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Bike para uso urbano diário em Curitiba

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DiegoRS Ver Drop Down
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    Postado: 11 Mai 2012 as 17:22
Boa tare, pessoal... sou novo no fórum e no mundo das bikes... minha última bike foi uma MTB Sundown bem básica, que ganhei quando ainda era criança e que não uso há bem mais de 12 anos.

Pretendo começar a utilizar uma bike como meio de transporte, em meio caos do trânsito de Curitiba e ao fracasso do sistema público de transporte brasileiro. Irei percorrer diariamente cerca de 30km, de ida e volta ao trabalho.

Realizei o bikefit e me determinou um quadro de 19,28", como os quadros de 20" são mais caros e mais difíceis de encontrar, vou ficar com um de 19".

Inicialmente eu pretendia gastar no máximo R$ 600,00 com a bike, mas lendo aqui pelo fórum, percebi que não conseguiria algo adequado por esse valor, então limitei a R$ 1.000,00 o meu orçamento, podendo passar um pouco, mas preferencialmente usando menos que isso.

Estava entre as Caloi Supra, Caloi Easy Rider e Soul Cycle Copenhague, quando percebi que as peças da Soul Miracle são bem parecidas com as da Copenhague, ficando como grande diferença entre as duas da Soul, pelo que pude perceber, os aros de parede dupla de tamanho 700 da Copenhague.

Minha dúvida é se essa diferença realmente vale a diferença de R$ 200,00 no preço final?

Minhas opções estão corretas? Nessa faixa de preços e para não ter que fazer troca de peças muito em breve, existe alguma opção melhor que as quatro aqui citadas?

Obrigado, desde já!
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Perdiga Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Perdiga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2012 as 00:42
Muito dificilmente essa mudança de preço e modelo é só por aros. Dá uma olhadinha mais profudna que você deve achar outras diferenças.

Dessas que você disse, as Souls estão muito bem contadas. As duas Calois também são excelentes.
Mas, vai usar só urbano? Na minha opinião, não vá atrás de bike com suspensão, a não ser que seu caminho seja bem mal-asfaltado. Ou seja, vá com as Calois, mesmo embora a Soul(também na minha opinião) esteja oferecendo bikes melhores que a Caloi, em geral.
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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2012 as 01:32
Valeu por ler e responder Perdiga.

Na verdade eu disse que a principal diferença era essa, mas não é a única não.

Copenhague:

quadro
alumínio tratado tam 17/19
marchas
21v
cor
azul
garfo/suspensão
Suspensão SOUL 80mm coroa alumínio
aro
700c
suspensão traseira
-
câmbio dianteiro
Shimano TX51
câmbio traseiro
Shimano TX35
trocadores
Shimano TX60
mesa/guidão
Alumínio com regulagem
alavanca de freio
Shimano ST-EF60 - Easy Fire
freios
V-brake alumínio
pedivela
Shimano FC-M171 48/38/28
cubos
alumínio blocagem KT QUANDO
aros
alumínio parede dupla
roda livre/cassete
SHIMANO TZ21 14-28D
pneus
híbrido 700c x 35c
selim
SOUL comfort com blocagem
canote
Alumínio com suspensão 27,2mm
pedais
plástico comfort


Miracle:

quadro
alumínio tratado tam 17/19
marchas
21v
cor
Grafite/Preto Fosco
garfo/suspensão
Suspensão SOUL 80mm coroa alumínio
aro
26"
suspensão traseira
-
câmbio dianteiro
SHIMANO TZ30
câmbio traseiro
SHIMANO TX35
trocadores
SHIMANO Revo shift RS35
mesa/guidão
Alumínio com regulagem
alavanca de freio
alumínio
freios
V-brake alumínio
pedivela
triplo 48/38/28
cubos
alumínio blocagem
aros
alumínio preto
roda livre/cassete
SHIMANO TZ21 14-28D
pneus
híbrido 26" x 1.95"
selim
SOUL comfort com blocagem
canote
alumínio com suspensão
pedais
plástico comfort

É que como não entendo muito das peças, queria saber se essa diferença no conjunto vale o preço mais caro ou se a Miracle aguenta bem e com ups eu posso gastar menos um pouco?

