Conforme anunciamos nas últimas semanas, a Shimano apresentou o novo Zee, uma nova linha de componentes para downhill, freeride e all mountain. O Zee é o irmão mais novo do grupo Saint e foi projetado para andar em trilhas e descidas exigentes com garantia de alta performance. O grupo tem um visual atrativo e equilíbrio entre características extremas a um preço acessível.
O nome Zee vem de "zero" e não à toa: o objetivo é oferecer sensação de liberdade na trilha, parecida com aquela sensação de "gravidade zero" bem conhecida pelos pilotos de downhill.
Características
Pilotos extremos necessitam de produtos bem específicos, por isso, a Shimano equipou o Zee com as mais novas tecnologias, tais como o câmbio traseiro Shadow RD+ e os freios a disco de 4 pistões de alta performance.
Câmbio Traseiro
O RD-M640-SS com o sistema Shadow RD+ oferece uma transmissão silenciosa, além de maior controle, estabilidade e maior tensão na corrente. O câmbio traseiro de 10-velocidades possui uma alavanca de acionamento que estabiliza a corrente nas trilhas mais exigentes, mas dando a opção de afrouxá-la para facilitar a retirada da roda. Está disponível em braço curto e longo.
Pedivelas
O pedivela possui apenas uma coroa, com opção de 34, 36 ou 38 dentes. São usados enxertos de aço na rosca do pedal para maior durabilidade. A tecnologia usada é Two Pieces Tecnology, com eixo integrado. Será oferecida uma versão com eixo de 73mm (FC-M640) e outra com eixo de 83mm (FC-M645).
Freios
Para cumprir a exigência das modalidades extremas, a Shimano projetou o Zee (BL-M640) com 4 pistões de cerâmica. Os pistões de diâmetros maiores fornecem maior poder de controle e estabilidade. As alavancas são equipadas com tecnologia Servo Wave, o que dá maior controle da frenagem. Os freios também possuem tecnologia Ice Tech com pastilhas D01S.
Os rotores estarão disponíveis em 203mm, 180mm, 160mm. O modelo SM-RT66 possui encaixe tradicional com 6 parafusos, enquanto o modelo SM-RT67 possui encaixe center lock.
Passador
Para um cockpit mais limpo, o passador SL-M640 e freios são compatíveis com tecnologia I-Spec, ou seja, ele pode ser preso na manete de freio, eliminando assim a abraçadeira no guidão. Há apenas uma um passador, já que o sistema usa apenas câmbio traseiro. É usada a tecnologia RapidFire Plus e 2-way release.
O Zee estará disponível no mercado brasileiro a partir de agosto de 2012.
Maiores informações, visitem o site da Shimano Brasil
Relacionados