Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?

 Responder Página  123 9>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?
    Postado: 19 Out 2009 as 22:33
Bom, aos pouquinhos estou em um projeto para ter uma bike até o ano que vem para eu poder iniciar de novo as trilhas da vida.

Porém, como não pretendo competir (Quero fazer tudo pelo amor ao esporte mesmo, competições, pelo menos por um bom tempo, não vão ser minha praia) estou entrando em várias dúvidas aqui devido ao meu orçamento limitado de Universitário falido.

Estava prestes a comprar uma roda Vzan Extreme hoje, porém me abateu essa dúvida. Será que vale a pena eu adiar um pouco a compra das demais peças e acabar investindo em um sistema hidraulico a disco?

Vejam bem, minha primeira opção, estava sendo comprar o par de rodas (Para V-Brake) e comprar um par de freios Avid Single Digit (Modelo váriavel, de acordo com o orçamento nessa etapa, mas provavelmente o 7).

Então pensei que talvez, eu poderia suar a camisa pra pegar um disco hidraulico. Porém, vale lembrar, que eu fico meio reticente, afinal de contas, comprar um freio hidraulico no meu entendimento de marca boa, seria ter que gastar uma grana desproporcional ao restante das peças (Afinal, gastar 800 reais em um freio, seria simplesmente a peça mais cara do meu orçamento).

Sugestões, conselhos ou recomendações?

Se possível, postem seus relatos na mudança do V-Brake para o Disc. Smile
Voltar ao Topo
DimitriXC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2009
CG/ Paraiba
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DimitriXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 22:40
Cara vai pro V-brake fica mas barato!
Aos poucos com o passar do tempo quando vc tiver com mas dinheiro e mas forma fisica
vc compra os a disco
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 22:45
É a opção que está no "topo" das cogitadas...

Principalmente pelo fato de que cada centavo dessa bike está sendocriado através de macumba pra tirar água de pedra.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 22:47
Cara, se você for pesado ou fizer uso muito agressivo da bike, o disco vale a pena, desde que isso não comprometa a qualidade das outras peças. Cuidado também que disco é bonito e os XI MANOS acham a parada DEORE e crescem o olho. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
DimitriXC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2009
CG/ Paraiba
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DimitriXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 22:49
kkkkkkkkkkkkkkk!
é pó fica com os v-brakes sai muito mas barato
tanto com revisão quanto com pastilhas!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2009 as 23:01
Vai de v-brake, eles dão conta do recado na maior parte das situações.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
rbt.martins Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2007
LONDRINA - PARANÁ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbt.martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 00:58
Os v-brakes resolvem, mas a sensação de segurança do disco é fantástica. Frenagens precisas, mesmo para quem, como eu, não embala muito.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 01:10
da uma olhada nos classificados.. vc acha discos hidráulicos num preço bem menor.. 
 
eu mesmo vendi um par de Hayes El Camino por R$ 300,00 a uma semanas atras.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 01:13
Originalmente postado por rbt.martins rbt.martins escreveu:

Os v-brakes resolvem, mas a sensação de segurança do disco é fantástica. Frenagens precisas, mesmo para quem, como eu, não embala muito.


Sobre isso não há discussão, mas levando em conta os fatores que ele colocou, o v-brake é melhor. O fato de ter freio a disco te dá maior segurança e vc acaba sendo mais arrojado. Considero os pontos fortes do disco no caso de chuva/lama e no menor cansaço ao longo de uma trilha. Com os v-brakes, depois de 40 km os dedos já não conseguiam ficar esticado, ehehehhehe.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 02:11
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

da uma olhada nos classificados.. vc acha discos hidráulicos num preço bem menor.. 
 
eu mesmo vendi um par de Hayes El Camino por R$ 300,00 a uma semanas atras.

É uma opção interessante. Massss

Pasme, nunca comprei nada pelo mercado informal na net. Não faço a menor idéia de como funciona o pagamento/recebimento/confirmação.