Valeu!
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Perdiga Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Perdiga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 01:56
As peças da Copenhage são levemente melhore sim, já vi gente aqui falando mal dos TZ da Shimano.
Mas não sei se vale os R$200, também sou leigo no assunto.

Dei uma olhadinha pra ti, chutando o valor alto, as diferenças seriam aproximadamente:
Cambio: Nem R$10
Trocador: R$40-50
Aros: Por volta de R$20

Deve ter outros detalhes, como talvez a qualidade do quadro, mas nunca se sabe: talvez o Miracle realmente valha mais a pena. O problema é que é meio arriscado trocar uma vantagem de, no máximo, 150 reais, por algo incerto como isso.
Ah, e aro 700 é um pouco melhor que o 26' na opinião de várias pessoas, mas é mais complicado/caro de achar e trocar.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 19:18
Diego

Acho que antes de comparar duas bikes parecidas (tipo urban), acho que é indispensável analisar o tipo de pedalada que você vai fazer.

15 km não é pouco em deslocamento urbano, e uma Soul Copenhague pode não ser a bike ideal. As bikes urban normalmente possuem uma posição muito relaxada que compromete muito o desempenho, no plano a velocidade e nas subidas podem te deixam numa sinuca de bico onde pedalar de pé é inviável e sentado o esforço acaba sendo bastante grande, obrigando-o a usar relações muito leves que te deixam muito lento.

Pra começar seria legal você indicar o seu percurso diário, assim a gente pode analisar e ver quais dificuldades você vai enfrentar e tentar encontrar a bike mais adequada.

Abraço!
PauloR2

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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 21:14
Valeu, Perdiga... pois é, também estou acahando que a diferença de R$ é pouca pela dúvida que causa, rsrs...

Voodoo, não tinha pensado nesse lance das urbanas causarem certas "dificuldades" em subidas.

Vou tentar explicar meu itinerário inicial, para ver se pode me ajudar a descobrir não só a bike certa mas também um caminho melhor.

Vou sair do Centro, próximo à Paraça Rui Barbosa e irei geralmente até o município de Almirante Tamandaré, no bairro Cachoeira.

Se eu for pela Anita Garibaldi, há um bom trecho de ciclovia por ali, o que seria uma opção interessante ao meu ver. Há ainda a possibilidade de ir pela Nilo Peçanha, pegando depois a Rod. dos Minérios, mas que eu acho perigosa devido ao tráfego de caminhões.

Pelo que eu planejei como meu roteiro não lembro de haverem subidas muito fortes, há algumas mas que me lembre são leves. Quer dizer, eu acho que são leves, pois como faz muito tempo que não pedalo, não sei como irei me sair.

Algo que eu já tenho como quase certo é que os pneus não poderão ser slick, pois há trechos de muita sujeira no asfalto e há os trilhos do trem pra cruzar também, mais de uma vez.

Eventualmente terei que ir para outros bairros de Curitiba, mas até o fim do ano o trajeto mais percorrido será até Almirante Tamandaré.

O que me indica?


Abraços, e obrigado pelas respostas!
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 22:16
Eu moro no Boa Vista e conheço bem esse trajeto que você vai fazer.

A região norte é bem alta, você vai subir bastante para chegar no Cachoeira. Eu não iria pela Rodovia dos Minérios, é realmente um trecho muito tenso, pois o trânsito é bem pesado e as condições de acostamento são ruins.

A Anita Garibaldi é a melhor opção ao meu ver, e você pode utilizar a ciclovia do Rio Belém até o Parque São Lourenço. Chegando lá você sai do parque e sobe até a Anita, seguindo por ela até o destino final. Esse percurso é relativamente tranquilo, você não vai passar por nenhum trecho de trânsito de alta velocidade e as subidas são constantes mas suaves.

A questão dos pneus é bem relativa. Nesse percurso acho que dá para usar 26 x 1.5 (ou 700x38, equivalente) sem perder muito no conforto e segurança, mas tendo um ganho de rendimento considerável. Eu vou com frequência até Tamandaré pela Anita visitar alguns amigos, e atualmente vou com 700x23 (speed) sem problemas. Só os trilhos são problema, tem que tomar cuidado no impacto e no molhado, se passar atravessado é chão na certa (já caí alguns pacotes).

