home

9 dicas para descer melhor no ciclismo de estrada


6 FEV, 2017     Gustavo Figueiredo     1    



Verdade seja dita: raramente corridas de ciclismo de estrada são vencidas na descida. Porém, seja em uma prova ou em um passeio com os amigos, saber descer é fundamental para a sua segurança. Por isso, confira nossas dicas e prepare-se para enfrentar melhor a gravidade com sua estradeira.

1 - Use os drops

Além de reduzir o arrasto aerodinâmico e aumentar a velocidade, andar na parte de baixo do guidão transfere mais peso para o pneu dianteiro, o que ajuda a evitar as incontroláveis escorregadas na frente.

Além disso, a posição mais rebaixada do tronco deixa o centro de gravidade mais baixo, melhorando a estabilidade da magrela. Para completar, você estará na melhor posição para acionar os freios com força em caso de emergência.

imagem
Desça nos drops

2 - Olhe para o lugar certo

Tente olhar mais para a frente na estrada, procurando sempre encontrar obstáculos que possam estar no caminho. Além disso, sempre olhe para onde você quer ir. Isso quer dizer que nunca devemos fixar a visão no gard-rail, para fora da pista, em buracos, etc. Lembre-se: seu corpo tente a ir para onde você está olhando.

3 - Contra-esterço

Nas motos e bikes, contra-esterçar significa empurrar para frente a parte do guidão que está por dentro da curva. Isso quer dizer que, em curvas para a direita, você deve empurrar a mão direita para frente para que a bicicleta ganhe inclinação. Nas curvas para a esquerda, faça o contrário. Isso faz com que a bicicleta deite mais, apertando o raio da curva.

imagem
Empurre a parte de dentro do guidão para deitar a bike

4 - Não fique segurando os freios

Como regra geral, tome cuidado para não ficar segurando os freios por muito tempo, já que isso pode super-aquecer as rodas. Com isso, além do risco de delaminar aros de carbono, o calor ainda pode fazer com que a pressão interna aumente muito, fazendo o pneu explodir. Se a descida for muito inclinada, vale a pena descer devagar para não gerar muito calor.

Outra dica é revesar o acionamento dos manetes, apertando cada por por apenas alguns segundos. Em casos extremos como dias de calor forte ou ciclistas muito pesados, a única solução pode ser parar momentaneamente para as rodas esfriarem.

5 - Fique baixo

Antes de entrar em uma curva, gire o pedal que ficará pelo lado de fora para baixo e apoie seu peso nele. Mantenha o corpo "flutuando" levemente acima do selim e o tronco o mais baixo possível. Nunca apoie o peso sobre o selim, já que isso coloca o centro de gravidade no lugar mais alto da bike.

imagem
Tronco baixo e peso no pedal de fora baixam o centro de gravidade

Entenda o conceito de tangenciar as curvas

Fazer a tangente significa encontrar a linha mais rata o possível dentro de uma curva. Normalmente, isso significa começar aberto, fechar ao máximo, tocar o ponto de tangente e abrir novamente. Porém, isso é apenas uma regra básica, já que diferentes curvas ou sequencia de curvas terão pontos diferentes de tangenciamento.

Inclusive, é bastante comum "sacrificar" a saída de uma curva para estar no local correto para fazer a próxima.

imagem
Alguns exemplos de tangentes

6 - Entenda os freios da sua bicicleta

Na estrada raramente fazemos frenagens fortes, o que leva muitos ciclistas não saberem como a bike se comporta nesta situação. Por isso, treine um pouco para entender quanta pressão você pode aplicar no freio traseiro antes que a roda trave e, acima de tudo, quanta pressão você pode aplicar no freio dianteiro sem que a bicicleta capote para frente.

Lembre-se que, além de mesas longas, o guidão de uma bicicleta de estrada também joga o peso ainda mais para frente. Com a massa concentrada a frente do eixo dianteiro, o risco de capotamento é elevado nas estradeiras.

Lembre-se também de tomar muito cuidado com o acionamento dos freios durante a curva. Ao apertá-los, a tendência é que a bike fique "em pé" e passe treto. Isso para não falar no risco de escorregar e cair.

7 - Entre "no flow"

Assim como nas trilhas, encontrar o ritmo da descida aumenta e muito a segurança. Por isso, procure uma velocidade que não seja muito elevada e tente integrar-se com a estrada, fazendo movimentos suaves, freando com tranquilidade e contornando as curvas de forma relaxada.

8 - Descidas desconhecidas

Se você não conhece a estrada, desça com prudência máxima. Além disso, convém sempre atrasar a entrada das curvas. Isso é extremamente válido para evitar o risco das curvas de raio decrescente encontradas em muitas estradas mal projetadas do Brasil.

Este tipo de curva começa mais aberta e fecha no final, sendo um grande risco para qualquer veículo. Isso porque, se você buscar a tangente cedo demais, fatalmente estará na parte interna quando a curva fechar. Com isso, as chances de passar reto aumentam muito.

imagem
Cuidado com curvas de raio decrescente

9 - Chuva

Pneus finos, alta pressão e piso escorregadio são a receita certa para o desastre. Por isso, ande devagar na chuva. Tome muito cuidado com faixas pintadas no asfalto, tampas de bueiro ou outras superfícies que escorregam quando molhadas. Lembre-se também que a distância de frenagem aumenta bastante.

Em estradas que estão constantemente molhadas, o limo tende a se acumular nas beiradas, tornando tudo ainda mais perigoso.

Se tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários abaixo!




Comentários

  • avatar

    Ivan Zeni dos Santos   

    Ivan Zeni dos Santos   

    Muito cuidado com pavimento sujo com residuos de pneus dos carros, residuos de oleos pingados dos motores, especialmente logo no inicio da chuva, apos periodos secos.
    Isso torna o pavimento muito escprregadio, especialmente se for de paralelos de basalto.

    2 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados