MENU

Vuelta a España 2015 #11 - Landa vence etapa mais brutal da competição

Fabio Aru cruzou em segundo para conquistar a camisa vermelha

Com nada mais nada menos do que 6 subidas categorizadas, totalizando 62,3km de montanhas com uma média de 7,3%, a etapa 11 da Vuelta 2015 foi um dia simplesmente brutal. O trajeto foi escolhido a dedo por Joaquim Rodriguez (Katusha) e, como era de se esperar, causou um estrago enorme no pelotão.

Um dos maiores perdedores de hoje certamente foi Chris Froome, que sofreu uma queda logo no início do dia e teve que fazer muita força para recobrar contato com o pelotão principal. Ele ainda conseguiu se recuperar, mas acabou perdendo rendimento no meio da etapa e terminou o dia com mais de oito minutos de atraso para o vencedor. Para piorar, o atleta ainda se envolveu em uma confusão com um cinegrafísta um pouco "abusado".

Froome sendo bem "educado" com o cinegrafista da moto:



Nairo Quintana e Alejandro Valverde, ambos da Movistar, também acabaram mal, perdendo bastante tempo para Aru. Os únicos que conseguiram manter vivas suas pretenções de luta pela camisa vermelha foram Joaquim Rodriguez e Tom Dumoulin, o líder até aquele momento.

Dia de Landa

A vitória de Landa hoje não poderia ter sido mais convincente. Participante da fuga desde o início, o espanhol atacou seus companheiros a mais de 40km da meta para selecionar o grupo dos escapados. Com seu movimento, ele reduziu o grupo para apenas 5 atletas - contando o próprio Landa.

Lá atrás, o pelotão seguia sendo puxado pela Sky, até que Froome simplesmente quebrou e perdeu contato. A Astana foi imediatamente para a frente e, mantendo um passo forte, tratou de noucautear de uma vez o inglês. A Sky até voltou para ajudar seu líder, mas Froome falou para eles seguirem em frente, ficando apenas na companhia de seu Geraint Thomas, seu escudeiro.

Com 13km para a chegada, a fuga entrou na última subida com 2 minutos de vantagem para o pelotão e essa distância vinha caindo lentamente. Porém, a 8km da chegada, Landa atacou o restante dos escapados e foi-se embora. Quase ao mesmo tempo, Aru atacou o pelotão principal, causando um grande estrago no grupo.

Reboca por seu gregário Daniel Moreno, Joaquim "Purito" Rodriguez ainda conseguiu manter-se junto ao italiano por alguns minutos, mas acabou sucumbindo em um segundo ataque de seu adversário. Pouco atrás, o camisa vermelha Tom Dumoulin fazia de tudo para manter sua liderança. Tadavia, por tratar-se de um atleta grande e especialista em contra-relógios, o máximo que ele conseguiu fazer foi garantir a terceira colocação na geral, atrás de Purito e Aru, o novo líder da competição.

Quilômetros finais



Mais polêmicas

Apenas quatro dias depois do abandono de Peter Sagan, que foi derrubado por uma moto da organização, a Tinkoff-Saxo sofreu mais uma baixa: Sergio Paulinho. Para piorar as coisas, ele também foi derrubado por uma moto da equipe de filmagem. O atleta ainda tentou manter-se na corrida, mas estava sangrando muito e teve que abandonar a prova para ser levado ao hospital, onde tomou 17 pontos na perna.

Mais cedo, a Tinkoff-Saxo havia deixado uma carta aberta aos organizadores e para a UCI, pedindo mais segurança e responsabilidade, já que este tipo de incidente está se tornando cada vez mais comum.

Depois do acidente, Oleg Tinkov, dono da equipe, expressou se descontentamento em sua conta do Twitter. "Acreditem ou não, Sergio Paulinho foi atingido por uma moto da TVE e acabou no hospital com 17 pontos. que corrida bagunçada e rasa" atacou o cartola. "Estou pensando em tirar meu time da #Vuelta2015. Boicote na #ASO. Eles não nos pagam nada e ainda machucam nossos ciclistas".

Este é só mais um capítulo da disputa que está acontecendo nos bastidores do pelotão profissional. Para muitas equipes, a ASO (organizadora de eventos), deveria reverter uma parte dos direitos de transmissão para as equipes, desafogando os patrocinadores e criando melhores condições para os atletas. Estranhamente, o maior porta voz deste movimento é justamente Oleg Tinkov.

Resultados da etapa

1 Mikel Landa Meana (Spa) Astana Pro Team 4:34:54
2 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:01:22
3 Ian Boswell (USA) Team Sky 0:01:40
4 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Team Katusha 0:01:57
5 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:01:59
6 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:02:10
7 Mikel Nieve (Spa) Team Sky
8 Esteban Chaves (Col) Orica GreenEdge 0:02:59
9 Tom Dumoulin (Ned) Team Giant-Alpecin
10 Diego Rosa (Ita) Astana Pro Team 0:03:02

Classificação Geral

1 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 43:12:19
2 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:27
3 Tom Dumoulin (Ned) Team Giant-Alpecin 0:00:30
4 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:01:28
5 Esteban Chaves (Col) Orica GreenEdge 0:01:29
6 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:01:52
7 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Team Katusha 0:01:54
8 Mikel Nieve (Spa) Team Sky 0:01:58
9 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:03:07
10 Louis Meintjes (RSA) MTN - Qhubeka 0:04:15

Classificação por pontos

1 Esteban Chaves (Col) Orica GreenEdge 79 pts
2 Tom Dumoulin (Ned) Team Giant-Alpecin 74
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 74
4 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 65
5 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 61
6 Kristian Sbaragli (Ita) MTN - Qhubeka 57
7 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Alpecin 56
8 Nicolas Roche (Irl) Team Sky 56
9 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 50


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.