MENU

Montanhas Race Enduro 2016 #1 - Morungaba - Como foi a prova

O ano de 2016 promete ser um grande ano para o Enduro no Brasil. Após um início em grande estilo com o Enduro Fest MTB Monte Verde, a família do enduro segue para a cidade de Morungaba-SP para a abertura do Campeonato Montanhas Race Enduro 2016.

imagem


Sábado de céu azul e muito sol, bem diferente do que vimos o ano passado onde caiu muita agua. Mas esse sol todo também dificultou bastante a vida dos pilotos, deixando o terreno arenoso muito solto e um calor que testou a resistência dos participantes e da organização.

Essa primeira etapa teve um formato muito interessante que foi testado no Enduro Fest e provou agradar muito os atletas. Onde o atleta treina a especial e já volta ao topo para cronometra-la, assim seguiu sábado com a E1 e E2 prestes a serem cronometradas.

A especial 1, foi uma ótima introdução do que estava por vir no final de semana. Uma trilha fluida no começo que exigiam certa técnica para transpor e manter o flow. Já a parte do meio era mais rápida e com um pouco de pedal, seguindo para uma sessão final com alguns rock gardens.

imagem


A briga foi forte e os tempos se mostraram bem apertados na categoria Pro, onde Diego Knob fez o menor tempo com apenas 1 segundo a frente. Já na categoria Feminino Mariana Carcute acelerou, e colocou mais de 22 segundos nas adversárias.

A Especial 2 deixou todos de queixo caídos, com um visual incrível já no começo da trilha. Onde uma pedra em formato de onda forma um Wall Ride natural.

imagem


Um começo incrível para a pista mais longa da prova, que exigiu muito preparo físico e técnica dos pilotos. Após a pedra um single track com pequenos rock gardens que ligavam ao meio da pista, a parte de alta da pista. Onde era preciso respirar fundo e pedalar forte. Diego Knob que liderava a categoria Pro teve um pneu furado, que o tirou da disputa. Evandro Soldati Jr aproveitou a deixa e assumir a liderança da prova. Na Master 1 Fernando Simioni com uma bike emprestada, perde a liderança para André Sanches. Mas o Sábado não acabou por aí, os atletas ainda treinaram a E3 e E5.

imagem


Segundo e último dia de evento, logo pela manhã os pilotos seguiram para a especial 3 que na minha opinião era a mais completa da prova. A segunda maior especial da prova, agora mergulhamos a direita da onda de pedra para um início de single track rápido e com muito off camber. Após a parte do meio que era de pedal e velo, o piloto tinha que enfrentar um final rápido e inclinado com longos rock gardens e switchbacks em off camber.

Na Master 3 Caio Salerno levou a melhor e começa a tirar a diferença para Armando Pires. Luis Altenfelder anda forte e faz o melhor tempo na Master 2 e se mantem na liderança.

imagem


A especial 4 foi semi as escuras, os pilotos tiveram a chance de reconhecer a pista no deslocamento que foi feito pela própria trilha. A E4 foi a que mais exigiu do preparo físico dos pilotos, era uma pista inteira de alta com algumas subidas e retas que demandaram muito pedal para manter o rítimo. Na categoria Amador Jeronimo Bueno mostra que veio para dar trabalho e leva sua quarta especial do dia.


Quinta e última especial do fim de semana, a mais curta da prova, mas que ainda reservava muitas surpresas. Começava com um single track em meio ao pasto que levava a uma sessão intermediária muito inclinada, que tirou o sono dos competidores. Vimos alguns tombos espetaculares, mas nada muito sério.

imagem


Na Master 3 Caio Salerno lenda do MTB brasileiro acelerou forte e tirou mais de 7 segundos de diferença de Armando Pires que ficou apenas 40 centésimos de segundos atrás de Caio na somatória geral. Na Categoria Pro o mineiro Leonardo Matioli virou o jogo sobre Evandro Soldati Jr e levou a melhor, seguido por Yuri Bogner em terceiro colocado.

imagem


Ainda teve a novidade Montanhas Beer, uma cerveja IPA somente para os fortes como os Endureiros que estavam presentes!!

imagem


E assim se vai mais um final de semana de puro MTB, em família. Como sempre Thiago Velardi e toda a equipe do Montanhas Race se superaram, organizaram uma prova divertida e com trilhas de alto nível técnico. Provas com trilhas deste nível são muito importantes para ajudar o nosso esporte e atletas a evoluírem, para quem sabe um dia bater de frente com os gringos lá fora. Estamos no caminho certo!

Pódio Feminino

imagem


Pódio Pró

imagem


Resultados

imagem

imagem

imagem


Texto: Guto Affonso
Fotografia: Rafael Cruz
Oferecimento: MTB Monte Verde

















Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.