Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - BIKE FIT VIRTUAL
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoBIKE FIT VIRTUAL

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Tópico: BIKE FIT VIRTUAL
    Postado: 14 Ago 2010 as 01:33
Pessoal,

eu sei que já existem várias opções de bike fits virtuais, mas como boa parte deles são em inglês eu resolvi fazer mais um para auxiliar o meu grupo de pedal, mas que também pode ser usado por qualquer um que queira. O endereço é http://www.nograu.com.br/?page_id=582. Nos meus testes correu muito bem, e os resultados praticamente bateram com os do Wrench Science, mas qualquer problema que possam vir a ter, favor reportá-los a mim.

Sds.

Caliman.


Editado por rcaliman - 16 Ago 2010 as 14:29
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2010 as 18:16
Caliman,
 
Tenho uma dúvida em relação ao top tube virtual. Nas medidas da minha mtb o top tube dela está com 5cm a mais de comprimento que o valor dado pelo bikefit.
 
Para altera-lo posso trocar a mesa por uma mais curta ou trocar meu quadro XL por um L.
 
Se eu colocar uma mesa mais curta a bicicleta terá o mesmo comportamento de um quadro menor com o mesmo top tube virtual?
Voltar ao Topo
Negrao Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:173
Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2010 as 02:53
Ótimo post, já conferi as medidas da minha bike, só não bateu a medida do top tube virtual, na minha ficou 5cm a mais.
Podiam tbém falar alguma coisa sobre a diferença de altura entre o selim e o guidão...
 
[ ]´s
 
Marco Antonio
Curitiba
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2010 as 22:45
trocar a mesa resolve mais ou menos, a mesa é pra fazer um ajuste fino pq se for muito curta ou muito longa vai modificar completamente o comportamento da bike, no final seu quadro nunca vai ter o comportamento de um quadro menor só diminuindo a mesa.

vc pode tentar melhorar isso colocando o banco um pouco mais pra frente e colocando uma mesa um pouco menor, pra que não mude muito na mesa, mas tbm na minha opinião o bike fit serve mais pra te guiar, se vc se sente bem com a bike com 5cm a mais de ttv deixa como está.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2010 as 14:33
É como o colega falou. Os fabricantes geralmente não dispõe de grande variedade de tamanhos de quadro, pois a intenção é que você compense exatamente no tamanho da mesa, mas se a diferença for grande, fica complicado. Se por um lado tirar 5 cm do comprimento da sua bike pode afetar o comportamento dela, por outro isso pode te trazer desconforto e até problemas físico, mas é relativo, especialmente se você tiver boa flexibilidade isso pode não te trazer problema algum. Seria o caso de fazer um teste, pegar uma mesa emprestada e fazer um pedal com ela.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
alexandredelatorre Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:356
Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2010 as 14:53
Ola rcaliman.
Fiquei com uma duvida, as medidas do Cavalo e da Altura de Esterno são tiradas com ou sem sapatilhas?
Abraço.
Alexandre de la Torre
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2010 as 22:21
Vou testar com uma mesa menor pra sentir o comportamento. O que tenho dificuldade é nos saltos. Com uma de mesmo modelo só que tamanho M, eu conseguia ficar pulando no mesmo local, agora com a XL não dá.

E mais uma dúvida como se calcula o tamanho do pedivela? 170mm ou 175mm.

Com um braço maior fica mais leve a pedalada, mas se dobra mais os joelhos. Pergunto isso, pois ultimamente tenho sentido ardencia nos joelhos após fazer treino de montanha. Estou desconfiado que seja por esta nova bicicleta ter o pedivela de 175mm e a minha antiga tamanho 19' era 170mm.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2010 as 22:37
Originalmente postado por alexandredelatorre alexandredelatorre escreveu:

Ola rcaliman.
Fiquei com uma duvida, as medidas do Cavalo e da Altura de Esterno são tiradas com ou sem sapatilhas?
Abraço.


faça descalço mesmo, até porque a altura do solado de cada sapatilha, depois não tem problema você variar depois em 1 ou 2 cm da altura recomendada pelo bikefit, os valores que ele te dão são mais referencias do que para serem seguidos a risca. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2010 as 16:10
Oi Caliman. O TT ficou meio grande mesmo... Não seria o caso de revisar os algoritmos?
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2010 as 16:53
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Oi Caliman. O TT ficou meio grande mesmo... Não seria o caso de revisar os algoritmos?


