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Sobre real instalação de NoTubes!

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biaggio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2010 as 00:57
Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

Eu não questiono a questão de aderência, contato maior nem o Snake bite. O que eu não consigo entender é como um pneu com calibragem baixa pode deixar a bike melhor de pedalar. O normal é quanto mais cheio o pneu, mais leve prá pedalar (é claro que a bike vira um cabrito), mas no asfalto por exemplo, quando ando com 30-35 parece que estou arrastando um bonde...

Júlio você acabou de responder. Depende do piso!
Em estrada ou na terra, quanto maior a área de contato do pneu, maior o atrito, maior a resistência e maior a força a ser aplicada para obter a  mesma velocidade. Pneu com mais atrito na estrada não é desejável,mas os pneus de que estamos falando não são para speed, mas para mtb.
Em estradão seu raciocínio estaria totalmente lógico, mas não é esse o caso. Falamos de áreas de contato instáveis, como raízes, pedras soltas e costelas. O maior atrito, neste caso,é desejável  para gerar estabilidade, deixando "a bike melhor de pedalar".


Editado por biaggio - 03 Abr 2010 as 01:11
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Franciscok Ver Drop Down


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Você disse tudo agora Julio. "NO ASFALTO."
quando o terreno fica irregular a bike perde energia no pula pula por cima das imperfeições, enquanto um pneu que se molde a essas imperfeições faz com que você aproveite melhor a força que vem das suas pernas. Além de que em muitas subidas o limitante da aceleração a é aderencia do pneu.
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dsloureiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dsloureiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2010 as 01:40
  O que não pode deixar de levar em consideração, é o atrito entre a camara e o pneu, que no notubes deixa de existir!!!
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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2010 as 04:40
JulioCWB, eu sempre faço a mesma pergunta que você, como isso é possível?
Bom, não sei, só sei que mesmo para pneus MTB no asfalto eles rolam melhor, mesmo com mais superfície de pneu em contato com o chão.
 
Há explicações em fóruns internacionais para o fenômeno, eu não sei explicar.
Mas saiba que o sistema tubeless também existe para bikes speed. Há pneus tubeless da Hutchinson que suportam 100psi sem câmara.
 
Há comentários (que eu não posso confirmar) de que um pneu tubeless 2.1 com baixa pressão roda tão bem quanto um 1.5 com 60psi.
 
Julio, eu queria as mesmas respostas que você, mas apenas por curiosidade pois já sei que na prática é tudo verdade, por experiência própria.
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2010 as 13:22
chegou meu kit de notubes ontem.....
 
tenho aros VZAN Strike Disk Brake
pneu dianteiro: Kenda Nevegal 2.1 Kevlar
pneu traseiro: Ritchey Z-Max Millenium 2.1 Kevlar
 
comprei na CRC aquele kit da Joe's No Flat's
 
primeiro: descobri que eles mandam aquela fita adesiva plástica "no osso" .... teve uns pontos que colei ela um pouco perto do furo dos raios, fui querer passar uma segunda camada .... coitado de mim ... vem uns 20cm a mais que 2 aros e era isso.
 
segundo: o kit que comprei com válvula schrader (grossa) pra 21-24mm é muito grande pro meu aro (só descobri agora que é a medida INTERNA do aro, nao a externa), o meu tem 21 ext e 18 int (achei que dava) ..... dai tenteni montar uma roda, cortei uns 3mm de cada lado da cinta de borracha e encaixei-a dentro do aro.
 
tentei montar primeiro o pneu traseiro Ritchey ......... nem por milagre que a porcaria do pneu enchia (usando calibrador de posto de gasolina naquele botão de pneu vazio) ... já tinha lido que em bomba manual nao tinha jeito ...... mas nem com o calibrador a porcaria do pneu vedava com o aro.....
 
larguei mão, nem tentei montar o Kenda.
 
voltei pras camaras extralights (que furam só de olhar torto pra elas).
 
e dei mais uma chance. comprei só as fitas de borracha agora com bico presta (fino, que eu nao queria) e pra 16-17mm .....
 
Sö mais uma pergunta.... os pneus com tubeless costumam esvaziar com o tempo na bike parada? Pergunto isso pois pedal 1 ou 2 por mês, e dai se todas as vezes que for sair de casa o pneu tiver murcho se'ra dureza...
 
 
senoa usarei o líquido na Burgman e era isso.


Editado por Rodrigo_V_U - 03 Abr 2010 as 13:22
Rodrigo
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Franciscok Ver Drop Down


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Rodrigo, faz com a camara aro 20, vai sair mais barato e funciona até melhor que a fita de borracha do stans. Só é um pouquinho mais pesado.
E encher o pneu dá trabalho, mas eu consegui encher aqui em casa na bomba de pé, sem fita de borracha. Tudo bem que foi uma vez, e como estava sem liquido esvaziou tudo. Depois s[o funcionou no compressor. O de posto é dificil que ele para de soltar ar.

Pede pro eduardo montar pra vc se estiver com dificuldade, em 5min está com o sistema instalado e pronto pra rodar.
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Andre PRO Ver Drop Down
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Julio,
 
Tambem concordo com voce. Eu sou pesado e uso no minimo 45 psi de pressao.
As suas fotos mostram um pneu murcho.
Se eu for andar com este pneu e pressao da foto, meu peso já faz a mordidaLOL.
 
