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Nova Trek Fuel EX 27.5+ ganha mais curso e geometria para trilhas agressivas

Recentemente, diversos fabricantes de bicicleta embarcaram na onda dos pneus 27.5 e, normalmente, junto com pneus maiores, as magrelas ganharam um geometria mais agressiva e voltada ao público que está mais preocupado em descer rápido do que chegar no topo da subida no menor tempo. Agora, com o lançamento da linha Fuel EX 27.5+, a Trek também embarca nesta tendência.

Para isso, a bike ganhou 10mm a mais de curso na traseira, mudanças nos ângulos e comprimentos dos tubos e pneus maiores. A marca americana também segue uma tendência que tem sido bastante comum: a possibilidade de utilizar pneus 27,5+ ou 29'.

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Fuel EX 9.8 27.5+ custará $5,299 já com quadro de carbono e grupo Shimano XT 2x11.


Trek Fuel EX 27.5+

- Cursol: 130mm T, 140mm D
- material: carbono ou alumínio
- 27.5 x 2.8"
- 67.2° ou 66.6° head angle
- 432mm chainstays
- 12 x 148mm de espaçamento no eixo traseiro
- Preço no mercado americano: $2399 - $5299 USD
- Modelos: Fuel EX 8, EX 9.8 e EX 5.

A bike vem de fábrica equipada com pneus 27,5+ e aros de 40mm, porém é possível montar um conjunto de rodas 29 com apenas um pequeno aumento na altura do central. Além disso, é possível variar a geometria invertendo o Mino Link localizado no seatstay. Com isso, o ângulo de caixa vai de 67.2° para 66.6°, o que deixa os modelos ainda mais aptos em terrenos agressivos.

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A Fuel EX 5 27.5+ custará $2,399, já a Fuel EX 8 27.5+ tem suspensão melhor e canote retrátil, custando $3,299. Ambas são de alumínio


O quadro

Seguindo mais umas vez as novas tendências do mercado, a Trek utiliza eixos Boost e amortecedores no padrão métrico com 210 X 52,5mm da Fox ou da RockShox. Outro detalhe é que o quadro ganhou modificações no Top Tube e no Down Tube para ganhar rigidez, ficando bastante parecido com a solução encontrada na Slash, a bike de Enduro da marca.

Porém, como o down tube ficou reto, corria-se o risco do garfo bater no quadro em tombos, o que certamente resultaria em danos aos componentes. Para resolver este problema, a Trek adotou o sistema 'Knock Block', que consiste numa caixa de direção com trava e um "amortecedor" de borracha instalado no quadro para proteção adicional.

Knock Block



Equipada com garfos de 140mm e head com 66.6°, fica claro que a Trek afastou ainda mais a linha Fuel de suas origens no XC, criando bikes que não chega a ser de enduro mas certamente são mais capazes de enfrentar obstáculos cabeludos do que o modelo anterior. Comprovando ainda mais esta teoria, a bike ainda ficou um pouco mais longa no alcance, sendo que o chainstay pode ser ajustado para 432 ou 433mm.

Tabela de geometria

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