Paulo, posso rever, mas apliquei exatamente a formula, e no meu caso bateu com o do Wrench Science, você já fez bike fit lá? Deu diferença entre esse e aquele? Se puder dar uma força, faça e me diga a diferença que deu, para eu ter uma idéia.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2010 as 18:00
Vou testar para ver como é que funciona!
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2010 as 23:10
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Oi Caliman. O TT ficou meio grande mesmo... Não seria o caso de revisar os algoritmos?


Paulo, posso rever, mas apliquei exatamente a formula, e no meu caso bateu com o do Wrench Science, você já fez bike fit lá? Deu diferença entre esse e aquele? Se puder dar uma força, faça e me diga a diferença que deu, para eu ter uma idéia.
Olá Rccaliman!!! No site Wrench Science o resultado que sai no "Overall Reach" é a soma do comprimento da mesa + o comprimento do top tube efetivo e não o virtual, fiz o teste no Bikefit que vc fez e achei muito legal (acho que vc só deve mudar o escrito virtual para efetivo), ele deu os mesmos resultados do Bikefit do Wrench Science... abraço
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 01:37
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Oi Caliman. O TT ficou meio grande mesmo... Não seria o caso de revisar os algoritmos?


Paulo, posso rever, mas apliquei exatamente a formula, e no meu caso bateu com o do Wrench Science, você já fez bike fit lá? Deu diferença entre esse e aquele? Se puder dar uma força, faça e me diga a diferença que deu, para eu ter uma idéia.
Olá Rccaliman!!! No site Wrench Science o resultado que sai no "Overall Reach" é a soma do comprimento da mesa + o comprimento do top tube efetivo e não o virtual, fiz o teste no Bikefit que vc fez e achei muito legal (acho que vc só deve mudar o escrito virtual para efetivo), ele deu os mesmos resultados do Bikefit do Wrench Science... abraço
Muito obrigado Wagon, pelo elogio ao bikefit e por ter feito o teste para mim. Quanto a nomenclatura que eu usei no top tube, já alterei para efetivo conforme você disse. Valeu.

Editado por rcaliman - 18 Ago 2010 as 01:42
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 01:51
ola rcaliman, parabens, ficou muito bom o bikefit que voce fez.
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 12:04
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Oi Caliman. O TT ficou meio grande mesmo... Não seria o caso de revisar os algoritmos?

Paulo, posso rever, mas apliquei exatamente a formula, e no meu caso bateu com o do Wrench Science, você já fez bike fit lá? Deu diferença entre esse e aquele? Se puder dar uma força, faça e me diga a diferença que deu, para eu ter uma idéia.
 

Parabéns pela iniciativa, muito legal!
Desculpe ter contestado os resultados... na verdade digitei errado o tamanho do meu braço da primeira vez que fiz, e nas outras vezes automaticamente a função "autopreencher" do browser colocava o mesmo valor, e não prestei atenção.
Os valores deram um pouco menores do que os do Competitivecyclist.com (usei as mesmas medições), mas dentro da tolerância esperada. Creio que os dois bike fits usam metodologias diferentes (os resultados do CC sempre deram um pouco diferente dos do WS mesmo. Vou refazer no WS com as mesmas medidas do CC e dou um retorno)
A disponibilização de uma ferramenta como essa, em português e com o uso de apenas três simples medições, pode auxiliar enormemente quem pretende adquirir sua primeira bike ou verificar se a que tem é adequada a seu biotipo.
Grande abraço e mais uma vez, parabéns.


