Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?

 Responder Página  <1 23456 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hiorus Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Fev 2011
SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiorus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 11:19
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

se a bike já bateu de frente, o garfo fica torto para trás, aproximando o pneu do pé. Em bikes tipo c10 não deveria acontecer muito isso, geralmente tem um belo espaço quando o garfo está ok. Em bikes de estrada isso acontece mais, mas como são feitas para andar rápido e sem fazer manobras bruscas, isso não é um problema no uso normal.
 
concordo, a distancia entre a roda e os pedais é suficiente pra não deixar isso acontecer, se puder coloca uma foto dela pra gente ver Big smile
pode ser que não seja o garfo, uma vez num bazar vi um quadro de M10, não sei o modelo nem ano tava por R$30,00, olhei olhei e percebi um problema, bateu de frente e alem do garfo envergar pra traz o quadro foi junto pouca coisa, so que o garfo ja tinha sido trocado dai gera o mesmo problema que voce tem, a roda fica mais proxima dos pedais
vale a pena voce tirar o garfo e dar uma olhada nele, se for de fato batida tem que ver se so desalinhou, então da pra arrumar, mas ja vi muito garfo de C10 e M10 trincado dai complica porque alem de não ter concerto é perigoso pedalar assim Ouch


Editado por Hiorus - 08 Jun 2011 as 11:19
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 12:08
Olá Hiorus, 

Realmente já caí com ela algumas vezes. O que acho que pode ser então é algum empenamento leve do quadro.

A foto da bike está neste post http://www.pedal.com.br/forum/minha-commuting-bike_topic33707.html porém pela foto não consigo perceber. Aparentemente não é o garfo.

Se for o quadro mesmo, vou ficar com ele mesmo assim. uhauhauha. Mesmo desta maneira a bike me atende muito bem e não chama a atenção dos malacos.

Abração galera, obrigado pela ajuda.
Ricardo.
Voltar ao Topo
Hiorus Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Fev 2011
SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiorus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 12:19
Bela bike Ricardo
 
o garfo ja não é o original mas pela foto a distancia esta certa, se realmente tiver algum empeno é coisa minima e não é isso que está te gerando o problema
bom eu acho que esse firma-pé do seu pedal deixa seus pés muito pra frente, se der passa em uma bicicletaria é pede pra testar um modelo que os deixe mais recuados, talvez resolva
 
mas o melhor é que o problema não esta no garfo nem no quadro Big smile
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 13:45
nossa Hiorus, agora que você falou faz sentido sim... realmente, eu sinto que esse firma-pe me deixa com o pé um pouco mais para frente mesmo. Vou fazer esse teste. Obrigado pela dica!!!! :-)

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
rsfalacci Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Paulo - Z/L
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsfalacci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 14:44
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Também li por alí que os ciclistas Sasquatch LOL (pé grande) tem mais problemas com toe overlap.
Opa!!, esse é o meu caso.....pé 43 c/ firma-pé de prástico.....Acho que vou trocar o garfo da minha C10 por um da pimont mais moderno....vi na loja que o rake dele é maior que o modelo antigo, de repente acaba o problema....
Além disso, com o garfo novo eu tiro aquele freio alhonga que não é tão eficiente e instalo um freio shimano rsx que tá parado aqui em casa.....com uma adaptação ele vai casar com o aro 27...
fora que um garfo novo sai por 25,00 aqui no centro de SP....
Rafael
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 15:13
rsfalacci,

Será que você pode colocar uma foto do garfo para nós quando comprá-lo??? Ficarei bastante interessado em um desses tb.