Como já disse aqui, o notubes é muito bom e eu recomendo, mas para usar com pressões baixas (fotos) nem camara e notubes aguentam.
 
abs
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xandegui77 Ver Drop Down
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Pessoal, pra tirar as fotos e tentar mostra o que acontece, eu empinei a bike, coloquei ela contra um degrau e coloquei todo meu peso no banco para que pudesse mostrar na foto o que acontece sem câmara. O negócio foi bem forçado e nem assim o aro chegou a ser pressionado contra o pneu. Na foto parece que o aro está mordeno o pneu mas não está não. Além disso eu baixei pra 20psi pra tirar a foto. Normalmente eu uso 35 psi atrás e 32 na frente e peso 75kg. Eram 75kg sobre um único pneu com 20psi.
 
Eu tenho a fita de borracha original da Joe's com válvula Presta, com Schrader e também câmara 20 cortada ao meio. A câmara 20 por ser mais fina é mais leve que as originais.
 
Pra quem perguntou, o pneu tubeless não murcha fácil, pelo contrário, demora mais pra murchar do que com câmara.
 
Não precisava ter cortado o excesso da fita de aro que ficou pra fora, na hora que o pneu estivesse cheio, ia tudo ficar pra dentro ou só um pouquinho para fora.
 
E colega, se você não conseguiu inflar seu pneu na conversão pra tubeless, saiba que a culpa não é nem do pneu, nem do sistema tubeless, a culpa é unicamente do aro. Aros fundos ou com sulco no centro do aro são um porre pra instalar tubeless, os pneus não inflam de forma alguma.
 
 
Mas eu descobri um método extremamente simples, rápido e barato e que resolve seu problema de pneu que não enche nem com compressor de posto.
O tópico explicando isso passo a passo está aqui:
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xandegui77 Ver Drop Down
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André, as fotos não são do Julio, eu que tirei as fotos com o meu sistema. Só pra exemplificar, com câmara e pneu Kenda Nevegal 2.1 eu usava 55psi atrás e 50psi na frente. Hoje com o mesmo pneu e sem câmara eu uso 35psi atrás e 32psi na frente e quando sento no banco o pneu abaixa tanto quanto antes.
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biaggio Ver Drop Down
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Pessoal, achei uma explicação sobre o porque de pneus mais largos rolarem melhor que os mais estreitos.
Clique aqui

Editado por biaggio - 03 Abr 2010 as 15:32
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Andre PRO Ver Drop Down
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

André, as fotos não são do Julio, eu que tirei as fotos com o meu sistema. Só pra exemplificar, com câmara e pneu Kenda Nevegal 2.1 eu usava 55psi atrás e 50psi na frente. Hoje com o mesmo pneu e sem câmara eu uso 35psi atrás e 32psi na frente e quando sento no banco o pneu abaixa tanto quanto antes.
Ok Xande.
 
Interessante. Eu usava 50 psi nos pneus com camara.
Ai retirei as camaras (de tanto furarAngry) e instalei Joes´s no flats Big smile e continuo usando a mesma pressão.
Eu nao gosto de baixa pressão pois a bike não "rende", alé de minha bike ser full.
Meu pneu da frente é o WTB Exiwolf e o de tras Bontrager Jones (ambos de kevlar, não tubless).
 
O seu Kenda é tubless?
 
abs
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xandegui77 Ver Drop Down
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André, meus Kenda Nevegal 2.1 são de arame normais.
 
Antes eu tinha vontade de ter pneus UST por causa da lateral mais grossa e por serem mais fáceis de inflar, mas até agora não tive problema com a lateral fina do Nevegal e o problema de inflar já resolvi com uma camada de fita de borracha esponjosa do fundo do aro.
Mas se eu encontrar pneus UST/tubeless em promoção, custando o mesmo preço que os normais, irei de tubeless sim.
 
Só é recomendado usar pressões acima de 40psi em pneus UST montados em aros UST, pois pneus normais ou UST montados em aros normais convertidos pra tubeless não podem usar pressão alta? Porque? Porque o talão destes pneus podem simplesmente escapar do aro em curvas fechadas de alta velocidade, sendo bastante perigoso arriscar.
 
O que você está fazendo (50psi em tubeless) não é recomendado, está por sua conta e risco.
 
Ontem mesmo eu andei o mesmo trajeto com os dois sistemas. Andei 18km com um pneu CST 1.95 com câmara, 60psi atrás e 55psi na frente, numa Sundown Team 4000. E depois voltei com minha Team 5000, com pneu Kenda Nevegal 2.1 convertido pra tubeless, 35psi atrás e 32psi na frente. Fiz o mesmo tempo com os dois e não senti que com o pneu mais grosso e com menos psi estava mais pesado. Mas o que eu senti e que foi BEM ÓBVIO é que com câmara e pressão mais alta, a bicicleta estava super dura, já com tubeless rodava bem macio.
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JulioCWB Ver Drop Down
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    Bom, resumindo... para quem faz mais trilha, com terreno irregular é um baita negócio. Mas para quem faz mais estradão com piso regular talvez não seja tão bom. Acho que é mais ou menos isso :)

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xandegui77 Ver Drop Down
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Julio, não é bem assim.
 
