Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vou parar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vou parar

 Responder Página  <1 34567 30>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2010 as 22:00
60rpm ? Só se vc nao gostar mesmo do seu joelho... alias, vou mandar rezar uma missa para eles he he...
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2010 as 23:12
Originalmente postado por Match Match escreveu:

+- 25 tiros 12" +- 60RPM com recuperação de 3' = +- 1:20h. Esses 12" é beeeeeeeeem forte, acima do Limiar, quase 100% da FCM. É isso?
Se o Rolo tiver resistencia suficiente pode-se fazer nele ou não dá?
 


Esses 12" não são guiáveis por FC, pelo simples motivo de que vai-se partir do quase repouso, depois de 3 ou 4 minutos de recuperação, e não vai dar tempo da FC subir nesses 12" - vai subir depois, e bem, pode reparar.
A cada tiro, vai subir mais, mesmo que seja iniciada no mesmo FC baixo.
Por conta disso é que se quisermos avaliar esforços curtos, só com PowerMeter, mesmo.
Para ter uma idéia do quanto forte, meu pico de 5seg é uns 1200w, meu melhor de uma hora 235w, melhor de 6 minutos.. 320w, e por aí vai.
Para segurar 500w por 40seg é duro...
Nos meus tiros de 12 seg, uso potencias entre 700 e 900w -  meu melhor de 12seg é 1000w e pouco.
Ou seja, é 90, 95% do que consegue despejar se fosse só um tiro!
Tem que ir pela percepção, mesmo.
E pode fazer no rolo, claro, já que é esforço sentado, circular, e sem sacolejar - mas é forte.
E no rolo vai ser mais difícil despejar a potencia toda, mas vale o treino, com certeza.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2010 as 23:14
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

60rpm ? Só se vc nao gostar mesmo do seu joelho... alias, vou mandar rezar uma missa para eles he he...


É isso mesmo - meus joelhos são ótimos.
Se a partida é de parado, e terminando nos 90, a média dá mesmo uns 60 rpm.
E quando se sobe, fazendo muuito força, qual a cadencia "ótima"?
Sempre subia o Sumaré a uns 60-65 rpm.. 265w durante mais de 20 minutos..

É a tal coisa - se não puder fazer força na bike, vai poder então fazer um leg-press, um agachamento?
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2010 as 23:25
Ah ok, comi bola... 12 segundos, achei que era 12 minutos... isso que da ler post muito rapido...

Em subidas, o equilibrio entre empurrar e puxar é melhor, o que distribui a carga nos joelhos.. 60rpm em subidas nao é ruim, mas nao é ideal né ? he he...
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2010 as 03:33
Não desista não. Ciclismo é um lazer e tanto. Acho que apenas tente ser mais desencanado com os resultados e dê mais ênfase à diversão. reestruture seu treino, que ao meu ver tem muito tempo e pouca intensidade e pouco descanso também. O treino que o Clynthio sugeriu, terças, quintas, sábado e domingo parece muito bom. Dá tempo de recuperar e evoluir. Se você sobra é porque faltou força em determinados momentos da corrida. Tem uma base aeróbica boa, mas na hora que alguém puxou pros 50 Km/h, aí não se aguenta nem 10s aí fica. Tem que trabalhar isso.
E outras duas coisas que eu te aconselho do fundo do coração:
1 - Escute as sábias palavras do Clynthio: Treino em grupo (quase nunca) não presta.
Ou vai devagar com os de trás ou sobra pros da frente. Começa no giro beleza e depois vira corrida e exibição. Eu treino sozinho não chamo, e nem contra ataco nem nada. Vou no meu ritmo.
2 - Esqueça FCM. Ela varia muito, seja em dias quentes, seja em hidratação, seja em nível de adrenalina. Eu cansei de pedalar mais forte do que deveria com a FC estando baixa pela manhã, e em outros dias sentir que estava fazendo pouca força e a FC lá em cima. Use os testes de limiar de lactato que lhe darão uma idéia muito melhor do que se está fazendo. E mesmo usando monitores e o limiar, use a percepção pra "calibrar" a leitura do monitor, não confie nele cegamente. Tente analisar as intensidades de força e reações como fadiga, queimação, respiração que se percebe em cada faixa de treino e use-a como guia junto da leitura do monitor.
E boa sorte.
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2010 as 03:36
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Ah ok, comi bola... 12 segundos, achei que era 12 minutos... isso que da ler post muito rapido...

Em subidas, o equilibrio entre empurrar e puxar é melhor, o que distribui a carga nos joelhos.. 60rpm em subidas nao é ruim, mas nao é ideal né ? he he...


Acunha, esses dias li exatemente o contrário. Não lembro se foi no velonews ou no bikeradar, se achar posto aqui. O cara disse que nas subidas não devemos nos preocupar em puxar com a perna oposta, mas simplesmente aliviar o peso do pé/perna do pedal, e empurrar com o outro pé. Ele explica que como na subida a tensão nos pedais é muito mais constante do que no plano, por causa da desaceleração muito mais rápida, puxar gera uma tensão muito maior do que a puxada no plano. A eficiência da subida é empurrar mesmo. E na cadência 60 pra mim é muito travado, 70 e eu já acho pesado, é daí pra cima.

Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2010 as 14:02

Esses 12" pesadão é pra ganhar Força, mas depois acho que precisa aumentar a Potencia em cadência maior, já que Força em si não significa nada, de modo que no geral tb acho que 60 RPM é pouco na subida. 

De forma que não tem como escapar: Tem que fazer de tudo um pouco. Treino de Força, Treino de alta cadência, Sprint. etc.
É isso?
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 00:29
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Esses 12" pesadão é pra ganhar Força, mas depois acho que precisa aumentar a Potencia em cadência maior, já que Força em si não significa nada, de modo que no geral tb acho que 60 RPM é pouco na subida. 

De forma que não tem como escapar: Tem que fazer de tudo um pouco. Treino de Força, Treino de alta cadência, Sprint. etc.
É isso?