Editado por Paulo-Natal - 18 Ago 2010 as 12:33
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 12:54
Caliman
Bateu certinho com o WS.
Valeu!
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 14:16
Valeu Bruno e muito obrigado Paulo, a intenção era exatamente simplificar ao máximo, mas fornecer as medidas mais importantes, de forma a não complicar a vida do iniciante. Creio que a diferença é mesmo pela metodologia, inclusive ao final dos resultados eu coloquei uma observação com um link, apontando para um texto onde especifica a LeMond, que eu usei. Legal saber que está funcionando e que vai ajudar. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2010 as 23:00
parabéns pelo bikefit
Eu já tinha visto na comunidade XCO, muito bacana  Clap
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
Daniel San Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2010
Suzano/SP
Offline
Mensagens:22
Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2010 as 21:51
Boa tarde.
Amigo, ótima iniciativa em colocar este post com esse link p/ bike fit virtual.
Tem lojas que cobram um valor absurdo pelo bike fit, e vc disponibilizou pra todos nós.
Parabéns e um forte abraço
Daniel San
DanieL
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2010 as 22:01
Originalmente postado por Daniel San Daniel San escreveu:

Boa tarde.
Amigo, ótima iniciativa em colocar este post com esse link p/ bike fit virtual.
Tem lojas que cobram um valor absurdo pelo bike fit, e vc disponibilizou pra todos nós.
Parabéns e um forte abraço
Daniel San


Valeu Daniel, o bike fit virtual é um bom ponto de partida, mas lembrando que ele não substitui o real. Para quem tem condições o melhor é procurar um profissional especializado. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
alexz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Espírito Santo
Offline
Mensagens:169
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 01:48
Caliman, usei seu bike fit virtual e descobri porque me sinto tão confortável em minha bike: as medidas bateram em cima.
Gostei do site. Parabéns pela iniciativa, principalmente para nós que moramos no "interior" e não temos acesso a um bike fit personalizado.
alexz
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 12:15
Originalmente postado por alexz alexz escreveu:

Caliman, usei seu bike fit virtual e descobri porque me sinto tão confortável em minha bike: as medidas bateram em cima.
Gostei do site. Parabéns pela iniciativa, principalmente para nós que moramos no "interior" e não temos acesso a um bike fit personalizado.


Alexz, a intenção quando o fiz era exatamente auxiliar meus colegas de pedal, moramos longe de qualquer lugar que faça um bom bike fit, muitos sequer tem grana para fazer e apanham do inglês na hora de fazer nos sites gringos. Depois de pronto achei que seria legal divulgar aqui no forum. Valeu. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 14:08
Olha, eu sugiro que fixem esse tópico
Além do site ser ótimo, o assunto é recorrente diariamente por aqui
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
arivortex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jul 2010
Offline
Mensagens:26
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 14:34
Oi Caliman,

parabéns pela iniciativa. Aqui, no caso do cálculo feito foi para as speed aro 27 e as mountain aro 26''.

Sei que de bike para bike, a geometria e a proposta do fabricante muda. Dai a dúvida: No caso de uma mountain 29er, também pegaria um quadro 19'' ?

Apesar de já ter uma 29er com quadro 19'', a dúvida surgiu, porque praticamente nao rodei nela, mas o pouco de parei pra fazer os ajustes e etc... a regiao lombar reclamou um bocado.

ah, moro em Vila Velha e sempre passo ai por colatina indo direcao de vila valerio, pancas e baixo guandu.

Abraços,
Ari.
Ari N. Rosa
www.vortexbrazil.com
Voltar ao Topo
kzduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2010
Joinville SC
Offline
Mensagens:189
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2010 as 15:22
Caliman eu achei mo máximo, foi o único que consegui fazer... rs

Achei bacana que as medidas indicadas já estavam na minha bike, antes mesmo de fazer o BF eu já havia ajustado do jeito que eu me sentia bem ao pedalar. Bateu certinho com BF.

