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2013, o ano das bikes Trail, Enduro e AM

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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 23:52
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Viagem no melhor estilo all mountain nos Alpes da Bvaria: https://vimeo.com/78407492

Final do Enduro World Series: http://vimeo.com/77769181 (aos 4:06 da para ver nitidamente a roda 29 da Trek torcendo assustadoramente em uma descida.)









Eu vi, é 4:09.

Em câmera lenta vemos coisas que assustam com flexão de materiais que não muito perceptíveis a 30 quadros por segundo.

Olha essa 26" quando a Emmeline Ragot errou o pouso na mesa.

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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 23:53
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Viagem no melhor estilo all mountain nos Alpes da Bvaria: https://vimeo.com/78407492

Final do Enduro World Series: http://vimeo.com/77769181 (aos 4:06 da para ver nitidamente a roda 29 da Trek torcendo assustadoramente em uma descida.)









Eu vi, é 4:09.

Em câmera lenta vemos coisas que assustam com flexão de materiais que não muito perceptíveis a 30 quadros por segundo.

Olha essa 26" quando a Emmeline Ragot errou o pouso na mesa.




A olho nu só a toda da minha ex-Caloi Elite 30.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 00:08
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

A área de contato com o solo, tem uma diferença muito pequena entre as dimensões das rodas.




Daqui a pouco ei leio. Mas com essa afirmação acima já dá para ter um preconceito sore a matéria, pois qualquer um que estudou matérias de suspensão e triologia sãbe que a área NÃO vaira, apenas o formato da dita cuja área que é exatamente a mesma em cm².



Agora li. O cara não errou não, ele considerou a mudança de pressão para que houvesse a tal mudança de área.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 01:35
Temos 3 resistências que absorvem a energia do ciclista quando pedalamos e que agem contra o movimento da bike.

Arrasto aerodinâmico;
Força da gravidade;
Resistência a rolagem.

Temos 3 tamanhos: 26, 27,5 e 29.

Temos 2 tipos de piso: Liso e irregular.

Temos 3 tipos de inclinação. Plano. Aclive e declive.

Arrasto aerodinâmico piora quanto maior for o tamanho da roda.

Resistência a rolagem melhora com o aumento do tamanho da roda (melhora mais ainda se o piso for irregular), mas também piora, pois a roda maior também é mais pesada e faz piorar.


Considerando piloto de 93kg (categoria Jon Jones, meio pesado, rs), 26 de 10kg, 29 de 11kg, velocidade de 20,46 km/h, 0º de inclinação, quadro/garfo 400g mais pesado de 29 para 26 e rodas 300g mais pesadas cada de 29 para 26. E sem vento contra e nem a favor.

Na 26 precisa desenvolver 147,53W e na 29 140,98W. 4,64% a mais na 26. Isso em piso liso, pois em piso irregular é maior a diferença. Mas óbvio que nunca como certas pessoas dizem que reduziram o tempo de 45 minutos para 30 minutos na mesma trilha ao trocar de 26 para 29. Isso é papo para boi dormir.

Num plano liso, 51,05W da força do ciclista de uma 26 é usado contra o arrasto aerodinâmico, 3,69W contra o arrasto aerodinâmico da roda da frente, 2,66W contra o arrasto aerodinâmico da roda de trás e 90,14W para vencer a resistência ao rolamento onde entra a rolagem do pneu + resistências dos eixos.

Na mesma situação uma 29 usa 51,05W da força do ciclista de uma 29 é usado contra o arrasto aerodinâmico, 4,37W contra o arrasto aerodinâmico da roda da frente, 3,24W contra o arrasto aerodinâmico da roda de trás e 82,33W para vencer a resistência ao rolamento onde entra a rolagem do pneu + resistências dos eixos.

Agora vamos ver numa subida de 6,5% = 3,72º, mas mantendo uma velocidade de 5,13 km/h.

Na 26 precisa desenvolver 207,06W e na 29 207,99W. 0,45% a mais na 29. Isso em piso liso, pois em piso irregular é maior a diferença.

Num aclive de 6,5% liso, 0,83W da força do ciclista de uma 26 é usado contra o arrasto aerodinâmico, <0W contra o arrasto aerodinâmico da roda da frente, <0W contra o arrasto aerodinâmico da roda de trás, 22,78W para vencer a resistência ao rolamento onde entra a rolagem do pneu + resistências dos eixos e 183,46W para vencer a gravidade.

Na mesma situação uma 29 usa 0,83W da força do ciclista de uma 29 é usado contra o arrasto aerodinâmico, <0W contra o arrasto aerodinâmico da roda da frente, <0W contra o arrasto aerodinâmico da roda de trás, 21,01W para vencer a resistência ao rolamento onde entra a rolagem do pneu + resistências dos eixos e 186,15W para vencer a gravidade.