Tanto que eu tenho peças aqui que pretendo trocar que acelerariam em muito a construção da nova bike, mas assim como não sei comprar pela net informal, também não sei vender.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 02:34
se a sua prioridade for UP-HILL e tiver uma bike hard tail, vá de v-brake.
traduzindo: se sua prioridade for leveza da bike e performance, vá de v-brake.
só um rotor de disco pesa mais de 100 gramas, então, pra quem quer subir, melhor o v-brake.
Até porque é menos peso rotativo.
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 10:27
hauss, comprar na internet aqui no forum é facil. escolha o produto entra em contado pro vendedor te passar a conta bancaria, efetua o deposito e envie o seu endereço. apos alguns dias roendo as unhas a mercadoria chega.
Vai de V brake.
Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 12:51
Olha eu tenho um shimano 486 e está custando em torno de 480,00 é um bom freio para o que eu faço trilhas no fds, com o Hamud falou quando vc pega descidas muito longas ficas com a mao doendo de tanto freiar o que não me acontece mais, ou da uma procurada em freios usados e seja feliz eu particularmente não volto mais a v-brake tanto que vou colocar na bike da minha esposa.
 
Abçs
Gerson
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 13:22
Cara....se não vai participar de competições, compre um bom v-brake e seja feliz. 
Freio a disco é bom até a primeira manutenção ou troca de pastilhas. Cada par de pastílhas custa, no mínimo, R$ 50,00. Se vc pegar muita chuva, um abraço!
Hoje eu uso um Juicy five e realmente faz diferença em frenagens principalmente quando já se está cansado (como numa prova de 4 horas de duração) e vc ainda precisa fazer uma descida técnica. Ajuda muito. Mas só para provas mesmo. Se a coisa for diversão, fique com uns bons v-brakes e seja feliz! 
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 13:26
Compensa muito mais investir em outra peça mais top do que no freio. Eu mesmo, prefiro muito mais um quadro melhor, uma suspensão que consiga ler bem mais o terreno ou mesmo um roda mais leve do que ter freios a disco...é muito mais negócio. Pelo preço de bons v-brakes novos, você pode pegar a grana que gastaria num quadro básico e já pegar um mais leve e com uma geometria mas "estudada". Ou quem sabe, uma suspensão com regulagens a ar e essas coisas. Dá muito mais diferença na hora de pedalar...
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 14:30
Você não disse quanto vai gastar na bike, mas minha opinião sobre essa escolha é a seguinte.
Vai passear, andar tranquilo, descer com cuidado, e quer economia mais pra frente (na compra a diferença nem é muito grande, e já explico porque), vai de disco.
Já se quiser andar rapido, performance (sim, freio a disco melhorou meus tempos), frenagens precisas e não se importar de gastar 50 reais ou mais num jogo de pastilhas, e que podem se acabar em 2 dias de chuva (geralmente dura mais, mas em condições extremas desaparece muito rapido), vai de disco.
Na hora da compra e pra quem não anda com tanta frequencia a diferença de custo é bem pequena. Eu penso que se usar v-brake o aro tem de ser mavic. A unica coisa que torna um v-brake aceitável é um bom aro em conjunto com uma boa pastilha. Já com disco qualquer strike tá ótimo, é leve, razoavelmente forte e custa 1/8 do preço de um aro decente pra v-brake que vai ser ainda mais pesado.
Freio a disco vc acha por 300 reais tranquilamente, e em ótimo estado, e a roda sai mais barata. Enquanto isso um v´brake custa uns 150 reais pelo menos (acho que o sd7 é até mais caro), mais 80 da manete (fr5, a basica da avid e o minimo pra freiar bem), mais 20 de cabos e conduítes (xing ling, mas funciona).
Faça as contas, avalia sua pilotagem e seus objetivos com a bike, e faça a escolha que é só sua e totalmente pessoal.
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 15:37
Eu sou fã dos freios a disco. Modulabilidade é a principal caracteristica: vc escolhe o quanto vc que frear sem tomar sustos e nem frear além da conta. Saímos eu e dois outros amigos e um deles tem uma Scott com freio v-brake XT. O outro uma Kona com Hayes Stroker Rider e eu na ocasião minha Ballistic com freios hidr. XT. Fomos fazer uma trilhas ali no litoral entre Barra do Una e Juqueí e o único que tomou uns sustos foi o do v-brake. Esse v-brake XT freia muito e assim vários escorregões se sucederam. Se frear um pouco menos já não segura o suficiente...
Essa para mim é a maior diferença. Tem gente que fica com a mão dolorida mas aí é porque o freio ou a sapata não são as melhores ou o freio mesmo não é de tão boa qualidade.
Quem disser que um bom v-brake não freia tão bem quanto um disco não está dizendo a verdade. Travar a roda e arrastar é exatamente igual... a diferença real está em ter a opção de nunca travar a roda mas frear eficientemente.
Quanto a roda o Francisco tem razão eu estou usando um par de aros Strike disc (29 reais), muito leve. Para v-brake uma pista de frenagem melhor vai ser necessário e uma roda mais cara assim.
Quanto a investimento esse v-brake XT custa em torno de 180 moedas fora os manetes (o Avid SD7 tem até por 129 R$), conduítes (radiais) e cabos (inox) quando irá para mais de 300... um Mayes como disse o Royo foi vendido por 300.
Unico senão é: de fato chama atenção... se vc anda sózinho por locais 'esquisitos' não use discos.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
glauciots Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Volta Redonda
Offline
Mensagens:1414
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauciots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 18:11
Originalmente postado por Hauss Hauss escreveu:


