MENU

Tour de France 2016 #21 - Greipel vence etapa, Froome comemora amarela

Com vinte e uma etapas, quase todas repletas de emoção, acabou hoje a edição 2016 do Tour de France. A tradicional chegada montada na Champs Elysees recebeu o pelotão com o grande vencedor do ano: Chris Froome da Sky, que conquistou seu terceiro título na prova.

imagem
Cerveja na comemoração para Froome e Sky. Foto: ASO


A etapa foi vencida pelo alemão André Greipel (Lotto Soudal), que aproveitou-se de um trabalho perfeito de sua equipe para superar Peter Sagan (Tinkoff) e Alexander Kristoff (Katusha) no sprint mais esperado do ano.

imagem
Vitória de Greipel


Como foi?

Os 113km praticamente planos ligando Chantilly a Paris foram realizados em ritmo comemorativo, com direito a uma boa cerveja e muita festa para o os vencedores. Como de costume, o fim da prova foi realizado em um circuito dentro da cidade onde o bloco deu 8 voltas antes de rumar para a chegada na Champs Elysees.

Depois de entrar em Paris, a cerca de 60km da linha, o pelotão permitiu que Joaquim "Purito" Rodríguez, atleta da Katusha que anunciou sua aposentadoria no fim desta temporada, passasse sozinho pela Champs Elysees em uma cena emocionante.



Pouco depois, a Sky foi para a frente e começou a aumentar a velocidade do pelotão. A cerca de 55km para a chegada, um grupo com 8 atletas tentou uma fuga. Porém, o controle da Lotto Soudal e da Direct Energie não permitiu que os ciclistas abrissem uma vantagem considerável.

A 35km da chegada, Marcel Kittel (Etixx-QuickStep), o franco favorito para a vitória, foi forçado a realizar um troca dupla de bicicleta, certamente algo que desgastaria física e mentalmente o atleta. No fim, depois de aproveitar-se do vácuo dos carros, o atleta retornou ao bloco quando restavam 27km de prova.

A 14km da linha, os últimos remanescentes da fuga foram capturados, indicando a entrada da fase final do estágio. Dai para frente, o pelotão aumentou o passo consideravelmente. A 6,7km da chegada, o bloco abriu a última volta em altíssima velocidade controlado pela AIM Cycling, equipe que deixa de existir no fim deste ano.

A frente do grupo trocou de mãos algumas vezes até cerca de 2km da meta, quando a Lotto-Soudal assumiu a liderança definitivamente para preparar o sprint de André Greipel. Kittel, provavelmente sofrente com o esforço da recuperação, não conseguiu se posicionar para a chegada e deixou a Etixx - Quick-Step fora do jogo.

A Lotto puxou o grupo até cerca de 500m da meta e deixou a embalada final para a Katusha. Porém, Greipel estava na roda de Alexander Kristoff, velocista do time russo, e soube acelerar na hora certa para superar seu adversário. O alemão ainda resistiu a uma investida final de Peter Sagan para vencer sua primeira etapa neste tour.

A chegada de Greipel



Sky e Froome comemoram



Resultados da Etapa

1 André Greipel (Ger) Lotto Soudal
2 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team
3 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha
4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data
5 Michael Matthews (Aus) Orica-BikeExchange
6 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
7 Ramunas Navardauskas (Ltu) Cannondale-Drapac
8 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
9 Sam Bennett (Irl) Bora-Argon 18
10 Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data


Classificação Geral

Christopher Froome (GBr) Team Sky
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:05
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:04:21
4 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:04:42
5 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:05:17
6 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:06:16
7 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:06:58
8 Louis Meintjes (RSA) Lampre - Merida
9 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:07:04
10 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team 0:07:11





Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.