home

7 maneiras de simples de melhorar sua aerodinâmica


1 JAN, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


A galera do Bikeradar bateu um papo com Chris Yu, engenheiro de aerodinâmica da Specialized, e pegou umas dicas bem legais para ganhar mais aerodinâmica e velocidade, tiradas diretamente dos estudos no túnel vento da empresa americana.

imagem
Chris Yu, engenheiro de aerodinâmica da Specialized. Foto: Ben Delaney / Immediate Media


1. Use roupas justas

Da próxima vez que você for comprar roupas de ciclismo, procure por modelos justos. Com isso, você diminui o arrasto aerodinâmico causado pelas dobras das roupas. "É o melhor custo-benefício", diz o engenheiro.

imagem
. Roupas justas ajudam muito. Foto: Ben Delaney / Immediate Media


Se a crise econômica e o dólar alto pegaram você em cheio, aqui no Brasil existem alguns fabricantes que fornecem macaquinhos de contra-relógio com bolsos traseiros. Embora não seja tão prático quanto um conjunto bretelle + camiseta, essa combinação é funcional e faz uma boa diferença em velocidades mais altas.

2. Monte bem a sua bike

Cabos e conduítes grandes de mais causam mais arrasto. "Certifique-se que sua bike está "clean", diz Yu. Apenas 10cm a mais de conduítes rapidamente somam-se para criar arrasto. Além disso, quanto mais conduítes, maior será a fricção dos cabos, o que torna as trochas de marcha e frenagens mais pesadas e menos sensíveis.

3. Esqueça a bolsa de ferramentas

Aquela sua bolsa de ferramentas grande embaixo do selim pode até ser bastante útil em emergências, mas certamente não está ajudando em nada sua aerodinâmica. Por isso, se você está atrás de um recorde pessoal, deixe ele em casa ou melhor: invista em ferramentas menores, carregue o mínimo possível e compre uma bolsa compacta.

Raspe as pernas

Quer ser 50 segundos mais rápido em um contra-relógio de 40 quilômetros e ainda ganhar um visual de ciclista profissional? Então perca a vergonha e raspe as pernas. Se alguém fizer gracinha, mostre este vídeo para o cidadão.

imagem
Pernas depiladas melhoram a aerodinâmica. Foto: Ben Delaney / Immediate Media


Compre um capacete aero

Ok, um capacete aerodinâmico não se encaixa na categoria de equipamentos baratos. Porém, uma hora ou outra você vai precisar trocar o seu capacete e, nesta hora, investir num modelo mais aerodinâmico pode ser uma boa aposta para ganhar alguns segundos nos seus pedais.

Porém, tome cuidado. Alguns capacetes aerodinâmicos tem uma ventilação um pouco pior do que os tradicionais, o que os torna mais quente em velocidades baixas e subidas inclinadas. Porém, capacetes aerodinâmicos são feitos para pedais em alta velocidade e não para encarar montanhas.

Tire o corta-vento de uma vez

Em pleno verão brasileiro, o frio ao sair de casa de manhã não costuma ser um problema. Porém, quando o tempo esfria no inverno, é bastante comum sairmos de casa com um corta-vento. Com o aumento da temperatura durante o pedal, muitos ciclistas tem o (péssimo) hábito de abrir o zíper do corta-vento para usar ele aberto ao em vez de parar para tirá-lo por completo.

Em uma simulação realizada por Chris Yu no túnel de vento da Specilized, utilizar o corta-vento aberto ao em vez de tirá-lo resultou em uma perda de até 10 minutos em um pedal de 80km. Ou seja: daria tempo de tirar a jaqueta, dobra-la com calma, colocar no bolso traseiro, sentar no acostamento, comer uma bananinha, bater um papo com o colega mais próximo e ainda assim ser mais rápido. Como diria do ditado "a pressa é inimiga da perfeição".

Faça um bike fit

Se você parar para pensar, nenhum componente da bicicleta é tão grande ou pesado quanto o próprio ciclista. Por isso, não é de se surpreender que a maior parte do arrasto aerodinâmico seja justamente você.

"Um bike fit profissional vai colocar você em uma posição mais confortável e eficiente. Além disso, ele pode colocar você em uma posição melhor para pedalar bastante tempo nos drops e não nos hoods. Outro detalhe importante é que o fit pode ajudar a diminuir o movimento lateral dos joelhos, que acaba aumentando sua área frontal", completou Chris Yu.

Fonte: Bikeradar


Comentários



Relacionados