MENU

Giro d'Italia 2016 #20 - Nibali assume a rosa e é campeão virtual

Em uma etapa vencida por Rien Taaramae da Katusha, Vincenzo Nibali fez o que parecia impossível há 48 horas. Depois de uma virada espetacular ontem, quando o italiano saiu de quarto lugar na classificação geral e assumiu o segundo posto, hoje o Tubarão deu sua última mordida deste Giro e assumiu a liderança da competição.

imagem
Vincenzo Nibali assume a rosa com desempenho impressionante. Foto: Divulgação


A camisa rosa começou o dia com Esteban Chaves (Orica-GreenEdge), atleta colombiano que tinha apenas 40 segundos de vantagem sobre Nibali no início da etapa. Durante a penúltima escalada do dia, a Astana foi para a frente e imprimiu um ritmo bastante intenso, com Scarponi fazendo boa parte do trabalho de reduzir o pelotão principal para um seleto grupo de favoritos contendo Chaves, Alejandro Valverde, Steven Kruijswijk, Rigoberto Uran Uran e mais alguns atletas.

Porém, pouco depois da matade da montanha, Nibali assumiu a ponta e prontamente lançou uma aceleração. Com o movimento, apenas Chaves e Valverde conseguiram seguir o italiano. Pouco mais para frente, o Tubarão continuou trocando de ritmo na subida até finalmente conseguir abrir uma vantagem primeiro sobre Valverde e depois sobre Chaves.

imagem
Rien Taaramae da Katusha vence a etapa


Sofrendo muito, o pequeno colombiano foi sucumbindo até ser alcançado por Valverde. A dupla ainda trabalhou em conjunto para tentar buscar Nibali mas acabou alcançada por Rigoberto Uran. O colombiano ainda tentou ajudar seu compatriota da Orica-GreenEdge, porém Chaves estava tão mal que acabou perdendo contato com a dupla.

Mais para frente, Nibali se reunia com Kangert, atleta da Astana que estava na fuga e ficou esperando o italiano para ajudar na subida. No topo do Colle della Lombarda, Nibali já havia conquistado quase um minuto de vantagem sobre Chaves, tornando-se o camisa rosa virtual. A sua frente, existia apenas uma descida e a última escalada do dia. Com menos de 3km de extensão, a subida que levava para Sant’Anna di Vinadio viu Chaves perder ainda mais tempo, sendo inclusive alcançado por Steven Kruijswijk.

Com o resultado, Nibali é o novo camisa rosa e muito provavelmente o vencedor desta edição do Giro. Chaves está em segundo com 52 segundos de atraso para o italiano. Em terceiro e fechando o pódio temos Alejandro Valverde com 01:17 para o Tubarão.

Amanhã, teremos uma etapa plana e comemorativa, onde atacar o camisa rosa é proibido pela regra de etiqueta do pelotão. Com isso, o Tubarão consegue uma virada espetacular em um dos Giros mais épicos de todos os tempos. Como comentamos no início da cobertura da grande volta italiana, o resultado de um Giro é tão imprevisível quanto a forma física de Nibali - e esses dois últimos dias provam exatamente isso.

Aguarde ainda hoje mais imagens espetaculares e o vídeo com os melhores momentos da etapa.

Resultados da Etapa

1 Rein Taaramae (Est) Team Katusha 4:22:43
2 Darwin Atapuma (Col) BMC Racing Team 0:00:52
3 Joe Dombrowski (USA) Cannondale Pro Cycling 0:01:17
4 Mikel Nieve (Spa) Team Sky 0:04:12
5 Alexander Foliforov (Rus) Gazprom-Rusvelo 0:04:36
6 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 0:06:44
7 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:06:57
8 Rigoberto Uran (Col) Cannondale Pro Cycling
9 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team 0:07:47
10 Rafal Majka (Pol) Tinkoff Team 0:08:06

Classificação Geral

1 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 82:44:31
2 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge 0:00:52
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:01:17
4 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo 0:01:50
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff Team 0:04:37
6 Bob Jungels (Lux) Etixx - Quick-Step 0:08:31
7 Rigoberto Uran (Col) Cannondale Pro Cycling 0:11:47
8 Andrey Amador (CRc) Movistar Team 0:13:21
9 Darwin Atapuma (Col) BMC Racing Team 0:14:09
10 Kanstantsin Siutsou (Blr) Dimension Data 0:16:20


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.