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Problema grupo Tourney

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gustavoclx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Problema grupo Tourney
    Postado: 24 Jan 2021 as 23:41
Possuo uma MTB 21v com grupo Shimano Tourney (Pedivela TY301, Corrente HG-40, Roda Livre Megarange TZ-500 e Câmbio Traseiro TY500) e Trocador Shimano EF500. 
A bike está com a gancheira alinhada, câmbio regulado e todas as peças são novas, porém não consigo solucionar o seguinte problema: ao trocar da marcha 5 para a 4, a corrente fica enroscando, conforme vídeo gravado por mim abaixo.
Já tentei de tudo... quando dou mais tensão no cabo o problema é amenizado, mas ainda acontece.. oproblema é que ao dar mais tensão a volta para as marchas mais pesadas fica prejudicada (quem já regulou um câmbio sabe do que estou falando...).
Alguém tem alguma sugestão do que possa estar causando tal problema? Desconfio um pouco do cabo, que apesar de ser novo é daqueles mais baratinhos que vendem em qualquer bicicletaria.
Obs.: as demais marchas trocam suavemente, sem problemas, somente na passagem do cog 5 para o 4 que está assim.

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alant Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 03:43
Qual é o histórico da bike?

Já usava ela e só trocou as peças? É uma bike nova que acabou de ser montada?

Mais do que o cabo eu desconfiaria do conduíte, veja se é o conduíte linear que é o correto para câmbio ao invés da espiral que é para freios, se as pontas de cada conduíte foram bem cortadas com um alicate apropriado e verificaria também a lubrificação deles.

Apesar desse problema entre 5º e 4º cog, consegue subir até o primeiro? 


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gustavoclx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 13:07
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Qual é o histórico da bike?

Já usava ela e só trocou as peças? É uma bike nova que acabou de ser montada?

Mais do que o cabo eu desconfiaria do conduíte, veja se é o conduíte linear que é o correto para câmbio ao invés da espiral que é para freios, se as pontas de cada conduíte foram bem cortadas com um alicate apropriado e verificaria também a lubrificação deles.

Apesar desse problema entre 5º e 4º cog, consegue subir até o primeiro? 


Montei recentemente.. mas os aros estão centrados, guarda chuva da roda está ok e etc...
Os conduites fui eu mesmo quem instalei, e prestei bastante a atenção nesses detalhes que você citou (apesar de serem conduites genéricos, são todos lineares próprios para câmbio com aquele “tubinho” plástico no interior). As pontas estão todas retificadas, inclusive usei um motoesmeril pra tal.
A lubrificação dos cabos fiz com graxa branca náutica.
Passando do 4o cog a subida das marchas está completamente normal.
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gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 13:22
Experimenta cabos de inox. Os cabos mais vagabundos, ele laceia (estica) quando troca a marcha e não pucha tudo que deveria o câmbio. 
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gustavoclx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 13:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Experimenta cabos de inox. Os cabos mais vagabundos, ele laceia (estica) quando troca a marcha e não pucha tudo que deveria o câmbio. 
Estou desconfiando disso, pq não existe nenhuma outra coisa que já não verifiquei...
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alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 13:46
Bem estranho mesmo, se o restante está normal e só dá o problema entre o 4º e 5º cog eu chutaria que poderia ser algum problema no trocador.

Eu tenho esses EF500 na minha bike com cassete sunrace, funcionam de boas
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alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 14:09
Um teste no "zoiômetro" que você pode fazer é tirar a corrente e observar se a cada troca de marcha as roldanas ficam alinhadas com os cogs, o que evidenciaria um problema no trocador caso ocorrer o desalinhamento em somente uma marcha.

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gustavoclx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 14:19
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Um teste no "zoiômetro" que você pode fazer é tirar a corrente e observar se a cada troca de marcha as roldanas ficam alinhadas com os cogs, o que evidenciaria um problema no trocador caso ocorrer o desalinhamento em somente uma marcha.