No geral a 29 é nessa situação 0,45% pior. E mesmo com menor resistência a rolagem, o peso maior é que faz ela ser pior. Mas é tão somente o peso e nada a nada a ver com tamanho de roda, embora uma coisa geralmente seja intrínseca á outra, já que roda maior é mais pesada se for do mesmo nível. Mas isso em piso liso. Com piso irregular essa ínfima vantagem da 26 desaparece.

Logo a 26 é melhor na subida lisa e a 29 na subida irregular.
No plano a 29 é melhor em todas as situações e nas descidas também.
A 26 é melhor em acelerações e saltos.

Agora é ver o que se pretende. Qual gosto, qual geografia anda se anda, etc. Quando tempo você passa sentado no selim andando e quanto tempo você passa acelerando, para ver qual compensa mais. Da mesma forma que uma HT é mais rápida no XC se for considerar um piloto que “trabalha” mais nela, pedalando em pé, puxando a frente, aliviando em obstáculos, levantando toda hora, etc. do que uma full onde o cara vai sentado mais tempo. No final a HT é mais rápida, mas as custa de maior desgaste do piloto. Por isso num Cape Epic o que domina é 29 FS. Por isso todo teste entre FS e XC de mesma marca e mesmo nível, quando a XC é mais rápida (depende do piso), no fim os batimentos do piloto estão muito mais altos. Se a XC ganha em 5%, o cara chega com o coração batendo 12% a mais. Tinha uma revista espanhola que direto fazia estes comparativos.

Da mesma forma que uma 26 é mais rápida numa subida lisa, uma com garfo rígido também seria, mas aí precisa ver se vale a pena sacrificar outras situações para ganhar um pouco numa subida somente de piso liso.

Para mim como passo a maior do tempo sentado e ando em piso ruim, eu gosto muito de FS 29, afinal dar aquela acelerada explosiva de torcer o quadro não é toda hora que se faz. E não vou andar de 26 HT só porque ela melhor nas super aceleradas explosivas que eu vou usar menos de 5% numa trilha e com isso sacrificar os outros 95% do trecho.

Já vi ente defendo HT, pois é mais divertido. Aí vai de gosto, se achar que dificuldade maior é mais divertido, anda de ciclocross em trilha encardida. Argumento técnico é uma coisa, gosto é outra. Ou as vezes gosto é apenas para justificar o injustificável.

Agora não adianta usar de exemplo uma competição curta onde o piloto “trabalha” muito mais na bike, puxando, aliviando peso, saindo do selim toda hora, dando sprints seguidos e depois dizer que a bike do cara é a melhor para tal modalidade. Piloto de XCO fazem provas curtas quase sempre em pé e “trabalhando” muito em cima da bike. Se é isso que você quer fazer ou faz, compre uma bike igual do cara. Agora se você faz trilhas com piso mais encardido do que as pistas de XCO (o que não é difícil), suas trilhas duram mais tempo, você não quer chegar morto feito um atleta que deu tudo numa competição, não quer ficar quase 90% do tempo de pé, então vai de FS de preferência 29. E tanto é que são bem boas para Cape Epic, XCM, etc.

A mesa coisa AM, não adianta ver competição de DH ou só o trecho cronometrado do Enduro World Series e querer tirar conclusões. Lá os caras estão em velocidades bem altas onde exige muito “trabalho” do corpo. Imagina fazer uma trilha de horas mantendo esse ritmo de vídeos de MTB agressivo que se vê pela net.

Aliás alguém sabe o que é after burner? Resumindo é um sistema que aumenta o empuxo de aviões a jato, mas a custa de uma baixa eficiência calorífera, ou seja, se trabalhando normalmente se consome X de combustível para cada y de empuxo, com o after burner, se gasta 1,5x para cada y de empuxo. Só se usam em situações especificas e por curto espaço de tempo, como fuga de inimigos ou decolagens em pistas ultra curtas como porta aviões onde a catapulta não dê conta. Hoje a 5ª geração praticamente não usa mais por 3 motivos. Primeiro para não serem detectados pelo calor que o processo emite, segundo porque os tanques são embutidos e menores para permanecer stealth e com isso o consumo não pode ser grande para manter a autonomia e por último porque não é muito compatível com a tecnologia de jatos vetoriais. O que isso tem a ver. É mais ou menos como pedalar em pé. A potência resultando é maior, mas com eficácia no consumo de energia menor.


