00:32
Originalmente postado por Vinicius Bauru Vinicius Bauru escreveu:

Olá Pessoal!!
O melhor bike fit é o teste!!
Se não for possível ir até uma loja boa de bike, e ir solicitando as peças ao seu gosto como por exemplo: uma mesa maior, um guidão reto, um quadro maior. 
Ou seja ir testando várias opções geométricas diferentes.E por que não o bike fit?
Ao meu ver, o bike fit, é para a pessoa que vai comprar a bike pronta, já montada, e não tem a opção de testar.

Não somos totalmente simétricos. As vezes o cavalo de uma pessoa pode ser do mesmo tamanho da outra, entretanto, o comprimento dos seus braços, do seu tronco, a largura do seu ombro, pode influenciar e muito a resultado final do conforto da bike. 

A solução perfeita para o bike fit é o teste!!

Permita-me discordar, Vinicius. Não sou profissional de Bike Fit, mas reconheço a atividade como uma ciência. E, como ciência, nada no bikefit é feito no "achismo" ou no empirismo (nome científico para o "teste").

Só o acaso - ou um incrível talento inato - fará um processo de tentativa e erro de um ciclista chegar aos mesmos resultados de um profissional treinado e munido dos mais modernos equipamentos.

Sua frase: "Não somos totalmente simétricos. As vezes o cavalo de uma pessoa pode ser do mesmo tamanho da outra, entretanto, o comprimento dos seus braços, do seu tronco, a largura do seu ombro, pode influenciar e muito a resultado final do conforto da bike"  é verdadeira - um fato - e retrata a essência do Bike Fit. É exatamente por isso que ele é necessário.





Editado por Paulo-Natal - 21 Mar 2012 as 00:34
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
SirAnj Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mar 2012
Paracatu-MG
Offline
Mensagens:4
Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2012 as 14:12
O problema eh quando nao ha o profissional, por exemplo.
Eu teria que me deslocar até brasilia, para lá achar um bike fitter, e pagar o que ele pedir.
Por isso utilizamos as planilhas para, de posse dos dados, verificar no campo, o resultado que ele propôs.
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2012 as 16:19
Aí eu acho que vale o virtual.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2012 as 21:53
Olá Pessoal!
Boa noite!

permitem-me continuar com o tópico.
mas não rir por favor, ainda sou amador.

Já tem mais de uma ano com minha bike, já troquei de mesa e guidão varias vezes e continuo achando-a que não tá legal.
Já tirei a vizeira do capacete pra evitar dores no pescoço.
Mudei a posição do selim tanto pra tráz qto pra frente e hj tá na medida certa.

Antes de comprar tinha pesquisado e feito bikefit virtual no nograu e hj já fiz nos links seguintes:

http://www.competitivecyclist.com/
http://www.2shared.com/document/Q0fkhbNr/BIKEFIT_-_Biomechanicalcycling.html
http://www.wrenchscience.com/Secure/Fit/

Meus dados:

Gender             MALE
Inseam             84 cm
Trunk             66 cm
Forearm         33 cm
Arm             71 cm
Thigh             54 cm
Lower Leg        54 cm
Sternal Notch         144 cm
Total Body Height    180 cm

Resultados:


    


Vamos lá!

Minha Bike é uma kona fire Mountain 18" que tem toptube igual a muitas 19";
Comprei-a usada e upei depois;
Regulei tudo conforme os sites;
Acho ela baixa e as vezes curta.
Em passeios longos sinto desconforto e com o antigo guidão rise mais alto não tinha firmeza nas subidas. Com o guidão reto melhorou a pegada e nas subidas mas doe o pescoço nos pedais longos.
Ainda não uso as sapatilhas com taco, porêm os tenho já comprado.
A bike tá assim hj:
Top tube total 69cm ( mesa 100x17º por conta do HT da Kona ser só de 110mm e espiga da susp. foi cortada pelo antigo dono da bike)
Joelho ( corrigi ) alinhado a face com centro de pedal, estava pra tráz e ainda não fiz pedal longo desta nova maneira.
Selim 160x280mm
ponta de selim esta com 53cm do centro do guidão e 7cm antes do centro do pe de vela como pede o
Biomechanicalcycling;


Por favor deem uma olhada na foto e dizem se tá legal?

no meu ver acho que tá baixa mas o comprimento legal.

Já agendei um Bikefit real numa loja aqui que qdo o técnico vem faz de uma turma grande de uma vez só e cobra barato mas foca nos ajustes de selim, mesa, pedal e taco e se o tamanho do quadro está bom, estou aguardando a ligação da loja mas não completou a turma ainda.
Pois na minha idade "41" tenho de evitar lesões.
Obs. pretendo competir nas categorias sport.





