Seção de Fotos Vazia 12 Horas foi um sucesso - Pedal
home

12 Horas foi um sucesso


27 NOV, 2007     Guiné    



Além de uma competição desgastante e paradoxalmente prazerosa a 12a. edição MTB 12 Horas que aconteceu em Itupeva, SP, ao lado do Shopping Serra Azul, apresentou um fim de semana de festa e de confraternização a todos os bikers que se encontram nas competições durante o ano.

Um grande público esperou ansiosamente o início do evento que tem fama de ser sempre um show. Antes da largada o ciclista, tenor cantor de ópera Sérgio Senger cantou emocionado o Hino Nacional. Em seguida o padre ciclista que no final venceu sua categoria na solo deu a benção aos ciclistas.

Um vídeo com imagens do 12 horas de 2006 com saudações de Gary Fisher, gravadas especialmente para o evento aos participantes foi uma das mais emocionantes atrações. Logo após a largada a surpresa foi um show de músicas da Rita Lee, seguida do concurso de Garota 12 horas. 12 horas depois, minutos antes da chegada, a surpresa foi a chegada de um grupo de cantores Mariachis que embalaram as comemorações dos chegavam extenuados.

Uma grande área de equipes e lojas de bikes, a comodidade do apoio da estrutura do shopping ao lado que colaborou permanecendo aberto, estacionamento tranquilo, um fim de semana com tudo certo, até São Pedro colaborou não enviando mais que algumas gotas de chuva exatamente no fim da prova.


:: A prova

O percurso da prova, deste ano foi aumentado e merece destaque especial. Aproximadamente 11km de pista marcada por muitos trechos de single-tracks em meio aos morros e trilhas da região. Não havia subidas longas e muito inclinadas, mas uma constante de trechos que mediam o nível técnico dos competidores. A poeira que deixou a todos com o coberto de poeira e vários tombinhos deram trabalho ao pessoal dos boxes de apoio, vários bikers desistiram por causa de quebras ou tinham que empurram a bike até a área de boxes para poderem receber a assistência mecânica necessária. A pista foi elaborada por Edu Ramires, técnico da seleção brasileira de mountain bike.

“Este foi o melhor de todos os 12 horas que promovemos e saiu exatamente como planejávamos ” comentou Paulo de Tarso, um dos organizadores do evento.

E esse comentário foi estendido também entre vários atletas de ponta que já participaram também de várias edições anteriores do evento.

De todas as edições que participei, esse foi o mais divertido”, afirmou Odair Pereira da equipe Amigos da Bike.

“O percurso foi muito legal, deu um algo a mais à prova. A gente pegou trechos velozes e trilhas novas. São 12 horas de muita adrenalina, de emoção e de muita curtição também”, disse Edivando Souza Cruz.

Adriana Nascimento, uma das principais atletas do Brasil, também aprovou o MTB 12 horas. “O percurso foi bem legal, o melhor de todos que já teve. O circuito não era fácil, as subidas e descidas eram mais velozes, eu adorei mesmo. Foi perfeito”, disse Adriana.


:: Estrangeiros marcam presença e sobem ao podium

Ricardo Figueiredo, um dos principais nomes do mountain bike em Portugal, campeão na categoria solo B, ficou impressionado com o tamanho do evento e a excelente organização, comparando o evento a grandes provas do mountain bike mundial.

A equipe vencedora na geral, que levou a Taça 12 horas, foi a Bike Fan 1 de Campinas, a que completou maior número de voltas, formada por Joseilton da Silva Gomes (campeão do solo em 2006), Marcelo Marchiori, Luis Flavio Castro e Fernando Felix da Silva. Em segundo lugar na geral por equipes chegou a Coyotes KHS, formada por Gilberto Veiga Gois, Joelcio Soares, Ricardo Ramthum e Bruno Martins Silva e em terceiro a equipe Bianchi, formada por Claudio Palamartchuk, Pablo Lucatelli, Rodrigo de Sá Nogueira e Fabio Jose de Paula, campeã geral no ano passado e tricampeões na sua categoria.

Neste ano a categoria solo bateu o recorde de inscritos, 100 no total. Quem levou a melhor foi o mineiro de Belo Horizonte, Hugo Prado Neto, tornando-se o mais novo campeão da solo. Em boa forma, pedalando em um ritmo bastante forte durante toda a prova, apresentada principalmente no segundo semestre deste ano, com excelentes apresentações no Big Biker, Iron Biker, Itália, Daniel Carneiro e Rogério Pacheco ficaram em segundo e terceiro na solo masculino.

Daniel, que ganhou ano passado em dupla com Tácio Camargo, ambos da Merida, também foi um dos destaques esportivos deste ano e chegou este ano no MTB 12 horas apenas 7 minutos atrás de Hugo Prado Neto.

