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Ferrugem no kit shimano ou não ?

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chester123asd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Dez 2012
Picos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chester123asd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ferrugem no kit shimano ou não ?
    Postado: 17 Fev 2013 as 11:48
     Bom dia pessoal, eu montei minha bike essa quinta feira com o kit shimano acera 2012, peguei so uma trilha leve na quinta e lavei a bike após ela.

     Hoje ( domingo ) fiz uma trilha um pouco mais pesada pegando muita areia e lama. Na hora que cheguei em ksa fui lavar a bike, lavei bacana mas ficaram manchas no cassete que está me parecendo ferrugem, até pensei que era sujeira, mas lavei, lavei e nada.

     1- Será que o grupo já está enferrujando, ou é só sujeira mesmo?
     2- Se estiver enferrujado, tem como tirar a ferrugem?
     3- Alguém tem alguma dica de como lavar a bike sem deixar ferrugem? ( sequei muito bem a bike quinta feira ).
     4- Já aconteceu com alguém do kit shimano enferrujar ?

     Agradeço desde já !
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lordbiron Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Dez 2012
Minas Gerais
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lordbiron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 12:29
Cara, estou usando a bike do meu irmão para pedalar, e sempre (que lembro), dou uma lavada boa nela, com direito a querosene na corrente, catraca e coroa, depois uma boa lubrificação, gota por gota nos elos da corrente, uso aquele óleo multi uso que vende em supermercados mesmo, já usei anti oxidante também, mais junta muita poeira, mas nunca deu nada de ferrugem não. A bike tem pouco mais que 1 ano de uso.
A bike tem kit shimano deore.

Vlw
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chester123asd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Dez 2012
Picos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chester123asd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 12:45
amanhã vou comprar um anti ferrugem pra ver se dá jeito
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paulorl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 08:05
As peças mais simples aparecem ferrugem mesmo. Lava a corrente e deixa dois dias sem lubrificar pra vc ver. O lance é SEMPRE depois que lavar, colocar óleo na corrente. O próprio óleo da corrente já se encarrega de lubrificar o cassete e pedivela. Não tem muito milagre mesmo, se quiser escapar das ferrugens, tem que comprar grupo deore pra cima, mesmo assim não é 100%.

Relax e curta a bike, lembrando sempre do óleo na corrente!

Abraços 
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dudu666 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 08:41
Cara já aconteceu isso comigo, quando pego chuva ou um barro etc..., como moro em Ap. e chego muito tarde tenho que esperar para limpar a bike no outro dia e as vezes aparece pontos e ferrugem, eu limpo assim que possível com desengraxante de cozinha(cif, veja...) funciona muito bem e asi a ferrugem junto com a graxa e depois de secar só lubrificar e ta novo!
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 08:42
O k7 Acera enferruja pra caramba mesmo... minha esposa tem... de um dia pro outro se ela pegar chuva, já amanhece todo enferrujado.

Não tem o que fazer não. Não quer ferrugem, somente pegando um kit shimano slx pra cima (ainda assim a corrente se você não cuidar vai enferrujar).

Mas claro que sempre limpar e manter bem lubrificado evita este tipo de coisa.
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guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 12:21
ressucitando o tópico :)

ontem fui lubrificar a bike hoje (lavei ela ontem) depois de seca e verifiquei alguns pontos de oxidação no cassete, la dentro, meio escondido, junto ao eixo, e também um pouco junto dos espaçadores entre as pinhas (trata-se do shimano HG 400 12-36)

não é muito, mas achei ruim ver aquilo, considerando que o cassete ainda é bem novo (tem uns 1000km) e tenho cuidado muito bem, com limpeza regular do drivetrain todinho.

após ter passado a utilizar lubrificante cera (smoove), sempre faço o possível e impossível para tirar todo e qualquer resquício de óleo e sujeira que possa haver antes de aplicar o lubrificante, conforme recomendado. mas reparei que a corrente não fica muito bem protegida a oxidação, pois está 'exposta'... com certeza os lubrificantes umidos e com óleo funcionam bem melhor para proteger a corrente de oxidação.

o fato é que eu ja estava com cassete e corrente impecáveis, lubrificados com cera, só esperando o próximo pedal quando reparei estes pontos de oxidação. não fiz nada, só fiquei pensando no que fazer. 

no outro dia, pensei melhor e resolvi tocar um WD40 ali, para proteger e tentar minimizar o impacto. só 'envelopei' bem o cassete, protegendo disco de freio, corrente (joguei na menor pinha) etc, e toquei WD40... tentei tirar o excesso e tal, para evitar de contaminar a lubrificação da corrente e tb não grudar mta sujeira qnd for pedalar... mas espero que proteja um pouco o cassete que vem ficando 'desprotegido' qnd passei a utilizar lubrificante cera.

alguem ja passou por isso? acho que é uma particularidade que deve ser cuidada por quem usa cera... a propria corrente tbm sempre tem uns pontinhos meio amarelados.. por mais que vc cuide... só o tempo de a corrente secar apos a lavagem é o suficiente para a oxidação começar a brotar, mas ai qnd vc coloca o lubrificante da uma amenizada parece...

enfim.. se tiverem sugestoes, agradeço, pois a ideia é que esse drivetrain dure mto tempo!


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guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 12:27
Originalmente postado por guster guster escreveu:

ressucitando o tópico :)

ontem fui lubrificar a bike hoje (lavei ela ontem) depois de seca e verifiquei alguns pontos de oxidação no cassete, la dentro, meio escondido, junto ao eixo, e também um pouco junto dos espaçadores entre as pinhas (trata-se do shimano HG 400 12-36)

não é muito, mas achei ruim ver aquilo, considerando que o cassete ainda é bem novo (tem uns 1000km) e tenho cuidado muito bem, com limpeza regular do drivetrain todinho.

após ter passado a utilizar lubrificante cera (smoove), sempre faço o possível e impossível para tirar todo e qualquer resquício de óleo e sujeira que possa haver antes de aplicar o lubrificante, conforme recomendado. mas reparei que a corrente não fica muito bem protegida a oxidação, pois está 'exposta'... com certeza os lubrificantes umidos e com óleo funcionam bem melhor para proteger a corrente de oxidação.

o fato é que eu ja estava com cassete e corrente impecáveis, lubrificados com cera, só esperando o próximo pedal quando reparei estes pontos de oxidação. não fiz nada, só fiquei pensando no que fazer. 

no outro dia, pensei melhor e resolvi tocar um WD40 ali, para proteger e tentar minimizar o impacto. só 'envelopei' bem o cassete, protegendo disco de freio, corrente (joguei na menor pinha) etc, e toquei WD40... tentei tirar o excesso e tal, para evitar de contaminar a lubrificação da corrente e tb não grudar mta sujeira qnd for pedalar... mas espero que proteja um pouco o cassete que vem ficando 'desprotegido' qnd passei a utilizar lubrificante cera.

alguem ja passou por isso? acho que é uma particularidade que deve ser cuidada por quem usa cera... a propria corrente tbm sempre tem uns pontinhos meio amarelados.. por mais que vc cuide... só o tempo de a corrente secar apos a lavagem é o suficiente para a oxidação começar a brotar, mas ai qnd vc coloca o lubrificante da uma amenizada parece...

enfim.. se tiverem sugestoes, agradeço, pois a ideia é que esse drivetrain dure mto tempo!


segue fotos da situação relatada:

https://ibb.co/fxpVSdy

https://ibb.co/j8f0Snv


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