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7 dicas para manter sua bicicleta parada por longos períodos

Mesmo parada a bicicleta pode sofrer desgastes, veja como evitá-los

Seja pelo problema atual que passamos por causa do novo coronavírus ou por qualquer outro motivo, manter sua bike guardada corretamente é a garantia de uma volta aos pedais sem surpresas.

Apesar do momento atual nos atingir nesse sentido, ter que deixar a bike guardada não é uma novidade em países com inverno rigoroso e as consequências de largar a bicicleta de qualquer maneira, sem qualquer cuidado, são claras.

Aqui vão algumas dicas do que fazer com sua bike antes de deixá-la parada por um tempo.

O que fazer antes de deixar minha bike parada ?


  1. Lave a bicicleta

  2. Seque a bicicleta

  3. Lubrifique a engraxe da forma correta

  4. Mantenha pneus cheios e tenha cuidados com o tubeless

  5. Deixe a bicicleta na posição horizontal

  6. Cuidados extras com baterias

  7. Mantenha os câmbios com a mola recolhida



1 - Lave a bicicleta

Jamais guarde sua bike suja, principalmente com lama. A sujeira é uma das principais inimigas da bike e de seus componentes, pois mesmo com ela parada, acelera processos de degradação da pintura e de ferrugem do quadro e demais componentes.

Limpe a corrente da bike
Limpe a corrente da bike    Seppia Geração de Conteúdo

Portanto, aproveite o tempo livre e lave sua bike, lembre-se de utilizar produtos específicos para bicicletas, como sabões, shampoos e desengraxantes. Fuja de receitas caseiras mirabolantes e solventes não adequados que limpam tudo, mas podem danificar mais a sua bicicleta do que a sujeira e a graxa que você pretende limpar.

Cuidado também com o uso de lavadoras de alta pressão que, quando mal direcionadas, pode fazer com que a água chegue a locais indesejados, como rolamentos de cubos, movimentos centrais e links da balança.

2 - Seque a bicicleta


Parece besteira, mas sempre que a bike é lavada em um bike shop ela é seca com ar comprimido. Até mesmo quando você lava em casa, em geral não demora muito até o próximo pedal, que vai ajudar na secagem. Porém, se a bike for ficar guardada, seque a bike após a lavagem, inclusive todos aqueles cantinhos pequenos e pouco acessíveis.

Se preciso, retire o canote e vire a bike de ponta cabeça para expurgar qualquer água que por ventura tenha ficado dentro do quadro. O processo de ferrugem do quadro e do movimento central, por exemplo, quando acontece de dentro pra fora, só é percebido quando muito avançado e muitas vezes é irreversível.

Aproveite para durante a secagem inspecionar seu quadro e os componentes em busca de rachaduras e qualquer outro tipo de avarias.

3 - Lubrifique a engraxe da forma correta

Lubrificar a corrente após a lavagem é a forma adequada de preservá-la contra a ferrugem. Não há a necessidade de aplicar lubrificante em excesso, siga as recomendações de aplicação do fabricante do seu lubrificante e será suficiente.

Lubrificação evita ferrugem
Lubrificação evita ferrugem    Seppia Geração de Conteúdo

Contudo, fique atento ao uso de lubrificantes a base de cera, pois eles não protegem a corrente da ferrugem. Neste caso, use lubrificantes a base de óleo.

Outra possibilidade interessante para combater a oxidação é aplicar algum lubrificante aerossol ou desengripante no sistema de mola dos pedais. Para ciclistas mais experientes, engraxar a parte externa dos rolamentos da caixa de direção é uma boa ideia também para afastar a oxidação desses componentes.

Você pode ver mais dicas de como lubrificar corretamente a corrente da bike nesse artigo.

4 - Mantenha pneus cheios e tenha cuidados com o tubeless


Manter os pneus cheios evita rachaduras e deformações da borracha. Não é necessário usar a mesma calibragem que você usa para pedalar, principalmente para bicicletas de estrada. Metade da calibragem que você usa normalmente já é o suficiente. A calibragem mais baixa evita estouros e vazamentos.

Gire pneus com selante
Gire pneus com selante    Seppia Geração de Conteúdo

Outras dicas importantes é manter os pneus em um local escuro e arejado ou, no mínimo, não exposto diretamente a luz solar e a altas temperaturas. Raios UV e calor aceleram a degradação dos compostos da borracha.

Se você usa selante no seu pneu (ou na sua câmera de ar), é importante girar as rodas por alguns minutos algumas vezes durante a semana. Isso evita que este se deposite em um único local, formando um caroço de látex e eventualmente deformando o pneu definitivamente. Quanto maior for a frequência desse procedimento, menores são as chances de você ter algum problema.

5 - Deixe a bicicleta na posição horizontal


Mantenha a bike com as rodas para baixo, na posição natural da bicicleta. Evite-a deixar por longo tempo na vertical e jamais de ponta cabeça, assim você previne que bolhas de ar do sistema hidráulico de freios se desloquem para a pinça (caliper), onde vão prejudicar significantemente o funcionamento dos seus freios.

Além disso, na posição horizontal os óleos das suspensões e canotes hidráulicos ficam também acomodados no local correto dentro do sistema e previne vazamentos e contaminação.

Bike na horizontal
Bike na horizontal    Seppia Geração de Conteúdo


6 - Cuidados extras com as baterias

Para bikes elétricas ou com sistema eletrônico de transmissão, atentem-se às recomendações dos fabricantes quanto a preservação da bateria durante longas pausas de uso. Manter a bateria carregada entre 30-70% é o mais indicado na maioria dos casos.

Deixar a bateria completamente carregada (100%) ou descarregada (0%) pode potencializar o processo natural de degradação da bateria. Não guarde bicicletas com sistemas elétricos em local úmido e quente. Se não houver opção, retire a bateria e guarde-a em local fresco e seco, longe de materiais inflamáveis como tecidos, botijão de gás e madeira.

Essa dica também vale para ciclocomputadores, lanternas ou qualquer componente com bateria recarregável. Nos que usam pilha comum, estas devem ser retiradas.

Bateria com meia carga
Bateria com meia carga    Seppia Geração de Conteúdo

7 - Mantenha os câmbios com a mola recolhida

A melhor posição para as marchas enquanto sua bike estiver parada são com os câmbios recolhidos, isto é, câmbio traseiro no menor pinhão e câmbio dianteiro na menor coroa. Dessa forma você preserva as molas do câmbio que ficam sob menor pressão, aumentando a vida útil do equipamento, e também preserva os cabos que ficam sob menor tensão, esticando menos, assim mantendo a regulagem da marcha por maior tempo.

Dica extra


Aproveite o ritmo de limpeza e higienize sua garrafa, mochila, sapatilhas, capacete, vestuário e demais itens que você usa no pedal. Seguindo a mesma regra da bike, não guarde nada sujo. Também retire o ciclocomputador e gps da bicicleta e guarde-os em local seco e longe do calor.

Por último, controle o ímpeto de desmontar toda a bicicleta e dar aquele trato histórico na magrela caso você não tenha conhecimento e/ou ferramentas adequadas pra isso. Apesar da intenção ser excelente, o resultado pode ser desastroso e ficar pesado pro bolso no final.

A realidade atual do coronavírus
Quando comparada ao transporte público, a bike é uma excelente opção de meio de transporte durante a quarentena para evitar a proliferação da Covid-19.

Porém, existem alguns motivos para que você não treine ou pedale desnecessariamente durante a pandemia, pelo menos até que novas recomendações e descobertas sejam feitas.

Aproveite o momento para seguir nossas dicas e cuidar da sua bicicleta. Afinal, cuidar do equipamento é importante em qualquer esporte e vai ajudar a passar o tempo.

Thiago Monzane


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Comentários

Beleza

Parabéns pelas dicas. Muito obrigado. Vou usar nas minhas biles e vou repassar para meus amigos do pedal.

Muito bom explicação simples e importante.

Boas dicas! Vamos vencer o Corona Vírus e voltar a pedalar!!

Excelentes dicas! Valeu! Vou procurar seguir!

Ótima matéria

Parabéns pelas dicas show de bola

Quando deixo a bike na vertical
o freio traseiro baixa muito

Muito boas e verdadeiras as dicas!
Valeu demais....

Por correto não seria deixar a bicicleta na vertical?