Vlw e parabéns pelo BF fácil de usar.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 03:08
Originalmente postado por arivortex arivortex escreveu:

Oi Caliman,

parabéns pela iniciativa. Aqui, no caso do cálculo feito foi para as speed aro 27 e as mountain aro 26''.

Sei que de bike para bike, a geometria e a proposta do fabricante muda. Dai a dúvida: No caso de uma mountain 29er, também pegaria um quadro 19'' ?

Apesar de já ter uma 29er com quadro 19'', a dúvida surgiu, porque praticamente nao rodei nela, mas o pouco de parei pra fazer os ajustes e etc... a regiao lombar reclamou um bocado.

ah, moro em Vila Velha e sempre passo ai por colatina indo direcao de vila valerio, pancas e baixo guandu.

Abraços,
Ari.

Cara, eu dei uma pesquisada e não achei artigos específico de bike fit para a 29er, mas acredito que não mude muito. O que você precisa fazer é acertar as medidas de altura do selim e comprimento da bike de acordo com as medidas calculadas, e depois ir mudando aos poucos até achar o que te deixa mais confortável, já que esses números são apenas para servirem de referência. Tanto que existem muitas diferenças entre uma speed e uma MTB e no entanto essas medidas servem para ambas.

kzduardo, que bom que gostou, valeu mesmo. :D
Cirso, obrigado novamente. :)


Editado por rcaliman - 05 Set 2010 as 03:09
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 21:18
Coloquei minhas medidas lá, o resultado ficou idêntico ao do ws. Tá muito bom seu bike fit.
Voltar ao Topo
alexz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2008
Espírito Santo
Offline
Mensagens:169
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2010 as 23:51
Concordo com Cirso. Este tópico é interessante e útil para todos nós que acessamos este fórum.
alexz
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Link direto para este Post Postado: 08 Set 2010 as 15:16
Show de bola, o meu bateu igual o do WC.


Abração
Voltar ao Topo
Beto C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2010
Limeira - SP
Offline
Mensagens:85
Link direto para este Post Postado: 10 Set 2010 as 22:22
Olha o meu Bike Fit...

RESULTADOS - http://www.nograu.com.br

Suas medidas:
Cavalo:81 cm
Tronco (138-81):57 cm
Braço:65 cm

Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed:54.27 cm
Quadro de MTB:17.43"
A maioria dos fabricantes usam como referência para tamanho de quadro a distância entre a central e o topo do tubo do selim (seat tube). O número apresentado aqui é para servir como referência, podendo ter variações para menos ou para mais de acordo com o fabricante e/ou suas preferências. Em geral um quadro menor dá mais agilidade, enquanto um maior, mais conforto.

Altura do Selim:71.52 cm
Mede-se da central até o topo do selim, confome a foto. A altura pode variar entre 1 e 2 cm, para menos ou para mais, de acordo com a preferência do ciclista.

Top tube efetivo + mesa:65 cm
Aqui temos a distância desde o canote do selim até o guidão, ou seja, a soma do chamado top tube efetivo + a mesa. Essa medida é importante para evitar que o ciclista fique muito encolhido, ou muito esticado, em cima da bike, garantindo assim melhor performance e conforto, sem prejudicar sua saúde física.

* O top tube efetivo é tão ou mais importante na geometria de uma bike quanto o seat tube. Nunca deixe de levá-lo em consideração na hora da compra. A maioria dos fabricantes divulga a geometria de seus quadros.
* Este bike fit foi concebido de acordo com o método LeMond, e seguindo as especificações desse site.
* Mais informações sobre bike fit, como o tamanho do guidão e a posição dos taquinhos podem ser obtidas nesse site.