A solo feminina teve a vitória de Daniela Genovesi, da All Track, do Rio de Janeiro, em segundo chegou Luiza Cerqueira da Silva, da Total Bike, de São Paulo, e em terceiro Aline Roberta, da Empac/May English, de São João Del Rei.

A dupla teve como vencedores Arley Teixeira Domingos e Felipe Alves Avelar, da Caloi/Terra Bike, em segundo ficaram Robson Aloisio Alfredo Silva e Daniel da Silva Resende, da Terrabike Multitek, e em terceiro Ricardo Luiz Picolli e Adilio Paula da Silva, Sunbikes Cant. Sorvete.


:: Outras categorias

CATEGORIA : SOLO GERAL MASCULINO

1) 69 Hugo Prado Neto - Belo Horizonte
2) 55 Daniel Carneiro Zoia - Vicosa
3) 824 Rogerio Pacheco - Belo Horizonte

CATEGORIA : Solo A de 1977 a 1990

1) 63 Eder Adriano Barbosa - Patos de Minas
2) 75 Luis Gustavo Magalhaes - Jundiai
3) 29 Antonio Fabio Ayres - G. Piedade

CATEGORIA : Solo B de 1967 a 1976

1) 821 Ricardo Figueiredo - Portugal
2) 831 Waldo Patricio F.Urbina - Sao Paulo
3) 800 Ariel Cepeda - Argentina

RESULTADOS FINAIS DA CATEGORIA : Solo C de 1957 a 1966

1) 969 Plinio Jose de Souza - Campinas
2) 948 Luis Escudeiro Filho - Campinas
3) 914 Cristovao Sopicki - Guapimirim

CATEGORIA : Solo D nascidos ate 1956

1) 745 Serafin Alonso Martinez - Sao Paulo
2) 742 Luiz S. Assuncao - S.J.Campos
3) 741 Florentino Flori Junior - Sao Carlos

CATEGORIA : Solo Feminino

1) 6 Daniela Genovesi - Rio de Janeiro
2) 10 Luiza Cerqueira da Silv - Sao Paulo
3) 3 Aline Roberta Margoti - S.Joao del Rei

CATEGORIA : Dupla

1) 127 Caloi Terra Bike - S.J.Boa Vista
2) 135 Terrabike Multitek - Juiz de Fora
3) 134 Sunbikes Cant. Sorvete - Rio Claro

CATEGORIA : Mista

1) 201 Specialized Hora do Blush - Sao Paulo
2) 202 Lar N.S¦ Aparecida - Sao Paulo
3) 203 Monte Santo Sami Com - Monte Santo

CATEGORIA : Equipe ate 110 anos

1) 400 Bike Fan 1 - Campinas
2) 402 Coyotes KHS - Sao Bento do Sul
3) 406 Urutu Bikers Point Kope - F. de Vasconcelo

CATEGORIA : Equipe de 111 a 130 anos

1) 328 Bianchi - Sao Paulo
2) 333 Pedal Power - Sao Paulo
3) 332 Megabiekrs - Campo Limpo Pt Jundiai

CATEGORIA : Equipe de 131 a 150 anos

1) 617 Flor de Acacia - Sao Paulo
2) 621 Serrazul - Jundiai
3) 624 Unifeob Naturales Radia - Aguai

FINAIS DA CATEGORIA : Equipe mais de 151 anos

1) 525 Probel Calypso - Sao Paulo
2) 526 Trip Adventure - Ribeirao Preto
3) 524 MSL do Brasil - Sao Paulo


:: Novidades em 2008

Para 2008 a organização da prova prometeu a realização do MTB 24 Horas.

“Esse era um antigo projeto, que quando o 12 Horas completasse 12 anos, transformaríamos em 24 horas”, afirmou Paulo de Tarso, presidente do Sampa Bikers, responsável pela realização da prova.

Durante o vídeo da largada, os atletas puderam conferir o anuncio da novidade e conhecer um pouco de como será o formato da prova. Serão três categorias, para 6, 12 e 24 horas. “Na mesma competição, a pessoa poderá competir nessas três categorias”, afirmou Paulo. “É muito provável que a competição ocorra em Julho de 2008”, completa.

O MTB 12 Horas é uma realização da Sampa Biker’s, com patrocínio do Banco Mercedes, co-patrocínio Shopping Serrazul, e Apoio da Caloi, Centauro, Prefeitura de Itupeva, Fox, Bell, Maxxis, Vzan, Água Crystal, Madis Rodbell, Curtlo, Club Social, Spec, Mog Utilitários Inteligentes, Vipal, Teny Pé Baruel e Pró Bike.

O resultado de todas as categorias está disponível no site http://www.mtb12horas.com.br



Comentários



Relacionados