Os ciclistas que há muito tentam ser reconhecidos pelos outros veículos como parte do trânsito na capital paulista ganham neste domingo (30) um alento: a prefeitura inaugura cinco quilômetros de ciclofaixas, o que entidades e ciclistas consideram como um "começo" para ampliar o espaço das bicicletas nas ruas da cidade.
:: Diferenças entre ciclofaixas e ciclovias
Ciclovias - Espaços destinados ao trânsito de bicicletas. Há trechos exclusivos para bicicletas e outros compartilhados com pedestres.
Ciclofaixas - São faixas pintadas nas vias comuns com trânsito exclusivo para bicicletas, mas sem separação física.
:: Como serão as Ciclofaixas
As ciclofaixas serão de uso exclusivo dos ciclistas apenas aos domingos na parte da manhã, das 7h às 12h. São cinco quilômetros - dez se considerar as duas mãos das vias - que ligam os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, todos na Zona Sul de São Paulo.
O novo equipamento passa a integrar um espaço modesto destinado às bicicletas no trânsito de São Paulo.
Atualmente são 10,5 quilômetros de ciclovias, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), frente a 16 mil quilômetros de vias públicas em toda cidade - confira o mapa cicloviário da cidade no infográfico
Do total de ciclovias, um trecho de 1,3 quilômetros da Avenida Faria Lima está desativado provisoriamente por conta de outras obras e não há previsão oficial para reabertura, segundo informações da CET.
:: Ciclofaixas
Integrante da Organização Não Governamental Ecologia Urbana, ligada ao Movimento Nossa São Paulo, o ciclista Rafael Poço acha que a prefeitura deve se conscientizar que as políticas para os ciclistas não podem parar nas ciclofaixas.
"Acho que ela não é o fim. É o começo. É parte do começo porque eles devem perceber que tem bastante gente que deixa de andar de bicicleta porque tem medo da falta de estrutura", diz Poço. Para ele, porém, o tempo de uso da faixa exclusiva é curto.
:: Tempo curto
O militante do movimento dos cicloativistas na capital paulista André Pasqualini diz que o período torna a ciclofaixa "limitada".
"Essa ciclofaixa é ótima, pena que começou limitada. O objetivo inicial era unir oito parques e também tem a questão do pouco horário. Acho que a CET limitou o projeto porque quer testar, eles não têm a menor idéia de como lidar com o ciclista."
Para ele, a bicicleta, "antes vista como brinquedo", começa a ser vista como meio de transporte.
O ciclista Willian Cruz, analista de sistemas, concorda com os colegas sobre o horário das ciclofaixas: "A ciclofaixa é legal para lazer. E é um começo porque faz os carros começarem a se habituar com a presença bicicleta e ajuda quem tem medo, a começar a perder o receio. Só o horário que é curto, acaba meio dia o lazer do paulistano que gosta da bicicleta."
A CET informou que se trata de um horário experimental e ficou definido porque a partir das 12h o volume de carros na região aumenta porque é uma região de serviços, com muitos restaurantes. A prefeitura não descarta que o horário seja ampliado posteriormente. "Qualquer ajuste no horário no decorrer do processo será feito", diz o diretor de Planejamento.
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