Mas me expliquem uma coisa, no "Altura de Esterno" que é "Tronco" eu coloquei "138cm" (é 1m38cm ai coloquei 138cm ta certo?) e depois de clicar "Calcular" apareceu "Tronco 57cm" isso não ta errado?
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Link direto para este Post Postado: 10 Set 2010 as 22:34
Não, tronco é:
Esterno - cavalo
Como colocou a medida do esterno = 138, e cavalo = 81, logo, tronco = esterno - cavalo ( 138-81 = 57)

Scott Spark 970
Voltar ao Topo
Beto C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2010
Limeira - SP
Offline
Mensagens:85
Link direto para este Post Postado: 10 Set 2010 as 22:42
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Não, tronco é:
Esterno - cavalo
Como colocou a medida do esterno = 138, e cavalo = 81, logo, tronco = esterno - cavalo ( 138-81 = 57)


Uia!! valeu cirso!!
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 02:54
Pessoal,

Estou comprando uma spz rockhopper pro international 2011 (http://www.evanscycles.com/products/specialized/rockhopper-pro-2011-mountain-bike-ec024134?query=2011#sizing).

Vejam a geometria da bike (peguei na Evans também). Vejam o somatório das medidas do quadro 17 e 19

19' -> 61,5 + 7,5 = 69 cm
17' -> 59,0 + 7,5 = 66.5 cm



Vejam a tabela de tamanhos dos quadros de acordo com o tamanho do ciclista (Também peguei na Evans).  Estou no limite da tabela. Tenho 1,79.



Aí fiz o NOGRAU:

Suas medidas:
Cavalo:84 cm
Tronco (151-84):67 cm
Braço:60 cm

Tamanho do seu quadro:
Quadro de Speed:56.28 cm
Quadro de MTB:18.22"
A maioria dos fabricantes usam como referência para tamanho de quadro a distância entre a central e o topo do tubo do selim (seat tube). O número apresentado aqui é para servir como referência, podendo ter variações para menos ou para mais de acordo com o fabricante e/ou suas preferências. Em geral um quadro menor dá mais agilidade, enquanto um maior, mais conforto.

Altura do Selim:74.17 cm
Mede-se da central até o topo do selim, confome a foto. A altura pode variar entre 1 e 2 cm, para menos ou para mais, de acordo com a preferência do ciclista.

Top tube efetivo + mesa:67.5 cm
Aqui temos a distância desde o canote do selim até o guidão, ou seja, a soma do chamado top tube efetivo + a mesa. Essa medida é importante para evitar que o ciclista fique muito encolhido, ou muito esticado, em cima da bike, garantindo assim melhor performance e conforto, sem prejudicar sua saúde física.


Também fiz o Wrench (que parece ter batido com o NOGRAU):

Sizing System 10
WS Recommended Sizes  
Frame Size center-to-center: 17 in
Frame Size center-to-top: 18 in
Overall Reach: 67.50 cm
Saddle Height: 74.17 cm
Handlebar Width: 46 cm

wrench science

Your Measurements  
Height: 179.00 cm
Sternum Notch: 151.00 cm
Inseam Length: 84.00 cm
Arm Length: 60.00 cm
Shoulder Width: 48.50 cm
Flexiblity: 6
Weight: 93.00 kilo
Foot Size: 10.00 USMens (42 no brasl)


OVERALL REACH: Overall Reach = (Effective Top Tube length + Stem Length). We know the top tube on every frame we sell so based on your overall reach we recommend the ideal stem length for that frame based on your fit recommendation.