Principalmente pelo fato de que cada centavo dessa bike está sendocriado através de macumba pra tirar água de pedra.

Cara, eu estou na mesma situação que você, por isso escolhi os V-brakes pra montar minha bike, já que são mais baratos, e na minha opinião são muito eficientes também (dentro das possibilidades, é claro). Acho que se você vai voltar a pedalar novamente, como no meu caso, não é necessário investir tanto em certos componentes, acho que o melhor a se fazer é tentar montar uma bike com peças bem equilibradas, o melhor possível dentro do seu orçamento, onde todos os componentes tenham mais ou menos o mesmo nível de qualidade. E depois de algum tempo, fazer a segunda coisa que nós mais gostamos, UPGRADE! A primeira é pedalar, lógico! Wink

Abraço!
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 18:51
Gente. Vou acabar partindo de V-Brakes mesmo, estive revendo vários pontos com amigos. Aqui vão os porques:

Preço:
Estou conseguindo um preço bacana pelos Avids em conjunto com as rodas da Vzan aqui. Vou gastar 600 reais no combo da roda+freios+manetes+cabos e conduites. Que na minha opinião, por agora, está em um preço mais que perfeito.

Modulação:
Bom, sobre frear na medida certa. Esse pode ser um ponto que o disco leva vantagem. Porém, para as minhas necessidades atuais, acredito que isso não será um fator determinante. Acredito que assim que isso se tornar uma necessidade mais presente, acabarei optando pelos discos.

Fator VRoH:
Realmente, no momento meu pedal será sozinho. Meus amigos aqui de Curitiba que andavam comigo passaram para a speed. E como violencia aqui não dá trégua e pode espreitar qualquer canto (Imaina ser atacado no meio de uma trilha? =O) acho que seria sensato optar por peças menos chamativas pra não ter que começar meu orçamento do 0.

(Pra quem não sabe, o Fator VRoH signfica "Vamos roubar o Hauss".)
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 19:32
Hauss,
 
acho q pra vc iniciar o V-brake seja mesmo a melhor opção.
 
só vou discordar qto a modulação, não vejo q no inicio a modulação seja menos importante, acho até q seja o contrário..  pegando os extremos,  imagina uma pessoa q não tá acostumada a freiar a bike e vai começar com um sistema q tem baixa modulação..   ai vc junta pouca experiência com um freio com pouca modulação,   resultado, a qualquer vacilada a roda trava, pois o biker não tem a sensibilidade pra freiar na medida exata ...  e pode ficar pior se a roda q travar for a dianteira.
 
