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Efeitos da mesa invertida...

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kmsleo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Dez 2009
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    Postado: 02 Jul 2010 as 18:31
Amigos, estava conversando com um amigo que partcipa de competições aqui na minha área sobre esse assundo. Ele me disse que a mesa invertida melhora o angulo pra "puxada". Achei interessante pois as vezes sinto que falta um pouco de impulsão na geometria da minha bike, que é uma SPZ Rockhopper.
O que vcs acham? É uma boa tentar? Se eu fizesse essa inversão ficaria praticamente com a mesa em angulo reto... Alguém que usa assim, por favor, me passem suas impressões.
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danielbns Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 18:42
não custa nada testar, simplesmente abaixa a altura do guidão, joga o peso mais pra frente.

eu gosto de usar a bike com a frente mais baixa possivel em relação ao conforto.

cuidado com isso pq tem mesa q não da pra usar ao contrario, a tampa da mesa tem q ser mais ou menos perpendicular ao chão, se a mesa tiver a tampa meio deitada qndo vc inverte o guidão fica apoiado só na tampa.
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satoshi Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 18:57
Um guidão mais baixo deixa a posição do biker mais racing para provas de XC. Só que suas costas e ombros devem estar preparados para esta posição, pois ela é mais desconfortável.
- prós: melhora em muito o desempenho em subidas e retas
- contras: tira um pouco de dirigibilidade em descidas mais inclinadas e em trechos de singles mais técnicos
Mas nada melhor do que treinar bastante para se acostumar com esta nova posição.
E como disse o danielbns, verifique se sua mesa permite a inversão.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 19:22
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

cuidado com isso pq tem mesa q não da pra usar ao contrario, a tampa da mesa tem q ser mais ou menos perpendicular ao chão, se a mesa tiver a tampa meio deitada qndo vc inverte o guidão fica apoiado só na tampa.
 
Tem como ilustrar um caso assim? Fiquei meio sem entender já que presuponho que ambos os lados do avanço terão bases planas (se é que assim podemos dizer) seja pro melhor encaixe da tampa seja pro maior apoio nos eapaçadores.
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Paulo69 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 19:28
usei mesa invertida até ficar velho. Odeio as frentes atuais elevadíssimas e tals...
 
Mas, não tem essa de puxada. Acreditei nisso por anos até notar que uma puxada é uma energia gasta não colocada na roda. 
 
Tente, vale a pena.   Dependendo do trajeto é vantajoso.   Dependendo do tamanho da pança, não.
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danielms Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 19:29
tenho certeza que já vi algumas mesas que a tampa ahead-set já vem com a própria mesa, por ser modelo diferente, já vi uma syntace e duma da giant no mercadolivre com estas características
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vrsilva Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 22:46
O que o DanielNns quis dizer, é que ao inverter a mesa, pode ocorrer da mesa ser muito angluada e ficar para baixo, e assim o peso do biker apoia no guidão que por sua vez apoia na mesa..
Só que quando a mesa esta normal com angulo positivo o guidão apoia na cavidade de encaixe da mesa, se a mesa estiver com angulação negativa e esta for demasiado, pode ser que o peso no guidão apoie na tampa que segura o guidão preso na mesa... o que em alguns casos isso pode não ser indicado.

Eu acho animal o visual de bike com a frente reta ou mesa invertida, mas tem que levar em consideração um detalhe que o guidão não pode ficar muito abaixo da altura do selim, o normal da mesa é entre 7 a 12 centimetros abaixo do selim, sendo quanto mais parelho mais confortavel...
Ja andei com mesa invertida e não colocava positiva nem que me pagassem, até um dia eu experimentar fazer as mesmas trilhas com ela normal... e estou gostando ficou muito confortavel...


Editado por vrsilva - 02 Jul 2010 as 22:49
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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LeoLeo Ver Drop Down


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Tenho uma experiência interessante:tenho uma ScottScale onde fiz vários ups,entre eles,coloquei mesa e guidon de carbono(Ritchey).Meu guidon original era flat,quando coloquei a mesa,perdi a agressividade do conjunto.Não pensamos duas vezes(eu e o mecânico):invertemos a mesa e mantive o conjunto agressivo(ficou MEIO centímetro mais alto,continuei encaixado na Bike e emagreci 200 gramas nela.
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André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 23:35
Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

O que o DanielNns quis dizer, é que ao inverter a mesa, pode ocorrer da mesa ser muito angluada e ficar para baixo, e assim o peso do biker apoia no guidão que por sua vez apoia na mesa..
Só que quando a mesa esta normal com angulo positivo o guidão apoia na cavidade de encaixe da mesa, se a mesa estiver com angulação negativa e esta for demasiado, pode ser que o peso no guidão apoie na tampa que segura o guidão preso na mesa... o que em alguns casos isso pode não ser indicado.

