MENU

Um Dia Sem Carro 2014 - Inscrições abertas

A estação das flores começa com um grande passeio ciclístico no Aterro do Flamengo. O evento Um Dia Sem Carro, que está em sua 27ª edição, pretende quebrar o recorde da edição passada de 25 mil carros deixados na garagem. O passeio, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz, começa no Monumento dos Pracinhas e vai até o Mourisco, no dia 21 de setembro.

imagem

O percurso de 12 km começa no Monumento aos Pracinhas até o Mourisco, seguindo pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla até a arena "Um Dia Sem Carro", que estará situada no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial. Ao se inscrever, o ciclista recebe bolsa de praia exclusiva, camisa personalizada, garrafa squeeze, CTB de bolso, número para sorteio de 20 bicicletas Caloi 21 marchas, medalhas de finisher e 02 bilhetes do Metrô-Rio (ida e volta).

O objetivo do evento é conscientizar e incentivar a população a usar menos o carro e assim, diminuir a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas. O evento nasceu na França, na década de 90, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países com o passar dos anos.

No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no que se refere à conscientização da população e a sua mobilização. “Somos o quinto consumidor de bicicletas do mundo. Atualmente, existem mais de 80 milhões de veículos ativos no país. Só no Rio, o uso de bicicletas cresceu cinco vezes nos últimos 15 anos”, disse Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do RJ e organizador do evento.

As magrelas, como são chamadas as bicicletas, são utilizadas em cerca de 650 mil deslocamentos feitos na capital diariamente. A cidade do Rio de Janeiro, que é a pioneira no País na implantação de ciclovias na sua malha urbana, pretende assumir a liderança latino-americana em quilômetros de ciclovias construídas, dando continuidade ao projeto Rio Capital da Bicicleta.

Inscrições em todo o Rio de Janeiro, confira a lista completa:Fecierj

Patrocínio: Instituto INVEPAR e Metrô-Rio

Apoio: Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Rio Estado da Bicicleta, SETRANS, Caloi, Jornal O Dia e Amazonas Bike, que estará comemorando, seu 30º aniversário.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.