Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike Gravel vale a pena pra mim ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike Gravel vale a pena pra mim ?

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:28
Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Acredito que assim como foi quando a 29 surgiu muito ainda vai ser falado a respeito da gravel. Modalidade nova que talvez não ache seu espaço no Brasil.

É importante lembrar que as marcas que apostaram nesse proposta estão fazendo MKT para vender seus produtos.

A bike pode ser uma boa ou pode não ser, não vou para nenhum extremo, fui numa loja e curti a bike achei mais confortável que uma speed porém não acredito que vá bem trilha.

Vi vídeo da galera fazendo uma provas de mtb raiz com grevel até da mas é complicado mas da ksksm

Enfim não vou a os extremos, gravel não é bike de trilha porém tbm não é uma bike ruim. Para oq se propõe

então pelo jeito ja está convencido e o tópico não tem mais propósito.

compre a gravel e tenta manter também a mtb para eventuais pedais em estradas muito ruins e trilhas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:31
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.



vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.

Vou te falar que tenho visto umas MTB de XCzeiro aí, que a mesa é tão negativa que o cara pedala curvado igual num sprint no drop do guidão de road. 

Pergunta que parece sacana mas é de verdade: No XCM o regulamento limita a bike a ser utilizada? Obriga a usar MTB? 

No Road sei que é cheio de regramento quanto a bike... agora desconheço totalmente a regra do XCM... 

isso é verdade, vejo muito também. a pegada acaba sendo próxima a uma gravel no drop, porém sem a vantagem de ter uma outra pegada mais confortável como nos hoods da road/gravel.

Um guidão assim privilegia pedais q são muito mais estradão do que trilhas.. andar na trilha com guidão baixo até vai, mas o controle n é dos melhores. Aí vai do piloto dosar a bike pro que vai ter mais vantagem.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:34
Ôôô! Vou cobrar royalties, quem escreve assim meio "tátibi-táti sou eu, hehehe... Big smile

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


A questão-chave é: Uma gravel NA TERRA não tem o desempenho de uma MTB. Vai ter que andar mais lento, inevitavelmente devido a falta de aderência dos pneus.

A gravel é uma bike pensada para um tipo de pavimento que não temos aqui no Brasil. 

"ãããin mas eu poçu culucar pineu 2.1'' na graveulll...." - Nem responderei esse tipo de comentário LOLLOLLOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:37
em corridas de ultra longa distância, estilo bike packing, uma coisa comum de se ver são mountain bikes xc com clips aero no guidão. Como os caras passam muito tempo pedalando em estradas em linha reta, deve ajudar bastante. mas lá tem de tudo, desde adventure bikes, gravel, bikes com pneus plus..

divirtam-se

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:37
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.




vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.


Vou te falar que tenho visto umas MTB de XCzeiro aí, que a mesa é tão negativa que o cara pedala curvado igual num sprint no drop do guidão de road. 

Pergunta que parece sacana mas é de verdade: No XCM o regulamento limita a bike a ser utilizada? Obriga a usar MTB? 

No Road sei que é cheio de regramento quanto a bike... agora desconheço totalmente a regra do XCM... 


isso é verdade, vejo muito também. a pegada acaba sendo próxima a uma gravel no drop, porém sem a vantagem de ter uma outra pegada mais confortável como nos hoods da road/gravel.

Um guidão assim privilegia pedais q são muito mais estradão do que trilhas.. andar na trilha com guidão baixo até vai, mas o controle n é dos melhores. Aí vai do piloto dosar a bike pro que vai ter mais vantagem.


Se pudesse nesse momento. Eu terias duas bikes roads e uma mtb. Acredito que para quem tem duas bikes a gravel não tem muito sentido.
Pensei nela por só poder ter uma bike.

Sinceramente penso em pega uma rock evo e continuo de mtb no asfalto ksks ou uma versa. Mas uma pura speeds para mim é mais complicado até por não ser speedero, e tbn não posso investir na speed que quero
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:38
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sigo com minha ideia: Pq essa belezinha de gravel aqui não é usada nas provas de XCM?

Talvez porque só incomode e não tenha rendimento?

cara, eu como leigo, vejo que se colocar um garfo rígido numa MTB e uma mesa curta, fica igual a essa!

masssss....
não ostenta em ser uma GRAVEL e nem em ter pago 26k nessa belezinha!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:41
O habitat das gravels é bem raro no Brasil.
Aqui quase não existem estradas de terra suavizadas, feitas sobre cortes nas encostas, com canaletas p desacelerar a água e etc.

