MENU

Tour de Flanders 2016 - Vídeo - Peter Sagan vence de forma brilhante

Peter Sagan (Tinkoff) venceu hoje o primeiro Monumento de sua carreira, marcando de uma vez por todas seu nome entre as maiores estrelas do esporte com um desempenho irrepreensível na centésima edição do Tour de Flanders, a Ronde Van Vlaanderen. Com uma aceleração decisiva no Oude Kwaremont, a penúltima subida do dia, o eslovaco dispensou a companhia de Sep Vanmarcke (LottoNL-Jumbo) e viu-se sozinho no trecho plano do final da prova, sendo obrigado a enfrentar Fabian Cancellara em um terreno que é a especialidade do suíço.

imagem
Sagan comemora a vitória. Foto: Tinkoff / divulgação / Bettini


O dia foi marcado por inúmeros acidentes e, em um deles, o time da BMC veio ao chão quase que por completo. O maior prejudicado foi Greg Van Avermaet, que abandonou a prova com suspeita de fratura na clavícula. O belga Tom Boonen que já não vinha apresentando um bom desempenho também envolveu-se em um tombo a 140km da meta e, embora tenha voltado a pedalar, perdeu qualquer chance de lutar pela vitória. Outro momento bem estranho aconteceu a 128 km da chegada, quanto um mecânico foi atropelado pelo carro da equipe.

A vitória de Sagan começou a desenhar-se a cerca de 32km da linha, quando ele seguiu uma forte aceleração de Michal Kwiatkowski (SKY). Neste momento os dois, acompanhados de Sep Vanmarcke, deixaram o pelotão principal e partiram em direção a uma fuga que seguia a frente com quase um minuto de vantagem. Cancellara perdeu este movimento e acabou integrando um bloco perseguidor.

O trio conseguiu juntar-se aos atletas que seguiam a frente alguns quilômetros depois. Mantendo o ritmo elevado, Sagan puxou o grupo em diversos momentos, causando grandes estragos. Percebendo o perigo, Cancellara tentou recuperar o tempo perdido desesperadamente. Com ataques monstruosos, o suíço recuperou boa parte do tempo perdido.

Porém, Sagan seguia na ponta e, na subida do Oude Kwaremont, acelerou de forma decisiva para dispensar Sep Vanmarcke. Nessas alturas com campeonato, Cancellara já havia ultrapassado todos os ciclistas no trajeto, tendo a sua frente apenas Sagan e o homem da LottoNL-Jumbo.

imagem
A aceleração decisiva no Paterberg. Foto: Tinkoff / divulgação / Bettini


Depois da subida do Paterberg, nos últimos 10km de prova, Cancellara e Vanmarcke formaram um dupla para tentar buscar Sagan que seguia a frente com 20 segundos de vantagem. Porém, o atleta da LottoNL-Jumbo não tinha forças para trabalhar, deixando para o suíço praticamente todo o serviço de tentar trazer de volta o campeão mundial. No fim, o eslovaco cruzou a meta com certa tranquilidade, com Cancellara em segundo e Vanmarcke em terceiro.

"Me sinto muito bem e estou muito feliz. Foi muito duro do começo ao fim, sempre em velocidade máxima", disse o vencedor. "É complicado trabalhar com outros ciclistas já que ninguém quer me ajudar, então é melhor pedalar sozinho", concluiu Sagan que ainda dedicou a vitória para Demoitié e Myngheer, dois atletas que faleceram na semana passada.

No próximo domingo teremos a mítica Paris-Roubaix, a principal clássica da temporada. Com paralelepípedos traiçoeiros e um clima imprevisível, é impossível prever quem é o favorito. Porém, no que depender do desempenho apresentado até agora, certamente Peter Sagan está com o nome do lugar mais alto da lista.

Melhores Momentos da prova



Resultados

1 Peter Sagan (Svk) Tinkoff Team 6:10:37
2 Fabian Cancellara (Swi) Trek-Segafredo 0:00:25
3 Sep Vanmarcke (Bel) Team LottoNl-Jumbo 0:00:28
4 Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha 0:00:49
5 Luke Rowe (GBr) Team Sky
6 Dylan Van Baarle (Ned) Cannondale Pro Cycling
7 Imanol Erviti (Spa) Movistar Team
8 Zdenek Stybar (Cze) Etixx - Quick-Step
9 Dimitri Claeys (Bel) Wanty - Groupe Gobert
10 Niki Terpstra (Ned) Etixx - Quick-Step


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.