E por último é interessante mencionar umas das vantagens citadas no enduro-mtb.com do porquê as vezes as 26 serem melhores. No trecho abaixo retirado do site eles dizem que é porque em descidas técnicas a roda 26 “entra” mais em “buracos” ou “entre rochas” e com isso consegue melhor frenagem.


Bigger wheels have demonstrated an enormous evolution in the mountain bike segment. With an increasing diameter, the bike will gain more tranquility and rolling performance, however, in some situations maneuverability, braking power, as well as grip decrease. An advantage of bigger wheels is that you need less rear travel, relatively speaking. The fact that bigger wheels roll over hurdles outstandingly is only one side of the coin. What happens, when you want to brake and the big wheel simply glides over the bumps instead of gripping into them? 26” wheels are able to dive deeper into these depressions, leading to more efficient braking than you would be able to achieve with 29”. We must also factor the challenges of stiffness.
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Liternit Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 10:39
Fabio bom texto que referencias você usou para chegar nesse calculo de W necessarios para manter a velocidade e o arrasto. Outra coisa essa diferença de peso entre os tamanho não é muito proximo ao mundo real, alem do peso dos pneus que não foi levado em conta o certo seria comparar bicicletas de valores iguais.

Uma MTB 26" de 7.000,00 vai ter uma diferença de peso maior para uma MTB 29" do mesmo valor. Por exemplo minha bike full é mais leve que a maioria das 29" HT que eu tenho visto nas trilhas (Minha Full pesa 12.3KG)


Editado por Liternit - 06 Nov 2013 as 10:41
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 10:50
Fiz ontem antes de dormir. Hoje eu faço usando uma roda XT e Racing Ralph 2.25, ambos em 26 e 29. Garfo vou usar Fox Float 32 15mm também 26 e 29. Agira quadro acho que vou usar o peso do Scale de carbono ou alumínio que sao os que eu sei os dados tanto em 26 como 29. Mas se quiser mudar pneu ou outra coisa é só falar, mas tem que ter a mesma largura, pois isso influencia a rolarem e largura do aro também. Embora que no exemplo acima de uma 29 de 11kg e uma 26 de 10kg, com certeza o preço seria bem mais de 10k reais.

Editado por Fabio - 06 Nov 2013 as 10:52
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lemarco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 10:54
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fiz ontem antes de dormir. Hoje eu faço usando uma roda XT e Racing Ralph 2.25, ambos em 26 e 29. Garfo vou usar Fox Float 32 15mm também 26 e 29. Agira quadro acho que vou usar o peso do Scale de carbono ou alumínio que sao os que eu sei os dados tanto em 26 como 29. Mas se quiser mudar pneu ou outra coisa é só falar, mas tem que ter a mesma largura, pois isso influencia a rolarem e largura do aro também. Embora que no exemplo acima de uma 29 de 11kg e uma 26 de 10kg, com certeza o preço seria bem mais de 10k reais.
Mas o tópico não é de AM? Por que fazer o comparativo com bikes de XC?
Outra coisa que não está considerando, a manobrabilidade das bikes em trilhas técnicas.
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Liternit Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 11:38
lemarco ele esta indo até onde a física permite, por isso é impossível fazer um comparativo "real" entre os tamanhos são muitas variáveis e na maioria das vezes é muito mais gosto. Mas eu dou muita risada quando aparece um cara no forum dizendo que perdeu 15 minutos indo para as 29" em uma trilha de 15KM.

Como Fabio disse, se você for muito ativo na forma de pedalar, distribuindo bem o peso para transpor obstáculos uma bike menor vai ser melhor. 29" acaba sendo mais confortável sem precisar de tanto esforço, para uma pessoa que não sabe usar o peso do corpo ajuda muito.

Eu por experiencia prefiro uma FS 26", acho as 29" HT pouco chata mas não testei as versões com chainstay curto e as 29" full nunca andei.

Mas to vendo muita gente falar maravilhas da Enduro 29", gente que sabe andar e que jura que a bike é animal. Mas esse povo tem muita força e também é quase profissional.
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Liternit Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 11:45
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fiz ontem antes de dormir. Hoje eu faço usando uma roda XT e Racing Ralph 2.25, ambos em 26 e 29. Garfo vou usar Fox Float 32 15mm também 26 e 29. Agira quadro acho que vou usar o peso do Scale de carbono ou alumínio que sao os que eu sei os dados tanto em 26 como 29. Mas se quiser mudar pneu ou outra coisa é só falar, mas tem que ter a mesma largura, pois isso influencia a rolarem e largura do aro também. Embora que no exemplo acima de uma 29 de 11kg e uma 26 de 10kg, com certeza o preço seria bem mais de 10k reais.

Fabio só acho mais justo então comparar bike 26" e 29" por U$.