Pra quem tem bike speed, pneu fino e de alta pressão e por isso só roda em asfalto, há um pneu Hutchinson Tubeless (de fábrica) que aguenta 100psi com tubeless.
 
Se você tem MTB pra DH, Freeride, XC, etc., você tem que escolher o pneu e o aro certo:
- para rodar em estrada de terra, irregular ou não, você pode usar qualquer pneu e qualquer aro, pois nestes terrenos uma pressão mais baixa é preferível. Aqui você pode usar no máximo 40psi.
- se você roda muito no asfalto e quer usar tubeless, melhor pegar um aro e pneus UST para usar tubeless pois o pneu trava muito melhor no aro. Os pneus UST aceitam 60psi ou mais, dependendo do pneu, sem perigo do talão abrie e escapar do aro. E o aro UST é feito para segurar melhor o talão no lugar.
 
Não adianta converter um aro comum pra tubeless, colocar um pneu UST nele e achar que vai aguentar a pressão. O pneu até aguenta a pressão, mas o aro não consegue segurar ele no lugar.
 
Alguns usam pneus comuns ou UST, em aros comuns convertidos, com presão acima de 40psi. Estes estão por sua própria conta e risco, pois o pneu pode simplesmente escapar do aro (blow off) em altas velocidades ou em curvas fechadas onde a força lateral no pneu é grande.
 
Resumindo: se você tem aro e pneus comuns (ou pneus UST/tubeless), contente-se com 40psi no máximo. Se você quer pressão acima de 40psi, melhor investir em aros UST (ou o aro Joe's ZTR) e pneus UST/Tubeless. A vedação deste sistema é tão boa que você pode usar até sem líquido que roda tranquilamente, o que vai acontecer é que sem líquido, se o pneu furar, terá que desmontar o pneu, remendá-lo (da mesma forma que faz com pneu de carro) e encher no posto. Com líquido você gasta o pneu todo sem nunca desmontar (só se o pneu rasgar).
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xandegui77 Ver Drop Down
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Pra reforçar pra quem acha que tubeless só vai até 40psi.

Retirado do site do Joe's No-Flats
 

TIRE AIR PRESSURE:

Recommended air pressures are variable, about 20- 40 psi, 1.5-3.0 BAR, depending on rider weight and about a thousand other factors. Find your own personal preferences.

A tyre run tubeless is less stable. Do not run very low air pressures. In a turn at high speed with too low air pressure, you may wipe out as the tire will fold under the rim, causing a loss of control.

 INITIAL INSTALLATION TIRE AIR PRESSURE:

 UST Tubeless and Tubeless Ready tyres should inflate to 60 psi, 4.1 BAR, for the first 12 hours after tubeless installation to set the bead in the rim.

 Standard tires should inflate to 40 psi, 3.0 BAR, for the first 12 hours after tubeless installation, to set the tire bead into the rubber rim strip, and for the sealant to seal all small air holes in the tire. Spin and shake the wheel often to coat all of the interior of tire.

JOE'S ROAD RACING SEALANT:

 Joe's Road Racing Sealant is specially engineered to seal punctures at high air pressures of road racing wheels. Joe's Road Racing Sealant is excellent in road tubulars, road tubeless, and innertubes. Successfully seals punctures at air pressure up to 150 psi."



Editado por xandegui77 - 03 Abr 2010 as 21:38
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xandegui77 Ver Drop Down
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Aqui tem um vídeo de instalação de um pneu UST em um aro UST. Mostra a diferença dos aros e pneus UST pros convencionais.
 
 
 
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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Consegui !!!!!!!!

 
usando camaras aro 20 !
 
a cag*** ontem foi eu ter cortado a fita original antes de montar o pneu.... se tivesse omntado com ela sobrando, e depois de montado, cortar, teria ficado perfeito ontem mesmo!!!!!
 
só tem um porém.
 
o pneu Ritchey selou 100%! nao tem absolutamente nada de ar saindo dele debaixo de água.
 
já o Nevegal .... tem zilhoes de micro furos bem onde tem aquele serrilhado que fica próx ao aro, sabem? ja chacoalhei de todos jeitos possíveis e imagináveis, e nada de sumirem os furinhos.... e agora?
Rodrigo
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Franciscok Ver Drop Down


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Engraçado, o aldo e o ricardo usam o nevegal com notubes.
Tá usando qual selante, o Joe's ou o Stan's?
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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to usando o Joe.
 
Fui dar um primeiro rolé com a bike ... 5km só asfalto.
 
realmente a bike fica mais macia, mas nao pude perceber diferneça de tração, por ser só asfalto, amanha quero andar mais.
 
32 libras na frente, 35 atrás (86kg)... estão boas estas pressóes?
 