com mais tempo de pedal o biker ja tá mais acostumado e vai conseguir modular bem melhor..  e tb não vai se assutar com os obstáculos da trilha..  pois é comum o biker iniciante se assustar com alguns buracos na trilha, meter a mão no freio e lá vai o biker pro chão. 
 
fazendo uma comparação, é o mesmo q dizer q é melhor uma pessoa aprender a dirigir um carro sem direção hidraulica..  q ela só se faz necessária pra quem ja tem mais experiência ao volante...
 
ai imagina um cara fazendo a 1ª baliza da vida num carro sem direção hidraulica..  vai penar bastante..  vai esta nervoso, não vai saber ao certo o q fazer e ainda vai ter q fazer força pra girar o volante.... se tivesse direção hidráulica, seria um fator a menos pra complicar a vida do cara.
 
mas os V-brakes da Avid eu considero q são os q tem a melhor modulação dos v-brakes..  se couberem no seu orçamento mesmo q seja o modelo mais simples , opte por eles..  e tb pelas manetes Avid , pois elas é q são o segredo da boa modulação Avid..   mas pegue as  manetes q tem o botão de regulagem de modulação.     se não me engano o modelo mais simples não tem essa regulagem..  ai a modulação não vai ser tão boa assim... pois vc não vai ter como fazer o ajuste fino da modulação.
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2009 as 20:01
Royo, agradeço a atenção em postar.

Quanto a modulação eu entendo o seu ponto.  Porém, antes de parar de andar, eu usava V-Brakes vagabundos (Daqueles que dá até vergonha de falar), porém, na época, talvez pelo meu amadorismo adolescente sem noção, eu nunca tivesse percebido esses fatores... Ou talvez por eles nem existirem (Freio Vagabundo + Barro = Total inexistência de frenagem).

Pode soar até presunção, não sei. Mas apesar das minhas experiencias anteriores terem sidos totalmente erradas, eu tenho alguma prática (Ou tinha, afinal, estou a 1 ano definitivamente parado de andar de bicicleta e a 1 ano e meio sem utilizar a bike de nenhum outra forma que não seja para andar na rua) com as "travadas". Mesmo com freios vagabundos, no asfalto, ou no inicio da trilha, eles são perigosos.

No caso, meu orçamento já era voltado pros Single Digits. Agora que consegui um baita desconto na roda+kit de freio, com toda certeza irei pegar eles.
Voltar ao Topo
adrian elite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2009
Jundiaí
Offline
Mensagens:365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrian elite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2009 as 11:42
E por falar em modulação, vcs. ja usaram o power modulator da shimano, é uma peça que parece uma pilha, e coloca perto do v-break ,no começo da curva metálica, na semana passada troquei meus freios por avid com manetes, e a loja instalou este equipamento, no finall de semana fiz uma trilha com muita descida e muito barrro e a modulação ficou ótima, só travava a roda se eu quisece.
Khs 3000
Voltar ao Topo
Achilles Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Achilles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2009 as 12:52
Originalmente postado por Hauss Hauss escreveu:

Bom, aos pouquinhos estou em um projeto para ter uma bike até o ano que vem para eu poder iniciar de novo as trilhas da vida.

Porém, como não pretendo competir (Quero fazer tudo pelo amor ao esporte mesmo, competições, pelo menos por um bom tempo, não vão ser minha praia) estou entrando em várias dúvidas aqui devido ao meu orçamento limitado de Universitário falido.

Estava prestes a comprar uma roda Vzan Extreme hoje, porém me abateu essa dúvida. Será que vale a pena eu adiar um pouco a compra das demais peças e acabar investindo em um sistema hidraulico a disco?

Vejam bem, minha primeira opção, estava sendo comprar o par de rodas (Para V-Brake) e comprar um par de freios Avid Single Digit (Modelo váriavel, de acordo com o orçamento nessa etapa, mas provavelmente o 7).