Abraços,
Ricardo
Voltar ao Topo
leoseoldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jun 2011
Leopoldina
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoseoldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2011 as 04:40
Tenho uma. Ganhei quando criança. Algumas histórias curiosas rondam minha Monark 10.
Apesar disso, como não curto muito coisas velhas, não gosto de ficar gastando tempo pra arrumar uma coisa e depois ficar olhando pra ela pendurada na parede (aproveitando suas palavras) e não coloco sentimentos em coisas materiais, não tenho dúvida, vou tunar a minha assim que tiver tempo.
Pra começar, vou colocar um quadro preto fosco. Depois aros de alumínio e penso até em colocar freios a disco. Mas isso não sei se tem necessidade. O pé de vela, as marchas, os câmbios, os aros, os pneus vou trocar. Enfim, ficarei com o quadro, o guidão e os passadores. Guardo as peças originais e pronto.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2011 as 06:05
Originalmente postado por leoseoldo leoseoldo escreveu:

Tenho uma. Ganhei quando criança. Algumas histórias curiosas rondam minha Monark 10. Apesar disso, como não curto muito coisas velhas, não gosto de ficar gastando tempo pra arrumar uma coisa e depois ficar olhando pra ela pendurada na parede (aproveitando suas palavras) e não coloco sentimentos em coisas materiais, não tenho dúvida, vou tunar a minha assim que tiver tempo. Pra começar, vou colocar um quadro preto fosco. Depois aros de alumínio e penso até em colocar freios a disco. Mas isso não sei se tem necessidade. O pé de vela, as marchas, os câmbios, os aros, os pneus vou trocar. Enfim, ficarei com o quadro, o guidão e os passadores. Guardo as peças originais e pronto.
Se você vai trocar tanta coisa e não gosta de coisa antiga é certo que é melhor trocar a bike inteira por uma com quadro de alumínio e garfo de carbono, já que estes passadores também são obsoletos e o guidom de ferro, tem um peso desnecessário em uma bike alterada. Se a sua Monark 10 está inteira e é original, já que você possui desde criança, você pode pegar um bom valor nela vendendo para pessoas que curtam bikes originais. Se você alterar vai perder valor e vai ficar com uma bike meia boca, com peças misturadas de estilos diferentes, desculpa a expressão, estou querendo lhe ajudar, mas a bike pode ficar meio Frankenstein.
Voltar ao Topo
Hiorus Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Fev 2011
SP
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiorus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2011 as 22:24
hehe concordo com o aires
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2011 as 19:50
A M10 que deu origem a este tópico vai completar 2 anos nas minhas mãos.
Depois da reforma que vocês puderam acompanhar, já devo ter rodado uns 4 mil km com ela. Apesar de ela ter ficado meio "diferente", eu posso afirmar que para o objetivo o qual ela se propôs, a bike está insuperável!
 
Neste período pós reforma, eu só precisei trocar a corrente duas vezes (eu mesmo fiz isso), e mandar fazer lube geral de cubos e movimento central (não tenho ferramentas para isso). Nem pneu furado eu precisei trocar, pois a bike tá com pneus Schwalbe E mr. Tuffy.
 
Ou seja, ou você restaura a bike para ficar olhando ela e seus amigos falarem "OHHH!" e "UAAAAU!" ou "BAAAAAH!!!" e mantém ela na garagem, ou então coloca componentes novos e faz dela uma bike do dia-a-dia para rodar sem medo por aí.
 
Afinal, o "Frankestein" está nos olhos de quem vê, não é? ha ha ha ha ha
 
Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2011 as 19:56
Olá Marcos,

Dê parabéns à sua M10 pelo aniversário!!! 
Para ser sincero com você estou mirabolando umas idéias. E estou me baseando muito neste seu tópico. 

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
fnba Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2011
RECIFE
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fnba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2011 as 04:08
E NO CASO DESSA BARRA CIRCULAR , DA PARA FAZER UMAS TRILHA COM ELA ?

O QUE FALTA PARA ADAPTA-LA E DEIXA-LA MAIS LEVE PARA FAZER TRILHAS ?

http://img6.imageshack.us/i/dsc00596ip.jpg/
Voltar ao Topo
fnba Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2011
RECIFE
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fnba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2011 as 04:11
Voltar ao Topo
EveraldoVieira Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Ago 2011
sorocaba
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EveraldoVieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2011 as 22:11
Vamos listar as barganhas:
Quadro:
Achado no ferro velho e comprado por $10 e pintado eletrostático por $35.