Ahh, o cjto todo de rodas ficou exatamente com o mesmo peso, 3,72kg
 
Hoje, na hora de montar, achei que o Ritchey estava com pouco líquido, esvaziei-o, retirei o miolo da válvula e coloquei mais um gole.
 
na hora de encher, quem diz que vai? Nao era pra encher de boa, na segunda vez? tanto que a única forma que consegui foi começando tudo do zero. Joguei a camara 20"fora e coloquei outra, tudo de novo (ainda bem que tinha comprado 3).
 
amanha quero dar uma olhada no Nevegal. Se nao resolver, esotu pensando em colocar mais líquido (deve estar com 60-70 ml - eu pus 70, mas derramou um pouco, nao sei qto)
 
 


Editado por Rodrigo_V_U - 03 Abr 2010 as 23:18
Rodrigo
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E como ficou a rolagem Rodrigo. As libras a menos não deixaram a bike pesada?


PS.  perdeu a Toca hoje, fizemos em 1h50m... e semana que vem vamos fazer a prova da Lapa, vc vai?

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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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nao senti diferença em relação a estar mais pesada pra rodar .... achei tudo normal, só mais macia.
 
que horas sairam? foram na chuva mesmo? Domingo que vem, sem chance pra mim, tem concurso do TRF da patroa.
 
na hora que quiser fazer tubeless na tua, me avisa que agora peguei as manhas .... dá pra até rachar uma parte do meu líquido ....
Rodrigo
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Saímos 8H, pegamos chuva só no caminho, chegando lá na chácara tinha parado.  Boa sorte prá patroa!  Ainda estou decidindo se coloco tubeless... vou esperar vc testar "in loco", hehe. Se ficar legal a gente negocia.
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Julio, aproveita que com as tuas rodas nem tem gambiarra. Nas do Aldo (iguais as suas) foi só montar o bico tubeless e encher.
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Rodrigo, se quando você colocou o pneu na água, vazou ar e um líquido branco junto, é porque era furo mesmo. Se está vazando apenas ar, é a água entrando por baixo da câmara, entre a fita feito com a câmara e o aro. Se fo isso você irá reparar uma poça de água no chão no dia seguinte, mas o pneu cheio.
 
Recomenda-se deixar os pneus algumas horas de um lado e depois sobre o outro, num balde. Pneu pra fora da bike, de lado e apoiados num balde para que o líquido fique todo nas bordas do pneu que é o local mais crítico.
 
Se o pneu inflou difícil da primeira vez, será assim em todas as vezes que esvaziar. Se foi fácil, será fácil sempre. Recomenda-se colocar 120ml na primeira vez (pneus novos ou velhos), pois boa parte do selante irá endurecer vedando os microfuros e a união entre câmara cortada e pneu.
 
Sempre coloque o líquido pelo bico, não há porque desmontar o pneu pra colocar líquido.
 
É o que eu digo e ninguém acredita até passar pessoalmente. Não senti diferença de rolagem entre um pneu com câmara e 55psi e um sem câmara com 35psi. A única  diferença é que o sem câmara é muito mais macio, amortece bem mais.
 
Coloque aí o líquido, encha com 40psi e deixe de lado como já expliquei por algumas horas. Aí calibre novamente, dê umas voltas curtas, mas seja um pouco agressivo nos buracos, empine a bike, dê uns saltos pequenos, ou seja, teste a bike em baixa velocidade, mas provocando grandes impactos nos pneus. Aí calibre novamente e esqueça.
 
Durante uns dias a pressão irá baixar, é normal, mas não chega a esvaziar tudo. É só calibrar sempre que for sair. Só não dá pra calibrar sentindo a pressão na mão pois o pneu mesmo com alta pressão, fica bem mole. Apertar um pneu com tubeless e 20psi é quase dá quase a mesma sensação do que apertar um com 40psi tubeless. Tem que usar algum manômetro pra calibrar.
 
Postem suas experiências, tem horas que parece que só eu tenho tubeless. O povo antes de colocar fazem 1000 perguntas e depois que está usando esquece de fazer seus comentários.
 
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Rodrigo, se quando você colocou o pneu na água, vazou ar e um líquido branco junto, é porque era furo mesmo. Se está vazando apenas ar, é a água entrando por baixo da câmara, entre a fita feito com a câmara e o aro. Se fo isso você irá reparar uma poça de água no chão no dia seguinte, mas o pneu cheio.
 
Nao estava saindo líquido não, era só ar mesmo, por furos milesimais, mas nao er apela borda do aro, era pelos poros do pneu, e ali onde é área com pressão de ar mesmo, nao área de contato.
 
Citar Recomenda-se deixar os pneus algumas horas de um lado e depois sobre o outro, num balde. Pneu pra fora da bike, de lado e apoiados num balde para que o líquido fique todo nas bordas do pneu que é o local mais crítico.
 
Mais tarde descerei lá na garagem e verei como está o pneu... qquer coisa deixo ele de lado mesmo, senao, penso em esvaziá-lo e colocar mais líquido, nem que precise trocar a câmara.
 
Citar Se o pneu inflou difícil da primeira vez, será assim em todas as vezes que esvaziar. Se foi fácil, será fácil sempre. Recomenda-se colocar 120ml na primeira vez (pneus novos ou velhos), pois boa parte do selante irá endurecer vedando os microfuros e a união entre câmara cortada e pneu.
 
com a câmara ainda com as bordas, encheu de prima.... depois de esvaziado, nao foi nem a pau, mas eu acho que sei pq. qdo monta a camara 20 com as bordas viradas pra fora, estas bordas meio que "puxam" o miolo da mesma pra fora do aro. qdo coloca o pneu ele acaba encostando no mioloda câmara esticada pra fora. depois qdo esvazia, e sem a borda de fora esticando a câmara, esta encolhe-se pro fundo do aro, e dai nao veda mais.... acho que é isso.
 