É isso, ciclismo não é como atletismo, em que se pode especializar em 100/200 m, ou 5/10 mil metros, e pronto.
Ontem de noite - sexta - fiz o treino de quinta, que tinha pulado.
6 x 4 minutos, na faixa do VO2max - não fiz muito forte, então, terminava sempre os tiros nos 170 e poucos bpm.
Hoje, fui fazer a lição de casa na USP, com os 20 tiros partindo parado - muito tempo sem fazer, estava focando em tiros de 3 - 4 minutos, só, por conta de competições de Contra Relógio curtas.
Sofri um pouco. Média de 10 segundos dos 20 tiros 740w, mostrando o cansaço da véspera, só 12 horas entre dois treinos fortes. Normalmente esse número é entre 850 e 900w.
Amanhã, pelote do Jockey, terça feira, 2 x 20 ou 3 x 20..
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 00:46
Clythio, hoje fiz  25 tiros de 12".
Recusei o convite da turma e fui treinar sozinho.
Pode até dar resultado, mas foi chato  pra c!(a)#$%¨&*
Outra coisa, a maioria dos intervalos não esperei 4 minutos. A FC está caindo muito rápida após os tiros.
Fiz errado ?
Outra coisa, a FC não passou em momento algum de 160 bpm (aumentando sempre após o tiro; como vc disse em outro post.) Ou seja, no meu caso não entrou no VO2 ma´x. É isto mesmo ?

E no  25º tiro estiquei mais 10 minutos no LT. Será que vai fazer mal ?



Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 01:43
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Clythio, hoje fiz  25 tiros de 12".
Recusei o convite da turma e fui treinar sozinho.
Pode até dar resultado, mas foi chato  pra c!(a)#$%¨&*
Outra coisa, a maioria dos intervalos não esperei 4 minutos. A FC está caindo muito rápida após os tiros.
Fiz errado ?
Outra coisa, a FC não passou em momento algum de 160 bpm (aumentando sempre após o tiro; como vc disse em outro post.) Ou seja, no meu caso não entrou no VO2 ma´x. É isto mesmo ?

E no  25º tiro estiquei mais 10 minutos no LT. Será que vai fazer mal ?

É chato - o legal é fazer com mais alguém, porque sempre gera uma espécie de disputa controlada, e motiva.
Mas depois de umas 4 semanas, dá para diversificar - partir sentado e terminar de pé, menos repetições, mais longas um pouco - fica mais técnico.
Detesto treinar - gosto mesmo é do resultado...
Não fez errado - hoje usei uns 3 minutos entre os tiros - dei os 20 tiros em pouco menos de 60 minutos.
É isso mesmo, a não ser que esteja quente ou não dê a recuperação, não vai mostrar FC alta, apesar da intensidade altíssima.
Nada tem a ver com a FC - mas tem que deixar recuperar como entre as séries de musculação - destinadas ao desenvolvimento de força, e não de hipertrofia - tem que recuperar completamente a musculatura para o outro tiro.
Nada contra os 10 minutos extras - mas normalmente, se faço direito, não tenho vontade disso, não..
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 03:14
Como disse o Bernardinho numa palestra que assisti: A vontade de TREINAR tem que ser maior que a vontade de VENCER !!!!
Voltar ao Topo
Branco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2007
CWB
Offline
Mensagens:2098
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Branco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 15:42
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Como disse o Bernardinho numa palestra que assisti: A vontade de TREINAR tem que ser maior que a vontade de VENCER !!!!

Típico discurso motivacional alienado da realidade e da rotina de treinos de um atleta. Já assisti uma palestra dele, um excelente condutor de equipes, claro, mas discordo de alguns "chavões" mais próximos da autoajuda do que da realidade.

Depois de certo ponto, não há mais prazer em treinar e bem pouco em competir, o único prazer é quando o atleta atinge sua meta, seja com medalhas ou tempos... O treino geralmente vem cheio de cobranças, o jogo cheio de pressão, o que realmente vai mover o atleta a treinar é atingir suas metas, ou pelo menos sentir que está indo nesta direção.
BMC SR02.

Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 17:39
Clythio, hoje fiz o longão de 3,5 horas.
Preciso entender o que está errado. Penei muiiiito para chegar e manter no L2. As pernas ardiam e a dificuldade foi tremenda.
Vamos às considerações.

1- Ontem fiz as 25 arrancadas com 10 min finais no LT. Será que os 10 min, cobraram o preço hoje ?
2- Será que extrapolei na força ontem ?
3- Ontem após o treino: 2 tigelas de salada de frutas, 3 cápsulas de BCAA e muito suco. Jantei uma torta de caren (ch e proteína).
4- Durmi 7,5 horas, entre ontem e hoje. Normalmente é o que eu durmo.
5- Ontem tomei 4 cervejas com minha esposa (eu e ela). Será que atrapalhou tanto a recuperação ?
6- O pedal foi sofrido, mas não quebrei como domingo passado. Após a primeira hora tomava 1 gel ou comia 1 banana a cada 30 min. (Total de 2 géis, 2 bananas e 2 garrafas de água).

É isso Clythio. 
São muitas dúvidas que tenho. Mas com certeza a recuperação entre ontem e hoje não foi suficiente ou foi mal conduzida. Meu L2 está entre 144 e 155 bpm. Pra´manter 140, principalmente na primeira hora do treino, foi muuuiiito difícil.

7- Forcei mesmo assim. Fiz certo ou o certo seria desencanar e fazer só giro no treino de hoje (abaixo do L2, sem neuras) ?
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2010 as 23:06
Olá Clythio tudo bem, hj rodei com a galera e como era de se esperar teve pauleira no final.
o tempo total de pedal foi 04:37 horas, estabeleci o limite do polar entre 75% a 100% do meu limiar, rodei na zona alvo 02:32 horas, acima 18 minutos e abaixo 01:45 horas, com um pico em 107% do limiar. agora me veio uma duvida, porque não se deve forçar tanto em treinos, ja que em uma competição damos tudo e mais uma pouco. não seria normal nestes treinos levarmos o corpo ao extremo uma vez que em competição com certeza o faremos?
 
