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Prefeitura de São Paulo inaugura Ciclofaixa neste domingo

Vamos torcer para que dê certo

Os ciclistas que há muito tentam ser reconhecidos pelos outros veículos como parte do trânsito na capital paulista ganham neste domingo (30) um alento: a prefeitura inaugura cinco quilômetros de ciclofaixas, o que entidades e ciclistas consideram como um "começo" para ampliar o espaço das bicicletas nas ruas da cidade.

:: Diferenças entre ciclofaixas e ciclovias

Ciclovias - Espaços destinados ao trânsito de bicicletas. Há trechos exclusivos para bicicletas e outros compartilhados com pedestres.

Ciclofaixas - São faixas pintadas nas vias comuns com trânsito exclusivo para bicicletas, mas sem separação física.

:: Como serão as Ciclofaixas

As ciclofaixas serão de uso exclusivo dos ciclistas apenas aos domingos na parte da manhã, das 7h às 12h. São cinco quilômetros - dez se considerar as duas mãos das vias - que ligam os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, todos na Zona Sul de São Paulo.

O novo equipamento passa a integrar um espaço modesto destinado às bicicletas no trânsito de São Paulo.

Atualmente são 10,5 quilômetros de ciclovias, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), frente a 16 mil quilômetros de vias públicas em toda cidade - confira o mapa cicloviário da cidade no infográfico

Do total de ciclovias, um trecho de 1,3 quilômetros da Avenida Faria Lima está desativado provisoriamente por conta de outras obras e não há previsão oficial para reabertura, segundo informações da CET.

:: Ciclofaixas

Integrante da Organização Não Governamental Ecologia Urbana, ligada ao Movimento Nossa São Paulo, o ciclista Rafael Poço acha que a prefeitura deve se conscientizar que as políticas para os ciclistas não podem parar nas ciclofaixas.

"Acho que ela não é o fim. É o começo. É parte do começo porque eles devem perceber que tem bastante gente que deixa de andar de bicicleta porque tem medo da falta de estrutura", diz Poço. Para ele, porém, o tempo de uso da faixa exclusiva é curto.

:: Tempo curto

O militante do movimento dos cicloativistas na capital paulista André Pasqualini diz que o período torna a ciclofaixa "limitada".

"Essa ciclofaixa é ótima, pena que começou limitada. O objetivo inicial era unir oito parques e também tem a questão do pouco horário. Acho que a CET limitou o projeto porque quer testar, eles não têm a menor idéia de como lidar com o ciclista."

Para ele, a bicicleta, "antes vista como brinquedo", começa a ser vista como meio de transporte.

O ciclista Willian Cruz, analista de sistemas, concorda com os colegas sobre o horário das ciclofaixas: "A ciclofaixa é legal para lazer. E é um começo porque faz os carros começarem a se habituar com a presença bicicleta e ajuda quem tem medo, a começar a perder o receio. Só o horário que é curto, acaba meio dia o lazer do paulistano que gosta da bicicleta."

A CET informou que se trata de um horário experimental e ficou definido porque a partir das 12h o volume de carros na região aumenta porque é uma região de serviços, com muitos restaurantes. A prefeitura não descarta que o horário seja ampliado posteriormente. "Qualquer ajuste no horário no decorrer do processo será feito", diz o diretor de Planejamento.


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