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Bike Gravel vale a pena pra mim ?

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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Tenho uma Spry com Claris (modelo 2021).

Só ando na cidade com ela (pois tenho uma MTB), e sou feliz pra caralho com ela.

Me julguem!!!

Se vc é feliz, é o que conta. Mas nesse caso seria muito melhor uma road bike, já que só anda no asfalto.
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Tenho uma Spry com Claris (modelo 2021).

Só ando na cidade com ela (pois tenho uma MTB), e sou feliz pra caralho com ela.

Me julguem!!!

vc é um graveleiro consciente. tem uma ferramenta pra cada trabalho.

o problema é ter q ler opiniões de graveleiros iludidos e fanáticos q dizem que ninguém precisa de uma MTB pq dá pra fazer tudo de gravel.

Sendo q esses nunca andaram numa trilha na vida, ou nem gostam de trilha.  ou gostam de ficar sofrendo,  sacolejando e furando pneus 35mm em estradas que não são apropriadas pra gravel. tá cheio desses por aí, tem q tomar cuidado.
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luyggi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2021 as 14:52
Assim como acho que tem mtbiker que acha que precisa de pneu 2, alguma coisa pra cima e suspensão dianteira e traseira pra andar no asfalto na cidade, o resto nada é bom, nada serve, o tal do conforto que só existe nesta modalidade de bike, sem contar outeas idiotices que escrevem por aí.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2021 as 14:52
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Tenho uma Spry com Claris (modelo 2021).

Só ando na cidade com ela (pois tenho uma MTB), e sou feliz pra caralho com ela.

Me julguem!!!

Se vc é feliz, é o que conta. Mas nesse caso seria muito melhor uma road bike, já que só anda no asfalto.

Road bike em São Paulo - Capital?

Aqui não tem 100m de asfalto bom.
Pthiago
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Tenho as opções Gravel e MTB e meu irmão somente a MTB, andamos sempre juntos.

Na trilha com as MTB's andamos de igual para igual, sendo que ele tem muito mais força em subidas que eu.

Na cidade dou uma boa engolida nele nas subidas e descidas, sem contar que ela é mais ágil entre carros.

Fato: não passa pela minha cabeça andar de Gravel nos terrenos que ando de MTB, pois não vai ser divertido e sim sofrido (levando em consideração minha classificação peba menos).

Optei por adquirir a gravel, pois em SP o asfalto na maioria das vezes é ruim.

Ergonomicamente falando, a gravel é muito mais confortável de pedalar do que a MTB. Para longas distancias e em terreno ideal, certamente indicaria essa bike.




Pthiago
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Assim como acho que tem mtbiker que acha que precisa de pneu 2, alguma coisa pra cima e suspensão dianteira e traseira pra andar no asfalto na cidade, o resto nada é bom, nada serve, o tal do conforto que só existe nesta modalidade de bike, sem contar outeas idiotices que escrevem por aí.


precisar nao precisa mas pra quem não tá com pressa é indiscutivelmente mais confortável rodar de mtb que rodar de road 25mm ou gravel 35mm sem suspensão.

ninguém precisa de um suv pra rodar dentro da cidade, mas adivinha só, é o tipo de carro mais vendido no Brasil..

vou passar pra vc o contato do meu pai ai vc explica pra ele q n precisa de mtb pro pedal dele blz? se ele aceitar eu mudo de opinião.

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pra gravel ser viável entra num conjunto enorme de SEs

SE andar só em estradas boas
SE não for pegar trilha
SE não estiver preocupado com o desconforto de pequenas vibrações
SE estiver acostumado com a posição mais aero
SE tiver grana pra comprar algo de qualidade pra não passar raiva

entre outros SEs

Um cenário interessante quem me convenceu pro uso dela é ser uma ferramenta de treinos de volume, já que a relação e pneus costumam desgastar menos ser mais baratos que de MTB. Pra andar nas cidades e pra viagens longas (SE as estradas forem boas) também me parece uma ferramenta interessante SE o cidadão aceitar a posição de pedal dela.



Editado por TheLittle - 15 Jun 2021 as 15:16
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luyggi Ver Drop Down
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gostei mais do "se" do papai...kkk
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luyggi Ver Drop Down
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lá em casa é assim também, se papai falou, tá falado...kkkk
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pthiago Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

pra gravel ser viável entra num conjunto enorme de SEs

SE andar só em estradas boas
SE não for pegar trilha
SE não estiver preocupado com o desconforto de pequenas vibrações
SE estiver acostumado com a posição mais aero
SE tiver grana pra comprar algo de qualidade pra não passar raiva

entre outros SEs

Um cenário interessante quem me convenceu pro uso dela é ser uma ferramenta de treinos de volume, já que a relação e pneus costumam desgastar menos ser mais baratos que de MTB. Pra andar nas cidades e pra viagens longas (SE as estradas forem boas) também me parece uma ferramenta interessante SE o cidadão aceitar a posição de pedal dela.