EU definitivamente não usaria uma bike urban no seu caso. O trecho é razoavelmente longo e uma bike mais ágil e rápida é desejável, sem contar a questão da geometria, que vai te penalizar nas subidas e nos trechos de descida (na volta), onde você poderia desenvolver uma velocidade maior.

Dentro do seu orçamento uma bike como a Supra é uma boa opção, ou então uma usada em bom estado. Dá até para pensar numa Caloi 10 antiga, dando uma atualizada na relação, pois o custo é menor e é uma bike que chama menos atenção que uma MTB nova.
PauloR2

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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 22:49
Olá Diego, 

A ideia do Voodoo, de adquirir uma caloi 10 antiga para seu transporte diário é muito boa.

Eu mesmo tenho uma. Modifiquei a configuração inicial para melhorar meu conforto. Porém meu trajeto possui uma distância menor que o seu.

Aqui vão 2 links se você quiser se aprofundar um pouco nisso. O primeiro é sobre a minha bike. A configuração ainda está a mesma do post, porém pretendo fazer algumas alterações em breve. O segundo link é do colega Marcos Netto. Ele adquiriu uma Monark 10 para seu transporte diário, fez algumas modificações e tem se dado muito bem com ela.

Aí vão:




Este último link é sobre o tópicos das bikes híbridas. São modelos montados e comprados que podem servir muito bem para o propósito que você necessita:


Abraço,
Ricardo.
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DiegoRS Ver Drop Down
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Valeu, Voodoo.

Cara, me ofereceram uma GT Tequesta, acho que modelo 1996, não tenho certeza, por R$ 500,00.

Essa bike, com os ups necessários, tu acha que daria conta do recado? Pra ser sincero eu não conheço essa bike, nunca tinha ouvido falar nesse modelo.

Ou uma Caloi 10 Aro 700 se encaixaria melhor? Tem ela por R$ 899,00 na Netshoes.

http://www.netshoes.com.br/produto/124-9456

O lance dos trilhos do trem imaginei que dê pacote mesmo se entrar errado... e com certeza vou cair alguns, rsrsrs.


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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2012 as 23:21
Valeu pelos links Ricardo... ficou muito boa tua bike cara, parabéns!

Isso é algo que me agrada, a bike com cara de "velha", não chamando a atenção dos mal intencionados. Apesar de que no caso de montar uma a partir de um quadro de C10 ou M10 me daria um bocado mais de trabalho ddo que comprar uma nova, o resultado me parece ser melhor e mais econômico.

Ótima sugestão Voodoo e Ricardo, valeu mesmo!
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Perdiga Ver Drop Down


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Só para confirmar o que o Voodoo falou, eu não tinha prestado atenção suficiente no seu uso de bicicleta: Bikes mais leves são bem melhores pra você, que pretende usar exclusivamente urbana e todo dia.

Porém, se essas partes de sujeira forem irregulares ou for realmente muita terra e pedregulhos, não vá muito centrado no speed. O Voodoo é um amante inverterado de speed e a opinião dele pesa bastante pra esse lado (hehe), mas ele anda BASTANTE e manja do que tem que fazer.

PS: A Caloi 10, usada, dá pra achar bem barato no Mercadolivre. Se não me engano, tinham umas vendendo por volta de 400 reais, faz pouquissimo tempo.
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por DiegoRS DiegoRS escreveu:


Cara, me ofereceram uma GT Tequesta, acho que modelo 1996, não tenho certeza, por R$ 500,00.


Bikes de quadro de aço são uma boa opção para uso urbano, devido a robustez e o conforto que esse material proporciona, já que absorve melhor os impactos. Eu mesmo uso uma Sundown de aço para dias de chuva ou quando estou com muito peso, pois ela tem bagageiro.
No caso tem que ver o estado da bike, se os câmbios, trocadores, pedivela, cassete e corrente estão em bom estado, senão você terá que gastar mais e acaba ficando caro.

A Caloi 10 nova não é uma boa opção. Ela possui componentes muito ruins que vão pedir manutenção (e troca) em pouco tempo. Pelo que ela oferece o valor de 900 é abusivo.