Sobram valetas, costelas, pedras e buracos. Uma gravel até vai, visto que muita gente anda de barraforte nesses caminhos, mas não é a melhor escolha.
Acho que vale como uma estradeira robusta, se for de manutenção mais barata que as demais.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:46
Agora sinceramente, param que curte fazer longão nas estradas do Brasil, oq não é o meu caso kskk
Acredito que a gravel seja uma boa opção, pq nossas estradas são terríveis, pedalar mais 100km com uma speed no nosso tipo de estrada não é nada fácil. E arrasta uma mtb tbm cansa.

Acredito cada uma tem seu lugar e se o cara que uma bike faz tudo é mtb, vc não vai ser o mais rápido dependendo do pedal mas vc vai não importa onde for

Porém toda bike tem seu lugar e pro cara que só quer se divertir e não tá preocupado com performance ele vai de mtb ou grevel para os pedais já tive conhecido que fez trilha comigo de 26 de ferro com garfo rígido e pneu fino, só não sei como ksksks
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:54
Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

O habitat das gravels é bem raro no Brasil.
Aqui quase não existem estradas de terra suavizadas, feitas sobre cortes nas encostas, com canaletas p desacelerar a água e etc.

Sobram valetas, costelas, pedras e buracos. Uma gravel até vai, visto que muita gente anda de barraforte nesses caminhos, mas não é a melhor escolha.
Acho que vale como uma estradeira robusta, se for de manutenção mais barata que as demais.


Só ver que as provas do WRC na terra, tem o piso mais liso do que qualquer estrada de terra do Brasil.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:56
MTB que arrasta no asfalto é com pneu Levorin. kkk

Minha bike de praia com pneu slick desses praieiro (nem sei a marca) arrasta MUITO mais que minha MTB.


Editado por Fabio - 10 Fev 2021 as 10:03
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 10:04
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

MTB que arrasta no asfalto é com pneu Levorin. kkk

Minha bike de praia com pneu slick desses praieiro (nem sei a marca) arrasta MUITO mais que minha MTB.
considere também rolamentos safados, peso alto e o guidão seca-sovaco
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 13:22
Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Ou se vacilar pego uma gravel, coloco um pneu liso 700×28 e vou ser feliz no asfalto já é o peso em relação as speds no mesmo preço é o mesmo kssk

Só melhorar os componentes e um pouco o peso quando a bike vai para os 7000 mil ksks


Opção errada. Tinha a ideia de comprar uma Versa com grupo Sora pra rodar só em asfalto.
Preço de 5990,00
Aí pesquisando, acabei pegando uma Kode que também vem com grupo Sora só que me custou 4500,00+165,00 de frete, moro em MG e a bike veio do Paraná.

A mais a versa é freio a disco!!! 1500,00 em um par de disco mecânico? Tô fora, essa diferença se converte em upgrade.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 20:49
Como disse anteriormente: gravel vejo sentido pro MTBiker de asfalto, que nem terra vê direito, ou pra quem quer algo tipo road mas não aguenta a posição muito racing nem a dureza dos pneus e freios fracos na chuva.

Falaram aí sobre desempenho de MTB x gravel no asfalto: o fator mais decisivo é a aerodinâmica da gravel melhor. No asfalto a Gravel é mais rápida que a mtb, se o biker conseguir andar no drop quebra o vento bem melhor que uma MTB, por mais que essa tenha mesa negativa.

E sobre competição de xcm com gravel: algumas corridas por aqui tem até no regulamento que não é permitido bike gravel nessas provas (ano passado até ia correr uma pra ver o que dava mas foi tudo cancelado).
Se tiver alguma este ano vou correr, mas acho que coloco guidão flat e os maiores pneus que couberem
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2021 as 22:34
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Como disse anteriormente: gravel vejo sentido pro MTBiker de asfalto, que nem terra vê direito, ou pra quem quer algo tipo road mas não aguenta a posição muito racing nem a dureza dos pneus e freios fracos na chuva.

Falaram aí sobre desempenho de MTB x gravel no asfalto: o fator mais decisivo é a aerodinâmica da gravel melhor. No asfalto a Gravel é mais rápida que a mtb, se o biker conseguir andar no drop quebra o vento bem melhor que uma MTB, por mais que essa tenha mesa negativa.