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 04:35
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

Clythio, hoje fiz o longão de 3,5 horas.
Preciso entender o que está errado. Penei muiiiito para chegar e manter no L2. As pernas ardiam e a dificuldade foi tremenda.
Vamos às considerações.

1- Ontem fiz as 25 arrancadas com 10 min finais no LT. Será que os 10 min, cobraram o preço hoje ?
Talvez, por ter sido uma carga desnecessária, você já treina isso em outro dia, com o 2x20, 3x20, mas não creio.

2- Será que extrapolei na força ontem ?
Não, se conseguiu fazer o último tiro dos 25 ao menos com 90% do melhor tiro, não.
Mas poderia ter se contentado com 20, nesse primeiro treino de força.

3- Ontem após o treino: 2 tigelas de salada de frutas, 3 cápsulas de BCAA e muito suco. Jantei uma torta de caren (ch e proteína).
Ok, parece bom, mas modo geral, treino longo e grande dispêndio energético, repõe-se calorias, carboidrato, treino muscular, anaeróbico, de força ou hipertrofia, prioriza-se proteínas - shakes, carne, etc. BCAA é sempre bom, nos dois casos.
4- Durmi 7,5 horas, entre ontem e hoje. Normalmente é o que eu durmo.
OK.
5- Ontem tomei 4 cervejas com minha esposa (eu e ela). Será que atrapalhou tanto a recuperação ?
Com certeza não... rs..
6- O pedal foi sofrido, mas não quebrei como domingo passado. Após a primeira hora tomava 1 gel ou comia 1 banana a cada 30 min. (Total de 2 géis, 2 bananas e 2 garrafas de água).
Legal, reposição melhor para treinos acima de 2 horas.. mas sabe que ainda acho 2 garrafas para 3,5 horas, pouco?
Há quem recomende sair com a terceira garrafa d'água no estômago, ou seja, beber uns 400-500 ml antes iniciar, porque ao começar a suar e desidratar já se está repondo o gasto, ao invés de esperar sentir sede. Já fiz isso em treinos longos, com Coca-Cola.. uma lata 350 ml antes um pouco do início.

É isso Clythio. 
São muitas dúvidas que tenho. Mas com certeza a recuperação entre ontem e hoje não foi suficiente ou foi mal conduzida. Meu L2 está entre 144 e 155 bpm. Pra´manter 140, principalmente na primeira hora do treino, foi muuuiiito difícil.

Quando o HR "não entra", sinal que a musculatura não está "presente". Não há consumo de O2 porque a caldeira não consegue queimar!
Você não estava recuperado, do ponto de vista muscular (sinal que estava mesmo precisando desse tipo de treino).
Foi só isso, e sugiro que aguarde umas duas ou três semanas para ver o efeito positivo do trabalho de força - enquanto isso, não se escravize pelo monitor cardíaco, nem para baixo, como fazia antes, nem para cima.
Faça 2h no ritmo que conseguir manter com conforto, mesmo que parece muito lento - vai manter a tua capacidade aeróbica e endurance, com certeza.
É normal sentir essa dificuldade no início do treino, e o aquecimento demorar mais a fazer efeito, mas depois, se já estiver condicionado, vai legal, desde que em L2, porque com os tiros de sábado, no domingo, não se está recuperado para sprints ou tiros fortes.
Recuperação do nosso treino de ontem é 48 horas. Hoje até rodei forte, mas o sprint do final do treino saiu com 950w, contra os 1200+ esperados...


7- Forcei mesmo assim. Fiz certo ou o certo seria desencanar e fazer só giro no treino de hoje (abaixo do L2, sem neuras) ?
Sem neuras seria melhor - a prioridade deveria ser o tempo, hoje, e não a intensidade.
Deixe isso para o tiros iguais ou menor do que 20 minutos.
Tente recuperar bem e completamente para terça, descansando totalmente na segunda. Senão vai "cavar um buraco" e não vai sentir a curva positiva da adaptação daqui a duas ou três semanas.
Não descuide do alongamento, principalmente após os esforços de ontem - o bíceps femural (posterior da coxa) fica retesado, sofre mais do que nos pedais "normais", com as partidas sentado.


Rapaz, esse post tá que nem twitter.. mais de 3500 visitas...
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2010 as 04:45
Originalmente postado por upcaraça upcaraça escreveu:

Olá Clythio tudo bem, hj rodei com a galera e como era de se esperar teve pauleira no final.
o tempo total de pedal foi 04:37 horas, estabeleci o limite do polar entre 75% a 100% do meu limiar, rodei na zona alvo 02:32 horas, acima 18 minutos e abaixo 01:45 horas, com um pico em 107% do limiar. agora me veio uma duvida, porque não se deve forçar tanto em treinos, ja que em uma competição damos tudo e mais uma pouco. não seria normal nestes treinos levarmos o corpo ao extremo uma vez que em competição com certeza o faremos?
 


Pótz.. 4:37 de pedal! Que endurance! Parabéns.
Não consigo rodar isso nem a 25 por hora.. sou (ou fui, um dia) um rodeiro chegador limitado, e pronto.
Treino deve estimular adaptações positivas (no sentido desejado), somente - se para isso basta dar 6 ou 7 tiros em 90% da potencia que pretendo usar no único tiro no Contra Relógio no dia da competição, porque deveria dar 1 único tiro em 100% e parar, esgotado? Desse jeito, não treino, não adapto nada, só "uso o que já tenho", que é erro comum nos colegas de pelote - vão usando o que tem e nunca melhoram. Todo dia fazem a mesma coisa, rodam a mesma km na mesma intensidade, e os ganhos param.
Vamos lá, para ser mais claro - ganhei dois CRI na minha categoria (50-54 anos) nos últimos 45 dias. Em ambos rodei na faixa dos 320w, durante 6 minutos.
Para isso, treinei fazendo 7 tiros de 3 minutos, e depois 6 x 4 minutos, e depois 3 x 5 minutos, sempre na faixa de 270-290w, nunca acima disso.
Nos primeiros treinos, foi difícil fazer os 7 x 3 acima dos 260w. Se tivesse dado um único tiro forte sempre, ao invés dos 7 tiros a 90%, seria nos 275w, e não conseguiria dar o segundo, e não me "treinaria", não haveria carga, volume de treino, para provocar adaptações positivas.
Ia ficar dando tiros "únicos" de 270w toda semana.
É como quem quer treinar sprint dando um sprint no final de um treino longo, somente. O cara vai usar o que tem, mas nunca melhorar isso, de forma objetiva e direta, dessa forma.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 00:51
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