Citar Sempre coloque o líquido pelo bico, não há porque desmontar o pneu pra colocar líquido.
 
pois é, foi isso que tentei  nao consegui.
 
Citar É o que eu digo e ninguém acredita até passar pessoalmente. Não senti diferença de rolagem entre um pneu com câmara e 55psi e um sem câmara com 35psi. A única  diferença é que o sem câmara é muito mais macio, amortece bem mais.
 
Coloque aí o líquido, encha com 40psi e deixe de lado como já expliquei por algumas horas. Aí calibre novamente, dê umas voltas curtas, mas seja um pouco agressivo nos buracos, empine a bike, dê uns saltos pequenos, ou seja, teste a bike em baixa velocidade, mas provocando grandes impactos nos pneus. Aí calibre novamente e esqueça.
 
pra rodar tb nao senti diferença alguma. mas quero testar mais hj, se a patroa nao encrencar, aifnal, é Pascoa, hehehehe
 
Citar Durante uns dias a pressão irá baixar, é normal, mas não chega a esvaziar tudo. É só calibrar sempre que for sair. Só não dá pra calibrar sentindo a pressão na mão pois o pneu mesmo com alta pressão, fica bem mole. Apertar um pneu com tubeless e 20psi é quase dá quase a mesma sensação do que apertar um com 40psi tubeless. Tem que usar algum manômetro pra calibrar.
 
Postem suas experiências, tem horas que parece que só eu tenho tubeless. O povo antes de colocar fazem 1000 perguntas e depois que está usando esquece de fazer seus comentários.
 
postarei assim qeu tiver novidades, valeu pelas dicas, foram primordiais pra dar certo o esquema ontem!
 
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Rodrigo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2010 as 13:58
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Aqui tem um vídeo de instalação de um pneu UST em um aro UST. Mostra a diferença dos aros e pneus UST pros convencionais.
 
 
 
Existe alguma vantagem em usar pressões altas com sistema tubeless?Mesmo tendo aro ust e pneu ust valeria a pena usar 50 libras? Eu acho que a vantagem está em usar 30 libras pra baixo pra amortecer o terreno e dar mais estabilidade. O cara do vídeo falou em caras que usam a pressão em 18 a 20 libras, fiquei impressionado.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2010 as 15:11
Dúvidas.

- Alguém sabe se é possível usar o sitema tubeless naqueles pneus kenda slick 1.5/1.25 que suportam até 65 p.s.i. ?

- Aqueles líquidos selantes que são vendidos no mercado livre podem ser usados? Achei um preço bom, mas não sei quanto a qualidade do produto.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140080202-vacina-de-pneu-de-moto-selante-de-furos-pneu-motos-tapa-furo-_JM

url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139490348-vacina-reparador-furo-pneu-moto-carro-legitimo-slime-usa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139367813-reparador-instantaneo-de-furo-em-pneu-promoco-_JM

Editado por hug0.dts - 04 Abr 2010 as 15:15
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Tirei a roda com o Nevegal da bike e coloquei hj na água .....
 
muitos dos micro-furos já sumiram, restam alguns ainda.
 
irei almoçar no sogro hj e deixarei-o deitado dobre um balde com o lado que tem mais os furinhos.
 
acho que dará certo, ao final.
Rodrigo
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Originalmente postado por Rodrigo_V_U Rodrigo_V_U escreveu:

Nao estava saindo líquido não, era só ar mesmo, por furos milesimais, mas nao er apela borda do aro, era pelos poros do pneu, e ali onde é área com pressão de ar mesmo, nao área de contato.
Rodrigo, não se esqueça de fazer como nos vídeos. Pegue a roda pelos eixos, deixe ela paralela ao chão e gire para que o líquido entre em contato com as laterais. Faça isso dos dois lados e sempre com 40psi. Também não se esqueça de ir balançando o pneu para que o líquido agite-se e entre em contato com toda a superfície interna do pneu e câmara cortada.
 
Citar  
Mais tarde descerei lá na garagem e verei como está o pneu... qquer coisa deixo ele de lado mesmo, senao, penso em esvaziá-lo e colocar mais líquido, nem que precise trocar a câmara.
Nossa, você está com muita paciência pra trocar de câmara várias vezes. Coloque já uns 120ml pra não ter que ficar desmontando, é mais do que o suficiente para lacrar o pneu e sobrar muito para muitos meses, provavelmente 120ml irão durar toda a vida útil do pneu. 
 
Citar
Citar Sempre coloque o líquido pelo bico, não há porque desmontar o pneu pra colocar líquido.
pois é, foi isso que tentei  nao consegui.
 