E sobre competição de xcm com gravel: algumas corridas por aqui tem até no regulamento que não é permitido bike gravel nessas provas (ano passado até ia correr uma pra ver o que dava mas foi tudo cancelado).
Se tiver alguma este ano vou correr, mas acho que coloco guidão flat e os maiores pneus que couberem


Ksksk na gravel no máximo que vc de ve conseguir é 1.9 com aro 27.5 talvez com muita procura um 2.0 mais que isso não da

Fui na loja ver a versa. Pneu 40 achei super fino sou a acostumado a rodar com 2.0 pra cima ksks
O da gravel parece um slik que tinha pra minha mtb
Voltar ao Topo
SamuelMP Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 03 Nov 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SamuelMP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2021 as 15:32
E para uso urbano/road? Será que a gravel é um opção interessante?Minha bike foi roubada há alguns dias, e na busca por outra, me deparei com uma gravel oferecida por uma oficina. Eu tinha em sense activ e pedi algo semelhante para ele. Ele me ofereceu uma gravel dele mesmo, que poderia ser tradicional ou convertida para uma urbana com guidão flat. A minha maior dúvida é se a gravel desempenha bem na cidade? eu sempre curti bike de estrada mas não posso ter 2 bikes. Será que uma gravel seria a solução?
Voltar ao Topo
krluz Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jun 2021
Esteio
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar krluz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 14:21
Eu estou em uma situação parecida, tenho uma Sense Activ, e gostaria de trocar por uma Speed, visto que gosto muito de correr e gostaria de realizar algumas provas de triatlo no futuro, porém na região onde eu moro as ruas não são tão boas, e o acostamento da estrada é em grande parte bem precário, muita sujeira e buracos.

Nunca andei em uma Speed e não conheço ninguém que tenha uma, e fico com receio de trocar por uma Speed e me dar mal com o asfalto precário, por isso pensei em pegar uma Gravel.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 15:39
Originalmente postado por krluz krluz escreveu:

Eu estou em uma situação parecida, tenho uma Sense Activ, e gostaria de trocar por uma Speed, visto que gosto muito de correr e gostaria de realizar algumas provas de triatlo no futuro, porém na região onde eu moro as ruas não são tão boas, e o acostamento da estrada é em grande parte bem precário, muita sujeira e buracos.

Nunca andei em uma Speed e não conheço ninguém que tenha uma, e fico com receio de trocar por uma Speed e me dar mal com o asfalto precário, por isso pensei em pegar uma Gravel.


Procura uma Specialized Diverge, 2018 em diante. Ela vem com pneu 32 e aceita até 40 de boa. 

Se colocar um pneu 28 terá um desempenho bom no asfalto (menos que uma speed).
Agora se optar por pneu 40, tera uma Gravel mais capaz para as estradas ruins. 

Mas não espere milagres em desempenho ou conforto....
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
krluz Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jun 2021
Esteio
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar krluz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 16:22
Obrigado pelas dicas.

Já dei uma olhada na Diverge, gostei bastante. 

Estou de olho nas usadas e pretendo trocar até o final do ano, agora falta decidir entre a Speed ou a Gravel LOL
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 00:04
Andei fazendo uma experiências.
Montei pneus 700x40 na minha Caloi 12 antiga.
E montei uma gravel (na verdade monstercross) num quadro GT aro 26 com garfo rígido de alumínio e pneu pirelli 26x2.0 básicos.
Não estou pedalando longe por causa da pandemia, então testei numa rua esburacada perto de casa.
Meu peso é 100 kg.
A Caloi 12 com o pneu mais largo fica mais confortável que os antigos pneus finos. Perceptível mas ainda é ruim pra andar nos buracos. Não dá pra usar. Coloco 40 psi.
A GT dá pra usar razoavelmente nos buracos, mas não é nenhuma brastemp. Uso 35 psi.
O esquema dos freios de speed impedem de usar em trilha mais complicada. No máximo um single track bem batido.
Quanto à postura, acabei me acostumando com as duas. Pedalo 1:30 hora na boa. Mesmo com a pança pendurada.
A Caloi 12 pra cidade está uma delícia.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 07:54
Se fosse decidir entre uma ou outra eu iria de gravel, pelo menos dá pra botar pneus mais finos sem tirar a elegância da bike (as speeds normalmente só aceitam pneus até 28mm), mesmo pq um quadro gravel é bem mais fino do que o quadro de uma MTB MAS ainda assim é um pouco mais grosso do que uma speed...