Originalmente postado por Perdiga Perdiga escreveu:


Porém, se essas partes de sujeira forem irregulares ou for realmente muita terra e pedregulhos, não vá muito centrado no speed. O Voodoo é um amante inverterado de speed e a opinião dele pesa bastante pra esse lado (hehe)


Isso é verdade, não sou nem um pouco imparcial nesse sentido ha ha ha. Mas indico as speed pois considero realmente uma boa opção para uso urbano. No caso da Caloi 10 antiga a vantagem é que ela tem uma geometria bem relaxada, o que a deixa confortável e também aceita pneus mais grossos, como 27x1 1/4, que vão muito bem mesmo em terreno ruim.

Como o Perdiga e o Ricardo falaram, não é difícil achar bikes assim por volta de R$ 400.
PauloR2

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FPavão Ver Drop Down
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Um link pra uma GT Tequesta bem legal:http://www.bikesdoandarilho.com/2011/05/gt-tequesta-stx-reconstrucao-realizada.html.

Não sei o estado da que te ofereceram, mas acho uma opção bem boa, talvez até melhor que uma caloi 10 antiga. E se quiser, dá pra dar uma speedizada no quadro da GT ao longo do tempo, já que a tequesta usa freios cantilever, compatíveis com sti (acho).
Fernando Pavão
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DiegoRS Ver Drop Down
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Achei umas Caloi 10 antigas no ML, aqui em Curitiba mesmo, todas na faixa de R$ 400,00. Meu problema é que não entendo muito de bike, não sei o que observar numa usada pra ver se vale a pena.

Vou tentar marcar pra ir ver essa GT Tequesta no fim de semana, de repente dar uma volta nela pra ver como está. Já as Caloi 10 é mais difícil, pois é pelo ML, não tenho os contatos dos vendedores pra marcar de ir ver.

Até por isso que eu tinha pensado direto em uma bike zero bala, pois ai não teria problemas para identificar peças desgastadas ou ruins. Eu comprando uma usada vou encher a paciencia do pessoal aqui mais um pouco, até deixar a bike "redonda"... rsrs

Abraços!


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ricardoxem Ver Drop Down
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Diego, dependendo do estado de conservação desta bike GT aí, vale muito a pena.

A Caloi 10 você terá algumas dificuldades do tipo: encontrar algumas peças específicas, pneus existe apenas um tipo, paralamas é difícil de encontrar (eu ainda não encontrei, fora a opção de importar).

A GT você teria a vantagem de de encontrar peças e acessórios com mais facilidade e em maior variedade.

Abraço,
Ricardo.
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Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:


A Caloi 10 você terá algumas dificuldades do tipo:....... paralamas é difícil de encontrar (eu ainda não encontrei, fora a opção de importar).



Não é difícil adaptar pára-lamas numa C10, eu já fiz e o resultado ficou bom. E qualquer pára-lama de Barra Forte serve.

Mas essa GT aí tá no topo da lista, se estiver em bom estado é a campeã. Qualquer coisa tira umas fotos lá e posta aqui para a gente dar um parecer.
PauloR2

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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:


A Caloi 10 você terá algumas dificuldades do tipo:....... paralamas é difícil de encontrar (eu ainda não encontrei, fora a opção de importar).



Não é difícil adaptar pára-lamas numa C10, eu já fiz e o resultado ficou bom. E qualquer pára-lama de Barra Forte serve.

Mas essa GT aí tá no topo da lista, se estiver em bom estado é a campeã. Qualquer coisa tira umas fotos lá e posta aqui para a gente dar um parecer.

Olá Voodoo, como você fez isso? 

Tem alguma foto? Estou há um tempão tentando bolar um jeito de adaptar, porque paralamas específico não encontro.

Abraço,
Ricardo.
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

...

Mas essa GT aí tá no topo da lista, se estiver em bom estado é a campeã. Qualquer coisa tira umas fotos lá e posta aqui para a gente dar um parecer.


Valeu, Voodoo! Vou tirar umas fotos sim e postar aqui pra vocês darem um parecer... vou precisar também que tu me indique uma bicicletaria boa e de confiança, já que tu é de Curitiba também e usa bike a bastante tempo, deve saber os melhores lugares por aqui.

Abraço!
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DiegoRS Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

...
Mas essa GT aí tá no topo da lista, se estiver em bom estado é a campeã. Qualquer coisa tira umas fotos lá e posta aqui para a gente dar um parecer.