Creio que minha duvida tbm possa esclarecer a de outros

Já até coloquei a bike a venda e pretendo pegar uma com quadro mais adequado e ou trocar de quadro.

atenciosamente
Mauriney
Voltar ao Topo
DREILICH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Cascavel-PR
Offline
Mensagens:61
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 14:57
Me deem uma luz por favor, fiz os bike fits virtuais e deu o seguinte:
 
cavalo   82 cm
tronco   71 cm
braço  58 cm
 
tamanho quadro 17,69"    18
altura selim  72,41  73,5
top tube efetivo + mesa 67,5   69,0
 
No outro deu:
Your Measurements

Gender

M

Inseam

82 cm

Trunk

67 cm

Forearm

37 cm

Arm

65 cm

Thigh

59 cm

Lower Leg

51 cm

Sternal Notch

151 cm

Total Body Height

181 cm

 

Standover Height Range

30.7(77,98cm)  - 31.3 (72,50cm)

Virtual Top Tube Length

23.9 (60,71cm) - 24.3 inches

Stem Length

10.2 - 11.8 cm

BB-Saddle Position

70.8 - 72.3cm

Saddle-Handlebar

56.0 - 57.6 cm

Gender M
Inseam 82 cm
Trunk 67 cm
Forearm 37 cm
Arm 65 cm
Thigh 59 cm
Lower Leg 51 cm
Sternal Notch 151 cm
Total Body Height 181 cm
 
Meu quadro é um Mosso 675 pro tamanho 18" e está com as seguintes medidas:
tamanho quadro  18"
altura selim  73,5cm
top tube efetivo + mesa  69,0cm
 
Já fiz de tudo mas ainda acho que to pedalando muito curvado, já aumentei a mesa, subi e desci o guidão e nada, a espiga ta com 6 espaçadores e ainda assim fico curvado. O que posso estar fazendo de errado?
 
Agradeço se alguém puder me ajudar. Obrigado.
Voltar ao Topo
DREILICH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Cascavel-PR
Offline
Mensagens:61
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 15:18
Segue foto da bike para que possam dar sugestão. Obrigado!Wink
 
<script src='http://img713.imageshack.us/shareable/?i=medidasbikegf.gif&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 17:02
Faça um bike fit com um profissional...
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 18:31
Acho que seu quadro pode estar pequeno.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Nanzim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2011
Curitiba PR
Offline
Mensagens:377
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 18:43
Dreilich, coloque seu cotovelo na ponta do selim e o braço na direção do guidão com os dedos esticados, o "ideal" são as pontas dos dedos tocarem de leve no guidão. Logicamente a flexibilidade, costume etc podem afetar essa distância, mas como você está com problemas essa é uma boa medida. Faça ai o teste e dê o parecer pra gente.
Voltar ao Topo
DREILICH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Cascavel-PR
Offline
Mensagens:61
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 19:30
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Faça um bike fit com um profissional...
 
Moro em Cascavel-PR, ainda não temos esse serviço aqui...Confused
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 20:06
Ola DREILICH!
Creio que temos o mesmo problema, "quadro Pequeno".
No Nograu VC especificou medida do braço diferente do competitive, 58cm eu achei curto pra sua estatura que e semelhante a minha.
O seu guidao tbm está abaixo do selim?
Tem dores na costa ou pescoço tbm?
O Bike fit virtual da pra ter uma idéia mas acho ainda vago, cada um especifica uma coisa diferente.
Ajuda na compra da Bike ou Quadro.
Estou no aguardo pra fazer um presencial antes que me lesiono e tbm já ter uma boa referência pra compra futura.
Att
Voltar ao Topo
AugustoCézar Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Bauru
Offline
Mensagens:141
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 20:22
caralh(a)$#56 .... justamente o que eu precisava!!!!!!!

Parabens ao idealizador!!!!!!!!
Voltar ao Topo
DREILICH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Cascavel-PR
Offline
Mensagens:61
Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 20:42
Originalmente postado por Nanzim Nanzim escreveu:

Dreilich, coloque seu cotovelo na ponta do selim e o braço na direção do guidão com os dedos esticados, o "ideal" são as pontas dos dedos tocarem de leve no guidão. Logicamente a flexibilidade, costume etc podem afetar essa distância, mas como você está com problemas essa é uma boa medida. Faça ai o teste e dê o parecer pra gente.
 
Faltou quase 2 cm para chegar ao guidão...
 
O problema é que todos os bike fits que fiz deram quadro 18"...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X