Originalmente postado por krluz krluz escreveu:

Obrigado pelas dicas.

Já dei uma olhada na Diverge, gostei bastante. 

Estou de olho nas usadas e pretendo trocar até o final do ano, agora falta decidir entre a Speed ou a Gravel LOL
Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 11:48
Tô pensando em montar um gravel mas p rodar no asfalto ruim, não tenho intenção nenhuma de colocar na trilha, já andei de mtb com garfo rígido com pneus 2.1 tubeless e nos descidões com pedras é horrível, p subir vai muito bem mas p as trilhas vou de mtb mesmo. Com a pandemia os pedais em grupos de mtb ficaram bem restritos então acredito que uma gravel p rodar no asfalto ruim deve ser uma boa. 
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 13:05
Lá pras bandas de 2013 eu achei uma caloi 10 ano 76 numa loja de móveis usados. Ela estava com aros de parede dupla, cubos shimano, um Sora atrás e 8 marchas. Depois de um tempo comprei um par de trocadores/manetes de mtb e coloquei um guidãozinho flat 580mm. Em uma fatídica noite de pedal MTB de uma bicicletaria apareci com ela pra fazer o percurso, de uns 40km (10 asfalto, 28 estradão e 2 single). Quase fui devorado vivo pela opinião alheia, por isso foi até divertido. O sofrimento foi o mesmo que deve ser essas Gravel de hoje. Na vdd eu tinha uma classic gravel kkkk. É legal? Sim. Gastaria mais de 5 mil em uma? Hahahahaha

PS: olha como ela ficava plena de pé presa na areia.



Editado por Caiobiker - 11 Jun 2021 as 13:16
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 19:59
Gravel considero ótima pro uso diário. Guidão menor passa mais fácil no trânsito, tem transmissao pra "andar forte", garfo rígido isento de manutenção, além de fazer nossos ossos mais fortes quando somos sacudidos passando em buracos e paralelepípedos. Agora sempre há quem pense que tem que ter pneu grandão e murcho, suspensão na frente e atrás, senão não tem conforto pra andar na bike e que não vale a pena (geralmente esse povo não tem ou teve esse tipo de bike). Bicicleta feminina tipo ceci e etc usavam pneu 32mm, assim como caloi 10 e semelhantes, nunca vi nenhuma mulher reclamar dos pneus e do conforto da bike, e olha que na época dessas bikes existia muito pouco asfalto por aí, estrada de chão e buraco tinha sim.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 20:55
Vc tem que levar em consideração que essa geração de hj se "machuca" usando pantufas, hehehe... 

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Gravel considero ótima pro uso diário. Guidão menor passa mais fácil no trânsito, tem transmissao pra "andar forte", garfo rígido isento de manutenção, além de fazer nossos ossos mais fortes quando somos sacudidos passando em buracos e paralelepípedos. Agora sempre há quem pense que tem que ter pneu grandão e murcho, suspensão na frente e atrás, senão não tem conforto pra andar na bike e que não vale a pena (geralmente esse povo não tem ou teve esse tipo de bike). Bicicleta feminina tipo ceci e etc usavam pneu 32mm, assim como caloi 10 e semelhantes, nunca vi nenhuma mulher reclamar dos pneus e do conforto da bike, e olha que na época dessas bikes existia muito pouco asfalto por aí, estrada de chão e buraco tinha sim.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 21:20
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Se fosse decidir entre uma ou outra eu iria de gravel, pelo menos dá pra botar pneus mais finos sem tirar a elegância da bike (as speeds normalmente só aceitam pneus até 28mm), mesmo pq um quadro gravel é bem mais fino do que o quadro de uma MTB MAS ainda assim é um pouco mais grosso do que uma speed...

Originalmente postado por krluz krluz escreveu:

Obrigado pelas dicas.

Já dei uma olhada na Diverge, gostei bastante. 

Estou de olho nas usadas e pretendo trocar até o final do ano, agora falta decidir entre a Speed ou a Gravel LOL



As mais modernistas estão aceitando 30c ou 32c sem maiores(Roubaix, Caad13, Domane) problemas, a Synapse até 38c...