Então pensei que talvez, eu poderia suar a camisa pra pegar um disco hidraulico. Porém, vale lembrar, que eu fico meio reticente, afinal de contas, comprar um freio hidraulico no meu entendimento de marca boa, seria ter que gastar uma grana desproporcional ao restante das peças (Afinal, gastar 800 reais em um freio, seria simplesmente a peça mais cara do meu orçamento).

Sugestões, conselhos ou recomendações?

Se possível, postem seus relatos na mudança do V-Brake para o Disc. Smile
 
O que deve levar em consideração:
 
Para trilhas com lama ou chuva - vai de disco
Conforto - vai de disco, pois como disseram acima, depois de 40km apertando o vbrake, seus dedos vão pro beleléu.
Se seu orçamento é limitado - vai de vbrake. Apesar de que, como tb já disseram, vc consegue comprar um bom par de freios a disco no mercado livre, classificados do próprio forum e etc por um preço bem legal.
 
Se levar essas coisas em conta, já consegue decidir com segurança.
 
Abs
 
 
Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2009 as 17:40
Sei lá gente eu não compraria um v-brake top, acho que mesmo ele sendo top não vai ter a modulação que um a disco tem e tbem nem vai freiar tão bem como o disco, o meu que é entrada um 486 já achei ele muito melhor que o meu v-brake. E essa coisa que ahhh depois eu troco, poxa como já me arrenpedi por não ter colocado um componente melhor, digo isso porque podia ter pego uma suspa mais top e fiquei nessa ahhh essa minha vai dar para quebrar o galho, quebrando o galho ate ela está mas é muito pesada e o funcionamento dela e medio, podia ter pego uma hidraulica ou a ar, mas agora vou ter que esperar um pk se eu vor revender agora vou pegar um valor muito baixo e assim que funciona.
Amigo vá de disco e seja feliz depois vc não vai se arrepender
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2009 as 22:36
Se você prefere bike hard tail, vá de v-brake.
Se você prefere bike full suspension, vá de DISCO.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2009 as 23:19
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Se você prefere bike hard tail, vá de v-brake.
Se você prefere bike full suspension, vá de DISCO.
 não entendi a relação !!!!
 
pra mim HT e FULL não tem nada a ver com V-brake ou Disco..  pode se misturar à vontade.
Voltar ao Topo
Edu Guilhon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:564
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Guilhon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 13:26
Bom, recentemente passei pelo mesmo dilema:
Usei V-brakes por anos, e como os meus eram XT, freiam absurdamente bem.
Mas, resolvi entrar no mundo dos freios a disco, e comprei o SLX hidraulico.
Minhas conclusões:
- Em termos de frenagem, os dois freiam a mesma coisa, não notei diferença (por vezes, acho qté q meu v-brake freiava mais que o disco).
- A diferença aparece em dias de chuva ou lama, onde o disco não perde frenagem, e o v-brake, já começav a nao ser tão eficiente.
- Porém, a principal diferença é quanto a facilidade de freiar. Com o disco, posso descer a toda, em uma trilha super inclinada, e freiar somente com um dedo na manete, e sem fazer força alguma. Já com o v-brake... os dedos queimavam muito, e a força pra freiar era imensa.
- O v-brake era super facil de mexer, e as pastilhas duravam muito.
- Já o disco... É chato de mexer, as pastilhas não duram bem menos, custam bem mais caro, e sempre q vc tira a roda, quando por novamente tem q regular o caliper, pois se não, as pastilhas ficam roçando na roda. Alias, é muito dificil conseguir deixar as pastilhas totalmente sem encostar no disco, principalmente quando as mesmas são novas. Quase sempre eu ando com alguma pastilha roçando o disco, mesmo depois de ter gasto alguns minutos na regulagem.
Enfim, disco é muito bom, mas te da mais trabalho.
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 16:59
Edu, eu discordo que o disco é dificil de mecher.
É mais complicado fazer sangria e tal, mas vc faz isso com que frequencia? A cada dois anos?
Pra trocar pastilha é mais facil, pra tirar a roda é mais facil (que m. que é esquecer de montar a p*(¨ do v-brake depois de racolocar a roda).
A UNICA desvantagem que eu consigo ver no disco é o desgaste das pastilhas, se comparar com um v-brake caro como o SD7. Só, sem possibilidade de aparecer outro. Por isso uso v-brakes na bike de treino, mas na de corrida e de diversão com os amigos só disco.
Peso? Um sistema de freio a disco top pesa umas 50g a mais que um v-brake top (com cabos e conduites), mas as rodas, quadros e suspensões são mais leves.