Legal (a)alant... farei esse teste sim.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 09:46
Olha, não sei porque, todas as bikes Shimano com catracas 7v Shimano série TZ500 que eu tenho pegado pra regular (só de colegas e vizinhos, não sou mecânico profissional) estão com essa bucha nos cogs 4 em diante. Quando regulada pra reduzir certinho da 6 pra 5, fica algum perrengue na redução da 5 pra 4; quando corrige a regulagem pra reduzir OK da 5 pra 4, o aumento da 6 pra 7 fica atrasado...

Realmente não sei o que tá rolando, mas parece que as catracas TZ500 tem uma distância maior entre esses cogs, pelo menos comparadas com a série anterior TZ20/TZ21/TZ30/TZ31. Entenda que isso sou eu especulando uma hipótese, com base nas minhas observações.

A “solução” é aprender a manter a pressão na alavanca do câmbio por mais tempo, até ter certeza que a marcha encaixou. Isso considerando que todo o resto tá OK, claro.

Nesse meio, alguns itens a checar:

* Fixação do cabo no câmbio: um erro muito comum é prender o cabo na “orelhinha” da arruela, que é apenas um dispositivo anti rotação. A imagem abaixo mostra o jeito correto:



* Assentamento correto nos terminais de conduíte: tenha certeza que os conduítes estão cortados retos, sem dobras, sem amassados e com os terminais (a pecinha plástica que faz o acabamento das saídas do conduíte de marcha) bem apoiados. Uma coisa: eu só uso uma lima (poderia ser o esmeril tb) pra finalizar os conduítes de freio, que tem estrutura espiralada. Os de câmbio tem fios paralelos e se esgarçam quando passo na lima. Posta uma foto de como eles ficam depois que vc passa no esmeril? Acho que pode ter algo aí...

* Lubrificação dos cabos: é meio polêmico e opinativo, mas vou relatar minha experiência. Os conduítes que a gente encontra por aqui dizem que tem revestimento interno em “Teflon”, mas nunca vi Teflon de verdade derreter ao aquecer no esmeril, daí julgo que seja um plástico inferior. Alguns desses plásticos não aguentam contato com lubrificantes, principalmente graxa. Quando eu uso conduítes bons (Shimano originais, nunca usei Jagwire), eu até passo uma graxa específica pra bike (Algoo Militar, Algoo PM600 ou Shimano Premium, essa última quando o bolso tá permitindo, mas nunca use graxa de lítio em contato com plásticos ou vedações de qualquer tipo) e tenho boas experiências assim. Mas quando os conduítes são genéricos, eu já vi algumas graxas dissolverem esses tubinhos plásticos vagabundos e melarem o cabo dentro, prendendo. Nesse caso, eu opto por não lubrificar.

* Assentamento da cabeça do cabo no passador: o EF500, assim como outros EZ Fire, tem um encaixe bem chatinho pro cabo. Eu uso uma chave de fenda velha e fina, que foi esmerilhada pra virar um espeto, pra conseguir colocar o cabo corretamente no encaixe, que é bem firme e não deve deixar o cabo ir ou voltar dentro do passador. Já vi diversas vezes o cabo apenas encostado contra o encaixe, sem estar preso (desse jeito ele desencosta do encaixe quando é empurrado de volta), o que até funciona, mas depende da pressão da mola do câmbio pra manter apoiado (coisa que os câmbios de entrada da Shimano não tem muito).

* Folgas nas articulações do câmbio: isso só vai te afetar se for um câmbio mais rodado. Se tiver a chance de pegar um câmbio do mesmo modelo, porém novo, e testar a folga das articulações, vai entender do que estou falando. Essa folga introduz imprecisões na operação e é bastante normal quando se fala de câmbios de entrada, que têm articulações compostas de um simples furo onde o rebite passa, sem mancais, daí o próprio furo se alarga com o tempo.

* Roldanas invertidas: procure se certificar de que a roldana certa está no lugar certo, já que em alguns câmbios elas são diferentes, identificadas pelas letras G (guide pulley ou roldana guia) quando é a de cima e T (tension pulley ou roldana de tensão) quando é a de baixo. Os mancais das roldanas podem ter comprimentos e diâmetros diferentes tb, fique atento a isso.