[QUOTE=Homáley]Clythio, hoje fiz o longão de 3,5 horas.
Preciso entender o que está errado. Penei muiiiito para chegar e manter no L2. As pernas ardiam e a dificuldade foi tremenda.
Vamos às considerações.

1- Ontem fiz as 25 arrancadas com 10 min finais no LT. Será que os 10 min, cobraram o preço hoje ?
Talvez, por ter sido uma carga desnecessária, você já treina isso em outro dia, com o 2x20, 3x20, mas não creio.

2- Será que extrapolei na força ontem ?
Não, se conseguiu fazer o último tiro dos 25 ao menos com 90% do melhor tiro, não.
Mas poderia ter se contentado com 20, nesse primeiro treino de força.

3- Ontem após o treino: 2 tigelas de salada de frutas, 3 cápsulas de BCAA e muito suco. Jantei uma torta de caren (ch e proteína).
Ok, parece bom, mas modo geral, treino longo e grande dispêndio energético, repõe-se calorias, carboidrato, treino muscular, anaeróbico, de força ou hipertrofia, prioriza-se proteínas - shakes, carne, etc. BCAA é sempre bom, nos dois casos.
4- Durmi 7,5 horas, entre ontem e hoje. Normalmente é o que eu durmo.
OK.
5- Ontem tomei 4 cervejas com minha esposa (eu e ela). Será que atrapalhou tanto a recuperação ?
Com certeza não... rs..
6- O pedal foi sofrido, mas não quebrei como domingo passado. Após a primeira hora tomava 1 gel ou comia 1 banana a cada 30 min. (Total de 2 géis, 2 bananas e 2 garrafas de água).
Legal, reposição melhor para treinos acima de 2 horas.. mas sabe que ainda acho 2 garrafas para 3,5 horas, pouco?
Há quem recomende sair com a terceira garrafa d'água no estômago, ou seja, beber uns 400-500 ml antes iniciar, porque ao começar a suar e desidratar já se está repondo o gasto, ao invés de esperar sentir sede. Já fiz isso em treinos longos, com Coca-Cola.. uma lata 350 ml antes um pouco do início.

É isso Clythio. 
São muitas dúvidas que tenho. Mas com certeza a recuperação entre ontem e hoje não foi suficiente ou foi mal conduzida. Meu L2 está entre 144 e 155 bpm. Pra´manter 140, principalmente na primeira hora do treino, foi muuuiiito difícil.

Quando o HR "não entra", sinal que a musculatura não está "presente". Não há consumo de O2 porque a caldeira não consegue queimar!
Você não estava recuperado, do ponto de vista muscular (sinal que estava mesmo precisando desse tipo de treino).
Foi só isso, e sugiro que aguarde umas duas ou três semanas para ver o efeito positivo do trabalho de força - enquanto isso, não se escravize pelo monitor cardíaco, nem para baixo, como fazia antes, nem para cima.
Faça 2h no ritmo que conseguir manter com conforto, mesmo que parece muito lento - vai manter a tua capacidade aeróbica e endurance, com certeza.
É normal sentir essa dificuldade no início do treino, e o aquecimento demorar mais a fazer efeito, mas depois, se já estiver condicionado, vai legal, desde que em L2, porque com os tiros de sábado, no domingo, não se está recuperado para sprints ou tiros fortes.
Recuperação do nosso treino de ontem é 48 horas. Hoje até rodei forte, mas o sprint do final do treino saiu com 950w, contra os 1200+ esperados...


7- Forcei mesmo assim. Fiz certo ou o certo seria desencanar e fazer só giro no treino de hoje (abaixo do L2, sem neuras) ?
Sem neuras seria melhor - a prioridade deveria ser o tempo, hoje, e não a intensidade.
Deixe isso para o tiros iguais ou menor do que 20 minutos.
Tente recuperar bem e completamente para terça, descansando totalmente na segunda. Senão vai "cavar um buraco" e não vai sentir a curva positiva da adaptação daqui a duas ou três semanas.
Não descuide do alongamento, principalmente após os esforços de ontem - o bíceps femural (posterior da coxa) fica retesado, sofre mais do que nos pedais "normais", com as partidas sentado.
[/QUOTE
Rapaz, esse post tá que nem twitter.. mais de 3500 visitas...


Treinador tenho duas colocações a fazer.
1- Recuperação do nosso treino de ontem é 48 horas.
Hummm. Fiz o treino de força no sábado à tarde. Final por volta de 18:30 hs.
Saí para o longão às 08:00 hs de domingo. Ou seja, cerca de 14:00hs. Vou tentar fazer o treino do próximo sábado pela manhã e manter o longão  domingo de manhã (treinar domingo À tarde é foda).


2-
Tente recuperar bem e completamente para terça, descansando totalmente na segunda
Depois do "sofrimento" de ontem; com certeza hoje passei longe da bike. Como as pernas ontem estavam doendo muito "ganhei" uma massagem completa à tarde.
Vamos ver amanhã o que vai virar no 7 X 3 min.

Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 01:09
Clythio e Landim, vcs tem razão, tentei juntar o longão com os 6x3 que eu pretendia fazer no findi e nao deu certo... os motivos:

1. Tive dificuldade em encontrar subidas para percorrer em 3min... ou era muito curta, nao cumprindo o tempo alvo, ou era muito longa, passando o tempo alvo e me deixando cansado antes do tempo, mas tambem sem chance de recuperação porque a subida continua e nao dá pra descansar na subida... o nosso roteiro tinha subidas entre 8% a 12%...