Valeu, Voodoo! Vou tirar umas fotos sim e posto aqui pra vocês me darem um parecer sobre a GT.
Vou agradecer se tu me indicar também uma bicicletaria boa e confiável aqui em Curitiba, tu já deve ter os caminhos, rsrs...

Abraço!
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Eu comprei um par de pára-lamas de Barra Forte, em metal, e fiz a adaptação. O quadro e garfo da C10 tem as orelhas para as varetas e basta fazer a fixação.

Da C10 não tenho foto, mas vou postar uma da minha falecida Sundown Shimanimal 700c, onde fiz essa adaptação:


Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:



Tem alguma foto? Estou há um tempão tentando bolar um jeito de adaptar, porque paralamas específico não encontro.

PauloR2

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Todas as bicicletas do Voodoo ele se refere como "Falecida", seria o Voodoo uma espécie de Viuva Negra? LOL
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Olá pessoal,

Deixa eu "meter o bedelho" onde não sou chamado, LOLBig smile!

Eu tenho duas bikes, ambas MTB. Uma é uma Bianchi Doss (full suspension), equipada, para trilhas, blábláblá. Pelo que ela vale agora, é arriscado deixá-la no bicicletário de onde trabalho, tanto pelos "amigos do alheio" (não há câmeras de vigilância no bicicletário) poderem tentar tirar alguma peça. Roubo da bike é difícil, porque há um sistema de controle de entrada e saída da bike com cartões. O problema é chegar lá, como é no centrão, há a possibilidade de assaltos, etc.

Tentei uma dobrável, mas, como às vezes preciso fazer maiores distâncias, coisa de mais de 15 km, a pedalada fica um pouco cansativa, não rende. Por isto que decidi montar outra MTB para trabalho. Vejam só, gosto e necessidade vai de cada um. Gastei R$ 1200,00 montando a configuração abaixo, vou tentar justificar minhas escolhas:

Quadro Gios XC3 18´ - formato slope acentuado, bom no para e anda do centro da cidade, não precisa se preocupar em machucar o que vai no meio das pernas ao parar e apoiar os pés no chão. Além disto, é robusto para o "off road urbano", descer e subir meio fio, buracos, antipós, bueiros, etc.

Suspensão dianteira: Spinner Grind 80mm - Ok, é pesada e o uso de suspensão na cidade é questionável, vai de cada um. Eu optei pelo conforto (para mim fez diferença) e pela tranquilidade de poder subir ou descer de um meio fio rapidamente ao fugir de um ligeirinho assassino ou alguma perua dirigindo Tucson, CR-V, Sportage, etc.

Cubos: Shimano Nexave - feitos para "bike confort", são robustos e de rodar leve.

Aros: Vzan Strike - paredes duplas, pela robustez supracitada.

Freios: disco mecânico Avid - ok, mais peso ainda! - dirão os amigos. Ando muito no asfalto e, com chuva, fica aquele sabao de óleo e borracha que vem do asfalto, já levei alguns sustos com v-brake (nada contra), com os discos fico mais tranquilo, novamente, para mim fez diferença.

Câmbios - Dianteiro Shimano SIS (dá pro gasto, menos uso na cidade) e traseiro Acera (pouca coisa mais caro que Altus, mas bem mais preciso e quase não desregula, comparado com os TZ e TX).

Pneus: Kenda slick 1.7, robustos e leves, não "amarram" a bike.

Ficou pesado? Para uma bike urbana, talvez sim. Mas lembro que não estamos pedalando em Copenhagen ou Amsterdã, as ciclovias de Curitiba estão uma piada e nas ruas precisamos de certa robustez para escapar de algumas situações indesejadas. Não reclamo do peso (que não achei demais, tem coisa na Centauro e Decathlon beeem mais pesada) e nem poderia, afinal, nos finais de semana, faço pedaladas (misto asfalto/terra) de coisa de 70 km, reclamar em ter que pedalar 5 km de ida e o mesmo de volta do trabalho seria ridículo.

Enfim, estou bem satisfeito com a bike, tenho conforto e robustez, além de ser bem versátil (tem até bagageiro e paralamas), faço tudo com ela. Não sei se ajuda, é apenas o meu relato de uma solução que me caiu bem, mas, como falei, pode ser péssima para os outros, vai do condicionamento, uso e prazer na pedalada.