Oxi, você desmontou o núcleo da válvula para colocar o líquido? Tem uma ferramentinha pra fazer isso que não custa mais do que 5 reais, mas se não tiver, basta usar um alicate de bico fino pra tirar o núcleo da válvula. Ele é rosqueável. Abaixo do pino de esvaziar, há um pedaçinho de metal que vai de um lado ao outro, é só apertar o alicate ali e ir desrosqueando. Mais tarde eu faço o upload de fotos do passo a passo de como fazer isso e posto aqui. Depois de remover o núcleo da válvula é baba pra colocar o líquido. E se teu pneu não encher pela primeira vez com o núcleo instalado, tente sem o núcleo que irá entrar muito mais ar. Aí é só colocar o dedo pra não vazar o ar e rapidamente devolver o núcleo que dá tempo de rosquear o núcleo sem que o pneu esvazie todo.
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Originalmente postado por biaggio biaggio escreveu:

Existe alguma vantagem em usar pressões altas com sistema tubeless?Mesmo tendo aro ust e pneu ust valeria a pena usar 50 libras? Eu acho que a vantagem está em usar 30 libras pra baixo pra amortecer o terreno e dar mais estabilidade. O cara do vídeo falou em caras que usam a pressão em 18 a 20 libras, fiquei impressionado.
 
Biaggio, com presões melhores o pneu tem menor atrito no asfalto. Só que eu não senti que a velocidade diminuiu, aumentou a resistência ou piorou a rolagem com pressão de 30psi. Pra estradões, trilhas, o tal do off road, não precisa de pressões altas.
 
Com pneu e aro UST dá sim pra usar até 18psi, mas normalmente é usado em pneus de grande volume de ar, de 2.1 para cima. Aqui tem gente que usa 20-25psi com pneus normais e aros convertidos pra tubeless, mas estão por sua conta e risco, já que é grande o risco do pneu escapar pra fora do aro numa súbita perda de pressão.
 
 


Editado por xandegui77 - 04 Abr 2010 as 16:04
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Citar
Sempre coloque o líquido pelo bico, não há porque desmontar o pneu pra colocar líquido.
pois é, foi isso que tentei  nao consegui.
 
Oxi, você desmontou o núcleo da válvula para colocar o líquido? Tem uma ferramentinha pra fazer isso que não custa mais do que 5 reais, mas se não tiver, basta usar um alicate de bico fino pra tirar o núcleo da válvula. Ele é rosqueável. Abaixo do pino de esvaziar, há um pedaçinho de metal que vai de um lado ao outro, é só apertar o alicate ali e ir desrosqueando. Mais tarde eu faço o upload de fotos do passo a passo de como fazer isso e posto aqui. Depois de remover o núcleo da válvula é baba pra colocar o líquido. E se teu pneu não encher pela primeira vez com o núcleo instalado, tente sem o núcleo que irá entrar muito mais ar. Aí é só colocar o dedo pra não vazar o ar e rapidamente devolver o núcleo que dá tempo de rosquear o núcleo sem que o pneu esvazie todo.
 
Sim, eu tenho a chavinha de desontar o bico (grosso), veio junto com o kit do Joe.... o que nao consegui foi enche ro pneu de volta.
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Dúvidas.

- Alguém sabe se é possível usar o sitema tubeless naqueles pneus kenda slick 1.5/1.25 que suportam até 65 p.s.i. ?

- Aqueles líquidos selantes que são vendidos no mercado livre podem ser usados? Achei um preço bom, mas não sei quanto a qualidade do produto.
 
Hugo, dá pra usar estes pneus sim, só que não com esta pressão. Poderá usar no máximo 40psi, se usar mais pressão há risco do pneu explodir pra fora do aro, o talão deles não aguenta esta pressão sem escapar do aro.
Se quer rodar no asfalto com pneus slick e altas pressões, melhor você comprar aros UST ou um ZTR e pneus UST que são próprios para isto. Com pneus e aros normais a pressão máxima recomendada é 40psi. Há quem use pressão maior, mas está por sua conta e risco.
 
Pneus de moto tem a parede bem grossa e o furo precisa ser muito grande pra esvaziar um pneu destes. Quando o furo é pequeno, a própria parede de borracha veda o furo e se não vedar, ele esvazia bem devagar, dando tempo pra estes líquidos passarem pelo furo e secarem. Estes líquidos precisam de um certo tempo pra vedar o furo.
 
Os pneus de bike tem um volume de ar muito pequeno, apesar da pressão alta. Estes líquidos específicos para bike conseguem vedar instantaneamente furos com pressão de até 150psi, coisa que os de moto não conseguem. Compre um líquido da Joe's ou da Stan's no ebay que sai bem mais barato. Além disso os líquidos para moto são emergenciais, não dá pra rodar a 300km/h num pneu selado por um líquido barato. Quando fura, recomenda-se no máximo 80km/h e ao chegar no borracheiro tem que tirar o pneu, lavar tudo pra remover o líquido e fazer um remendo quente. Na bike o líquido não é provisório, tem caráter permanente, ele fica dentro do pneu definitivamente e o furo vedado pelo líquido não precisa de remendo posterior.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2010 as 16:15
Rodrigo, também uso Nevegal 2.1 de arame e apesar destes micro-furos laterais, não tive problema algum de esvaziar.
Agora se você usou 65psi neles por muito tempo (com câmara) ou colocou mais do que 40psi sem câmara, a lateral pode ter esgarçado e inutilizado para tubeless.
O importante é você conseguir fazer suas trilhas e voltar pra casa com o pneu cheio. Se isso ocorrer, esqueça estes microfuros, só rodando que eles vedarão.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2010 as 16:17
Estava querendo colocar selante nos pneus da Burgman (scooter 125cc), que usa pneus sem câmara.
 