Se X compra uma Bike 29" pesando 11KG, certeza que uma bike 26" pelo mesmo valor pesa menos que 10KG. Claro que o modelo de pneu deve ser o mesmo em ambas mas a vantagem das 26" esta justamente no peso.

Pode ser até puxar a sardinha para as 26" mas pra mim faz sentido, quem tem 10K pra gastar é melhor ter uma bike 26" com 9KG ou uma 29" com 11KG? 

Uma matéria bem legal não sei se colocaram


A Banshee tem uma Spitfire que trocando a forma como o dropout é instalado pode ser 26" ou 27.5", fizeram uma comparação de tempo usando rodas 26" e 27.5"
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 15:30
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

lemarco ele esta indo até onde a física permite, por isso é impossível fazer um comparativo "real" entre os tamanhos são muitas variáveis e na maioria das vezes é muito mais gosto. Mas eu dou muita risada quando aparece um cara no forum dizendo que perdeu 15 minutos indo para as 29" em uma trilha de 15KM.

Como Fabio disse, se você for muito ativo na forma de pedalar, distribuindo bem o peso para transpor obstáculos uma bike menor vai ser melhor. 29" acaba sendo mais confortável sem precisar de tanto esforço, para uma pessoa que não sabe usar o peso do corpo ajuda muito.

Eu por experiencia prefiro uma FS 26", acho as 29" HT pouco chata mas não testei as versões com chainstay curto e as 29" full nunca andei.

Mas to vendo muita gente falar maravilhas da Enduro 29", gente que sabe andar e que jura que a bike é animal. Mas esse povo tem muita força e também é quase profissional.




Mas nesse tipo de simulação a única coisa que mudaria de XC para AM seria o pneu e o peso. Mas na proporção entre 29 e 26, talvez ficasse mais próximos ainda se a diferença de peso se mantivesse, já que em número puro ia ser igual, mas em percentagem menor, geando menos influência.

 

 

Agora ela para por aí, não tem como simular um piloto se mexendo em cima da bike. Aí o ideal é comparação real, mas comparação real de bike é muito ruim também. Primeiro que precisa ser como, por exemplo, um carro de corridas, onde se dá n voltas no mesmo circuito com o mesmo piloto, para se chegar numa média e desvio padrão, mas o problema é que piloto de carro não cansa como um piloto de bikes, aí provavelmente volta a volta o rendimento vai cair, e vai por água abaixo fazer média das voltas. Aí no máximo o que pode se fazer é ver também como a bike ajuda ou atrapalha o piloto quando o mesmo está com fadiga.

 

E lembrando que dependendo da topografia e da distância, uma FS faz diferença, pois o conforto acaba se transformando em desempenho.

 

 

Agora quando a Enduro 29 eu nnca andei, mas já andei na Stumpy FSR 29 e gostei muito. Mas tenho fogo no cu para andar na Enduro 29, mas nunca achei uma. rs

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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 15:32
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Fiz ontem antes de dormir. Hoje eu faço usando uma roda XT e Racing Ralph 2.25, ambos em 26 e 29. Garfo vou usar Fox Float 32 15mm também 26 e 29. Agira quadro acho que vou usar o peso do Scale de carbono ou alumínio que sao os que eu sei os dados tanto em 26 como 29. Mas se quiser mudar pneu ou outra coisa é só falar, mas tem que ter a mesma largura, pois isso influencia a rolarem e largura do aro também. Embora que no exemplo acima de uma 29 de 11kg e uma 26 de 10kg, com certeza o preço seria bem mais de 10k reais.

Fabio só acho mais justo então comparar bike 26" e 29" por U$.

Se X compra uma Bike 29" pesando 11KG, certeza que uma bike 26" pelo mesmo valor pesa menos que 10KG. Claro que o modelo de pneu deve ser o mesmo em ambas mas a vantagem das 26" esta justamente no peso.

Pode ser até puxar a sardinha para as 26" mas pra mim faz sentido, quem tem 10K pra gastar é melhor ter uma bike 26" com 9KG ou uma 29" com 11KG? 

Uma matéria bem legal não sei se colocaram


A Banshee tem uma Spitfire que trocando a forma como o dropout é instalado pode ser 26" ou 27.5", fizeram uma comparação de tempo usando rodas 26" e 27.5"


Nesse teste perderam muito na subida com a 27,5. Só se foi porque como usava mesma relação, o ciclista não se adaptou com a diferença de progressão real perante o solo.
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lemarco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2013 as 15:43
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

lemarco ele esta indo até onde a física permite, por isso é impossível fazer um comparativo "real" entre os tamanhos são muitas variáveis e na maioria das vezes é muito mais gosto. Mas eu dou muita risada quando aparece um cara no forum dizendo que perdeu 15 minutos indo para as 29" em uma trilha de 15KM.

