Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino com Sensor de Potencia
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino com Sensor de Potencia

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treino com Sensor de Potencia
    Postado: 31 Mai 2021 as 08:44
Bom dia,

Atualmente treino com planilhas usando Frequência Cardíaca e Cadencia como parâmetros. Estou pensando em comprar também um sensor de potencia para agregar mais ao meu treinamento porém nunca usei esses dados de potencia e não conheço quem  use.

Minha dúvida seria quanto ao CICLOCOMPUTADOR (GPS) pois o que tenho é o BRYTON 420 e ele mostra apenas os dados da potencia instantânea (Wats). Será que apenas esse é suficiente para treinar planilhado considerando a potencia?  

Assistindo a ESPN nas etapas de grande Volta (Giro de Itália/Tour de France) sempre vejo os narradores falando sobre potencia Absoluta / Potencia Relativa e fico em dúvida quanto a isso. Os Ciclocomputadores mais tops que já vi na internet mostram diversos dados de potencia e não só os dados de potencia instantânea igual ao meu.

Grato pela ajuda desde já;

Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 09:49
fala silas, eu comprei um PM e to treinando faz uns 2 meses
é um PM P325cs da Magene, pareado com um Magene C406 que me mostra os dados

ele mostra apenas o instantâneo e eu acho sim suficiente para os treinos, o ponto "negativo" é a oscilação pq afinal é o retorno direto da força que você tá exercendo e isso varia na pedalada, mas nao vejo como um problema, é até um ponto bom pra voce se vigiar e aprender a manter uma pedalada mais constante
isso poderia ser contornado com Potencia 3s, que alguns computadores mostram a média dos últimos 3s e reduz a oscilação do instantâneo, mas do tanto que eu pesquisei isso é muito pessoal msm

quanto a potencia relativa, que seria o W/kg, nao vejo tanto ganho de ver isso na hora ali no computador.. voce sabendo tuas zonas de potencia dá pra ter uma boa noção disso, é mais importante ter noção do teu FTP (limiar) por ex que é na absoluta
outro dado interessante é a potencia normalizada (NP) mas isso é mais um dado pra pós-análise, pois dá uma noção melhor do esforço realizado, sendo uma média ponderada, do que a média direta da potencia


enfim, sobre teu treinamento, é suficiente sim.
ter acesso a esses outros dados pode sim agregar ao teu treino, mas não é essencial.. entao voce pode por exemplo iniciar com o que tem hoje, aprender a treinar com potencia e tals.. e mais pra frente voce faz um upgrade no gps pra um que mostre mais dados :)

qto ao treino em si, te digo que é bem interessante o uso da métrica de potencia, se teu objetivo é evolução de desempenho e melhorar teus tempos
a potencia dá uma noção muito mais direta do esforço do que freq cardíaca, e usar os 2 juntos entrega parametros pra voce seguir que podem ajudar muito no treinamento e em provas

e ta cheio de video por ai com material sobre treinamento, planilhas e tal.. recomendo buscar o Dylan Johnson no youtube que manja muito e é bem didático, o podcast do TrainerRoad tb é muito bom
ai claro, se voce tiver a grana pra isso e estiver disposto, tb dá pra ir atrás de um treinador msm que faça personalizado pra ti heheh
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 11:59
Muito obrigado por sua resposta.

Muito esclarecedora por sinal.

Pesquisando no manual do meu GPS ele fala que o mesmo exibe os dados de potencia das imagens abaixo. Achei bem completo por sinal.

A ideia é continuar treinando com minhas planilhas que são com base em FC e Cadencia, observando os wats e ir aprendendo com o cruzamento dessas informações.






Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

fala silas, eu comprei um PM e to treinando faz uns 2 meses
é um PM P325cs da Magene, pareado com um Magene C406 que me mostra os dados

ele mostra apenas o instantâneo e eu acho sim suficiente para os treinos, o ponto "negativo" é a oscilação pq afinal é o retorno direto da força que você tá exercendo e isso varia na pedalada, mas nao vejo como um problema, é até um ponto bom pra voce se vigiar e aprender a manter uma pedalada mais constante
isso poderia ser contornado com Potencia 3s, que alguns computadores mostram a média dos últimos 3s e reduz a oscilação do instantâneo, mas do tanto que eu pesquisei isso é muito pessoal msm

quanto a potencia relativa, que seria o W/kg, nao vejo tanto ganho de ver isso na hora ali no computador.. voce sabendo tuas zonas de potencia dá pra ter uma boa noção disso, é mais importante ter noção do teu FTP (limiar) por ex que é na absoluta
outro dado interessante é a potencia normalizada (NP) mas isso é mais um dado pra pós-análise, pois dá uma noção melhor do esforço realizado, sendo uma média ponderada, do que a média direta da potencia