2. Quando eu achava uma subida, ficava dificil manter a cadencia alvo de 95rpm e ao mesmo tempo permanecer na faixa de potencia alvo (260watts)... talvez seja por causa do cassete 12-27 que eu uso e que deixa muito espaço entre cada marcha... no rolo, fica mais facil se colocar nessa situação alvo...

3. A maior parte do tempo em que eu queria manter 180watts (L3), a galera apertava o passo, e eu ficava no vento sozinho... se tentava acompanhar uma roda, com os ataques e variações de ritmo nas subidas, ficava variando entre 200w com picos de 500w por alguns segundos, ou seja, ao inves de treinar L3, gastava o que tinha e prejudicava o proximo tiro de 3min...

No proximo findi vou tentar fazer o mesmo treino 6x3 sozinho no Caminho do Mar... essa semana preciso de 2 treinos de 2x20...

Abracao
A.Cunha

Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:


Pótz.. 4:37 de pedal! Que endurance! Parabéns.
Não consigo rodar isso nem a 25 por hora.. sou (ou fui, um dia) um rodeiro chegador limitado, e pronto.
Treino deve estimular adaptações positivas (no sentido desejado), somente - se para isso basta dar 6 ou 7 tiros em 90% da potencia que pretendo usar no único tiro no Contra Relógio no dia da competição, porque deveria dar 1 único tiro em 100% e parar, esgotado? Desse jeito, não treino, não adapto nada, só "uso o que já tenho", que é erro comum nos colegas de pelote - vão usando o que tem e nunca melhoram. Todo dia fazem a mesma coisa, rodam a mesma km na mesma intensidade, e os ganhos param.
Vamos lá, para ser mais claro - ganhei dois CRI na minha categoria (50-54 anos) nos últimos 45 dias. Em ambos rodei na faixa dos 320w, durante 6 minutos.
Para isso, treinei fazendo 7 tiros de 3 minutos, e depois 6 x 4 minutos, e depois 3 x 5 minutos, sempre na faixa de 270-290w, nunca acima disso.
Nos primeiros treinos, foi difícil fazer os 7 x 3 acima dos 260w. Se tivesse dado um único tiro forte sempre, ao invés dos 7 tiros a 90%, seria nos 275w, e não conseguiria dar o segundo, e não me "treinaria", não haveria carga, volume de treino, para provocar adaptações positivas.
Ia ficar dando tiros "únicos" de 270w toda semana.
É como quem quer treinar sprint dando um sprint no final de um treino longo, somente. O cara vai usar o que tem, mas nunca melhorar isso, de forma objetiva e direta, dessa forma.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 01:13
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:


Treinador tenho duas colocações a fazer.
1- Recuperação do nosso treino de ontem é 48 horas.
Hummm. Fiz o treino de força no sábado à tarde. Final por volta de 18:30 hs.
Saí para o longão às 08:00 hs de domingo. Ou seja, cerca de 14:00hs. Vou tentar fazer o treino do próximo sábado pela manhã e manter o longão  domingo de manhã (treinar domingo À tarde é foda).

2-
Tente recuperar bem e completamente para terça, descansando totalmente na segunda
Depois do "sofrimento" de ontem; com certeza hoje passei longe da bike. Como as pernas ontem estavam doendo muito "ganhei" uma massagem completa à tarde.
Vamos ver amanhã o que vai virar no 7 X 3 min.



Bem, no máximo conselheiro, treinador nem de longe.. rs..
O fato de que a recuperação dos treinos de força - TOTAL - exige 48 horas não quer dizer que devamos esperar 48 horas - isso só se fosse uma competição, daí eu recomendaria 72 horas, para contar com uma supercompensação... eu faço isso - prova séria domingo, meu último treino na quinta, sexta nada, sábado só passeio com uns 3 tirinhos de 30 - 60 seg.
Mas compreendendo que não temos a musculatura recuperada, podemos fazer um longo aeróbico na faixa baixa/média do L2 no domingo, sem esperar que se esteja 100%, voando.

Importante - se chegou a ficar dolorido (eu também fiquei um pouco, hoje) - prefira um 3 x 20 em L3 baixo, ou 2 x 20 em L3 médio/alto, amanhã, na terça - o 7 x 3 min é forte, na faixa de VO2max, e exige a musculatura presente, razoavelmente fresca.
Deixe para quinta.. daí vai dar para recuperar até sábado, total, e daí... começa de novo... rs..


Editado por Clythio - 24 Ago 2010 as 01:15
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 14:01
Hoje cedo nao deu pra completar o 2x20... no primeiro, 210watts de media, sofrendo muito, e batimento nas alturas no final (mais alto que o normal)... no segundo, simplesmente nao saia mais que 180watts das pernas... preferi cancelar o treino e descansar pra tentar amanhã a tarde de novo...
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 17:25
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Hoje cedo nao deu pra completar o 2x20... no primeiro, 210watts de media, sofrendo muito, e batimento nas alturas no final (mais alto que o normal)... no segundo, simplesmente nao saia mais que 180watts das pernas... preferi cancelar o treino e descansar pra tentar amanhã a tarde de novo...


Quando a potencia não entra mas o HR não sobe, pode ser fadiga muscular, ou falta de alimento, falta de sono, stress emocional, desmotivação, essas coisas.
Mas se a potencia não entra e o HR vai nas alturas, é fadiga central, excesso de volume nos dias anteriores, cavando um buraco de "estímulo" muito profundo, que exige mais tempo de "compensação". Solução - descansar dois dias, e juntar os treinos seguintes que seriam separados, fazendo primeiro o de recuperação mais curta, ou simplesmente esquecer o PowerMeter e fazer os 2 x 20 ou 3 x 20 pelo HR, focando em L2..