Como Fabio disse, se você for muito ativo na forma de pedalar, distribuindo bem o peso para transpor obstáculos uma bike menor vai ser melhor. 29" acaba sendo mais confortável sem precisar de tanto esforço, para uma pessoa que não sabe usar o peso do corpo ajuda muito.

Eu por experiencia prefiro uma FS 26", acho as 29" HT pouco chata mas não testei as versões com chainstay curto e as 29" full nunca andei.

Mas to vendo muita gente falar maravilhas da Enduro 29", gente que sabe andar e que jura que a bike é animal. Mas esse povo tem muita força e também é quase profissional.




Mas nesse tipo de simulação a única coisa que mudaria de XC para AM seria o pneu e o peso. Mas na proporção entre 29 e 26, talvez ficasse mais próximos ainda se a diferença de peso se mantivesse, já que em número puro ia ser igual, mas em percentagem menor, geando menos influência.

 

 

Agora ela para por aí, não tem como simular um piloto se mexendo em cima da bike. Aí o ideal é comparação real, mas comparação real de bike é muito ruim também. Primeiro que precisa ser como, por exemplo, um carro de corridas, onde se dá n voltas no mesmo circuito com o mesmo piloto, para se chegar numa média e desvio padrão, mas o problema é que piloto de carro não cansa como um piloto de bikes, aí provavelmente volta a volta o rendimento vai cair, e vai por água abaixo fazer média das voltas. Aí no máximo o que pode se fazer é ver também como a bike ajuda ou atrapalha o piloto quando o mesmo está com fadiga.

 

E lembrando que dependendo da topografia e da distância, uma FS faz diferença, pois o conforto acaba se transformando em desempenho.

 

 

Agora quando a Enduro 29 eu nnca andei, mas já andei na Stumpy FSR 29 e gostei muito. Mas tenho fogo no cu para andar na Enduro 29, mas nunca achei uma. rs


 
Chegamos exatamente onde eu imaginei. Um biker experiente tem capacidade de sentir o que se adapta melhor as sua realidade e ao terreno em que anda, compensando na técnica algum pequeno ponto fraco do equipamento e se ganha em outros isso pode ser mais importante.
Por exemplo a capacidade de transpor obstáculos, como vc disse acima é claro que uma 29 vai ter uma capacidade maior do que uma 26, mas isso pode ser compensado facilmente por técnica do piloto, já a agilidade do equipamento não seria tão fácil de compensar. Então não tem essa que um tamanho de roda seja o melhor para todos definitivamente, mas sim que há diferenças de comportamento e que cabe a quem está escolhendo a bike conseguir distinguir e escolher o que melhor supre suas necessidades.
Agora já é uma opinião pessoal minha, não vejo como uma 29 superar uma 26 em termos do que eu faço, e do que está sendo chamado de AM, porém isso é minha opinião, mas não é por isso que não leio sobre o assunto e não estou aberto a mudança. Wink

Ps: essa ultima frase sua merecia ir para o finado tópico das perolas do pedal!
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Fabio Ver Drop Down


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Mas a última frase é verdade mesmo. rs rs rs


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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:



E por último é interessante mencionar umas das vantagens citadas no enduro-mtb.com do porquê as vezes as 26 serem melhores. No trecho abaixo retirado do site eles dizem que é porque em descidas técnicas a roda 26 “entra” mais em “buracos” ou “entre rochas” e com isso consegue melhor frenagem.

Bigger wheels have demonstrated an enormous evolution in the mountain bike segment. With an increasing diameter, the bike will gain more tranquility and rolling performance, however, in some situations maneuverability, braking power, as well as grip decrease. An advantage of bigger wheels is that you need less rear travel, relatively speaking. The fact that bigger wheels roll over hurdles outstandingly is only one side of the coin. What happens, when you want to brake and the big wheel simply glides over the bumps instead of gripping into them? 26” wheels are able to dive deeper into these depressions, leading to more efficient braking than you would be able to achieve with 29”. We must also factor the challenges of stiffness.

As trilhas que ando são curtas com trechos rápidos fazendo a transição para os travados com raízes e rockgardens, logo a 26 (como tinha dito bem lá trás) serve como uma luva para como eu ando, cansa de maneira diferente, subida e na descida você usa muito braço ombro e costas para dominar a bike.

Na modalidade enduro a 26 reina, pois muitas das equipes usam componentes de DH, Pneus e Rodas.

Enfim a discussão aqui é as bikes (26, 27.5 e 29) de curso médio (Trail, AM e Enduro), não a teoria das rodas...