Eu mesmo passei a utilizar um Conti 4Season 32c numa Caad13 e o resultado foi surpreendentemente bom. Não segura, temuita aderência e não fura. Estou utilizando diariamente para deslocamentos urbanos, sem restrições, desço até meio fio (bem suave, com técnica). Em resumo é muito mais confortável que uma MTB com pneu 1.5 ou uma híbrida com 37c que já tive. Não tem volta, disco é pneuzao fazem a diferença (ainda mantenho uma puro-sangue com pneu 23c e peso 2kg mais leve mas só uso de vez em quando - são muito diferentes). Se vai rodar somente em asfalto, vai numa speed moderna, sem.duvida. a geometria da gravel com traseira mais longa, maior rake e tubo do selim mais fechado a deixa mais lenta em retomadas e menos ágil na mudança de direção.

Editado por dimas2dimas - 11 Jun 2021 as 21:23
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2021 as 21:39
[QUOTE=sidserra]
Vc tem que levar em consideração que essa geração de hj se "machuca" usando pantufas, hehehe... 


culpa das mães: usaram muito talco e hipoglós...kkkk
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2021 as 20:57
Eu to morando na Suiça e tenho essa gravel:

https://www.polygonbikes.com/product/road/bend-r2/

A gravel aqui é sim muito versatil, no asfalto vai razoavelmente bem e nas estradas não pavimentadas daqui, ela anda melhor que MTB, pq são estradas de cascalho ou terra batida de relevo muito bom.

Unico problema para mim, eu andava de MTB antes e ainda não acostumei com o guidão, 80% do tempo eu seguro no STI, vou pro drop só quando percebo o vento me segurando pq a posição ainda me incomoda.

Conclusão, a experiência esta sendo muito boa, mas estou pra voltar pro Brasil em alguns meses e não pretendo ter uma gravel quando voltar, para minha cidade uma MTB me serve muito melhor.

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 16:42
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Vc tem que levar em consideração que essa geração de hj se "machuca" usando pantufas, hehehe... 

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Gravel considero ótima pro uso diário. Guidão menor passa mais fácil no trânsito, tem transmissao pra "andar forte", garfo rígido isento de manutenção, além de fazer nossos ossos mais fortes quando somos sacudidos passando em buracos e paralelepípedos. Agora sempre há quem pense que tem que ter pneu grandão e murcho, suspensão na frente e atrás, senão não tem conforto pra andar na bike e que não vale a pena (geralmente esse povo não tem ou teve esse tipo de bike). Bicicleta feminina tipo ceci e etc usavam pneu 32mm, assim como caloi 10 e semelhantes, nunca vi nenhuma mulher reclamar dos pneus e do conforto da bike, e olha que na época dessas bikes existia muito pouco asfalto por aí, estrada de chão e buraco tinha sim.

se vc conseguir explicar e convencer  meu pai, com 62 anos, que uma gravel c pneuzinho 35mm vai ser melhor pra ele fazer o pedal de asfalto e estradinha que ele usa como exercício fisico (30km diários sem praticamente nenhuma elevação considerável), do que a bike XC full aro 29 com pneus 2.3 que ele usa atualmente, eu dou a bike dele de presente pra você.

esses dias tava reparando uma Ceci. A bike tem quadro de aço que acredito ser extremamente flexível por conta do desenho dele. Usa aros de ferro, e vem um um sofá de molas no lugar do banco. O garfo tem o offset grande e com o tubo dobrado pra frente, imagino que pra amortecer uma parte dos impactos também. Pra uma senhora fazer um pedalzinho de deslocamento em asfalto e estradinha de terra, em baixíssima velocidade, com certeza não tem reclamação nenhuma de conforto. Mesmo por que na época que essa bike era popular, não havia nada de custo acessível melhor que ela pra esse uso.

O que é bem diferente de pegar uma bike de desempenho, quadro de de alumínio toda rígida, com aros de alumínio extremamente rígidos, pra andar a 40kmh num estradão e comparar com o cenário acima.

É sério mesmo essa comparação?

gravel é muito simples. 
é só entender que vc estará abrindo mão de muito conforto em detrimento ao desempenho, e também limitando consideravelmente os lugares que a bike pode andar razoavelmente bem. Se você está disposto a fazer a troca (conforto vs desempenho) e já nem frequenta lugares mais difíceis com sua mtb (estradas com buracos, pedras, areia, trilhas), realmente não faz sentido vc ter uma mtb, e com certeza a gravel é pra você.

Já se quiser um pouco mais de conforto, abrindo mão de um pouco desse desempenho em asfalto ou estrada muito boa, e quer frequentar praticamente qualquer tipo de terreno, com certeza gravel é furada.


