MENU

Shimano lança Ultegra 6870 e freios a disco hidráulico de estrada

Após lançar, no fim de abril, a nova série Ultegra 6800 na versão mecânica, a Shimano inova e aproxima a tecnologia do Dura-Ace à linha eletrônica do Ultegra, com as seguintes características: cassete com 11 velocidades, pedivela mais leve, design assimétrico arrojado e freios com maior potência e controle. O Ultegra 6870 Di2, lançado mundialmente nesta semana, visa atingir desde os entusiastas do ciclismo, praticantes do esporte no dia-a-dia, assim como competidores.


De todos os componentes que fazem que parte da versão 2014 da linha Ultegra, no 6870 Di2, cinco deles recebem características dessa tecnologia: as alavancas STI (Shimano Total Integration) ST-6870, câmbio traseiro (RD-6870) e câmbio dianteiro (FD-6870), além dos cabos de transmissão, que passam a ser elétricos, e da presença de uma bateria de lítio. Foi concebido para ser ainda mais confortável devido ao novo design do acionamento, durável e com um melhor desempenho em termos de segurança para o ciclista, favorecendo o uso em longa distância.

Por ser eletrônico, o câmbio dianteiro atua em perfeita sincronia com o câmbio traseiro, evitando que a corrente se toque em cruzamento de marchas, fazendo com que o ciclista não precise se preocupar em efetuar o meio toque manualmente. O câmbio da série Ultegra 6870, segue com a característica de corrigir esta possível situação, algo que não ocorre automaticamente nos câmbios mecânicos.

Diferentemente dos cabos de transmissão do sistema mecânico, que é composto por um conduite com cabo de aço, no eletrônico é usado um cabo elétrico, revestido por uma borracha isolante. Como em todos os sistemas do tipo, o pulso elétrico se destaca por ser mais rápido do que a puxada de um grupo mecânico. A bateria de lítio, usada somente em sistemas eletrônicos de transmissão, tem uma excelente durabilidade na linha Ultegra 6870. Seu uso inicialmente é previsto para 2.000 km rodados, sendo esta duração variável de acordo com o uso das marchas.

Com exceção das peças eletrônicas (câmbio eletrônico, traseiro e dianteiro, trocadores de marchas, fiação e bateria), todos os outros componentes como pedivela, cassete e corrente e freios, comuns à série Ultegra 6800, são compartilhados. O Ultegra 6800 tem previsão de chegada no Brasil para setembro, enquanto a versão eletrônica (6870) chegará ao País em dezembro.

Freios a disco hidráulicos para estrada

A Shimano, líder mundial absoluta em acessórios para bicicleta e pesca, já é bastante conhecida pela alta qualidade de seus freios a disco hidráulicos para mountain bike. Finalmente, depois de muitos testes, a empresa japonesa caminha numa nova direção para o futuro dos seus componentes de estrada: freios a disco hidráulico para bicicletas de estrada. O freio a disco hidráulico BR-R785, também apresentado nesta semana, mantém alta consistência em seu desempenho de frenagem, independente das condições climáticas e de rodagem, através de um sistema inovador em administração de temperatura (calor), através da tecnologia Ice Tech.

O BR-R785 possui poder de frenagem que pode ser customizado para diversas condições de pedal, terreno, tamanho do ciclista e suas habilidades. O kit do freio hidráulico contém alavancas de duplo controle completamente redesenhadas, freios a disco hidráulicos do nível Ultegra, um novo rotor de 140 mm, além de cubos e rodas dedicados.

Já que as bicicletas mudaram ao longo dos anos, os componentes também ficaram melhores e mais leves e isso se aplica também às rodas. A frenagem na superfície do aro em rodas leves torna-se bem crítica em condições molhadas. Freios a disco oferecem ao ciclista o poder constante, confiança e evitam que o aro gaste com o uso do freio.

Juntamente a seus freios a disco hidráulicos, a Shimano apresenta um conjunto de rodas compatível ao nível Ultegra, o WH-RX31 de 11 velocidades, center lock para bikes de estrada e cyclocross. O aro mais largo (17C) combina melhor com novos pneus, que são mais largos. O peso total do sistema de freio a disco hidráulico é de 1.066 gramas. O conjunto de rodas WH-RX31 pesa 1.795 gramas.

Fotos (6)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.