Abraço!

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jwalker Ver Drop Down
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Diego,

Quanto às bicicletarias, em termos de preços não há grandes diferenças. O que manda mesmo são os mecânicos e a distância da sua casa ou trabalho, caso precise deixar lá para consertar algo, revisões, regulagens, etc. Já tive experiências e decepções terríveis, por motivos éticos não vou ficar malhando aqui, assim, vou recomendar aquelas onde já tive boas experiências:

Bikesul - Na rua Tapajós, no Bom Retiro. O dono é o Gestennberger, conhecido promotor de cicloturismo. O mecânico dele, Edson, é fera, sem enrolação. Tenho feito revisões lá ultimamente, até porque o Gesten faz algo como uma "milhagem", quanto mais você leva lá para revisões, etc, mais descontos recebe, não sei bem a fórmula que ele usa para calcular isto, mas funciona.

Bike Brothers - Na Padre Anchieta (Bigorrilho), no subsolo do supermercado Condor. São solícitos e manjam o que fazem. Já cheguei lá com o câmbio arrebentado, empurrando a bike, não me deixaram na mão e o serviço ficou muito bem feito toda vez que levei lá.

Bike Tech - fica no prolongamento do Batel, na Av Nossa Sra Aparecida, no Seminário. O serviço é de primeira, pontuais, mecânicos bons, etc. Preços um pouco salgados, mas chorando um desconto, fica na média das outras.

Espero ter ajudado.
Abraço e boas pedaladas!
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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 00:24
Valeu, jwalker... excelentes dicas! É bom saber da solução que cada um adota para o uso urbano das bikes.

Valeu também pelas dicas de bicicletarias... é bom saber onde o atendimento é bom e os preços decentes...

Eu andei pensando em uma nova possibilidade, caso a GT não de certo e não role uma Caloi 10 também. Uma Caloi Aluminium nova, sai por menos de R$ 400,00 se pagar à vista. Acredito que com mais uns R$ 300,00 eu faça os ups necessários nela, como aros, pneus, selim, etc. Sem contar que sendo nova, posso ir fazendo os ups conforme a necessidade obrigue ou o bolso permita. O que me dizem?

Abraços!


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lipeez Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipeez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 00:38
Não pensa em pegar usada não?
Sai rodando nessas lojas de bikes que te indicaram e veja as usadas, em questão de bicicleta pegar usada compensa muito.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 07:31
Originalmente postado por lipeez lipeez escreveu:

Não pensa em pegar usada não?
Sai rodando nessas lojas de bikes que te indicaram e veja as usadas, em questão de bicicleta pegar usada compensa muito.


Opa, penso sim lipeez. A GT Tequesta e a Caloi 10 usadas são as primeiras opções. O dificil de pegar usada é que não entendo muito de bike pra poder avaliar o estado de uma usada, mas o pessoal aqui já disse que se tirar umas fotos e postar aqui eles me ajudam, então to indo pro lado das usadas mesmo.

A idéia da Caloi Aluminium nova é só se não encontrar uma usada em bom estado mesmo. Li aqui mesmo no fórum bons reladtos sobre ela, considerando o baixo preço é claro.

Abraços!
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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 09:29
Buenas moçada, a GT Tequesta ficou fora de negociação... o cara quer R$ 800,00 à vista, ai por esse valor acho que consigo fazer algo melhor com outras opções e ainda parcelando.

Vou atrás de uma C10 agora, pra ver se acho alguma coisa boa!

Abraços!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 09:50
Diego

Qual a tua altura? Assim se eu ver alguma C10 pro teu tamanho dando sopa já aviso.
PauloR2

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 09:53
Aqui tem uma: 


E se você for maconheiro já está até estilizada. LOL
PauloR2

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 10:05
Eu tenho 1,83m de altura Voodoo... quadro 19 ou 20 (50 a 52 speed) se não me engano.

KKK, sou meio careta, ia ter que mudar o grafismo dessa ai, kkk... essa ta nos meus favoritos no ML. Achei umas 03 no ML aqui em Curitiba mesmo, essas duas abaixo e essa que tu passou.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237244878-bicicleta-caloi-10-antiga-original-preta-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236259272-bicicleta-caloi-10singlespeedfixed-gearmonark-_JM

Qual das 03 está em melhores condições, vendo somente pelas fotos? Eu achei a preta, mas como não entendo patavinas, melhor perguntar, rsrs.