Bora falar de coisa boa!

Fabien Barel Testando o novo pneu da Michelin, o Wild Rockr1R2 http://vimeo.com/78779171


Imposto é Roubo
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lemarco Ver Drop Down
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alexhendrix Ver Drop Down
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Olha só o Nino Schuter (XCO world champion), pilotando uma Scott Genius LT 2014 27.5", na última etapa da Enduro World Series (EWS). Ele ficou na 171° posição nessa etapa.



Vídeo:


Editado por alexhendrix - 12 Nov 2013 as 16:34
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alexhendrix Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2013 as 16:26
exclude...

Editado por alexhendrix - 12 Nov 2013 as 16:32
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Olha esse vídeo:
http://enduro-mtb.com/en/video-through-the-fall-v2-created-by-skyline-studios/

Irado o vídeo! É disso que estou falando! Trilhas e mais Trilhas... quilômetros de singletracks!
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Olha só essa trilha!!!! Na verdade é uma propaganda da linha genius 29er e 27,5" da Scott, mas a trilha acaba roubando a cena total. Destaque aos 2min10seg...indescritível!!!

 


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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2013 as 09:13
Na linha 2014 da KHS a DH e a enduro é somente 27,5. As FS XC somente 29. E as HT XC somente 27,5 e 29.

Só nas de passeio HT XC é que aparece as 26.
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Na linha 2014 da KHS a DH e a enduro é somente 27,5. As FS XC somente 29. E as HT XC somente 27,5 e 29.

Só nas de passeio HT XC é que aparece as 26.

Fábio, mordi a língua nessa, em 2014 tem umas boas 29er com curso de 150mm e algumas suspensões de 160mm.

A gama ainda é pequena para cursos maiores que 140, e as rodas (Crossmax Enduro e TRicon FX) ainda não estão disponíveis nesse tamanho. Bom nesse caso por mim  tranquilo uso XT 788 e não tenho do que reclamar, alguns pneus.

Enfim quando eu for trocar de bike as 29 já devem estar em sua maioria com 150 e 160mm e maiore disponibilidade de suspensões, rodas e pneus... 

Duas máquinas que acebei de ver no EMM:



Gosto da geometria da Yeti mas a SB-95 tem 127mm: http://www.pinkbike.com/news/Yeti-SB95C-Review-2013.html



 
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Fabio Ver Drop Down


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Olha mais essas 4:

Canyon Spectral AL 8.0

Santa Cruz Tallboy LT

Niner WFO9

Specialized Enduro 29
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Olha mais essas 4:

Canyon Spectral AL 8.0

Santa Cruz Tallboy LT

Niner WFO9

Specialized Enduro 29



Gostei mesmo foi da BMC TF, ao ver os preços só o quadro custa U$ 5K e a bike top completa 12k.

Tenso demais... Da para pegar 2 de carbono de outra marca qualquer.

Taqueopareo.
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Fabio Ver Drop Down


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Mas infelizmente o preço das full são caros até no exterior e isso é que afasta o consumidor.dúvido que se fossem o mesmo preço das HT, se teriam tantos defensores de HT. LOL
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Charlesxavier Ver Drop Down
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depois do texto do fabio, podem fechar este topico, o topico 26x29 e todos os outros que tenha essa discussão kkkkkkkkkk

putz que explicação excelente kara...
e interessante que todos esses valores pode mudar completamente de acordo com a trilha e o estilo de pilotagem do biker, dizem que quem anda de full jamais volta pra HT, eu resolvi montar uma HT pra fazer un streets [quadro de freeride], é incrivel o tanto que é mais facil pular com essa bike, e descer certas coisas, pra mim o que mais manda na bike é a geometria dela ser de acordo com o estilo de pilotagem do biker e a própria habilidade do biker em sí, mas de uns tempos pra k tenho tirado a conclusão que da pra se fazer praticamente qualquer coisa com qualquer bike. 


Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas infelizmente o preço das full são caros até no exterior e isso é que afasta o consumidor.dúvido que se fossem o mesmo preço das HT, se teriam tantos defensores de HT. LOL

Nem tanto, com 5 ou 6K (dólares) dá para pegar uma full (Yeti, Intense, Comencal, Nukeproof, Orange, Ibis, Cube, Canyon, Santa Cruz) 26 27.5 ou 29 em carbono com XX1 e Fox Float X Kashima e Talas.

Os suíços estão metendo a mão mesmo...

Mas a indústria está dizendo joguem suas 26 na fogueira, pois sem uma 29 ou 27.5 você não fará uma trilha com diversão.

Fico vendo o alvoroço no forum, "Tenho que ter uma 29, nem que seja hard", "vou adaptar uma roda 27.5 no meu quadro" se não for competir não existe esse desespero.

