Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - manutenção de suspensão/duvida sobre graxa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


manutenção de suspensão/duvida sobre graxa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: manutenção de suspensão/duvida sobre graxa
    Postado: 17 Nov 2009 as 22:37
Olá pessoal
 
Esta é minha priemira mensagem no fórum, então peço desculpa se houver um local mais apropriado para minha postagem, pois não o encontrei.
 
Bom, o que vem me ocorrendo é que depois de uma trilha na chuva (muito forte e com muita lama) minha suspensão rock shox J1 ficou cheia de agua no lado da mola (lado direito, do ajuste de pré-carga). Resolví que eu mesmo faria a manutenção da minha suspensão, já que se trata de uma suspensão muito simples, cuja manutenção não deve ser difícil. Com ajuda do google encontrei no próprio site da SRAM os documentos explicando passo a passo como desmontar e fazer a manutenção da suspenção. Até aí, muito simples, parecia tudo muito fácil. Mas ai quando chegou na parte de engraxar é que me bateu a dúvida:
 
QUE TIPO DE GRAXA NÃO PREJUDICA PEÇAS NÃO METÁLICAS (vedação de borracha, peças plásticas, etc)????
 
Sei que as graxas com lítio são prejudiciais. Mas, e as outras? Posso usar graxa branca, náutica, a prova de agua???
 
Abraços
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 00:42
Ressuscitando o tópico, me tirem uma dúvida...comprei uma graxa de vaselina da zefal no ML, 1kg por 59 reais, vou usar pra dar manutenção na bike, caixa de direção, movimento central e cubos e tal...vcs sabem se essa graxa pode ser usada pra fazer a manutenção de suspensão? Sei q n pode usar graxa com lítio nas suspensão, e essa n tem lítio. 
Voltar ao Topo
Fabio A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Ago 2015
Joinville-sc
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 01:12
Da uma pesquisada no google por graxa 

PM600 Military 


tem em varias lojas não ataca borracha
Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2017 as 19:50
Pagou caro. Se for uma graxa parecendo banha de porco, a vaselina industrial, cuidado, ela evapora se sofrer um aquecimento baixo, como exposição ao sol forte. O ideal é usar graxa de silicone, muito cara e difícil encontrar pote de 500 gramas ou 1 quilo em lojas de autopeças, ou com bissulfeto de molibdênio, tão comum nas lojas. Tem muita opiniões. Existe um tópico sobre lubrificação e graxas.
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 00:09
Eu passei ela pra colocar o parafuso da caramanhola da bike, coloquei so o parafuso msm pra n ficar entrando agua no quadro pelos buracos, passei um pouco alem da conta pra vedar, passei o dedo um dia desses e ainda tem a graxa, o sol aqui no Acre é bem quente e ela n evaporou. Eu fiquei desconfiado quando fui comprar pq n achava a graxa no site da zefal, mandei email pra ele e eles me responderam q o produto era genuíno, n tinha mais no site pq era produto antigo.
No pote tem q é indicado pra bike, carro, e outras coisas...então vc acha q n serve pra manutenção da bike nem da suspensão?
Vai a foto pra vc ver como é a graxa.



Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Pagou caro. Se for uma graxa parecendo banha de porco, a vaselina industrial, cuidado, ela evapora se sofrer um aquecimento baixo, como exposição ao sol forte. O ideal é usar graxa de silicone, muito cara e difícil encontrar pote de 500 gramas ou 1 quilo em lojas de autopeças, ou com bissulfeto de molibdênio, tão comum nas lojas. Tem muita opiniões. Existe um tópico sobre lubrificação e graxas.
Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 20:03
Nunca usei. Nos rolamentos, graxa comum de lítio ou azul, outros dirão para não usar, que desgasta as esferas ou rolamentos mais rápido. 
Na suspensão, também procuro alternativas. Tem as especiais como esta PM600, que não ataca a vedação e polímeros. Mas o preço é alto para um tubo pequeno. Tem silicone na composição. 
A Shimano  tem a graxa verde, mas é produto de terceiro, a base de silicone e aditivos.
Busco a de silicone para brincar com misturas caseiras, com teflon e aditivos automotivos para motor como o Militec ou Molikote.
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:14
Então essa q comprei n serve pra nada?

Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Nunca usei. Nos rolamentos, graxa comum de lítio ou azul, outros dirão para não usar, que desgasta as esferas ou rolamentos mais rápido. 
Na suspensão, também procuro alternativas. Tem as especiais como esta PM600, que não ataca a vedação e polímeros. Mas o preço é alto para um tubo pequeno. Tem silicone na composição. 
A Shimano  tem a graxa verde, mas é produto de terceiro, a base de silicone e aditivos.
Busco a de silicone para brincar com misturas caseiras, com teflon e aditivos automotivos para motor como o Militec ou Molikote.
Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:28
Bueno, consultando o oráculo, para me salvar da inércia e ignorância repentina. Sou eletrotécnico e faz tempo que não lambuzo as mãos e fios com vaselina. Essa da Zefal é a mais branquinha que já vi. Serve com louvor para a suspensão. Para outros componentes rotativos, as outras graxas são adequadas.


Descrição do produto

    https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/images/sprite.png); background-position: -593px 2px; background-repeat: no-repeat;">A Vaselina é um lubrificante multiúso indicado para peças metálicas, plásticas e borrachas. Lubrifica equipamentos em geral e protege contra a ação da maresia e oxidação. Protege componentes elétricos contra a formação de zinabre.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:30
Como se reedita uma resposta neste fórum? 
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:40
Clica nessa catraquinha amarela ai "opções de post" e "editar mensagem"... e pra tu responder diretamente oq alguem escreveu, tu clica nesse balãozinho "citação de"

Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Como se reedita uma resposta neste fórum? 