Preço? Bom, se vc quiser um v-brake barato com uma roda barata, pode ser que a diferença seja grande, mas para ter um bom v-brake precisa de tudo bom, não adianta freio avid com roda vzan. (desculpas aos vzan maniacos, mas não consigo me adaptar a frenagem irregular dos aros vzan, mas nas rodas pra disco uso strike).

Mais um coisa, fazer um upgrade depois sai caro, muito caro. Aí vc vai estar com rodas pra v-brake, suspensão pra v-brake, quadro pra v-brake, e vai ter que trocar pelo menos as rodas.

O bom agora é terminar a bike e sair pedalar, se o v-brake tá facil e com condições boas, vai fundo. Ele funciona, para a bike, só é um pouco pior de modulação e perde desempenho com qualquer coisa que afete o aro.

César, qual a relação entre bike full e disco, ht e v-brake?
Voltar ao Topo
FaRoFFeRo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2009
DF
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FaRoFFeRo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2009 as 17:48
VAI DE DISCO, TEm disco barato hoje no mercado!!
 
 Eu paguei 400,00 reais nos freios HAYES 9 iradooooooos!! melhor compra que eu fiz.
  Discão hidraulico é outra coisa........ show
Oque agente nao vê a roda engole.
Voltar ao Topo
kanelafreeride Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2004
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:1266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kanelafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 00:38
chama atenção de ladrão e é muito cara a compra e manutenção......se vc é universitário como eu e ta enrolado com grana, vai no simples!!!
Voltar ao Topo
bizango Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jun 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:372
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bizango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 12:20
Acho que na maioria das situações o v -brake freia tanto quanto o disco, salvo em dia de chuva.
Com o uso do v-brake vc pode optar por cubos leves e de qualidade, peça fundamental para uma boa roda. V-brake ainda é bom demais!
bizango steel
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 14:50
Originalmente postado por bizango bizango escreveu:

Acho que na maioria das situações o v -brake freia tanto quanto o disco, salvo em dia de chuva.
Com o uso do v-brake vc pode optar por cubos leves e de qualidade, peça fundamental para uma boa roda. V-brake ainda é bom demais!
concordo com o bizango!
eu tb tava nesse dilema,más participei de um enduro de 80 km de muiiiita lama e fiquei realmente impressionado com o tanto de gente que usava disco e ficou sem freio,inclusive meu parceiro,nestas condições meu vb atendeu á contento!
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 15:18
Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

Originalmente postado por bizango bizango escreveu:

Acho que na maioria das situações o v -brake freia tanto quanto o disco, salvo em dia de chuva.
Com o uso do v-brake vc pode optar por cubos leves e de qualidade, peça fundamental para uma boa roda. V-brake ainda é bom demais!
concordo com o bizango!
eu tb tava nesse dilema,más participei de um enduro de 80 km de muiiiita lama e fiquei realmente impressionado com o tanto de gente que usava disco e ficou sem freio,inclusive meu parceiro,nestas condições meu vb atendeu á contento!
Quem correu o Iron de 2006 sabe muito bem o que é ficar sem freio! Freio a disco é muito bom, freia muito bem, mas sem dúvida nenhuma, na hora da manutenção a coisa pesa! 
Acho que o post colocado aí em cima fala tudo! se vc é universitário e não quer ficar na mão, V-brake na cabeça!
Eu, antes de me formar, não teria coragem nunca de ter freios a disco. Eu andava com meus v-brake feliz da vida (exceto na hora que empenava o aro... hehe!). 
Se eu precisasse de R$ 70,00 para trocar a pastilha, ia ficar um bom tempo andando sem freio... hehe!
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 17:02
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