Cada um tem um jeito diferente de assimilar algumas diversidades, mas fica difícil tomar decisões quando sofremos ataques por ter opiniões ou dúvidas.

Eu gosto de manifestar a experiência que tive na prática para tentar ajudar quem busca algo novo, pois não tive esse feedback em alguns momentos da minha vida.

Posso citar um exemplo que vivi e durante a aquisição das minhas bikes e não tive tal retorno, mesmo aqui no fórum.

Eu tenho uma MTB (Soul Vesuvio) com geometria completamente agressiva e não sabia disso quando a adquiri. Sofri um bocado com ela, pois não tinha "core" abdominal para sustentar a posição que ela oferece (mesmo sem cortar a espiga e com todos os espaçadores para elevar a mesa). Fui descobrir isso na prática e com a fitter.

No caso da Gravel (Spry), tive mais sorte. Me encaixo nela perfeitamente e o que é raríssimo acontecer, até o selim que veio nela me caiu bem. Mas não vou pras trilhas que faço com a Vesuvio com ela nem por curiosidade, mas pedalo 70k aqui na cidade sem sofrer nadinha.

Procuro tentar ajudar com o que vivi, e não julgo quem quer andar de fatbike na cidade, ou de triciclo na trilha, ou de pônei em arco-iris...









Pthiago
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

lá em casa é assim também, se papai falou, tá falado...kkkk

imaginei. 

curioso q faz mais de 20 anos q não moro mais com meus pais, mas confio mais na opinião dele, que não entende quase nada de bike, do que de certos usuários de fóruns.
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Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

pra gravel ser viável entra num conjunto enorme de SEs

SE andar só em estradas boas
SE não for pegar trilha
SE não estiver preocupado com o desconforto de pequenas vibrações
SE estiver acostumado com a posição mais aero
SE tiver grana pra comprar algo de qualidade pra não passar raiva

entre outros SEs

Um cenário interessante quem me convenceu pro uso dela é ser uma ferramenta de treinos de volume, já que a relação e pneus costumam desgastar menos ser mais baratos que de MTB. Pra andar nas cidades e pra viagens longas (SE as estradas forem boas) também me parece uma ferramenta interessante SE o cidadão aceitar a posição de pedal dela.



Cada um tem um jeito diferente de assimilar algumas diversidades, mas fica difícil tomar decisões quando sofremos ataques por ter opiniões ou dúvidas.

Eu gosto de manifestar a experiência que tive na prática para tentar ajudar quem busca algo novo, pois não tive esse feedback em alguns momentos da minha vida.

Posso citar um exemplo que vivi e durante a aquisição das minhas bikes e não tive tal retorno, mesmo aqui no fórum.

Eu tenho uma MTB (Soul Vesuvio) com geometria completamente agressiva e não sabia disso quando a adquiri. Sofri um bocado com ela, pois não tinha "core" abdominal para sustentar a posição que ela oferece (mesmo sem cortar a espiga e com todos os espaçadores para elevar a mesa). Fui descobrir isso na prática e com a fitter.

No caso da Gravel (Spry), tive mais sorte. Me encaixo nela perfeitamente e o que é raríssimo acontecer, até o selim que veio nela me caiu bem. Mas não vou pras trilhas que faço com a Vesuvio com ela nem por curiosidade, mas pedalo 70k aqui na cidade sem sofrer nadinha.

Procuro tentar ajudar com o que vivi, e não julgo quem quer andar de fatbike na cidade, ou de triciclo na trilha, ou de pônei em arco-iris..



estou fazendo a mesma coisa amigo, e nenhum momento me dirigi a você de forma desrespeitosa.

aliás nem ao outro cidadão que está vestindo a carapuça do graveleiro deslumbrado, eu nem estava falando dele.

Eu me referia a outro cidadão aqui do fórum que falou em outro tópico que achou a gravel perfeita e que ia vender a mountain bike por que não fazia sentido onde ele morava. Por acaso é a mesma cidade que eu moro. A realidade é que o cidadão NUNCA FOI EM UMA TRILHA DE MOUNTAIN BIKE NO LUGAR QUE ELE MORA, mas chegou a essa conclusão e veio opinar no fórum que mountain bike era inútil nesse lugar. Na verdade na cidade em questão não existe nenhuma estrada de chão propícia pra gravel. O cidadão pegava o carro e se deslocava 100KM pra poder pegar uma estrada realmente propícia pra gravel. Dentro dessa cidade em questão faz muito mais sentido se deslocar de speed e ter uma mountain bike de preferência trail full suspension pra poder aproveitar as trilhas, q são bem cascudas por sinal e nem em sonho dá pra encarar de gravel.
É esse tipo de opinião sem noção nenhuma e completamente sem propriedade que me irrita e procuro expor em qualquer oportunidade por aqui.
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luyggi Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

lá em casa é assim também, se papai falou, tá falado...kkkk


imaginei. 

curioso q faz mais de 20 anos q não moro mais com meus pais, mas confio mais na opinião dele, que não entende quase nada de bike, do que de certos usuários de fóruns.