Editado por Werllys_Paixão - 25 Mar 2017 as 02:43
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:42
A minha ideia quando comprei era pra usar msm na suspensão e nos parafusos. Como os cubos trabalham em alta rotação, imaginei q n serviria, acho q vou ate comprar essa PM600 pra usar nos cubos e caixa de direção...agora será q poderia usar essa da Zefal no movimento central do pedivela? Pois acho q o pedivela a rotação n é tão alta.

Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Bueno, consultando o oráculo, para me salvar da inércia e ignorância repentina. Sou eletrotécnico e faz tempo que não lambuzo as mãos e fios com vaselina. Essa da Zefal é a mais branquinha que já vi. Serve com louvor para a suspensão. Para outros componentes rotativos, as outras graxas são adequadas.


Descrição do produto

    https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/images/sprite.png); background-position: -593px 2px; background-repeat: no-repeat;">A Vaselina é um lubrificante multiúso indicado para peças metálicas, plásticas e borrachas. Lubrifica equipamentos em geral e protege contra a ação da maresia e oxidação. Protege componentes elétricos contra a formação de zinabre.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:44
Só membros com mais de 100 postagens tem o recurso de editar liberado.

Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:51
Tenho 77 e consigo editar.

Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

Só membros com mais de 100 postagens tem o recurso de editar liberado.

Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 02:53
[QUOTE=Werllys_Paixão]A minha ideia quando comprei era pra usar msm na suspensão e nos parafusos. Como os cubos trabalham em alta rotação, imaginei q n serviria, acho q vou ate comprar essa PM600 pra usar nos cubos e caixa de direção...agora será q poderia usar essa da Zefal no movimento central do pedivela? Pois acho q o pedivela a rotação n é tão alta.]

Não deve arriscar sem conhecimento. Para todo equipamento tem uma graxa específica.
Rolamentos selados ou esferas, graxa neles, especial ou não. 
Pedivela tem trabalho, sofre desgaste tanto quanto as outras peças. Graxa nele. Caixa de direção, graxa.
Tem que prevenir a entrada de água e pó em bicicletas. 
Revisão e troca, depende da qualidade da peça e do tipo de uso, ruas e estradas de terra, barro, asfalto, pedra, areia.
Alguns preferem 3 meses, outros 6 meses, para peças genéricas, como cubos de aço cromado com esferas.
Li em outro tópico que alguns cubos Shimano, nem se abre. Apenas quando começarem a fazerem ruído.
Essas peças Neco, desgastam com facilidade se forem de colar de esferas, seja movimento central ou caixa de direção.
Mas que bike comprou mesmo?
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2017 as 03:27
Minha bike fui montando aos poucos, tinha uma totem xtl e fui trocando as peças, acabou q virou outra bike.
As rodas já to com mais de 6 meses e ainda n abri, parece ser bem vedada...vi aqui no fórum gente comentando q abriu a roda acho q depois de 1 ou 2 anos e a graxa verde ainda tava intacta.
Rodas shimano mt55
Pedivela Deore m590
Cambio dianteiro Acera m390
Cambio traseiro Deore m592
Rapid fire alivio m430
Freio mecânico da shimano
Caixa de direção TSW
Suspensão RST First
Falta só colocar um freio hidráulico...mas ate q o mecânico ta me atendendo bem.
Foto da bike ;D



Originalmente postado por rlmaciel rlmaciel escreveu:

[QUOTE=Werllys_Paixão]A minha ideia quando comprei era pra usar msm na suspensão e nos parafusos. Como os cubos trabalham em alta rotação, imaginei q n serviria, acho q vou ate comprar essa PM600 pra usar nos cubos e caixa de direção...agora será q poderia usar essa da Zefal no movimento central do pedivela? Pois acho q o pedivela a rotação n é tão alta.]

Não deve arriscar sem conhecimento. Para todo equipamento tem uma graxa específica.
Rolamentos selados ou esferas, graxa neles, especial ou não. 
Pedivela tem trabalho, sofre desgaste tanto quanto as outras peças. Graxa nele. Caixa de direção, graxa.
Tem que prevenir a entrada de água e pó em bicicletas. 
Revisão e troca, depende da qualidade da peça e do tipo de uso, ruas e estradas de terra, barro, asfalto, pedra, areia.
Alguns preferem 3 meses, outros 6 meses, para peças genéricas, como cubos de aço cromado com esferas.
Li em outro tópico que alguns cubos Shimano, nem se abre. Apenas quando começarem a fazerem ruído.
Essas peças Neco, desgastam com facilidade se forem de colar de esferas, seja movimento central ou caixa de direção.
Mas que bike comprou mesmo?


Editado por Werllys_Paixão - 25 Mar 2017 as 03:30
Voltar ao Topo
rlmaciel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2015
Porto Alegre
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2017 as 09:38
Repito o que escrevi em outro tópico. No Aliexpress, freio a disco Shimano BR-335 ou 445 saí por R$ 130.
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 14:30
Galera pesquisando sobre qual graxa utilizar nos retentores.. vi alguma variedade de produtos importados e dificil de encontrar.... Posso utilizar qualquer graxa sintetica sem litio?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X