Vida dura, se fosse ciencia exata, profissional não tinha "dia ruim"..  Smile
Eles chamam de "day off"... o cara se sente "desligado"..
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 19:43
Nunca fiz de forma regrada o VO2 7 x 3 ou  6 x 4. Vou ver se faço hoje.
O 2 x 20' já é mais comum, mas não moleza. Fiz 3 x 20', mas o segundo ficou fora do padrão, pois tinha subida/descida, de forma que o esforço caia muito na descida, mesmo mandando bastante velocidade (e depois tinha que tirar o pé na subida. De resto, os minuntos finais do 3º foi bem duro de manter. Procurei manter a FC entre 84 e 90%.
Deveria ir mais alto? (Sei que preciso me controlar pelos sintomas e não pelo monitor, mas ainda não perdi esse vício)
Outra pergunta: L2 é 65%-70% da FCM? É que o Homaney falou em L2 a 140-155, o que parece ser bem mais %% (se a FCM for +- 186)
Vc disse, lááááá atraz, que iria mencionar as faixas do Friel
 
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2010 as 22:07
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Nunca fiz de forma regrada o VO2 7 x 3 ou  6 x 4. Vou ver se faço hoje.
O 2 x 20' já é mais comum, mas não moleza. Fiz 3 x 20', mas o segundo ficou fora do padrão, pois tinha subida/descida, de forma que o esforço caia muito na descida, mesmo mandando bastante velocidade (e depois tinha que tirar o pé na subida. De resto, os minuntos finais do 3º foi bem duro de manter. Procurei manter a FC entre 84 e 90%.
Deveria ir mais alto? (Sei que preciso me controlar pelos sintomas e não pelo monitor, mas ainda não perdi esse vício)
Outra pergunta: L2 é 65%-70% da FCM? É que o Homaney falou em L2 a 140-155, o que parece ser bem mais %% (se a FCM for +- 186)
Vc disse, lááááá atraz, que iria mencionar as faixas do Friel
 

Final do terceiro tiro difícil é indício de treino correto. Na verdade, o final do segundo, mais forte, já deveria ser difícil também.
L2 é isso mesmo - longão, aeróbico - cada um tem a sua faixa de potencia ou bpm adequados.
Vou ver onde anda o livro do Friel, ou arrumar uma referencia na internet..
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 00:31
"Conselheiro", segui a orientação e hoje fiz o 3 X 20 min.
Entre o 1° e o 2° dei 10 min de descanso e entre o 2° e o 3° 15 min.
Quase desisti aos 5 min do 3°, depois aos 10 e depois aos 15 min. Aí pensei já sofri até aqui, sofro mais 5 min.
Pelos sintomas iniciais, acho que não daria mesmo pra fazer o 7 X 3min.
Amanhã, vou tentar fazer 1 hora de giro fácil (105 a 122 bpm), só pra "limpar".
Acho que se tivesse feito ontem talvez teria me sentido melhor hj. Aquela história: o que funciona pra um, pode não funcionar para outro. Certo, professor ?
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 02:16
Se vcs fizerem os 2x20 baseados em HR, vao terminar gerando menos esforço do que no inicio (i.e. potencia decrescente durante os 20min)... sem powermeter, o que se pode fazer é manter a cadencia e a marcha (se estiver no rolo) durante todo o tempo do intervalo... vc vai observar que o HR fica baixo no inicio, e vai subindo até chegar acima do 90% no final dos 20min... no meu caso, termino o 2o tiro com 95% da minha faixa "pratica" (172 de 182max) nos dias que estou 100%... se vc nao conseguir terminar os 20min mantendo cadencia e marcha, tente uma marcha mais leve na proxima vez... mas faça os 20min com a maior constancia possivel de cadencia e marcha, sem se preocupar tanto com o HR medio ou inicial...
Voltar ao Topo
upcaraça Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2007
-
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar upcaraça Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 02:38
E ai pessoal beleza
 
tava olhando o livro do friel e resolvi dar uma mãozinha para nosso coach clythio
seque as faixas de treinamento do friel
 
Zona 1, recuperação ativa, 65 a 81% do limiar
zona 2, Aeróbia, 82 a 88
zona 3 Tempo 89 a 93
zona 4 Sublimiar 94 a 100
zona 5A Supralimiar 101 a 102
zona 5B Capacidade Aeróbia 103 a 105
zona 5C Capacidade Anaeróbia 106 ou mais
 
espero ter ajudado
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 02:56
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 03:17
Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

"Conselheiro", segui a orientação e hoje fiz o 3 X 20 min.
Entre o 1° e o 2° dei 10 min de descanso e entre o 2° e o 3° 15 min.
Quase desisti aos 5 min do 3°, depois aos 10 e depois aos 15 min. Aí pensei já sofri até aqui, sofro mais 5 min.
Pelos sintomas iniciais, acho que não daria mesmo pra fazer o 7 X 3min.
Amanhã, vou tentar fazer 1 hora de giro fácil (105 a 122 bpm), só pra "limpar".
Acho que se tivesse feito ontem talvez teria me sentido melhor hj. Aquela história: o que funciona pra um, pode não funcionar para outro. Certo, professor ?


Certo, de forma genérica, mas o que quer dizer exatamente?
Que poderia recuperar melhor com essa "recuperação ativa"?
Concordo, é bom mesmo, não tem mistério, desde que de fato só faça isso, saia com essa determinação em mente, não faça arrancadas no sinal que abre, não force naquela subidinha "gostosa", não dispute um sprint com o parceiro de "recuperação" no final dessa hora, etc.
Se fizer mesmo L1, 1h, é muito bom para recuperar quando se fica com a musculatura saturada.
Está fazendo alongamentos? Alguma melhora na mobilidade? Normalmente, bem feito, já mostra melhora na segunda semana, para quem tem "campo para melhora".
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 16:51
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Homáley Homáley escreveu:

"Conselheiro", segui a orientação e hoje fiz o 3 X 20 min.
Entre o 1° e o 2° dei 10 min de descanso e entre o 2° e o 3° 15 min.
Quase desisti aos 5 min do 3°, depois aos 10 e depois aos 15 min. Aí pensei já sofri até aqui, sofro mais 5 min.
Pelos sintomas iniciais, acho que não daria mesmo pra fazer o 7 X 3min.
Amanhã, vou tentar fazer 1 hora de giro fácil (105 a 122 bpm), só pra "limpar".
Acho que se tivesse feito ontem talvez teria me sentido melhor hj. Aquela história: o que funciona pra um, pode não funcionar para outro. Certo, professor ?