Guidão
Borracheiro me vendeu por $5 (dá 5 por este guidão esquisito) 

Cubos
Caloi 10 polidos a mão pagos $20

Cambios
Caloi 10 das antigas: Santour Sprit e Honour com catraca Regina 5v italiana

Trocadores
furei o quadro e coloquei um sun race antigo

Manetes
Antigas de competição

freios
borracheiro me vendeu pois não dava na dele. Shimano para Speed mod. RSX ($10)

pedivela
Sugino Speed usadinho comprado por $15

Mesa de Avanço
Bianchi usado ($30)

Garfo
fib. de carbono Pinarello usado comprado numa bicicletaria por $35 

Banco
Italiano ACLN ano 1998

Roda
Estas são novas - monaco, mais os raios são usados - inox preto

Pneus
Usados, comprei por $1 cada (verdade) num ferro velho





Voltar ao Topo
fnba Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2011
RECIFE
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fnba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2011 as 04:10
EVERALDO O TEU TRABALHO COM A SUA MONARK FICOU MUITO BOM

É INTERESSANTE COMO DA PARA ECONOMIZAR RESTAURANDO BIKES ANTIGAS

PARABENS
Voltar ao Topo
Lazzaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2011
São paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lazzaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2011 as 12:25
Tenho uma monark super 10 1978 que foi minha primeira bicicleta "grande" que ganhei de meus pais,eu tinha reformado/modernizado ela e me arrependi, hoje eu vou aos poucos retornando sua originalidade, parabens e torço para que vc mantenha ela o mais original possivel. 
LLazzaro
Voltar ao Topo
EveraldoVieira Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Ago 2011
sorocaba
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EveraldoVieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2011 as 12:55
isso aí! Na verdade o quadro é da Caloi 10 1979.
Voltar ao Topo
Luis Lacerda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luis Lacerda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 03:04
Esse tópico é a referência para quem de alguma forma teve seu caminho cruzado por uma M10...

Isso me ocorreu em 2003, de lá para cá muitos anos se passaram e minha epopéia não acabou!!!

Mas tenho a certeza de que com ajuda dos amigos, que também foram desafiados por essa princesa, eu possa ve-la rodar deslumbrante...

Em outro post conto um pouco da estória e posto algumas fotos desse presente que dei a minha esposa..

Mas vamos ao meu grande problema, o tal do movimento central 45mm..

Me guiei por algumas sugestões daqui e fui atrás de um eixo transformer para trocar o pé de vela, consegui achar depois de muita procura, o transformer da Rodan, instalado perfeitamente com um pédivela shimano SIS de MTB, porém no primeiro teste surgiu o grande problema que me atormenta...

O comprimento do eixo é muito longo, deixando a coroa maior muito distante do quadro,e o câmbio fica no extremo, consegui rodar um pouco e o câmbio afrouxou caindo para a coroa do meio, já havia sido alertado sobre a distância na bicicletaria,levei novamente a bike para regular o câmbio, deu na mesma...rodar em SP sem a marcha pesada é complicado!!!

Pensei eu em trocar o pedivela por um com duas coroas, imaginando que iria resolver essa treta, porém ficou pior ainda...

O que fazer?

Outros eixos transformer tem menor comprimento? alguma marca em especial?

Marcos vc continua com o pedivela monobloco? da um salve ai que tá dureza!

Se alguém tiver alguma relação de peças que fique perfeita me indique

E parabéns pelo tópico, acompanhos ele a mais de 1 ano, mas nunca havia postado, logo posto as fotos
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 15:02
O pedivela da minha M10 continua igual ao das fotos. Depois que postei a última, não fiz mais qualquer alteração na bike (a não ser a adição de uma daquelas buzinas de navio que assusta até motorista de caminhão... LOL)
 
Estive na bike shop que fez a instalação do transformers para mim. Cheguei a consultar sobre "e quanto esse pedivela abrir o bico?" o que eu deveria fazer, pois já não existem mais peças como aquela .
 
O mecãnico aconselhou colocar um duplo ou triplo da Sugino. Mas para isso seria realmente necessário encurtar um eixo para que o dito ficasse no tamanho certo. E as pontas deveriam ser usinadas para que encaixassem na pedivela Sugino. Algo que qualquer tornearia de fundo de quintal pode fazer por 30 ou 40 reais.
 