Eu acho animal o visual de bike com a frente reta ou mesa invertida, mas tem que levar em consideração um detalhe que o guidão não pode ficar muito abaixo da altura do selim, o normal da mesa é entre 7 a 12 centimetros abaixo do selim, sendo quanto mais parelho mais confortavel...
Ja andei com mesa invertida e não colocava positiva nem que me pagassem, até um dia eu experimentar fazer as mesmas trilhas com ela normal... e estou gostando ficou muito confortavel...
 
Ah tá! É do clamp do avanço que estavam falando achei que era a tampa que vai em cima do avanço pra chamar a espiga pro lugar.Embarrassed
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kmsleo Ver Drop Down
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A minha mesa é um Truvativ XR de 80mm, invertendo ela vai ficar reta... Acho que vai ser o posicionamento na bike que eu estou precisando pelo que estou lendo. Vou colocá-la no limite superior da espiga, sobrando pra baixo 30mm até a caixa de direção.

Vou levar no mecânico pq ainda não consegui acertar a mão na regulagem desse aperto da mesa na espiga, sempre aperto demais e movimento fica "pesado".
Alguém tem alguma manha pra passar sobre isso?
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vrsilva Ver Drop Down
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KMSLEO, é só vc apertar bem, ai tu vira o guidão, se ficar dando tipo tranco das esferas é q ta muito preso, ai tu tira tipo um 1/4 de volta e vira denovo, se sair os tranquinhos dos rolamentos já é suficiente... o que não pode é deixar com folga, por menor q seja...
Agora se for com rolamento como a minha... ai é só apertar e voltar o 1/4 de volta q ja era...
Vinícius Ribeiro.
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danielbns Ver Drop Down
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da pra perceber q se a mesa ficar ao contrario o guidão fica apoiado praticamente só na tampa?
pra que vc possa usar invertida sem problema ela tem q ser assim:



da pra notar q a tampa é bem reta e somado com a angulação não faz muita diferença o jeito q vc bota.

perceba que o problema não é só a angulação, a inclinação da tampa tbm faz diferença, tem mesa q é 0 grau e não pode usar invertida pq a tampa é presa num angulo q não permite.



Editado por danielbns - 04 Jul 2010 as 03:58
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kmsleo Ver Drop Down
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Essa é a mesa em questão, ela tem 75mm e assim que eu fizer essa mudança de angulação eu ganho 05mm pra frente, ela ficará reta, além de conseguir espaço para o Cateye Micro Wireless:
 
 


Acho que apesar de parecer um pouco curta, vai ficar bacana pois para maratona está bem confortável e a pilotagem está bem fácil, então, dá pra forçar um pouco.
MTB: Specialized Rockhopper 2011/RSeven ABS+/Deore XT/Avid Elixir 5/Vzan Everest XC
Road: Scott Speedster 2008/Tiagra
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danielbns Ver Drop Down
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a sua da pra inverter tranquilamente eu acho, não tem problema com a tampa da mesa.
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Fabio Bueno Ver Drop Down
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amigo tecnicamente falando ,seguindo o bike fit padrao europeu,o guidao deve ficar no maximo ,6 cm abaixo da parte de cima do selim , mais isso e tecnicamente , entao sugestao vc coloca o quidao nesta altura , depois vai subindo ate onde vc se encaichar , mais pode notar que pelo tamanho da sua mesa , talvez a bike esteja curta para vc , e se tiver curta ai sim vc sente esta falta de puxada que esta falando.
Pedalar é bom, trabalhar é foda!
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 14:49
Outro contra é o fato que vc pressiona mais o diafragma e por isto tem maior dificuldade na respiração e conseqüentemente na oxigenação.
Pode aumentar o risco de lesões lombares (Já fui vítima).

Faça um bike fit que é mais indicado, pois o que dá certo para um não necessariamente dá para todos.

OK 
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Fida Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 00:34
Eu inverti a mesa na minha bike. A XTC ficou ainda mais race. eu gostei!
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Absalon Ver Drop Down
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Tb uso a mesa invertida e acho muito melhor, só tive que trocar a minha de 100mm por uma de 90mm que ficou perfeita!