enfim, sobre teu treinamento, é suficiente sim.
ter acesso a esses outros dados pode sim agregar ao teu treino, mas não é essencial.. entao voce pode por exemplo iniciar com o que tem hoje, aprender a treinar com potencia e tals.. e mais pra frente voce faz um upgrade no gps pra um que mostre mais dados :)

qto ao treino em si, te digo que é bem interessante o uso da métrica de potencia, se teu objetivo é evolução de desempenho e melhorar teus tempos
a potencia dá uma noção muito mais direta do esforço do que freq cardíaca, e usar os 2 juntos entrega parametros pra voce seguir que podem ajudar muito no treinamento e em provas

e ta cheio de video por ai com material sobre treinamento, planilhas e tal.. recomendo buscar o Dylan Johnson no youtube que manja muito e é bem didático, o podcast do TrainerRoad tb é muito bom
ai claro, se voce tiver a grana pra isso e estiver disposto, tb dá pra ir atrás de um treinador msm que faça personalizado pra ti heheh
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 14:23
tá resolvido então, que bem completo o que consegue mostrar ao vivo no aparelho..

acho tua ideia uma boa msm, faz umas semanas de transição exatamente pra pegar como tua FC reage ref a potência, e ai depois passa a usar potencia como principal métrica
é legal de fazer um teste de FTP tb, até como parametro pra acompanhar tua evolução e também os treinos.. o que nao falta é material por ai de como voce pode fazer o teste, mas uma subida com pelo menos 20min é o mais simples (com aquec antes, claro)

qto ao que vai usar no treino, acho que principalmente a POT inst ou 3s, e ai com o FTP inserido no aparelho você consegue usar Zonas pra se guiar nos intervalos, e tb FI/TSS que sao bons indicadores do nivel de esforço daquela sessão
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2021 as 20:12
não quero te desanimar, mas... eu...

no seu lugar eu estudaria um pouco a respeito de treinamento por potência antes de comprar um medidor de potência, caso contrário você vai subaproveitar muito os recursos possíveis e o custo benefício vai ser baixo. Minha impressão é que você tem zero experiência com ele. A chance de gastar uma grana e não extrair o que espera é bem significativa.
E não, ao contrário do que já disseram aqui, e do que muita gente acha, medidor de potência não substitui FC, assim como FC não substitui percepção de esforço, são métricas complementares que avaliam componentes totalmente distintos do treino.
Medidor de potência avalia carga externa de treino, qual estímulo você está dando para o seu corpo e é uma ótima ferramenta para treinos de intervalos curtos, antes da estabilização da FC, como o SIT, por exemplo. Já FC avaliar a carga interna de treinamento, como o seu corpo responde ao estímulos. Uma boa planilha e uma boa avaliação do treinamento precisam considerar os dois parâmetros e entender as relações entre eles.
Além disso, para nós amadores, boa parte do treinar ciclismo passa pelo prazer de pedalar, se desafiar, caçar treino... Esse prazer tende a diminuir quando nos amarramos muito ao medidor de potência, já vi algumas pessoas que depois de começar a treinar por potência melhoraram muito, mas desanimaram de pedalar e pararam de treinar (se foi pela mecanização/padronização do ato de pedalar ou por um overtrainning não identificado não sei dizer).

Quais são os meus critérios para usar medidor de potência:
1. Saber usar bem essa ferramenta
2. Estar com treino, dieta e descanso regulares e consistentes (mais de 90% de conclusão dos treinos propostos)
3. Estar estagnado treinando com os recursos que eu tenho em mãos

A imensa maioria das pessoas vai ter o mesmo resultado gastando muito menos se periodizar o treino direito e for consistente com o esquema proposto.

Desculpe, minha intenção não é cortar o seu barato, mas tive a impressão que você não sabia muito o que estava fazendo.

em tempo, ignora isso que falei se a intenção for usar plataforma online que pede medidor de potência



Editado por IDatti - 31 Mai 2021 as 20:14
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2021 as 08:26
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

E não, ao contrário do que já disseram aqui, e do que muita gente acha, medidor de potência não substitui FC
cara, nao sei se foi referente a algo que eu disse (já que só eu respondi o tópico), mas eu disse exatamente que o melhor é ter as duas métricas disponíveis..

Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

Além disso, para nós amadores, boa parte do treinar ciclismo passa pelo prazer de pedalar, se desafiar, caçar treino... Esse prazer tende a diminuir quando nos amarramos muito ao medidor de potência, já vi algumas pessoas que depois de começar a treinar por potência melhoraram muito, mas desanimaram de pedalar e pararam de treinar (se foi pela mecanização/padronização do ato de pedalar ou por um overtrainning não identificado não sei dizer).
é bem pessoal, mas é possível msm
a potencia oferece comparação mais direta com outros atletas, e isso pode virar uma obsessão em olhar pros numeros e ficar se comparando, ainda mais qdo percebe que tá pior que aquele ou aquele outro

qto a overtraining, comigo na vdd ajudou a ponderar melhor os treinos e distribuir o esforço.. eu sei qto posso me esforçar num segmento especifico sem estragar todo o pedal, seja um treino curto ou um pedal longo

Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

Quais são os meus critérios para usar medidor de potência:
1. Saber usar bem essa ferramenta
2. Estar com treino, dieta e descanso regulares e consistentes (mais de 90% de conclusão dos treinos propostos)
3. Estar estagnado treinando com os recursos que eu tenho em mãos

A imensa maioria das pessoas vai ter o mesmo resultado gastando muito menos se periodizar o treino direito e for consistente com o esquema proposto.
concordo com os critérios, e teus comentários foram ótimos msm, eu acabei passando direto pela real necessidade/utilidade do medidor e isso é algo que tem que ser bem avaliado, pq querendo ou não é um componente que vai custar ai uns 2-3k, não é pouca grana

pessoalmente, peguei uma baita oportunidade no meu, além disso eu sou meio maluco por dados e gosto de ter tudo a disposição, msm que no meu nivel amador não faça uma baita diferença, e eu nao aproveite todo o potencial dele
mas eu também li e estudei muito sobre antes de comprar, que se informar e entender o que pode ou não ajudar, faz total diferença
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 12:55
stefanob, talvez eu tenha interpretado um pouco mal a sua mensagem na primeira lida rápida. 
desculpe o mau entendido, mas não foi direcionado exclusivamente a você.
Abraço
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 16:38
Obrigado Stefano por sua Idatti por sua contribuição. Não precisa pedir desculpas, a ideia aqui é aprender com quem já usa ou usou.

De fato sou leigo no assunto e pareço meio perdido rs rs.

Curto muito ter dados a minha disposição, durante e após o treino principalmente, medir a evolução em números, por isso o desejo de usar watss.

De fato já vi que o custo/benefício é péssimo, terei de investir algo próximo a R$ 3.500,00 (comprando da china - Aliexpress).

Estou estudando ainda se comprarei mas estou bem tendencioso a comprar. Uma coisa que reparei, que existem 3 marcar menos conhecidas (além da STAGES e SRM) que são a SIGEY / XCADEY e MAGENE. Todas elas creio que não tem suporte no Brasil para caso de defeito/problemas, isso me deixa com um pouco de medo, pq essas coisas eletrônicas tendem a apresentar problema.

Grato pela contribuição de todos.


Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 17:50
Originalmente postado por silasfab silasfab escreveu:

Estou estudando ainda se comprarei mas estou bem tendencioso a comprar. Uma coisa que reparei, que existem 3 marcar menos conhecidas (além da STAGES e SRM) que são a SIGEY / XCADEY e MAGENE. Todas elas creio que não tem suporte no Brasil para caso de defeito/problemas, isso me deixa com um pouco de medo, pq essas coisas eletrônicas tendem a apresentar problema.
sobre o valor, é importante considerar em cima ainda o imposto de 60%+ICMS dependendo do estado, é caixa grande e de eletrônico então a chance de taxarem é alta

eu tenho um Magene P325CS, peguei em financiamento coletivo e saiu metade do preço retail hoje.. a marca já é bem estabelecida, dependendo do modelo dá pra encontrar muita review detalhada online..
Sigeyi e XCadey tb ganharam nome nos últimos anos, a primeira é tida um pouco acima pelo que eu vejo os comentários, tb dá pra encontrar muita review online sobre

realmente a questao de suporte/garantia é complicada, se voce comprar de uma loja boa no Aliexpress, é pra ser ok enviar de volta pra prestarem suporte ou trocarem a peça em garantia, mas fora o tempo de espera ainda pode gerar mais custos
é importante ficar de olho tb nas compatibilidades, pq dependendo do modelo é uma forma diferente de instalação, compatibilidade com pedivela sram ou shimano, etc.. é bom pesquisar bem!

a Garmin tb oferece a opção do pedal medidor, o valor é bem similar mas você ganha maior flexibilidade na compatibilidade e troca rápida

o valor infelizmente vai desembolsar alto msm, não tem como fugir.. o que é bom avaliar tb é relativo ao valor da tua bike, pq as vezes é um componente caro e especializado demais pra um modelo de entrada
na msm linha do que o Idatti comentou, acho que vale avaliar um upgrade de bike, roda, bikefit, treinamento.. que provavelmente terão resultados mais palpáveis e mais rápidos do que o medidor de potência
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X