Na próxima ida lá posso pegar todos os detalhes técnicos de como fazer essa coisa funcionar com componentes antigos, novos e "misturados". Vou anotar tudo e transcrever aqui, pois como não sou um expert no assunto, não quero postar nenhuma info incorreta.
 
Abraço!
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
EveraldoVieira Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Ago 2011
sorocaba
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EveraldoVieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 15:26
Já que a rosca do quadro estava comprometida, remover o sistema original de mov. central da Caloi 10 instalar um "salva quadro", possibilitou colocação de 1 pédivela Sugino modelo novo, ao invés do chavetado.
Voltar ao Topo
EveraldoVieira Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Ago 2011
sorocaba
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EveraldoVieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2011 as 18:04
Parabens pelo resultado. Vale a pena investir nestas preciosidades. Tenho 4 antiguinhas restauradas: caloi 10 (2x), berlineta aro 14 e formula c.  abraços
Voltar ao Topo
Martin_Tess Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 25 Ago 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Martin_Tess Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 22:52
quanto você pagou nesse selim " Brooks Flyer"
e qual loja..
achei demais!! parabééns
Voltar ao Topo
Martin_Tess Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 25 Ago 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Martin_Tess Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 23:09
achei esse selim, mas da algo em torno de 200 250 reais confere?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 11:54
Originalmente postado por Martin_Tess Martin_Tess escreveu:

achei esse selim, mas da algo em torno de 200 250 reais confere?
 
Um selim Brooks dos mais simples custa entre 100 e 120 dólares lá fora para aos modelos mais simples. Os modelos com trilhos em titânio chegam a custar o dobro disso. Comprei o meu de barbada numa bike shop na Alemanha; acho que o selim estava lá há muito tempo e o cara resolveu vender pela metade do preço para mim.... LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Martin_Tess Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 25 Ago 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Martin_Tess Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 21:18
Obrigado pela resposta, eu costumo fazer compras utilizando ebay
poisé vi que os brooks tem um preço "bacana" heheh
você conhece outra marca de selims ?
pois, estou montando uma ceci (quadro bege, paralamas e detalhes pretos)
quero colocar algumas peças melhores para deixar a bicicleta no estilo =D
a medida do aro dela é bizarro 26 1/3 8 algo assim
achei nos estados unidos um pneu continental para uso urbano, nessa medida.
estou procurando ainda uma abraçadeira legal para o canote, um canote e o selim.


Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 21:44
Originalmente postado por Martin_Tess Martin_Tess escreveu:


você conhece outra marca de selims ?

Selle San Marco, Selle Italia, e outros. Mas não posso dizer se são bons, ruins ou apenas caros.
 
Um aviso de interesse público: Selim Brooks não é para qualquer um. Eles requerem um cuidado todo especial no uso, no amaciamento e na manutenção. Sei de histórias de horror de colegas que enfiaram uma grana no selim e em pouco tempo o dito foi danificado por erro no amaciamento.
 
Além disso, o ajuste tem de ser extremamente preciso. A diferença entre conforto total e bunda dolorida é milimétrica. Muitos não conseguem fazer isto e acabam vendendo o selim muito antes do mesmo ficar amaciado; processo esse que leva no mínimo uns 1500 km para acontecer.
 
Pense bem nisso. Leia os tópicos (vários) no forum sobre o Brooks.
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Martin_Tess Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 25 Ago 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Martin_Tess Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 11:42
valeu pela dica Marcos, vou dar uma lida sobre os brooks

qual é sua principal dica para o amaciamento, obrigado!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 11:49
Originalmente postado por Martin_Tess Martin_Tess escreveu:

valeu pela dica Marcos, vou dar uma lida sobre os brooks

qual é sua principal dica para o amaciamento, obrigado!
 
Seguir a risca as instruções do fabricante.  Big smile
 
Ou como dizem por aí:
 
R T F M !!!  LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
W. Koyama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W. Koyama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 07:14

Ola Marcos! ! !

Eu sou bem leigo no assunto de bikes, mais fui obrigado a achar um jeito de queimar umas gordurinhas....rs.

 

Depois de muitas visitas ao Mercado Livre, e á algumas bicicletarias, nesse ultimo sábado acabei comprando uma Monark 10 Positron, não conhecia nada da bike, eu só gostei dela por ser um modelo semelhante a uma Caloi 10 que tinha andado há muitos anos atraz, enfim, gostei  e paguei R$ 100,00.