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brunobm Ver Drop Down


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Jaguariuna
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2014 as 23:26
Inverter a mesa tem algum efeito no comportamento da bike?

Em outras palavras.. num cenário hipotético de se usar uma bike com mesa normal e outra com mesa invertida, supondo que a altura do guidon das duas fosse idêntico em relação ao solo e ao selim, e ignorando outras diferenças nas bikes que não o fato de uma ter mesa invertida e a outra não... muda algo??
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Advogado Ver Drop Down
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trofeu coveiro.. 

rsrsrs

respondendo, dá diferença, sim.. o q vai definir é o bike fit.. mas já adianto q a mesa invertida garante uma posição mais agressiva (racing), positiva é mais conforto.
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Liternit Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Em outras palavras.. num cenário hipotético de se usar uma bike com mesa normal e outra com mesa invertida, supondo que a altura do guidon das duas fosse idêntico em relação ao solo e ao selim, e ignorando outras diferenças nas bikes que não o fato de uma ter mesa invertida e a outra não... muda algo??

Mudaria nada, se usa mesa invertida justamente para deixar o guidão mais baixo, com isso posição fica mais agressiva.
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brunobm Ver Drop Down


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Jaguariuna
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Dá pra inverter a mesa da minha Elite 30, ou preciso comprar outra?

Onde encontro pra comprar, não acho em nenhum canto..!!
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ircalf Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Dá pra inverter a mesa da minha Elite 30, ou preciso comprar outra?

Onde encontro pra comprar, não acho em nenhum canto..!!

dá sim, a angulação dela é 6 graus, invertida ela compensa o angulo do headtube e fica praticamente horizontal
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brunobm Ver Drop Down


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Jaguariuna
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Amigos, abaixo fotos de como está a bike, para que vejam como o guidon está muito alto..

Uma pergunta.. esses discos logo embaixo da mesa são espaçadores? Poderia remover os 3 sem danos, ou o melhor é inverter a mesa com eles lá?





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brunobm Ver Drop Down


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corrigindo, sao 4 discos embaixo da mesa!
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Tux Ver Drop Down
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Faça da maneira que se sentir melhor, se quiser pode tirar todos os espaçadores e só descer a mesa, tirar todos e inverter a mesa, inverter e deixar os espaçadores como estão... você decide...
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ircalf Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2014 as 23:27
Você pode transferir eles de baixo pra cima da mesa pra baixar mais o guidão.
Só não pode deixar sem, a menos que corte a espiga da suspensão.
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ircalf Ver Drop Down
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E cuidado pra não destruir seu câmbio traseiro cruzando marchas desse jeito
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brunobm Ver Drop Down


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Não entendi... Vc diz pq eu parei ela na marcha dianteira mais pesada e traseira mais leve?

Não é recomendável andar assim, ou só na hora de parar? Pra parar tem alguma marcha específica que se recomenda deixar? Pensando aqui talvez faça mais sentido deixar na mais leve na frente e mais pesada atrás pra tencionar menos.. Ou estou errado?
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brunobm Ver Drop Down


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Ah outra coisa.. Essa inversão de mesa da pra fazer em casa tranquilo ou melhor levar numa oficina pra não estragar rs? Embora me pareça simples, não custa perguntar, pois como pode ver a experiência aqui é quase nula rs...
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paulo ferreira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 08:11

Da pra inverter a mesa em casa, mas recomendo o uso de um torquímetro, agora, esse banco não esta baixo, vc fez um bike fit?
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brunobm Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 08:29
Fiz o bike fit sim, na corrigi o banco, por algum motivo tinha medido errado..!

Vou ver se levo em alguma loja pra inverter então, mas algo me diz que a maioria delas nem usaria troquimetro rs...
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ircalf Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 08:30
Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Não entendi... Vc diz pq eu parei ela na marcha dianteira mais pesada e traseira mais leve?

Não é recomendável andar assim, ou só na hora de parar? Pra parar tem alguma marcha específica que se recomenda deixar? Pensando aqui talvez faça mais sentido deixar na mais leve na frente e mais pesada atrás pra tencionar menos.. Ou estou errado?

Você vai precisar de uma chave allen numero 5 pra soltar o parafuso da aranha, que fica por cima - escondido por uma tampinha de borracha, e de uma chave torx que não lembro o tamanho pra soltar os dois parafusos da mesa.
Pode fazer em casa e não precisa de torquímetro, pois é tudo alumínio. Basta apertar bem, mas sem subir na chave.

