MENU

Tour de France 2016 #11 - Sagan vence chegada histórica com Froome

A etapa de hoje do Tour de France certamente entrará para a história de competição. Em um dia praticamente marcado para a vitória de um velocista, Peter Sagan e Froome deram um verdadeiro show, bagunçando o coreto com um ataque a 12km da chegada que resultou na vitória de Sagan e na ampliação da liderança da camisa amarela de Froome em mais alguns segundos.

imagem
Sagan e Froome cruzam a meta. Foto: Eurosport / Reprodução

Com duas subidas de categoria 4, um terreno irregular e a clássica chegada para os velocistas na cidade de Montpellier, a etapa 11 do Tour de France 2016 foi marcada por um forte vento lateral que quebrou o pelotão em diversos momentos do estágio.

Com o vento cruzado mudando de direção a cada curva da estrada, vimos a formação dos fantásticos echelons, uma das visões mais interessantes do ciclismo.

Os belos e dolorosos echelons


Sofrendo com o vento, a pequena fuga contendo cinco atletas acabou capturada com cerca de 60km para a meta. Com o grupo quase sempre compacto dai para frente, a disputa entre os velocistas parecia quase certa. Mark Cavendish, Marcel Kittel e Andre Greipel eram os três grandes favoritos até este momento.

imagem
Fuga com apenas 20 segundos de vantagem. Foto: ASO / Divulgação


A 30 km da chegada, os times dos favoritos para a classificação geral passaram a comandar o bloco, porém a velocidade não era elevada como indicava um pelotão "gordo" ocupando toda a estrada. Todavia, a cerca de 15 km para a meta, a velocidade aumentou e rapidamente o bloco começou a quebrar-se em vários pedaços.

A 12km da meta, Sagan percebeu umo oportunidade e acelerou, bagunçou completamente o cenário descrito acima. Para completar, o eslovaco foi acompanhado por seu companheiro Maciej Bodnar, Froome e seu gregário Geraint Thomas - um quarteto que trabalhou com força total até a linha de chegada.

O ataque de Sagan


Nairo Quintana ficou para trás e a 6km da meta o pequeno grupo havia aberto 20 segundos de vantagem. Depois de algum tempo tentado se organizar, a Katusha foi para a frente do pelotão para tentar recuperar o tempo perdido. Ao mesmo tempo, Cavendish teve um problema mecânico e perdeu contato com o bloco.

O grupo dos líderes manteve um trabalho incessante até bem perto da chegada. Depois de um pequeno jogo de gato e rato a menos de 400 metros da meta, Sagan acelerou e superou Froome sem dificuldades. Porém, o líder da Sky mais uma vez mostrou uma versatilidade nunca antes vista nele, ampliando sua liderança em mais 20 segundos.

Momento da chegada



Resultados da Etapa

1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 3:26:23
2 Christopher Froome (GBr) Team Sky
3 Maciej Bodnar (Pol) Tinkoff Team
4 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha 0:00:06
5 Christophe Laporte (Fra) Cofidis, Solutions Credits
6 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data
8 André Greipel (Ger) Lotto Soudal
9 Sondre Holst Enger (Nor) IAM Cycling
10 Oliver Naesen (Bel) IAM Cycling


Classificação geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 52:34:37
2 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:00:28
3 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:00:31
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:35
5 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:00:56
6 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
7 Sergio Henao (Col) Team Sky
8 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:01:13
9 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team
10 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team 0:01:28





Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.