Certo, de forma genérica, mas o que quer dizer exatamente?
Que poderia recuperar melhor com essa "recuperação ativa"?
Concordo, é bom mesmo, não tem mistério, desde que de fato só faça isso, saia com essa determinação em mente, não faça arrancadas no sinal que abre, não force naquela subidinha "gostosa", não dispute um sprint com o parceiro de "recuperação" no final dessa hora, etc.
Se fizer mesmo L1, 1h, é muito bom para recuperar quando se fica com a musculatura saturada.
Está fazendo alongamentos? Alguma melhora na mobilidade? Normalmente, bem feito, já mostra melhora na segunda semana, para quem tem "campo para melhora".


Exatamente.
1 hora de giro fácil (105 a 122 bpm) - Isto é menos do que 60% da minha FCM
Sozinho. Dentro da cidade. DE MTB

Ps.:1 = Já comprei o câmbio traseiro (Dura Ace 7700 na caixa), 1 cassete 105 11-25,  e  a corrente. Mês que vem levo em GYN para montar as peças, trocar cabos e conduítes, geral nos cubos, centro, e cx de direção além de desempeno das rodas e substituição de 3 raios. Vou trocar também suporte de caramanhola. Aí volto a treinar na speed.

Ps.:2 = Engraçado que o LT também tá no limiar da concentração. Se viajar na maionese durante o intervalo, o bpm cai, e que tem que concentrar de novo para entrar na faixa de novo. Olhando meu monitor após o treino de ontem, teoricamente 3 X 20 deveria constar 60 min dentro da faixa; porém só registrou 51 min.
 
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 21:21
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Originalmente postado por Match Match escreveu:

Nunca fiz de forma regrada o VO2 7 x 3 ou  6 x 4. Vou ver se faço hoje.
O 2 x 20' já é mais comum, mas não moleza. Fiz 3 x 20', mas o segundo ficou fora do padrão, pois tinha subida/descida, de forma que o esforço caia muito na descida, mesmo mandando bastante velocidade (e depois tinha que tirar o pé na subida. De resto, os minuntos finais do 3º foi bem duro de manter. Procurei manter a FC entre 84 e 90%.
Deveria ir mais alto? (Sei que preciso me controlar pelos sintomas e não pelo monitor, mas ainda não perdi esse vício)
Outra pergunta: L2 é 65%-70% da FCM? É que o Homaney falou em L2 a 140-155, o que parece ser bem mais %% (se a FCM for +- 186)
Vc disse, lááááá atraz, que iria mencionar as faixas do Friel
 

Final do terceiro tiro difícil é indício de treino correto. Na verdade, o final do segundo, mais forte, já deveria ser difícil também.
L2 é isso mesmo - longão, aeróbico - cada um tem a sua faixa de potencia ou bpm adequados.
Vou ver onde anda o livro do Friel, ou arrumar uma referencia na internet..
Ok, longão, aeróbico, cada um tem sua faixam, mas é que 140-155 sobre 191 de FCM=73/81%, de forma que suspeitei que isso justifica o porquê do Homaley sofrer bastante após 3,5h. Ou seja, parece-me ritmo muito alto pra longão, mais pra L3.
 
Fiz finalmente o 6 x 4, mas não exatamente, mas sim 4,4,5,5,5,5, com recuperação em média de 5'.
Como disso o Cunha, se seguir só FC a potencia vai caindo mantendo a FC.
Assim, no Treino 3x20 vou no passso crescente de FC(começa a uns 75%), ultrapasssando o Limiar nos minutos finais, mas no caso de VO2 7x3, 6x4, elevei o ritmo antes de iniciar o tempo, +- 85%, prolongando até uns 92%. OU seja, já entre forte. 
Se partir do aquescimento teria que terminar ainda mais forte, senão o treino VO2 acaba sendo comprometido, isso pra quem não tem Potenciômetro...rsrsrs
Seguir pela Cadencia x Mesma marcha precisa ser no plano, de forma que tudo se resemu em aprender a percepção de esforço.
É isso?
Mas no geral esse 6x4 menos dificil que 3x20 (pois os 4' passa rápido..rsrsr)
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2010 as 21:24
"Clinto"Big smile, tá muito bom esse tópico, graças a sua disposição em respondê-lo ( e de alguns em perguntar).
Tenho uma perguntinha, que... sei lá se é possível. Como não tenho medidor de potência (mas cadencímetro sim), existe alguma tabela de potência considerando cadência e marcha? potência=cadência/relação ou melhor uma determinada relação (53/20, 53/18, 53/16...) produz a potência X na cadência 100, 90, 85...
É possível essa tabela? Existe?
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 01:32
Tal coisa não existe. Se você estiver puxando o pelotão, por exemplo, precisará gerar mais potência do que se estivesse no vácuo para manter uma mesma velocidade. Smile
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 02:42
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Tal coisa não existe. Se você estiver puxando o pelotão, por exemplo, precisará gerar mais potência do que se estivesse no vácuo para manter uma mesma velocidade. Smile


Correto - sem powermeter, sem problema, mas recomenda-se ao menos um monitor cardíaco.
o que se tem que fazer é aprender a usar e interpretar direito o que ele mostra.
bem tocado, um monitor cardíaco é excelente ferramenta de treino em 90% das situações.
não serve muito como parametro em intervalados iguais ou abaixo de 5 minutos, ou seja, treinos de VO2max, Limiar de Lactato, e sprints.
daí pode ser feito por percepção de esforço, comparação de tempos obtidos num mesmo trecho ou circuito, ou até mesmo pela FCardíaca dos últimos minutos, quando a FC já mostra os efeitos do esforço.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 03:02
Fiz hj 1 hora de giro fácil.
Recovery total, como você mesmo disse.
Vamos ver como o corpo vai se comportar amanhã no 7 X 3
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 20:34

