MENU

UCI anuncia novas regras em diversas categorias para 2017

Durante o campeonato mundial de ciclismo 2016, que está sendo realizado no Qatar, a UCI anunciou suas novas regras que envolvem a maioria dos esportes com bicicletas com a chancela da autoridade máxima do ciclismo. Confira a seguir o que mudou.

imagem

Estrada

A volta dos testes com freios a disco será retomada. A decisão foi tomada depois de meses de discussão entre a UCI, representantes dos fabricantes e grupos que representam os ciclistas profissionais. A utilização dos novos discos com as bordas arredondadas ou chanfradas deve acontecer já a partir do dia primeiro de janeiro.

Downhill

Algumas novas regras para a Copa do Mundo de Downhill foram implementadas para evitar a degradação da pista durante as provas. São elas:

-Reduzir o número de pilotos aumentando o número de pontos para participar de 30 para 40.
-Reduzir o número de atletas para 15 na elite feminina e 20 na juniores.
-Categoria Junior Feminina em outra data.

Calendário Downhill 2016
29-30 Apr DHI Lourdes, FRA
03-04 Jun DHI Fort William, GBR
10-11 Jun DHI Leogang, AUT
01-02 Jul XCO - DHI Vallnord, AND
08-09 Jul XCO - DHI Lenzerheide, SUI
05-06 Aug XCO - DHI Mont-Sainte-Anne, CAN
26-27 Aug XCO - DHI Val Di Sole, ITA
05-10 Sep UCI MTB WORLD CHAMPIONSHIPS - XCO/XCR/DHI Cairns, AUS

BMX

As tomadas de tempo deixam de existir e agora tudo será por eliminação direta a partir do primeiro round. Além disso, novas regras para as instalações e pista foram criadas para melhorar a segurança e o bem-estar dos atletas.

Pista

A categoria Madison vai ganhar sua versão feminina. Além disso, quem der uma volta no pelotão ganhará 20 pontos, assim como acontece na prova por pontos. Os pontos também serão concedidos a cada 10 voltas. A pontuação do sprint final agora vale o dobro tanto no Madison quanto na Corrida por pontos.

Já o Omnium sofreu mudanças profundas e tornou-se uma competição de endurance, sendo que agora suas categorias são apenas o scratch, tempo race, eliminatórias e por pontos - todas realizadas no mesmo dia.

No Sprint, agora serão 28 ciclistas contra 24 de antes. Além disso a competição foi encurtada e agora os 4 melhores tempos cronometrados irão direto para as oitavas de final. No contra-relógio de 500 metros, dois atletas andarão ao mesmo tempo nas classificatórias, sendo as finais realizadas no mesmo dia e de forma individual.

No Keirin, além de algumas mudanças nas regras de ultrapassagens, os sprints passam a acontecer a cada 3 voltas. Na perseguição por equipes, as classificatórias também vão acontecer com duas equipes na pista ao mesmo tempo e as finais de quinto, sexto, sétimo e oitavo lugares deixa de existir.





Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.