Abraços!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 10:08
A preta parece estar bem boa, e é adequada ao seu tamanho. A do Bob Marley vai ficar pequena. 

Pro teu tamanho é quadro 55 ou 56, até 58. Eu tenho 1,81 e uso 56.
PauloR2

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jwalker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jwalker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 11:24
Olá amigos,

A dica das usadas é boa... Eu sou meio cabreiro de comprar uma coisa dessas pela internet se não estiver em Curitiba, vai que o cara dá um chutão, ou passa gato por lebre, sei lá...

Olha só, com esse lance de Centauro, Decathlon, Cicles Jaime e outras bicicletarias venderem em 10 ou 12 vezes no cartão, a maioria das pessoas está partindo para bikes novas, parcelando o pagamento. Consequência: as bicicletarias estão abarrotadas de bikes usadas (que entraram como parte do pagamento de novas) a bons preços. Dia desses fui no Hunger Bikes (a loja da Cândido Hartmann, a do Ahu fechou) e ele está com tantas bikes usadas encalhadas lá que nem está mais aceitando outras como parte do pagamento ou venda em consignação. Tinha coisas muito boas lá e, olha só, se a memória não me engana, tinha coisa de duas Caloi 10 lá, uma "das antigas" e outra do modelo mais recente. Dica: a primeira pedida do Hunger é um assalto, mas não se intimide, volte sua proposta lá embaixo que ele negocia e termina fechando negócio com preços condizentes com a realidade. Até porque ele mesmo me disse que tá louco pra se livrar das usadas!!!!

Veja no site do Jamur, Baron, etc, eles costumam ter uma seção de bikes usadas. Outra boa opção é o site de compras "a la mercado livre" OLX, muita gente tem anunciado lá porque é gratuito.

Abraço e boa sorte!

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DiegoRS Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 11:49
Valeu Voodoo e jwalker...

A C10 preta que no ML está por R$ 400,00 no OLX está por R$ 350,00. Vou tentar combinar de ir ver ela pessoalmente.

Vou dar uma rodada pelas bicicletarias também, pra ver se acho alguma coisa.

 Eu estava até empolgado pela GT, pena que o cara surtou com o preço...

Abraços!
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FPavão Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 12:04
Talvez valha a pena a GT ainda. Essas calois que tu tá vendo não vão durar tanto com as peças originais, provavelmente. Um amigo meu comprou uma pra começar a pedalar, bem parecida com essa preta. Depois de alguns meses, o cambio traseiro ejetou. Sem contar que ela tinha mais uns probleminhas por causa dos componentes velhos.

Não estou dizendo que a caloi 10 não seja boa, eu uso um quadro desses e acho uma maravilha, mas em termos de componetentes, vai dar um pouco de dor de cabeça. Outra coisa: quanto mais antiga a bike, mais problema pra achar peças compatíveis tu vai ter.

Acho que tu não devia se basear só pelo preço. Tente gastar mais, 400 reais é pouco. Eu já fiz que nem tu, usava peças genéricas (ou mais baratas, tem coisas genéricas de qualidade) e percebi que não vale a pena. Já prometi a mim mesmo que não compro mais nada por preço. O cara acaba pagando pela incomodação e pelas reposições.

Mas enfim, qualquer bike que tu comprar, nós vamos estar aqui no fórum dando palpite sobre ela. O que o pessoal mais gosta é dar palpite na bike dos outros... Pedalar que é bom, nada!
Fernando Pavão
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Valeu, FPavão... a idéia é essa mesma, vocês palpitarem um monte, rsrsrs...

Na verdade meu orçamento, se puder parcelar, é na faixa de R$ 1.200,00. Mas se for pra comprar à vista, até uns R$ 600,00 dá e eu ainda preciso fazer umas cobrançar pra ter a grana em mãos, rsrsrs.

A GT eu descartei pela sacanagem do cara, que eu conheço, que ofereceu pra um amigo meu por R$ 500,00 e me pediu R$ 750,00 na mesma bike. Achei sacana da parte dele fazer isso.