Fiz o Fit Calculator

Intro »  Inseam  >  Trunk  >  Forearm  >  Arm  >  Thigh  >  Lower Leg  >  Sternal Notch  >  Total Body Height  >  Results

Your Measurements

Gender M
Inseam 84 cm
Trunk 67 cm
Forearm 32 cm
Arm 60 cm
Thigh 60 cm
Lower Leg 56 cm
Sternal Notch 151 cm
Total Body Height 179 cm
 

XC

All Mountain Fit

Gravity Fit

Standover Height Range 31.4 - 32.1 inches 31.4 - 32.1 inches 31.4 - 32.1 inches
Virtual Top Tube Length 23.1 (58,67cm) - 23.5 inches (59,69 cm)
22.6 - 23.0 inches 22.4 - 22.8 inches
Stem Length 9.2 - 10.8 cm 6.7 - 9.1 cm 3.5 - 6.6 cm
BB-Saddle Position 74.9 - 76.4cm 70.4 - 76.4 cm N/A
Saddle-Handlebar 52.2 - 53.8 cm 50.3 - 52.1 cm N/A
  About this fit About this fit About this fit

58,67 + 9,2 = 67,87
58,67 + 10,8 = 69,47
59,69 + 9,2 = 68,89
59,69 + 10,8 = 70,46

Virtual Top Tube Range
This is not a measurement of the actual top tube itself. Rather, this corresponds to the mountain bike industry standard of measuring an imaginary line drawn parallel to the ground along the length of the top tube from the midpoint at the seat tube to the midpoint at the head tube. This is also known as an "effective top tube." No single piece of frame geometry has a greater impact on comfort than your top tube. If you plan on paying attention to one measurement and one measurement only, make it this one.

O vendedor (Clínica da Bike / Crato-CE) me disse que o tamanho para mim seria 19' ( considerando a minha altura 1,79 que fica no limite da tabela da SPZ Rockhopper). Gostaria de saber a opinião de vocês diante dos dados.
Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2010 as 22:26
Eu iria de 17, sem dúvida. Acho que o 19 fica grande, pois o TT da Spz é grande mesmo.
Esse negócio de comprar bike baseado na altura é balela total.
Por exemplo, uma pessoa de 1,79 pode ter tronco curto e pernas longas, e a geometria indicada para ela seria diferente de outra pessoa de mesma altura com tronco longo e pernas curtas.
Será que o vendedor tem a 17 na loja ou será que ele quer vender a 19? Wink


Editado por Paulo-Natal - 20 Dez 2010 as 22:27
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2010 as 01:51
Originalmente postado por Paulo-Natal Paulo-Natal escreveu:

Eu iria de 17, sem dúvida. Acho que o 19 fica grande, pois o TT da Spz é grande mesmo.
Esse negócio de comprar bike baseado na altura é balela total.
Por exemplo, uma pessoa de 1,79 pode ter tronco curto e pernas longas, e a geometria indicada para ela seria diferente de outra pessoa de mesma altura com tronco longo e pernas curtas.
Será que o vendedor tem a 17 na loja ou será que ele quer vender a 19? Wink


Legal encontrar alguém que mora perto de João Pessoa-PB. Sou de João Pessoa, mas estou em Cajazeiras-PB. Vejo muita gente do sul e sudeste por aqui e quando encontro alguém do Nordeste acho legal.

Bem, na verdade o vendedor (o proprietário em pessoa) não é disso e é biker também. A bike foi encomendada e aí de qualquer forma poderia ser uma ou outra. É a reserva da bike.

Por prevenção hoje na hora do almoço mandei o mesmo e-mail para a SPZ Brasil (imaginei que com as minhas medidas eles poderiam ser mais precisos) e quando cheguei do trabalho já tinha recebido a resposta. Fiquei surpreso e grato. Bom sinal. Parece que não estou comprando apenas uma boa bike, mas também um bom atendimento.

Veja o que o Daniel (da SPZ Brasil) escreveu:

(...)
Olá Keke,

Obrigado por escolher uma Specialized.

Se a sua intenção é fazer pedais mais longos, ter boa estabilidade em descidas de alta velocidade e conseguir posicionar o guidão mais alto e assim, mais perto da altura do selim, escolha a 19.