deve dar pra usar estes de bike, né? qto será que eu coloco, considerando que o pneu é bem pequeno? uns 100ml, será?
Rodrigo
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Rodrigo, também uso Nevegal 2.1 de arame e apesar destes micro-furos laterais, não tive problema algum de esvaziar.
Agora se você usou 65psi neles por muito tempo (com câmara) ou colocou mais do que 40psi sem câmara, a lateral pode ter esgarçado e inutilizado para tubeless.
O importante é você conseguir fazer suas trilhas e voltar pra casa com o pneu cheio. Se isso ocorrer, esqueça estes microfuros, só rodando que eles vedarão.
 
Este Nevegal sempre rodou na frente, tem uns 800km rodados, no máximo, com pressão de 48-52 psi (com câmara).
 
quanto a conseguir ir e voltar, tranquilo, de ontem pra hoje o pneu está bem cheio ainda (só nao tive como medir a pressão), mas de ontem pra hj a qtde destes furinhos já diminuiu tb, ahco que no final dará tudo certo Wink
 
 
Rodrigo
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Dúvidas.

- Alguém sabe se é possível usar o sitema tubeless naqueles pneus kenda slick 1.5/1.25 que suportam até 65 p.s.i. ?

- Aqueles líquidos selantes que são vendidos no mercado livre podem ser usados? Achei um preço bom, mas não sei quanto a qualidade do produto.
 
Hugo, dá pra usar estes pneus sim, só que não com esta pressão. Poderá usar no máximo 40psi, se usar mais pressão há risco do pneu explodir pra fora do aro, o talão deles não aguenta esta pressão sem escapar do aro.
Se quer rodar no asfalto com pneus slick e altas pressões, melhor você comprar aros UST ou um ZTR e pneus UST que são próprios para isto. Com pneus e aros normais a pressão máxima recomendada é 40psi. Há quem use pressão maior, mas está por sua conta e risco.
 


Entendi xande. Valeu pelo esclarecimento.

De qualquer forma,  apesar de ser necessário usar uma pressão menor, pelo que entendi segundo os relatos do pessoal, a rolagem será semelhante, ao mesmo tempo em que existe um aumento no conforto, correto? Então creio que será interessante a experiência com esses pneus tubeless adaptados na cidade, uma vez que eles tem uma tendência maior a furar, quando comparado com pneus cravudos, e ficar remendando pneu não é nada legal. rsrs

Quanto ao líquido, dei uma olhada na Jenson e no Ebay. Na Jenson estava mais barato com o frete e realmente sai mais em conta do que comprar por aqui. Um Stans com 16 Oz (cerca de 480mL) sai, com frete, por U$29,25 (R$ 51,74).O que vale muito mais a pena. O Stans com 32Oz está custando U$22, mas não vou usar tudo isso, então uma quantidade menor é mais interessante.
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Andre PRO Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre PRO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2010 as 17:53

Xande,

Apesar do fabricante do Joe´s recomendar até 40 psi para pneus normais, ele não disse que não é permitido pressões maiores.
Sendo assim, nao concordo que usar essas pressoes mais elevadas, causem risco ao ciclista, porque depende do peso do mesmo e do terreno.
Veja só, eu sou muito pesado (104 kg) e te falo com toda certeza que nao posso usar pressões baixas por fatores como:
1 - perda de rendimento nos estradoes;
2 - "bob" na pedalada;
3 - risco de "snake bit" (apesar de não ter camara) do pneu de kvlar com o próprio aro.
 
Para mim as pressões mais baixas ajudam aqui na região no single track (que são muitos) jé que tem várias raizes e folhas molhadas, além de muita lama.
 
Temos sempre que achar a preesão ideal para cada ciclista.
 
Com relação aos pneus UST que voce falou eu nao comprei tambem pelo preçõ e pelo peso.
 
Naõ sei as outras marcas (acho que o hutchinson), a Specialized lançou o em seus pneus a caracteristica 2bliss que é um pneu misto entre um UST e o de Kevlar comum.
 
Tava querendo experimentar mas achei caro: R$160,00
 
abs
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 00:56
Sai pra mais um pedal hj.
 
peguei a bike e fui direto pro posto, enchi ontem 32 no diant 35 no tras.... ambos estavam com 23 libras.
 
 
andei 18km .... andei em asfalto, terra, areia, pouco de lama em subida, descida ....
 
na terra a tração do pneu melhorou MUITO!!!! tanto pra subir quanto freiando em descidas!
 
no asfalto, roda normal, nao achei a bike mais pesada.
 
so que houve um porém.
 
bem que disseram que antes de ir pra trilha tem que andar umas vezes perto de casa.
 
andei os 18km e fui pra casa do meu sogro. cheguei lá, larguei a bike num canto. Uma hora e meia depois, fui pegá-la pra vir embora, pneu traseiro murcho (Ritchey).... tinha um pouco de pressão ainda, mas bem pouca. empurrei 2 quadras e desci outras 2 no embalo com meu peso todo no guidão. estava com 10 libras, e vazando pelo lado da válvula.
 