Originalmente postado por bizango bizango escreveu:

Acho que na maioria das situações o v -brake freia tanto quanto o disco, salvo em dia de chuva.
Com o uso do v-brake vc pode optar por cubos leves e de qualidade, peça fundamental para uma boa roda. V-brake ainda é bom demais!
concordo com o bizango!
eu tb tava nesse dilema,más participei de um enduro de 80 km de muiiiita lama e fiquei realmente impressionado com o tanto de gente que usava disco e ficou sem freio,inclusive meu parceiro,nestas condições meu vb atendeu á contento!
Quem correu o Iron de 2006 sabe muito bem o que é ficar sem freio! Freio a disco é muito bom, freia muito bem, mas sem dúvida nenhuma, na hora da manutenção a coisa pesa! 
Acho que o post colocado aí em cima fala tudo! se vc é universitário e não quer ficar na mão, V-brake na cabeça!
Eu, antes de me formar, não teria coragem nunca de ter freios a disco. Eu andava com meus v-brake feliz da vida (exceto na hora que empenava o aro... hehe!). 
Se eu precisasse de R$ 70,00 para trocar a pastilha, ia ficar um bom tempo andando sem freio... hehe!


Concordo.

Não sou universitário, mais.
Quero comprar um freio a disco, mas como eu mesmo faço a a manutenção na minha bike quero aprender a fazer a manutenção em um disco hidráulico antes.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 17:57
Mas eu reforço o que eu citei antes: pensei em outras peças principais, como quadro e suspensão. 
Compensa muito mais ter um Scott Scale ou uma suspensão boa (R7, Reba, etc) com v-brake, por exemplo, do que um sundown Team 4000 com freio a disco....(opinião minha)


Editado por Psylo - 23 Out 2009 as 18:00
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 21:31
Dúvida idiota: Como eu "sinto" que estão acabando as pastilhas do Disc?


Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2009 as 21:38
Originalmente postado por Hauss Hauss escreveu:

Dúvida idiota: Como eu "sinto" que estão acabando as pastilhas do Disc?




Tem que olhar, igual de carro.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
blessed_atp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2009
Fortaleza-CE
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blessed_atp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2009 as 11:37
Olá Pessoal, tbm tive este dilema sobre v-brake ou freios à disco, mas como quero montar uma híbrida, (postei uma foto no post das híbridas). quadro de mtb, rodas 700cc, pedivela speed triplo sugino, etc....Pois bem não tem como colocar v-brakes a não ser mudar a posição dos pinos mais pra cima, mas soldador em aluminio é difícil de achar, parti entao para os freios a disco.

Pessoal vcs conhecem os freios GALLO-OXX?? se sim me informe por favor, pois foram estes que comprei.

Abraços a todos.
"O SENHOR é o meu Pastor e nada me faltará"
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2009 as 22:37
ja tive vbreak e manetes shimano alivio e hoje estou com os vbrak SD5 e manete single digit 7 da avid e te digo uma coisa o troço é uma pena de leve de apertar e freia muito mais
Voltar ao Topo
magabeira Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2009
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magabeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2009 as 23:31
Cara, já que no meu quintal, assim como no seu , não chove dinheiro, vá de v-brake. Vc terá que fazer muito menos macumba pra levantar a grana. Outro ponto importante é que por mais porcaria que for a bicicleta, se tiver freio a disco surgirá um brilho especial nos olhos dos malandros. Se o cara olhar uma specialized com v-brake e uma monark feita de pedra com freio a disco, certamente ele preferirá a segunda.
Realmente os hidráulicos até uma criança fica freiando horas sem cansar a musculatura e os tendões. E a frenagem também é melhor mesmo nos mecânicos.
Porém estou satisfeitíssimo com os meu v-brakes deore, que me custaram R$ 98,00 e são muito eficientes.
Uso aros vzan extreme, suspa proshock e100r, grupo shimano alívio (exceto freios). Se você for pegar trilhas do tipo sem espancamento de bike, dá numa boa.


Voltar ao Topo
 Responder Página  123 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X