MENU

Tour de France 2016 #19 - Froome cai mas mantém liderança em dia de vitória francesa

A etapa 19 do Tour de France 2016 foi marcada por uma chuva em seus momentos finais que acabou derrubando não só Chris Froome, mas também Richie Porte e Bauke Mollema. O mais rápido do dia foi Romain Bardet que conquistou a primeira vitória francesa neste Tour. O atleta da Ag2r atacou do grupo dos favoritos no começo da última subida do dia, ultrapassou um escapado Rui Costa e para vencer em frente ao público local que simplesmente foi a loucura.

imagem


Na luta pela geral, Froome sofreu uma queda e teve que brigar bastante para defender a amarela. Apesar da acidente e de terminar com uma bicicleta pequena para ele, o atleta resistiu aos ataques de seus adversários para manter a liderança.

Com o resultado, Bardet sobe para segundo posto com 04:11 de atraso para o líder. Em terceiro temos Nairo Quintana (Movistar) devendo 04:27. Um erro de pilotagem colocou Bauke Mollema em décimo na geral, enquanto o jovem Adan Yates (Orica-BikeExchange) sofreu com o ritmo e caiu para quarto lugar.

Melhores Momentos



Como foi?

Hoje, o pelotão percorreu 146km entre Albertville e Saint-Gervais Mont Blanc. Pelo caminho, foram escaladas quatro montanhas categorizadas com a chegada posicionada no topo do Le Bettex, uma dura escalada de categoria 1 com 10km de extensão e 8% de inclinação média.

imagem
Perfil da Etapa


A 65km da meta, na entrada da penúltima escalada do dia, uma fuga com cerca de 20 atletas seguia com 3:41 de vantagem sobre o pelotão. Cinco quilômetros depois, o bloco começou a apertar o passo sob a tutela da Astana justamente no momento em que Tom Dumoulin tocou rodas com Daniel Teklehaimanot e levou um tombo. Com lesões no punho e no ombro, o holandês abandonou a prova.

Com o aumento de velocidade, a fuga perdeu terreno rapidamente e apensas 10km depois a diferença entre os grupos era de apenas 2 minutos. Rafal Majka foi o primeiro a cruzar o topo da penúltima escalada do dia, praticamente garantindo o título de melhor escalador. Porém, o pelotão vinha com menos de 1:40 de atraso, indicando que a vitória da etapa provavelmente viria do grupo dos favoritos.

No começo da descida, uma forte chuva começou a cair e logo o piso molhado fez sua primeira de muitas vítimas vítima, quando o francês Pierre Rolland, que estava na frente dos escapados com Rui Costa, perdeu a tração no pneu dianteiro e levou um grande tombo. Bastante machucado, o atleta voltou para sua bicicleta e seguiu pedalando.

Tombo de Pierre Rolland



Com isso, o português viu-se sozinho na liderança do estágio. Pouco atrás, a 17km da linha, Richie Porte também envolveu-se em um tombo com dois ciclistas da FDJ mas conseguiu reagrupar-se com o pelotão dos favoritos sem grandes danos aparentes. Mais a frente, quase no fim da descida, foi a vez de Bauke Mollema passar reto em uma curva e quase cair.

A 10km da chegada aconteceu o fato mais dramático do dia, quando Chris Froome escorregou na faixa branca e caiu junto com Vincenzo Niballi (Astana). Em um momento bastante tenso, o camisa amarela pegou a bicicleta de seu gregário Geraint Thomas para reagrupar-se com seus adversários. Enquanto isso, Romain Bardet atacou, buscou e despachou Rui Costa.

Tombo de Froome



No pelotão, a Astana ainda apertava o ritmo preparando o terreno para um ataque de Aru. Com isso, a 4km da chegada, a dupla de escapados tinha apenas 30 segundos de vantagem, enquanto o pelotão acelerava para tentar colocar Froome em problemas.

Dan Martin (Etixx-Quick Step) atacou o grupo dos favoritos a 3km da chegada para tentar sem sucesso buscar o francês. Aru também tentou a sorte mais foi controlado rapidamente. Logo depois, Porte acelerou e forçou Quintana e a Sky a apertarem o passo. Com as trocas de passo, o Adan Yates perdeu contato com o seleto grupo de favoritos e acabou ficando para trás.

Nos metros finais, depois um festival de ataques e contra-ataques, Purito Rodriguez abriu uma pequena vantagem no grupo dos favoritos e trouxe Quintana, Valverde e Aru consigo. Froome cruzou a meta um pouco depois, perdendo cerca de 10 segundos para o colombiano.

Romain Bardet cruza a meta



Resultados da etapa

1 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 4:14:08
2 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:23
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team
4 Louis Meintjes (RSA) Lampre - Merida
5 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:26
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:00:28
7 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step
8 Wouter Poels (Ned) Team Sky 0:00:36
9 Christopher Froome (GBr) Team Sky
10 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:00:53

Classificação geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 82:10:37
2 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:11
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:04:27
4 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:04:36
5 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team 0:05:17
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:06:00
7 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:06:20
8 Louis Meintjes (RSA) Lampre - Merida 0:07:02
9 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:07:10
10 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:07:42

Aguarde atualizações


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.