Tutorial para extração e envio de arquivos .kml

 

Neste tutorial vamos nos ater à extração e dos dados de um GPS e a geração de um arquivo kml, que é o padrão para transferência dos dados para o Google Earth. Se você não possui o Google Earth (GE), baixe a versão gratuita no seguinte link: http://earth.google.com/download-earth.html Lembre-se de manter a sua versão atualizada, para obter sempre os novos recursos disponíveis.

A grande maioria dos GPS, principalmente da Garmin, fornecem juntamente com a unidade, um aplicativo para leitura dos dados armazenados. Estes dados podem ser extraídos, manipulados, alterados, ter pontos e trilhas acrescidos ou retirados e reenviados ao GPS. Apesar de existirem dezenas de programas que manipulam e extraem os dados das unidades, vamos nos concentrar no aplicativo oficial da Garmin, o MapSource e no GPS TrackMaker, o famoso GTM.

 

MapSource®

 

O MapSource é exclusivamente distribuído pela Garmin e não pode ser adquirido ou baixado de outras fontes. Esse programa é praticamente o único para envio de mapas para o GPS, e é extremamente limitado para manipulação de dados, porém, para a geração do arquivo kml, ele atende. Novamente, atente-se para as últimas versões do MapSource que podem ser baixadas no site : http://www8.garmin.com/support/mappingsw.jsp .

Conecte sua unidade no cabo USB e ligue-a. No MapSource vá na aba “Tranfer” e em “Receive From Device...”. Se tudo estiver ok, o seu GPS deverá aparecer em “Device”. Selecione todos os itens a serem recebidos, ou seja, “Maps, Waypoints, Routes e Tracks” e finalmente clique em “Receive”. Sua trilha com seus waypoints devem aparecem na tela.

A seqüência é o envio ao Google Earth. Vá na aba “View” e então em “View in Google Earth”. O MapSource automaticamente acionará o GE e a sua trilha com seus waypoints serão centralizados na imagem do satélite. Finalmente, no GE, vá em “Arquivo”, “Salvar”, “Salvar lugar como...”, escolha o nome da sua trilha e selecione a extensão kml. Este será o arquivo a ser enviado ao Pedal.com.br.

 

GPS TrackMaker®

 

O GPS TrackMaker é um dos mais completos softwares de manipulação de dados de GPS. Tem suporte a mais de 160 modelos de GPS, inclusive os não-Garmin, extremamente fácil de utilizar, nacional e o melhor de tudo... inteiramente grátis. Caso você ainda não possua sua cópia, faça o download em http://www.gpstm.com/index.php?lang=port .

Conecte sua unidade no cabo USB e ligue-a. No GTM, vá em “Interface”, “Interface Garmin” (ou outro modelo que você possua), e clique em “Identificar”. Clique em “Capturar dados do GPS” e então em “Tudo”. Após isso, clique em “Sair” e o resultado deve ser a visualização da sua trilha e de seus waypoints.

Agora um grande diferencial do GTM em relação ao MapSource é que nesse momento você pode salvar sua trilha e waypoints sem mesmo possuir o Google Earth. Simplesmente vá em “Arquivo”, “Salvar Arquivo como...”, dê o nome à sua trilha e selecione a extensão kml. Clique em “Salvar” e pronto. Já temos o arquivo a ser enviado ao Pedal.com.br. Caso queira visualizar no GE, selecione a trilha e os waypoints e vá em “Exibir” e então “Visão 3D no Google Earth”. O GTM irá acionar o GE e sua trilha será mostrada na tela. Caso não tenha salvo o arquivo kml, você poderá fazê-lo da mesma forma citada para a geração via MapSource.

Por: Cobra