coloquei 40 libras, deitei a bike com a valvula mais inclinada pra baixo e chacoalhei-a, parou de vazar na hora. baixei pras 35 libras e vim embora.
 
faz 1h que a bike es'tá parada e ambos pneus estão com pressão.
 
quero ver se ando novamente amanhã e, se conseguir, todos os dias da semana, antes de ir pra trilha. acredito que o vazamento de hoje deva-se a que o pneu e a 1/2 câmara precisam ajustar-se perfeitamente um ao outro.... tanto que no chacoalho, parou de vazar na hora.
 
pretendo andar uns 50-80km antes de ir pra trilha, pra garantir que tudo que precise ser vedado, seja vedado.
 
em momento algum senti qquer tipo de insegurança ao rodar, muito pelo contrário, achei a bike totalmente à mão!
Rodrigo
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Eu recomendo o sistema. Quebrei meu aro ontem numa batida e não furei o pneu, só pra constar.


Estava voltando da trilha hoje e minha câmara de ar anti-furos (PYRAMID 29"X1,90~2.30) me deixou na mão a 5 KMs de casa, além de ser pesada pra caramba ela rasgou na junção da válvula com a câmara.

Então instalei hoje uma fita de aro tubeless 26" no aro 29" da minha 29'er e ficou perfeito! Consegui até encher o pneu sem utilizar compressor de ar, só com a bomba de chão.

Vou montar com um pneu kevlar da Kenda, tomara que não dê problema.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Andre PRO Andre PRO escreveu:

Xande,
Apesar do fabricante do Joe´s recomendar até 40 psi para pneus normais, ele não disse que não é permitido pressões maiores.
Sendo assim, nao concordo que usar essas pressoes mais elevadas, causem risco ao ciclista, porque depende do peso do mesmo e do terreno.
 
André, desculpe mas você está errado. Se você falou pra algum amigo seu que não tem problema usar pressões acima de 40psi, volte atrás se você gosta do seu amigo.
 
Tanto o Joe's No-Flats quanto o Stan's NoTubes falam para NUNCA inflar acima de 40psi. Isso é válido para pneus e aros normais. ALGUNS pneus tubeless podem ser inflados acima de 40psi se instalados em aros UST.
 
Vou transcrever aqui o que está no site de cada um e dar o link.
 
"Procedure (Inflation) Hang the tire with valve stem at the top or side (see photo 3 ), inflate the tire to 35-40 psi (never inflate over 40 psi)."
(nunca encha acima de 40psi)
 
Vou transcrever aqui o que está no site de cada um e dar o link.
 
"Se usar um compressor de ar, remova o núcleo da válvula e encha entre 30 a 40 psi. Não encha pneus acima dos 40 psi.
 
TIRE AIR PRESSURE:
 Recommended air pressures are variable, about 20- 40 psi, 1.5-3.0 BAR, depending on rider weight and about a thousand other factors. Find your own personal preferences.
A tyre run tubeless is less stable. Do not run very low air pressures. In a turn at high speed with too low air pressure, you may wipe out as the tire will fold under the rim, causing a loss of control.
 INITIAL INSTALLATION TIRE AIR PRESSURE:
 UST Tubeless and Tubeless Ready tyres should inflate to 60 psi, 4.1 BAR, for the first 12 hours after tubeless installation to set the bead in the rim.
 Standard tires should inflate to 40 psi, 3.0 BAR, for the first 12 hours after tubeless installation, to set the tire bead into the rubber rim strip, and for the sealant to seal all small air holes in the tire. Spin and shake the wheel often to coat all of the interior of tire.
 
Traduzindo o FAQ's do Joe's: A pressão recomendada varia, entre 20 e 40psi, dependendo do peso do piloto e milhares de outros fatores. Encontre sua própria preferência pessoal. Um pneu rodando tubeless é menos estável. Não rode com pressões muito baixas. Em uma curva em alta velocidade com uma pressão muito baixa, você pode cair pois o pneu irá dobrar sob o aro, causando perda de controle.
Pneus UST e Tubeless Ready podem ser cheios até 60psi, para que o talão assente-se no aro até 12 horas após a instalação tubeless.
Pneus CONVENCIONAIS devem ser cheios até 40psi, pelas 12 horas após a instalação do tubeless, para que o talão do pneu assente-se à fita de borracha no aro, e para que selante sele todos os pequenos buracos no pneu. Gire e chacoalhe a roda frequentemente para cobrir toda a superfície interior do pneu.
 
Nos fórums dos FABRICANTES há várias perguntas sobre isso e os fabricantes participam e respondem. SEMPRE ENTRE 20 E 40PSI PARA PNEUS E AROS CONVENCIONAIS. Acima de 40 e até 60psi, só pneus e aros UST. Acima de 60 e até 150psi (mas dizem que o ideal entre conforto e rolagem é 80psi) somente com os pneus Hutchinson Tubeless.
 
Espero que isto fique bem claro, qualquer um que rodar acima de 40psi ESTÁ CORRENDO RISCO, de acordo com os fabricantes. E não é uma recomendação, a palavra NEVER significa NUNCA.
 
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 Responder Página  <1234 8>

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