Outra roda somente se a pessoa precisar trocar de bike, tem 26? está se divertindo? Para que mudar então.

Objetivo é trilha sem frescura!


Editado por gustavomurad - 19 Nov 2013 as 17:24
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gustavomurad Ver Drop Down
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Por isso que gostamos de Enduro:



Gritei aqui sozinho "LARGA O FREIO!" umas três vezes...





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zeca Ver Drop Down
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Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas infelizmente o preço das full são caros até no exterior e isso é que afasta o consumidor.dúvido que se fossem o mesmo preço das HT, se teriam tantos defensores de HT. LOL

Nem tanto, com 5 ou 6K (dólares) dá para pegar uma full (Yeti, Intense, Comencal, Nukeproof, Orange, Ibis, Cube, Canyon, Santa Cruz) 26 27.5 ou 29 em carbono com XX1 e Fox Float X Kashima e Talas.

Os suíços estão metendo a mão mesmo...

Mas a indústria está dizendo joguem suas 26 na fogueira, pois sem uma 29 ou 27.5 você não fará uma trilha com diversão.

Fico vendo o alvoroço no forum, "Tenho que ter uma 29, nem que seja hard", "vou adaptar uma roda 27.5 no meu quadro" se não for competir não existe esse desespero.

Outra roda somente se a pessoa precisar trocar de bike, tem 26? está se divertindo? Para que mudar então.

Objetivo é trilha sem frescura!


Sabias palavras.
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TheLittle Ver Drop Down
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E eu to procurando uma bike nova pra comprar, dando preferência pra aro 26.

nem to ligando muito pra 27,5 e 29, meu medo é só ter dificuldade no futuro pra achar pneus 26 e também fico preocupado com o preço de revenda cair muit daqui 1 a 2 anos.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Fala pessoal,

Semana passada fiz meu primeiro rolé numa bike 27.5", essa Da Bomb da foto abaixo...


Olha... indo direto ao ponto - Gostei bastante!! :)

Mas... como sou chato, é óbvio que não estou convencido ainda!

Andei no Parque Cemucam em SP, um lugar que o Eduardo Ramires e outras pessoas estão fazendo mais e mais pistas. Bem maneiro o lugar... single tracks, alguns trechos bem divertidos com curvas bastante apertadas... quem é de SP tem que conhecer.

Eu tava há um tempão sem andar... uns 2 meses e achei que meu rolé seria muito ruim, mas não foi tanto. A bike não era originalmente 27.5 e sim adaptada para o novo tamanho. Estava com uma configuração mais agressiva, guidon de 800mm e mesa bem curtinha, o que na verdade atrapalhou porque a trilha era bem apertada. 

O que notei de diferente é que andei bem pro tempo que estava parado e não tive nenhum problema da bike não ter muito jogo nas curvas... mas fica difícil fazer uma análise mais profunda, com tão pouco tempo e com uma bike com setup diferente + local que não costumo andar...

A conclusão simples é prática é que eu gostei do rolé! Se fosse com 26" teria sido exatamente igual ? Ainda não posso dizer!!!




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TheLittle Ver Drop Down
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Pedro, esse quadro é pra 29"?
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C.leandro Ver Drop Down
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Fala !
Algumas fotos da "prova/embrião" de enduro, tudo foi no Vale da Lua (RJ).
Apesar que estava com uma bike emprestada, a parte que me dei melhor foi no primeiro trajeto, este das fotos, que foi o mais travado e de baixa velocidade, porém mais técnico.
Nas fotos não aparece nada de técnico, pois os fotógrafos se posicionaram em outros locais...
Quem não foi perdeu muito boa diversão !















Valeu !!
Fotos By Ximiti e Matheus !!!
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 10:07
Feito, peguei uma Spz Enduro Comp 2013 com rodas 26".
Espero que tenha sido uma boa escolha.
Eu que tenho 1.63 não vejo muito sentido em ir pra 29" ou mesmo pra 27,5". Apesar de dizerem que isso é besteira, eu fico imaginando um cara do meu tamanho "manobrar" uma bike 29" nas trilhas.

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PedroMayall Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 11:17
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Feito, peguei uma Spz Enduro Comp 2013 com rodas 26".
Espero que tenha sido uma boa escolha.
Eu que tenho 1.63 não vejo muito sentido em ir pra 29" ou mesmo pra 27,5". Apesar de dizerem que isso é besteira, eu fico imaginando um cara do meu tamanho "manobrar" uma bike 29" nas trilhas.