 
Assim começa uma busca incessante por informações sobre minha nova magrela, e agora sei que ela é rara, fabricação entre o ano de 1979 a 1982 com todas as peças originais. E uma coisa muito interessante é que é visível que o K7 dela quase não teve mudança de marcha......resumindo o Bicicleteiro não entende nada de bike......kkkkkkkk.


Enfim, acabei parando aqui no seu Tópico, achei incrível o que vc fez na sua bike, e me ajudou a tomar a decisão de como modificar a minha......Agora para mim, não importa mais, se ela é rara ou não, será uma bike que vou ficar por um bom tempo, achei show todas as suas explicações, pq como eu disse, sou leigo de tudo, mais sou Brasileiro, não desisto nunca...rs, eu mesmo vou fuçar, já desmontei ela todinha, agora estou penando um pouco pra saber medidas, o que eu posso trocar e que não posso......varias duvidas rondam....mais quem tem internet vai a Roma........kkkkk......uma coisa que gostei de ver na sua, e que eu estava em duvida, é o K7, já sei q da pra trocar..........as rodas vou por da Vzan, esse seu pneu tbm achei muito show, deu o toque final pras rodas.

 

Espero que quando surgir algumas duvidas que vc possa me ajudar, eu moro no Anália Franco próximo ao Tatuapé, vou começar a luta por lojas de bikes.

 

Estou no aguardo da sua conclusão com o Movimento Central e os Pedivelas, isso é uma coisa que quero trocar, eu já tinha lido a respeito desses RODAN, mais como não manjo muito, vou esperar sua conclusão.

 

Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo tópico.

 

OBS.: Vou postar as fotos de como estava a bike quando comprei.
Voltar ao Topo
W. Koyama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W. Koyama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 07:24

Voltar ao Topo
Savio84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Sumaré-SP
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Savio84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 18:41
Boa tarde Marcos.

Quero parabeniza-lo pela dedicação que teve ao criar esse tópico e nos brindar com os "ups" de qualidade que realizou em sua Monark 10.

Diante desse tópico, e do "Single Speed (Filosofia)", resolvi dar um nova vida em minha velha Monark 10.

Abaixo coloco algumas fotos de como ela ficou ...espero que goste.

Um grande abraço e mais uma vez, meus parabéns pela bela bicicleta.





Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 21:38
Originalmente postado por W. Koyama W. Koyama escreveu:

 

OBS.: Vou postar as fotos de como estava a bike quando comprei.
 
Valeu Koyama!
 
Essa bike está em condições muito parecidas com a M10 que comprei. Acho que será possível transformá-la numa bela M10 "tunada"!  Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 21:42
Savio,
 
MAS QUE LINDA BIKE TCHÊ!!!!
 
Parabéns!!!
 
Clap
 
Cheguei a pensar em fazer isto com a minha. Mas como eu pedalo ela quase todos os dias para ir ao trabalho, seria um crime. Uma bike dessas é para dependurar na parede da sala e ficar olhando... LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 21:57
Originalmente postado por W. Koyama W. Koyama escreveu:

Ola Marcos! ! !

Estou no aguardo da sua conclusão com o Movimento Central e os Pedivelas, isso é uma coisa que quero trocar, eu já tinha lido a respeito desses RODAN, mais como não manjo muito, vou esperar sua conclusão.

 

Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo tópico.

 

 
Seguinte,
 
Falei com um dos mecânicos da bike shop de Porto Alegre que ajudou no processo de tuning da Monark. A pegunta foi:
 
"E quando esse conjunto de pedivela / coroa abrir o bico? É possível repor um igual?"
Resposta:
- Não. Não existe mais desse modelo. A não ser que tu utilizes um usado, o que vai ser muito difícil de encontrar.
 
Pergunta:
" E se eu quiser utilizar um conjunto de coroa / pedivela / pedais *modernos*? É possível instalar?"
Resposta:
- Sim, é possível. Existe um adaptador de caixa de movimento central que reduz o diâmetro da caixa da M10 de 45mm para 34,7mm. As bacias e esferas são removidas e são instalados rolamentos. Nesse rolamento é colocado um eixo. A partir desse eixo de ponta quadrada pode ser instalado qualquer tipo de coroa/pedivela/pedais modernos..
 