Eu também, kkkk, se fosse pelas dicas de certos usuários do fórum, já tava de full andando na cidade, com o guidão cortado pra passar melhor pelos carros e pronto pra atropelar aqueles buracos que tem na rua...kkk
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Fabio Ver Drop Down


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Em 2013 depois de um tempo ausente eu caí nas docas dos foristas, e não foi de um, mas de vários deles. Comprei uma Caloi Elite 30.
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

lá em casa é assim também, se papai falou, tá falado...kkkk


imaginei. 

curioso q faz mais de 20 anos q não moro mais com meus pais, mas confio mais na opinião dele, que não entende quase nada de bike, do que de certos usuários de fóruns.


Eu também, kkkk, se fosse pelas dicas de certos usuários do fórum, já tava de full andando na cidade, com o guidão cortado pra passar melhor pelos carros e pronto pra atropelar aqueles buracos que tem na rua...kkk

Acho melhor vc rodar com suas velharias ultrapassadas do container, e deixar as full pra quem realmente vai usar nas trilhas, ou então pros tiozinhos que vão passear na cidade e não ligam pra opinião de graveleiros deslumbrados.
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luyggi Ver Drop Down
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É isso aí, kkkk, cada louco com sua opinião....kkkk
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luyggi Ver Drop Down
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E concordo com as full pras trilhas....kkkk
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Caiobiker Ver Drop Down
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PS: uma rápida pesquisa no ML mostra que pneus gravel estão bem mais caros do que, por exemplo, um par de Pirelli Scorpion 2.0 ou 2.2 para MTB. Estava escrevendo uma resposta sobre elas valerem a pena mesmo para aquela rodagem onde queimamos pneu de MTB, guardando nossas queridinhas só pro bem-bom. Mas acho que está dando na mesma: um queima mais e custa menos e o outro queima menos e custa bem mais. Nesse ponto específico a gravel ganha se estiver buscando mais kms rodados por saída de casa, mas voltamos pra historia de existir uma bike mais eficiente pra cada terreno. 

Confesso que voltei ao pedal recentemente e vi na região (onde não morava na época em que parei) que uma gravel se sairia muito bem. Mas só quero ter uma bike e os fins justificam os meios (o fim é o mato, o meio é a ciclovia).
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LeoSilva Ver Drop Down


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Acho que tanto a bike full como as gravel e as rabo duro tem suas vantagens e desvantagens.

Na copa do mundo de mtb alguns atletas preferem ir de ht para levar vantagem nas subidas devido ao baixo peso.
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

PS: uma rápida pesquisa no ML mostra que pneus gravel estão bem mais caros do que, por exemplo, um par de Pirelli Scorpion 2.0 ou 2.2 para MTB. Estava escrevendo uma resposta sobre elas valerem a pena mesmo para aquela rodagem onde queimamos pneu de MTB, guardando nossas queridinhas só pro bem-bom. Mas acho que está dando na mesma: um queima mais e custa menos e o outro queima menos e custa bem mais. Nesse ponto específico a gravel ganha se estiver buscando mais kms rodados por saída de casa, mas voltamos pra historia de existir uma bike mais eficiente pra cada terreno. 

Confesso que voltei ao pedal recentemente e vi na região (onde não morava na época em que parei) que uma gravel se sairia muito bem. Mas só quero ter uma bike e os fins justificam os meios (o fim é o mato, o meio é a ciclovia).

Por acaso vi hoje um par de pneus levorin cyclocross 32mm que parecem ser razoáveis pra esse tipo de uso e custam coisa de 150 o par. não sei de relatos se presta ou não, mas pode ser interessante até pra quem quer usar na MTB no asfalto pra economizar os pneus de trilha caríssimos de hoje em dia.


Editado por TheLittle - 16 Jun 2021 as 11:06
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os pneus hoje estão inflacionados demais, mas tem pneu de arame kenda 700x35 ou 700x38 por esse preço também (150) par e também tem um que não conheço da marca deestone que vi esses dias por 50 e poucos pila cada.

Editado por luyggi - 16 Jun 2021 as 11:15
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uma época usei o kenda kwick 700x35 e achei razoável no asfalto.. na época foi coisa de 60 reais cada pneu, hoje não deve estar muito mais que isso. E lembro q tem boa durabilidade, mas por ser de arame e borracha dura era relativamente pesado. 
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trighetto Ver Drop Down
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Olá!
Apesar de ser uma modalidade nova no Brasil já tem bastante gente com opinião formada sobre Gravel.
Eu já tive 2 gravels e gosto bastante. Nesse vídeo aqui tem vários prós e contras dessas bikes pra entendermos se vale a pena ter uma.

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