Se a sua intenção é fazer pedais mais curtos, a estabilidade em alta velocidade não é tão importante, você busca maior agilidade para trilhas técnicas e se você possui ótima flexibilidade/alongamento, pode optar pela 17.5, mas sabendo que ela está no limite do tamanho para você. Nesse caso, provavelmente terá que substituir o avanço por um mais longo.

Caso não tenha ficado claro para você, entre em contato para sanarmos suas dúvidas.
(...)


Nesse caso prefiro a 19' porque prefiro trilhas mais longas e maior conforto.

Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
medina1984 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:462
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2010 as 17:40
Ótima iniciativa. Poderia até fixar o tópico para ajudar os iniciantes, geralmente essa é a maior dúvida. Qual tamanho ficar, e bom q reuniria todas as informações sobre o fit aqui.

Meu fit ficou bem parecido, coisas de 2 cm, depois vou mudar pra ver se fica mais confortavel.

Abraços
KONA Fire Mountain 2008
Myamura Ciclotour 2010
Pinarello FP1 2011
Pinarello Gan 2020
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2010 as 18:38
Eu ficaria com a 17 e trocaria mesa por uma de 90 ou 100 mm. Você vai ter uma bike mais na mão, mais ágil. Essa questão da estabilidade em alta velocidade não depende só do tamanho do quadro. Uma coisa que influencia muito nesse aspecto é o ângulo do head tube (que é igual nos dois tamanhos). Uma bicicleta grande será sim mais estável, porque a distância entre eixos é maior, mas em compensação será mais lenta que uma menor. O conforto não está relacionado apenas ao tamanho do quadro, ter um quadro maior não é sinônimo de maior conforto. Pode inclusive significar o oposto, se você ficar numa posição muito alongada na bicicleta. Acho que você deve escolher o quadro levando em consideração o resultado que obteve no bike fit. 

Eu tenho duas MTB, uma Giant ATX 7 que tem 58 cm de top tube e uma Mosso Challenger que tem 56,5. Acho a Mosso melhor de se pilotar, inclusive em descidas em alta velocidade, porque ela fica mais na mão, é mais ágil (pelo menos para mim que tenho 1,70 m).


Editado por adrianomtb - 21 Dez 2010 as 18:39
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2010 as 19:11
Quando comprei a minha Gary Fisher disseram que era 19,5", até hoje acho a bike gigante para mim nas partes técnicas.

Com certeza gostaria de ter um menor tanto em altura do top tube como em comprimento dele + avanço.
Voltar ao Topo
kekeroseberg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
João Pessoa-PB
Offline
Mensagens:617
Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2010 as 01:14
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Quando comprei a minha Gary Fisher disseram que era 19,5", até hoje acho a bike gigante para mim nas partes técnicas.

Com certeza gostaria de ter um menor tanto em altura do top tube como em comprimento dele + avanço.


Fabio / AdrianoMTB, qual a altura de vocês (vi que o Adriano tem 1,70)?

Meu propósito é ter conforto. Foi por isso que ao invés de pegar uma Scale 60 e mudei para uma Rockhopper pro. A bike tem boa qualidade e tem geometria menos agressiva.

Tenho medo de pegar uma 17 e ficar com o selim lá em cima e a frente da bike lá embaixo. O problema é que não estou encontrando um dono de Rockhopper aqui no Pedal.

Vejam o comparativo que fiz com minha Aspect 20. Se eu pegar a Rockhopper 17 posso resolver o alcance máximo com a mesa, mas a diferença no ST é razoável e como já disse tenho preocupação com o conforto.

BIKE TAMANHO TT MESA DE FÁBRICA ALCANCE TOTAL ST
ASPECT 20 L (19,7) 58,5 10 68,5 50
ROCKHOPPER 19 61,5 7,5 69 48,3
ROCKHOPPER 17 59 7,5 66,5 43,2



Editado por kekeroseberg - 22 Dez 2010 as 01:44
Specialized Epic Hardtail 2017
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2010 as 11:15
Tenho 1,86, mas acho que tenho o tronco grande e não as pernas.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X