Editado por TheLittle - 14 Jun 2021 as 16:50
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 17:22
ótima pra cidade, asfalto, agora The Litle, 40 por hora no estradão, não é o caso do pessoal que tá pedindo opinião no tópico, e a comparação é séria da minha parte sim.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 17:45
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

ótima pra cidade, asfalto, agora The Litle, 40 por hora no estradão, não é o caso do pessoal que tá pedindo opinião no tópico, e a comparação é séria da minha parte sim.

Então vamos falar do tópico, muito mais simples pra resolver o assunto. Ele  começou assim.

Citar "Quero tirar uma dúvida sobre essa nova modalidade aqui no Brasil. Quem tem qual a experiência que estar tendo com a bike?

Penso em comprar uma pq o asfalto onde moro não é exatamente bom e de vez em quando faço uma trilha"

Então, se tá falando de TRILHA, nem se deve cogitar uma gravel pq é terrivelmente ruim pra isso.
 
Já vi quantos vídeos por aí de gravel em trilha,  que os graveleiros adoram se gabar e mostrar pro pessoal que anda de mtb como se fossem superiores e como se ninguém precisasse de uma MTB pq gravel faz tudo. Acredite: é tudo balela. 
Existe a ferramenta certa pra cada "trabalho" e gravel tem uma função de nicho e muito pequena no mundo das bikes quando se pensa em versatilidade. 
Percebo também que há uma tentativa de se criar e se vender uma espécie de "lifestyle" graveleiro, com vestimentas, comportamentos e as vezes até opiniões políticas sincronizadas entre os participantes, com uma leve tendência de exclusão de quem não pensar, se comportar ou se vestir igual (meia hora vendo grupos no facebook já dá pra ter uma idéia).

Vamos falar de opiniões na prática agora:
Eu tive uma adventure bike, com pneus 2.25 de mtb. Nem gravel era pois tinha pneus muito maiores e geometria muito mais confortável que as gravel tradicionais, além de ser de aço. A única experiência boa com ela foi andar em asfalto e estrada de chão extremamente boa. Andei na estrada ruim e foi desconfortável, andei na trilha e foi péssimo. 
Também andei de Diverge num evento teste e a experiência que tive foi parecida: asfalto uma maravilha, estrada de chão padrão europeu foi uma maravilha, estrada  com buracos foi péssimo, paralelepípedo muito ruim, e na trilha terrível.







Editado por TheLittle - 14 Jun 2021 as 17:46
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 18:20
eu ando de pneu 32 e 35mm de gravel desde 2013
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 18:36
quando o povo fala em "DE VEZ ENQUANDO PEGAR UMA TRILHA" é pq raramente irão pra trilha, o foco foi asfalto ruim.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 18:42
que fique claro que eu não estou recomendando ir pra trilha de gravel, apesar de eu ir, mas pra asfalto e cidade, estradão, vai que é uma beleza, só acertar a calibragem ideal dos pneus.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 18:43
gravel vai na trilha, é difícil, é cansativo, mas devagarinho vai, com certeza, sendo trilha leve.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 20:59
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

gravel vai na trilha, é difícil, é cansativo, mas devagarinho vai, com certeza, sendo trilha leve.


vai sim

carregada nas costas do ciclista

aqui mal temos estradas de terra boas pra andar de gravel, quem dirá trilhas.

com essa cultura mtb brasileira que mal anda em trilhas e muito menos se une pra mantê-las, nunca vai ter algo liso o suficiente pra percorrer de pneu 35mm sem passar um monte de raiva.


Editado por TheLittle - 14 Jun 2021 as 21:02
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 21:20
aí nesse ponto eu concordo contigo...
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 22:13
Dúvida:

O que seria uma bike como a gravel full suspension da Niner, com guidão flat da Diverge e com pneus plus de outra gravel que tem por aí?

Editado por Fabio - 14 Jun 2021 as 22:25
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 22:19
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Dúvida:

O qeu seria uma bike como a gravel full suspension da Niner, com guidão flat da Diverge e com pneus plus de outra gravel que tem por aí?


uma mistura de híbrida pesada com mountain bike ruim e cara
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
pthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2021 as 14:12
Tenho uma Spry com Claris (modelo 2021).

Só ando na cidade com ela (pois tenho uma MTB), e sou feliz pra caralho com ela.

Me julguem!!!
Pthiago
Voltar ao Topo
rod_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Offline
Mensagens:337
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2021 as 14:38
Acho Gravel pro dia a dia na cidade uma boa. Terra tem que ser MTB mesmo.
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X