MENU

Tour de France 2016 #20 - Izagirre ataca e supera Nibali na descida com chuva

Na etapa 20 do Tour de France 2016, o espanhol Ion Izagirre venceu de forma brilhante ao atacar Vincenzo Nibali, um especialista em descidas, durante uma técnica descida em alta velocidade em um terreno completamente encharcado. O segundo lugar ficou para Jarlinson Pantano que passou 18 segundos depois.

imagem


Na briga pela geral, o clima chuvoso e o forte controle da Sky garantiram a manutenção da camisa amarela por Chris Froome. Pelo mesmo motivo, os dois lugares seguintes no pódio também seguiram inalterados, com Romain Bardet em segundo e Nairo Quintana e terceiro. Com apenas uma etapa comemorativa pela frente, o atleta da Sky praticamente garante mais uma vitória no Tour de France - a terceira de sua carreira.

Como Foi?

Depois de três semanas, 20 etapas, muitas montanhas, tombos, chuva, vento e muita emoção, finalmente o Tour de France 2016 teve sua classificação decidida em um curto e duro estágio 146km realizada entre Megève e Morzine.

imagem
Perfil da Etapa


Depois de passar por três montanhas categorizadas, o pelotão escalou o Col de Joux Plane, uma dura subida Fora de Categoria (HC) com 11,5km de extensão a uma inclinação média de 8,5%. Por último, os atletas enfrentaram uma técnica descida com cerca de 10km antes de atingir a meta. Para piorar, a chuva caiu por boa parte do dia assim como aconteceu ontem.

Com uma vantagem confortável, o primeiro lugar na geral estava destinado para Froome. Porém, os outros dois lugares no pódio continuavam em aberto. Romain Bardet (La Mondiale), Nairo Quintana (Movistar), Adan Yates (Orica-BikeExchege), Richie Porte (BMC) e Fabio Aru (Astana) eram os favoritos, todos com menos de dois minutos de diferença entre si.

Favoritos para o pódio
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:11
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:04:27
4 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:04:36
5 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:05:17
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:06:00

A 65km da meta, no começo do Col de La Ramaz, uma fuga contendo 8 homens havia conquistado uma vantagem de cerca de 5 minutos para o pelotão. Porém, a falta de colaboração entre os escapados estava causando estrados. Por isso, a 2,5km do topo, Thomas de Gendt (Lotto Soudal), atacou para tentar uma vitória de longe.

O atleta cruzou o topo com 30 segundos de vantagem para seus perseguidores e começou a descer em alta velocidade por estradas completamente encharcadas. Porém, durante a descida, Julian Alaphilippe (Etixx-Quick Step) e Jarlinson Pantano (IAM) ultrapassaram o ciclista da Lotto Soudal e seguiram juntos em direção a meta. Mais atrás, o pelotão descida sem pressa, o que vez a vantagem da fuga subir para 5:40 quando com 40km para a chegada.

Alaphilippe e Pantano desce o La Ramaz



A 25 km do fim, a dupla entrou na subida do Joux Plane com 1:30 sobre os outros escapados e com mais de cinco minutos do pelotão. Enquanto o pelotão principal entrava na última subida do dia Fabio Aru (Astana) aparentemente sofreu um prego de fome e começou a perder contato com o grupo dos favoritos.

Aru quebra na subida



Percebendo a chance, a Orica-BikeExchange apertou o ritmo para despachar o italiano de uma vez por todas, aumentando as chances de Yates consolidar seu excelente quarto lugar na geral. Na fuga, Pantano e Alaphilippe seguiram juntos até cerca de 18km para a chegada. Porém, um ataque de Vincenzo Nibali (Astana), que vinha grupo perseguidor, forçou o francês da Etixx a acelerar também.

O colombiano da IAM conseguiu recobrar contato com o francês da Etixx. Todavia, provavelmente alertado para a perigosa aproximação de Nibali, Alaphilippe atacou novamente. Mais uma vez, Pantano conseguiu recobrar contato com seu adversário. Pouco depois eles foram alcançados por Nibali.

A 3km do topo da montanha, o Tubarão de Messina atacou para dispensar Pantano e Alaphilippe. A dupla então foi alcançada por Ion Izagirre (Movistar) que passou rápido e trouxe o colombiano em sua roda. Iniciou-se então uma perseguição em ritmo acelerado montanha acima, com os perseguidores trabalhando em conjunto para capturar o homem da Astana a 800m do topo da subida.

Atrás, a Sky controlava o pelotão com força total. Quintana seguia na roda de Froome, balançando a cabeça negativamente - uma clara indicação que não teria condições de atacar. O bloco seguiu compacto até o topo da montanha, encerrando assim as agressividade na luta pela classificação geral e pelo pódio.

imagem
Froome mantém a amarela. Foto: Sky


Contrariando todas as expectativas, Izagirre atacou na molhada descida do Joux Plane e deixou Pantano e Nibali para trás. Vale lembrar que o italiano é amplamente conhecido por suas habilidades na descida.

Todavia, a tensão do homem da Astana durante a descida era tanta que Pantano também acelerou para deixá-lo para trás. No fim, Izagirre cruzou em primeiro para conquistar com muita coragem a principal vitória de sua carreira.

Izagirre vence etapa



Resultado da Etapa

Ion Izagirre (Spa) Movistar Team 4:06:45
2 Jarlinson Pantano (Col) IAM Cycling 0:00:19
3 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 0:00:42
4 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx - Quick-Step 0:00:49
5 Rui Costa (Por) Lampre - Merida 0:01:43
6 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team 0:01:44
7 Wilco Kelderman (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:02:30
8 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:03:24
9 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:04:12
10 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale

Classificação Geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 86:21:40
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:05
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:04:21
4 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:04:42
5 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:05:17
6 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:06:16
7 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:06:58
8 Louis Meintjes (RSA) Lampre - Merida
9 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:07:04
10 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team 0:07:11

Aguarde atualização da matéria









Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.