Pegou nova ou usada? Pode dizer quanto pagou? Depois diz aí o que achou da máquina. É essa que eu quero pra mim!
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zeca Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 11:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Feito, peguei uma Spz Enduro Comp 2013 com rodas 26".
Espero que tenha sido uma boa escolha.
Eu que tenho 1.63 não vejo muito sentido em ir pra 29" ou mesmo pra 27,5". Apesar de dizerem que isso é besteira, eu fico imaginando um cara do meu tamanho "manobrar" uma bike 29" nas trilhas.



Pequenino, você pegou uma P(a)#$ de uma Maquina, aproveite.

Sem foto sem Clap
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kiorugui Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 13:14
Originalmente postado por C.leandro C.leandro escreveu:

Fala !
Algumas fotos da "prova/embrião" de enduro, tudo foi no Vale da Lua (RJ).
Apesar que estava com uma bike emprestada, a parte que me dei melhor foi no primeiro trajeto, este das fotos, que foi o mais travado e de baixa velocidade, porém mais técnico.
Nas fotos não aparece nada de técnico, pois os fotógrafos se posicionaram em outros locais...
Quem não foi perdeu muito boa diversão !


Valeu !!
Fotos By Ximiti e Matheus !!!


E aí, GT fan, blz? Pode dar mais detalhes desta prova?

Abraço.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2013 as 13:51
Originalmente postado por zeca zeca escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Feito, peguei uma Spz Enduro Comp 2013 com rodas 26".
Espero que tenha sido uma boa escolha.
Eu que tenho 1.63 não vejo muito sentido em ir pra 29" ou mesmo pra 27,5". Apesar de dizerem que isso é besteira, eu fico imaginando um cara do meu tamanho "manobrar" uma bike 29" nas trilhas.



Pequenino, você pegou uma P(a)#$ de uma Maquina, aproveite.

Sem foto sem Clap

Valeu. As fotos posto depois, peguei a bike ontem a noite. Espero poder pedalar esse fds, se não chover muito.

Pedro, paguei um pouco mais que a metade do preço "oficial" da bike nova. Peguei usada. Próxima trilha vc vê ela pessoalmente, quem sabe PCN domingo se o tempo permitir.
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gustavomurad Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Feito, peguei uma Spz Enduro Comp 2013 com rodas 26".
Espero que tenha sido uma boa escolha.
Eu que tenho 1.63 não vejo muito sentido em ir pra 29" ou mesmo pra 27,5". Apesar de dizerem que isso é besteira, eu fico imaginando um cara do meu tamanho "manobrar" uma bike 29" nas trilhas.


Bike muito boa, vai se divertir muito nas trilhas com ela! Bom pedal!


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Originalmente postado por C.leandro C.leandro escreveu:

Fala !
Algumas fotos da "prova/embrião" de enduro, tudo foi no Vale da Lua (RJ).
Apesar que estava com uma bike emprestada, a parte que me dei melhor foi no primeiro trajeto, este das fotos, que foi o mais travado e de baixa velocidade, porém mais técnico.
Nas fotos não aparece nada de técnico, pois os fotógrafos se posicionaram em outros locais...
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Valeu !!
Fotos By Ximiti e Matheus !!!

Lugar maneiro para um pedal! Fazer essa categoria crescer no Brasil!
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Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Fala pessoal,

Semana passada fiz meu primeiro rolé numa bike 27.5", essa Da Bomb da foto abaixo...


Olha... indo direto ao ponto - Gostei bastante!! :)

Mas... como sou chato, é óbvio que não estou convencido ainda!

Andei no Parque Cemucam em SP, um lugar que o Eduardo Ramires e outras pessoas estão fazendo mais e mais pistas. Bem maneiro o lugar... single tracks, alguns trechos bem divertidos com curvas bastante apertadas... quem é de SP tem que conhecer.

Eu tava há um tempão sem andar... uns 2 meses e achei que meu rolé seria muito ruim, mas não foi tanto. A bike não era originalmente 27.5 e sim adaptada para o novo tamanho. Estava com uma configuração mais agressiva, guidon de 800mm e mesa bem curtinha, o que na verdade atrapalhou porque a trilha era bem apertada. 

O que notei de diferente é que andei bem pro tempo que estava parado e não tive nenhum problema da bike não ter muito jogo nas curvas... mas fica difícil fazer uma análise mais profunda, com tão pouco tempo e com uma bike com setup diferente + local que não costumo andar...

A conclusão simples é prática é que eu gostei do rolé! Se fosse com 26" teria sido exatamente igual ? Ainda não posso dizer!!!






É Pedro, adaptada é meio tenso de avaliar por causa da geometria e o movimento central fica mais alto, continuar avaliando, ainda não vi nenhuma 650b ao vivo.
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