Desculpem, esqueci de citar dois detalhes:

Seria para uso no rolo (Fixo, Trans X com regulagem de resistência) e também para intervalados tipo esse 7X3min.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 20:44
CEPatussi a única maneira é você colocar uma bike com potência nesse rolo e fazer a própria curva de potência, e em cada velocidade/resistência terá uma potência X equivalente, atentando para sempre o pneu estar na mesma calibragem e aperto(na roldana). Na época que eu tava com o PT do Chythio eu fiz no meu trans-x e fica bem legal de treinar, mas já perdi a tabela, anta.  
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 20:50
Originalmente postado por CEPatussi CEPatussi escreveu:

Desculpem, esqueci de citar dois detalhes:

Seria para uso no rolo (Fixo, Trans X com regulagem de resistência) e também para intervalados tipo esse 7X3min.


Nem assim.
A não ser que usasse sempre a mesma roda, o mesmo pneu, com a mesma calibragem, e com o rolete do rolo pressionado da mesma forma na roda traseira, nem mais nem menos.
Num rolo solto, de 3 roletes, a última variável, que tem muita influencia, não existe, o que deforma o pneu traseiro é o peso do ciclista - nesse caso, basta não engordar nem emagrecer muito...rs.., e as potencias serão proporcionais as velocidades.
Bem, resta tentar manter isso tudo constante, de alguma maneira, e comparar, para efeito de avaliação de esforço, a velocidade e o batimento cardíaco.
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2010 as 22:05

Entendi! Obrigado!

A sujestão do Leandro é bem boa, mas como não tenho acesso a um medidor de potência, acho que vou fazer a minha própria intencidade (usarei a sensação) mantendo/anotando relação e cadência e com o andar da carruagem vou intensificando pela cadência e/ou relação.

Valeu a atenção.
Voltar ao Topo
Homáley Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2008
Gov. Valadares
Offline
Mensagens:319
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Homáley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2010 as 23:47
Clythio, esta semana fui mais disciplinado que na semana anterior.
Hoje fiz os 25 tiros e respeitei no mínimo 3 min entre cada 1. Não fiz os 10 min de LT como sábado passado.
Só inverti o treino da terça com o da quinta ( Terça = 3 X 20 e Quinta= 7 X 3).
Além disto como amanhã estarei de plantão; só vou fazer o longão à tarde. Saída tipo 15:30. Com isto vai dar um intervalo de mais ou menos 20 horas entre o treino de força e o longão. (Semana passada, foram 12 horas).
Após o treino de amanhã eu posto como foi.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2010 as 03:51
Legal! Essa semana quebrei alguns dos meus princípios - viajei e não consegui rodar de segunda a quarta. Segunda estava quebrado, mesmo...
Daí que resolvi abusar um pouco e fazer um bloco de 4 treinos seguidos - sei que vou cavar um buraco de recuperação na segunda, e terça vou ter que fazer 3x20 bem na faixa, mas tudo bem.
A seguir, meus treinos - quinta de noite, 3 x 20 L2alto/L3baixo, sem abusar, para poder recuperar razoável em 24 horas.
Sexta de noite, 6 x 4 jVO2max focando na faixa entre 245 e 275w, buscando a média dos 260w.
Sábado, 15 sprints de 15 segundos, na subidinha da USP, de 53x17 - 8 pedaladas sentado, partindo de 10-15 por hora, e depois 10 pedaladas fortes sprintando de pé, a 95% - intervalo entre 3 e 4 minutos.
Domingo, amanhã, pelote do Jockey2, de roda, L2, com chegadinha, se tiver alguma musculatura presente...
A seguir, os gráficos, para análise.
Peço atenção para:
a - Variação dos tiros de 4 minutos - é dificuldade de jogar potencia, no início dos tiros, mesmo - não recuperado da véspera - o bpm até foi baixo, por conta disso - e a potencia média, bem no alvo, nada de excepcional - treino é treino, somente.
b - Tiros de sábado - tirei a média dos melhores 10 seg de cada tiro - 930w, contra os 700 e pouco da semana passada - de pé é mais fácil despejar potencia - me senti SUPER bem depois.
c - Vejam como o bpm sobe aos poucos nos tiros de 4 minutos, demorando a entrar na faixa, e mais ainda para sair dela para a próxima (quase não aconteceu - potencia baixa).
Vejam como o bpm se comporta nos sprints - sobe depois!
O engraçado é que no terceiro tiro jurei que não ia conseguir manter os picos acima de 1000w, que não ia fechar os 15 tiros, ou que teria que dar descanso grande no meio do treino, dividindo em dois blocos.. nada disso! Os melhores tiros foram, inclusive, o 9 e o 10.. Quando se fala de esforços intensos, fortes, a cabeça quer levar você para casa, parar o sofrimento... por isso É IMPORTANTE SAIR DE CASA COM UM PLANO DE TREINO, DEFINIR EXATAMENTE O QUE SE VAI FAZER, E FOCAR EM CUMPRIR O TREINO, a não ser, claro, que surjam fatores de risco (clima, chuva) ou mal estar físico, hipoglicemia, etc.
6x4 -


Uploaded with ImageShack.us

15 sprints na subida da USP 53x17


Uploaded with ImageShack.us

Os dois mais fortes


Uploaded with ImageShack.us

Vejam como HR sobe mais tarde, bem depois do sprint


Uploaded with ImageShack.us

É isso. Tou melhorando.
A balança hoje mostrou 86,x - onde x>5, coisa que não vejo desde agosto do ano passado..
Estava com 93,y - onde y<5, em março...





Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 34567 30>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X