Sobre o câmbio, não é bom cruzar as marchas por que isso acelera o desgate dos componentes. E não é bom deixar da forma que está aí pois as molas do câmbio estão tensionadas ao limite. Procure utilizar as marchas de modo que a ponta do câmbio sempre aponte para baixo.
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brunobm Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2014 as 23:16
Ok, vou tentar ajustar a mesa amanhã!

Quanto ao câmbio, não entendi.. o que seria apontar para baixo?

Existe alguma combinação ideal para deixar as marchas quando tiver com ela parada, de modo a minimizar tensão na correia ou desgaste?

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ircalf Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Ok, vou tentar ajustar a mesa amanhã!

Quanto ao câmbio, não entendi.. o que seria apontar para baixo?

Existe alguma combinação ideal para deixar as marchas quando tiver com ela parada, de modo a minimizar tensão na correia ou desgaste?


Perceba o cambio traseiro na foto que você postou. Ele está apontando pra frente, praticamente na horizontal.
Isso acontece quando você usa a coroa grande com uma marcha leve atrás.
Se você usar a coroinha com uma marcha pesada, o cambio vai ficar totalmente frouxo, e o cage vai ficar praticamente na horizontal também, só que apontando pra trás.

Entenda que esse não é o problema em si, isso é só uma indicação visual de que as marchas estão cruzadas.

O problema das marchas cruzadas é que a corrente trabalha com um esforço lateral, que acelera o desgaste de todo o sistema.

E no caso da Elite 30, o cambio traseiro tem cage medio, que não tem capacidade de absorver toda a variação de marchas de um pedivela triplo. Nesse caso cruzar marchas pode danificar o cambio, pois a corrente puxa ele para além do limite de trabalho. E é isso que está acontecendo na sua foto.

E não existe uma marcha ideal, só não cruze a corrente, andando ou parado.

Veja esse guia:


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brunobm Ver Drop Down


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Jaguariuna
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Ah ok agora sim entendi, muito obrigado!!

Uma dúvida rápida.. Não sei se eu estava na terceira marcha da frente quando tentei, mas a décima marcha atrás não entra.... Quando passo ela, fica fazendo um "tectec", parece q o passador vai mas a corrente não.. Aí eu volto pra 9a e fica ok.. Oq poderia ser isso??
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ericrpm Ver Drop Down


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Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Ah ok agora sim entendi, muito obrigado!!

Uma dúvida rápida.. Não sei se eu estava na terceira marcha da frente quando tentei, mas a décima marcha atrás não entra.... Quando passo ela, fica fazendo um "tectec", parece q o passador vai mas a corrente não.. Aí eu volto pra 9a e fica ok.. Oq poderia ser isso??


Pode ser corrente curta, a minha ta com o mesmo problema, a corrente foi cortada curta demais, ja providenciei uma corrente nova, posto assim que instalar.

Eric
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brunobm Ver Drop Down


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Surgiu uma nova dúvida aqui rs... peço desculpas e agradadeço mais uma vez a prestatividade de todos..!

Senti a necessidade de chegar o selim pra trás... Tem algum risco de danificar? Parece que cheguei até o limite, se é que poderia haver chegado ele pra trás. e não sei pq na minha cabeça parece que ele foi feito pra ir só pra frente.. estou louco/paranoico rs?

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ircalf Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2014 as 08:04
Originalmente postado por brunobm brunobm escreveu:

Surgiu uma nova dúvida aqui rs... peço desculpas e agradadeço mais uma vez a prestatividade de todos..!

Senti a necessidade de chegar o selim pra trás... Tem algum risco de danificar? Parece que cheguei até o limite, se é que poderia haver chegado ele pra trás. e não sei pq na minha cabeça parece que ele foi feito pra ir só pra frente.. estou louco/paranoico rs?

Olha do outro lado, no trilho do selim tem uma escala que mostra até onde ele pode ir.
*Acho* que você passou desse limite Smile
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Cadastrado em: 12 Abr 2014
Jaguariuna
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunobm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2014 as 14:52
Dei uma olhada lá e corrigi. Tirei o selim todo e encaixei tudo certinho, essa peça vermelha no canote e no selim.

Só que após ler um artigo, onde fala pra tomar cuidado com a mania de inclinar o banco pra frente, vi agora que a bike parece estar com ele meio inclinado... não achei nenhum ajuste para resolver isso..!! e agora??



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