 Mas tanto a GT quanto a Caloi 10 eu tenho consciência de que vou ter que trocar muita coisa, to estimando que com a C10 eu gaste além do preço dela mais uns R$ 300,00 pra trocas as peças e deixar ela rodando bacana.

Eu até estou aventando a hipótese de pegar uma Caloi Aluminium nova, que tem por menos de R$ 400,00 à vista, só pelo quadro e depois fazer os ups nela. Li uns posts de um pessoal que tem ela e ficou bem satisfeito depois das melhorias. Só não sei a durabilidade do quadro como que é.

Abraços!
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jwalker Ver Drop Down
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Diego,

Já que vc pode gastar R$ 1200,00 parcelados, porque não estuda esta possibilidade:

http://www.centauro.com.br/bicicleta-caloi-10-2010.html

http://www.decathlon.com.br/BR/caloi-10-96492018/

Estão fazendo em 12x! E é nova, zerada! Pelas condições que você coloca, uma usada de 600 dilmas em boas condições vai ser difícil, ou, como falou o Pavão acima, até que encontra, mas no médio prazo, vai mais 600 pra consertar o que for quebrando e note que conserto e peças não fazem em 12x. Assim, pelo que você fala, eu pegaria a C10 zerada, em parcelas, e ainda ficaria com os 600 reais que você já tem no bolso. No Cicles Jaime (Rua João Negrão) ele também está dividindo em 10 ou 12x, a diferença de comprar lá ou em outra bicicletaria nas mesmas condições é que sempre rola um capacete ou uma luva de brinde!

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Eu ainda sou comprar uma C10 antiga e gastar uns 300 em upgrades. A Caloi 10 custa 900 e vai pedir manutenção logo, ou seja, o gasto vai ser bem maior.
PauloR2

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Originalmente postado por jwalker jwalker escreveu:

Diego,

Já que vc pode gastar R$ 1200,00 parcelados, porque não estuda esta possibilidade:

http://www.centauro.com.br/bicicleta-caloi-10-2010.html

http://www.decathlon.com.br/BR/caloi-10-96492018/

Estão fazendo em 12x! E é nova, zerada! Pelas condições que você coloca, uma usada de 600 dilmas em boas condições vai ser difícil, ou, como falou o Pavão acima, até que encontra, mas no médio prazo, vai mais 600 pra consertar o que for quebrando e note que conserto e peças não fazem em 12x. Assim, pelo que você fala, eu pegaria a C10 zerada, em parcelas, e ainda ficaria com os 600 reais que você já tem no bolso. No Cicles Jaime (Rua João Negrão) ele também está dividindo em 10 ou 12x, a diferença de comprar lá ou em outra bicicletaria nas mesmas condições é que sempre rola um capacete ou uma luva de brinde!



Então, jwalker, pelo que o Voodoo falou e eu li de outros usuários em outros posts aqui no fórum, a Caloi 10 nova não vale muito a pena não. Eu compraria uma bike zero, até R$ 1.200,00, se não precisar fazer up no primeiro ano de uso, do contrário, acho que acaba saindo caro.

As peças em algumas bicicletarias me parece que da pra parcelar em poucas vezes no cartão. Pelo menos teve umas que entrei no site e tinha essa opção.

Pensei até em uma MTB zerada como a Soul SL 100, que cabe no meu orçamento. Mas uma zerada mesmo só se o lance com a C10 antiga não rolar.

Eu to meio ansioso pra voltar a pedalar, mas já que fiquei quase 14 anos sem, um mês ou dois a mais de espera, pra fazer algo mais acertado e que me dê menos dor de cabeça no futuro não vão me matar de ansiedade, rsrsrs

Valeu, abraços!
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DiegoRS Ver Drop Down
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O que acham dessa prata? Já vem com aros VZan.

http://curitiba.olx.com.br/bicicletas-caloi-10-fixed-gear-single-speed-iid-337801654

O cara escuta proposta, acho q por uns R$ 400,00 ele vende.
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ricardoxem Ver Drop Down
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No anúncio diz que são bikes para "fazer" Fixed Gear ou Single Speed. Estas são bikes com apenas uma marcha (definição grosseira).

Pelas fotos elas parecem que estão com relação de marchas. Mas é bom se informar corretamente.

A primeira bike, de cor vermelha, não está com pedivela original. Melhor verificar isso também.

Abraço,
Ricardo.
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