A pressão certa do pneu


5 AGO, 2014     Pedro Cury     2    



O pneu é o componente mais fundamental da bicicleta. Afinal, é ele quem liga bike e ciclista ao piso, possibilitando que ambos passem por subidas, descidas, curvas, terra e mais uma infinidade de terrenos e obstáculos. Porém, para funcionar bem, um pneu de bicicleta deve estar sempre bem calibrado.

Por isso, preparamos para você um guia com regras gerais para que você encontre uma pressão de uso que garanta eficiência e segurança. Lembre-se porém que estas são apenas indicações e que a pressão ideal será definida por muitos outros fatores.

imagem

Linha gerais

Falando de forma genérica, quanto maior o pneu, menor é sua pressão ótima de trabalho. Por outro lado, quanto maior o peso do conjunto bicicleta, ciclista e bagagem, maior deverá ser a pressão do pneu.

Outro detalhe interessante é que pneus mais cheios consomem menos energia do ciclista para movimentar-se. Também é verdade que pneus mais cheios são menos suscetíveis a furos. Porém, pneus muito cheios pulam de mais no piso ruim e perdem velocidade. Além disso, o conforto e a aderência também ficam prejudicados.

Por isso, entenda as recomendações a seguir como um ponto de partida, siga as recomendações de pressão na lateral do pneu e utilize sua experiência pessoal até encontrar a pressão ideal para o seu tipo de pedal.

Tipos de bicicleta

Existe uma infinidade de diferentes pneus de bicicleta, variando tamanho, construção, largura, borracha, etc. Nesta matéria, vamos destacar os mais comuns: pneus de mountain-bike, de bikes de estrada e hibridas.

Bikes de Estrada e Hibridas

As bicicletas de estrada utilizam pneus mais finos e leves, Normalmente, sua largura varia entre 23mm e 28mm. Já as hibridas utilizam pneus mais largos, normalmente ficando na casa dos 35mm. Em ambos os casos, o aro escolhido costuma ser o 700.

imagem
Imagem: Schwalbe


Mountain bikes

Com pneus mais robustos e cheios de cravos, os pneus de MTB utilizam um maior volume de ar e menor pressão para absorver melhor as irregularidades das trilhas. Nas bicicletas atuais, os tamanhos mais comuns são 29, 27,5, 27,5+ e 26.

Pneus 29, 27.5 e 26

imagem
TABELA


Pneus 27.5+

Dianteiros

imagem
Imagem: Rocky Mountain


Traseiros
imagem
Imagem: Rocky Mountain







Comentários


  • avatar

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Obrigado Tiago, já corrigimos!
    25 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    tiagolage    Viçosa - MG

    tiagolage    Viçosa - MG

    Caro Pedro, como vai? Na tabela de pressão para pneus 26, 27,5 e 29 tem um erro lá no peso do ciclista.
    Abraços

    27 dias atrás - Denunciar





  • Relacionados