Fiz outra pergunta:
" E esse eixo? É do tamanho correto? Não há uma alteração do *chain line*? A coroa não vai ficar sobrando e muito afastada do quadro?"
Resposta:
- Até agora nunca houve (aqui) problemas com a instalação. Eventualmente ela vai ficar afastada sim. Só a estética pode ficar um pouco diferente.
 
E a última e derradeira pergunta:
" Mas caso eu queria encurtar o eixo numa tornearia, isto é possível?"
Resposta:
- Sim, é possível. Mas cada caso é um caso diferente, e o eixo poderá ficar muito curto. Recomenda-se montar tudo e medir antes, e somente depois fazer um eventual corte. Até hoje nunca precisamos fazer isto. Houve o caso de um cliente que mandou retirar 5mm do eixo e depois na montagem ficou muito justo. Mas não ficou inutilizado.
 
Estão aí as informações técnicas que em parte eu já tinha ouvido, mas não sabia como transmitir aqui para vocês. Eu já havia pensado em trocar o pedivela, pois já estou prevendo que algum dia tenha de trocar aquele conjunto na minha M10. Acho que qualquer bicicletaria decente pode fazer este tipo de upgrade, desde que o mecânico não seja charlatão e saiba o que está fazendo.
 
Espero ter ajudado.
 
Abraço!
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
W. Koyama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W. Koyama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2011 as 01:38
Ola Marcos ! ! !

Legal mesmo cara, o mais engraçado é que eu escutei a mesma coisa que vc escreveu. Hoje achei um lugar bacana aqui em São Paulo pra mexer na minha, falei da sua bike, e ele me aconselhou a fazer o mesmo que você, manter o original da M10 e fazer a troca por um movimento com rolamentos......e tomei a decisão de dar um Up nela, mandei pintar o quadro e alterar tudo que for possivel........rs, assim que ela estiver pronta eu posto as fotos.........isso vai levar uns 20 dias + ou - pra ele deixar tudo ok........

Um Grande Abraço ! ! !
Voltar ao Topo
thiagohenrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2011
natal RN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagohenrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2011 as 17:40
ola! eu gostaria de compartilhar com vc's a restauração que eu fiz nah minha caloi 10...custou aproimadamente 1.200 pois o jogo de marcha foi o mais caro... é todo shimano sora e tiagra, só não sei a coroa...


By thiagohenri at 2011-09-10

Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2011 as 22:12
Thiago, 

Ficou muito linda sua bike rapaz!!! Você a transformou numa speed com a cara dos dias de hoje.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
EveraldoVieira Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Ago 2011
sorocaba
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EveraldoVieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2011 as 22:33
Parabéns pelo restauro. Eu também peguei uma 10 e tentei transformar no speed. Deu trabalho mais taí.
Caso se interesse eu desenhei uns adesivos especiais para a caloi 10 e tenho a possibilidade de imprimi-los na gráfico pois está em corel draw. Abraços


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
W. Koyama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W. Koyama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2011 as 08:23
Bom galera estou sabendo que finalizou a pintura do quadro da minha M10, ele estava integro sem tricas e nem reparos, mandei cromar o Pédevela, guia de freio e etc.....bom como eu disse anteriormente sou leigo em bikes, mais andei lendo muitas coisas para me familiarizar, o que eu gostaria de saber é a respeito das Rodas completas, eu sei que posso usar as VZAN, minha duvida é os cubos, gostaria de usar os da Shimano com Blocagem e gostaria de saber como escolher, é atravez da quantidade de furos ? Se tem um tamanho especifico ? Eu acho que não posso usar os freios a disco, são varias duvidas pairando agora, qual o melho K7, quantas velocidades ? ? ? e por ai vai.............kkkkkkkkk HELP-ME............kkkkkkk
Voltar ao Topo
W. Koyama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2011
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W. Koyama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2011 as 05:54
Bom Galera, como prometido, minha nova M10 Positron
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X