Acho que é só. Como vc relatou ter checado outras questões, que eu tb teria checado, me limitei a sugerir o que me pareceu que não foi feito. Posta a foto da ponta do conduíte esmerilhado pra gente checar. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
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gustavoclx Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2020
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Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram pra uma possível solução do meu problema, porém infelizmente ainda não resolvi Cry
Verifiquei todos os pontos citados pelo dwsmartins mas infelizmente me parece que é uma característica dessa bendita catraca... cheguei ao ponto de trocar meu Câmbio Traseiro por um Shimano Tourney RD-TX800 e mesmo assim o problema persistiu.
Quanto aos conduítes, realmente observo que não são da melhor qualidade possível, mas é o único modelo para câmbio (com fios lineares) que comercializam aqui em Curitiba - PR (com exceção obviamente dos Shimano, que tem um custo muito maior).
Durante a substituição do câmbio tirei a ponteira do trecho final do conduíte (aquela que "entra" no câmbio) e verifiquei que os fios estavam cerca de 1 mm pra fora da "capa" de borracha.. isso é normal?
De qualquer forma substitui o conduíte por um novo porém, como citei acima, o problema persiste...
Ainda não fiz a substituição do cabo, mas devo fazer nos próximos dias.. caso exclua essa possibilidade (de ser o cabo), vou ter a plena certeza de que o problema está na catraca, assim como o dwsmartins comentou..
Caso tenham ainda alguma observação ou ponto a acrescentar ficarei extremamente grato!
Novamente agradeço a ajuda de todos vocês  Handshake

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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Se trocou o conduíte, deve trocar tb o cabo. O valor ainda é relativamente baixo, tente aí.

Uma coisa que eu passei esses dias na bike da minha filha, que é adaptada com um câmbio TY300 e catraca 6v 14-28d TZ20, foi um desempenho bastante ruim na troca de marchas, a princípio sem razão aparente. Refiz o cabeamento (conduíte e cabo), que na bike dela é um conduíte direto preso com abraçadeiras, e vi a razão disso: o conduíte estava roteado entrando pelo lado esquerdo da caixa de direção, passando embaixo do tubo superior, depois à direita do tubo do canote antes de seguir pelo tubo superior direito do garfo traseiro até o câmbio (basicamente tava fazendo uma meia espiral em torno do tubo superior). Mudei o roteamento pra seguir desde o princípio pelo lado direito do tubo superior e tudo se resolveu!

Em uma bike com suportes para o cabo do câmbio isso não seria um problema, claro, mas o caso me mostrou como um mero detalhe pode causar um problema. Sugiro que dê uma olhada nas curvas do conduíte, tentando deixá-las mais suaves, principalmente na curva que tem logo antes do câmbio traseiro, que deve ter um raio suficiente pra não prender o cabo. Já vi dimensionamento inadequado de conduítes em bikes de fábrica, convém testar se não é algo assim.

Quanto à catraca, a série TZ500 parece ser algo pior que as TZ20/30 mesmo, mas em geral dá pra conviver, ainda que com alguma lentidão nas trocas. O lance é aprender a trocar as marchas segurando a alavanca um pouco além do ponto, sem mudar duas de uma vez. Os passadores da Shimano tem uma folga calculada pra lidar com isso. Deixe a regulagem com a passagem da 6 para a 7 um pouquinho lenta mesmo, é o menor dia problemas.

Boa sorte aí!

Editado por dwsmartins - 12 Mar 2021 as 04:37
Bora pedalar, senão estressa!
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Seddeex Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Fev 2021
Franca-sp
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Certeza que esta gancheira esta alinhada ? no momento 0:14 do video me parece torta ... eu recomendo conferir alem da gancheira, regulagem de altura se tiver e o ajuste fino (por mais que ja tenha tentado) o ajuste fino do passador/cambio é por estagios/mm entao tenta regular com calma e girando bem pouco.
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